Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Europe Direct Algarve, Nacional

Grande vaga de calor antecipada devida às alterações climáticas alastra no sul da Europa (e não só)

França, Espanha e outros países da Europa debatem-se com grandes aumentos de temperatura.

13:53 18 Junho, 2022 09:23 17 Março, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Uma onda de calor está a afetar grande parte da Europa Ocidental, que nesta sexta-feira registou temperaturas superiores a 30ºC, noticia o jornal britânico “Guardian”. França, Espanha, Itália, Alemanha e Reino Unido são alguns dos países afetados por esta subida das temperaturas, que especialistas já apontaram como sendo um fenómeno que passará a ocorrer mais cedo do que o normal – e não em julho ou agosto – por causa das alterações climáticas.

Em algumas regiões de França os termómetros ultrapassaram os 40ºC na sexta-feira – um pico na onda de calor de junho registada no país. “É a vaga de calor mais antecipada que alguma vez foi registada em França” desde 1947, garantiu ao jornal Matthieu Sorel, climatólogo na Meteo France. Este sábado já foram registados 41º em Biarritz, um recorde absoluto desde que, em 1953, foi inaugurada a estação meteorológica no aeroporto daquela cidade. Em Cambo-les-Bains, nos Pirinéus Atlânticos, os termómetros marcaram hoje 41,5º

As temperaturas devem recuar ligeiramente no domingo, com trovoadas em algumas regiões da França (e da Europa), mas o instituto estatal de previsões meteorológicas Meteo France já veio dizer que o recorde foi ultrapassado em 11 áreas do país, na sexta-feira, e que a temperatura poderá chegar aos 42ºC em algumas regiões no sábado.

Também na Península Ibérica, região cada vez mais seca e com o fluxo dos rios cada vez mais lento, há uma preocupação cada vez maior com o aumento da temperatura por causa das alterações climáticas, nota o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, citado pela revista brasileira “Veja”.

Em Espanha, concretamente, as temperaturas registaram o nível mais elevado das últimas quatro décadas para esta época do ano – estiveram acima dos 35ºC na maior parte do país e o serviço de meteorologia local prevê que estas cheguem a 40ºC e 42ºC em Madrid e Saragoça, respetivamente, os maiores valores desde 1981.

Na sexta-feira, incêndios lavraram a zona noroeste da região Serra da Culebra, na região de Castela e Leão, perto da fronteira com Portugal, tendo ardido cerca de 20 mil hectares de terra, segundo a BFMTV, e forçando 200 pessoas a deixarem as suas casas – além de se ter procedido à evacuação do parque temático Puy du Fou, na região central de Espanha, por causa de um incêndio. Os bombeiros combatem incêndios e várias outras regiões, incluindo a Catalunha.

E, apesar de ter escapado a esta onda de calor, Portugal também tem motivos para se preocupar. O mês passado foi considerado o mês de maio mais quente dos últimos 92 anos, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que alertou para a existência de uma seca severa. Este sábado, em particular, o IPMA colocou 25 concelhos de cinco distritos em perigo máximo de incêndio e mais de 40 concelhos de oito distritos em perigo muito elevado de incêndio.

Vinte e cinco concelhos de cinco distritos em perigo máximo de incêndio

Também em Itália várias regiões anunciaram um racionamento de água e a região da Lombardia pode declarar o estado de emergência devido à seca que prejudica as colheitas. Vários troços do rio Tibre estão com pouca água. No Reino Unido o dia mais quente do ano foi sentido na sexta-feira, com temperaturas acima dos 30ºC ao início da tarde. Na Alemanha são esperadas temperaturas na ordem dos 40º ainda este sábado.

“Como resultado das alterações climáticas, as ondas de calor estão a iniciar-se mais cedo”, afirma Clare Nullis, porta-voz da Organização Meteorológica Mundial, em Genebra. “O que vemos hoje é, infelizmente, uma antecipação do futuro”, se as concentrações de gases com efeito de estufa na atmosfera continuarem a aumentar e empurrarem o aquecimento global para 2ºC a partir dos níveis pré-industriais.”

  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Radar de velocidade.
Auto Nacional

Este radar é uma ‘mina de ouro’: multou 7.526 condutores em Portugal nesta localização

13:20 3 Julho, 2026 12:45 3 Julho, 2026 | João Luís

Radar de velocidade registou 7.526 infrações numa estrada portuguesa muito movimentada. Saiba qual é a localização

Fachada ALDI. Crédito: DR
Algarve Economia

Aldi abre nova loja no Algarve e oferece vale aos primeiros clientes

12:30 3 Julho, 2026 11:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novo espaço Aldi criou 28 postos de trabalho e terá estacionamento para autocaravanas, carregadores elétricos e lavandaria 24 horas

Nacional

Prisão preventiva para suspeitos de tráfico de droga em Albufeira

12:19 3 Julho, 2026 12:22 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Operação em Albufeira resultou na apreensão de droga, dinheiro, joias e outros objetos associados à investigação

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Algarve

Confira a temperatura da água do mar no Algarve este fim de semana: em Cabanas de Tavira vai estar ‘um caldinho’

13:00 3 Julho, 2026 12:05 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A água do mar no Algarve deverá variar entre cerca de 20 ºC e 24 ºC nos dias 4 e 5 de julho

Algarve Ensino

Estão abertas as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da UAlg

11:09 2 Julho, 2026 11:17 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

UAlg disponibiliza 17 cursos técnicos superiores profissionais em áreas como saúde, turismo, tecnologias, artes e património

Algarve Mundo

Drake deu sorte? Rapper canadiano assinou camisola de Gonçalo Ramos antes de o olhanense ser herói

13:30 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O rapper Drake assistiu à vitória de Portugal sobre a Croácia, em Toronto, e protagonizou um momento especial antes do jogo

Europe Direct Algarve Opinião

A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional

12:00 3 Julho, 2026 11:58 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Acredito que a gestão das fronteiras externas da União Europeia representa uma das maiores provas da capacidade de adaptação do projeto europeu" | Por Paulo Oliveira

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes

11:13 3 Julho, 2026 11:13 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A museologia pode estar em vários domínios. E ter um papel importante na vida dos territórios, das comunidades e do seu desenvolvimento"

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro

07:57 3 Julho, 2026 08:00 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Cáceres 2031 continua a promover atividades culturais abertas a todos os cidadãos, promovendo a participação e fortalecendo a ligação entre a cultura local e os valores europeus"

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Mundo

Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais

13:37 1 Julho, 2026 13:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Compras na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras com novas regras aduaneiras da UE. Saiba o que muda nas encomendas

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Radar de velocidade.
Auto, Nacional

Este radar é uma ‘mina de ouro’: multou 7.526 condutores em Portugal nesta localização

13:20 3 Julho, 2026 12:45 3 Julho, 2026 | João Luís

Radar de velocidade registou 7.526 infrações numa estrada portuguesa muito movimentada. Saiba qual é a localização

Fachada ALDI. Crédito: DR
Algarve, Economia

Aldi abre nova loja no Algarve e oferece vale aos primeiros clientes

12:30 3 Julho, 2026 11:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novo espaço Aldi criou 28 postos de trabalho e terá estacionamento para autocaravanas, carregadores elétricos e lavandaria 24 horas

Nacional

Prisão preventiva para suspeitos de tráfico de droga em Albufeira

12:19 3 Julho, 2026 12:22 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Operação em Albufeira resultou na apreensão de droga, dinheiro, joias e outros objetos associados à investigação

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Algarve

Confira a temperatura da água do mar no Algarve este fim de semana: em Cabanas de Tavira vai estar ‘um caldinho’

13:00 3 Julho, 2026 12:05 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A água do mar no Algarve deverá variar entre cerca de 20 ºC e 24 ºC nos dias 4 e 5 de julho

Algarve, Ensino

Estão abertas as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da UAlg

11:09 2 Julho, 2026 11:17 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

UAlg disponibiliza 17 cursos técnicos superiores profissionais em áreas como saúde, turismo, tecnologias, artes e património

Algarve, Mundo

Drake deu sorte? Rapper canadiano assinou camisola de Gonçalo Ramos antes de o olhanense ser herói

13:30 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O rapper Drake assistiu à vitória de Portugal sobre a Croácia, em Toronto, e protagonizou um momento especial antes do jogo

Europe Direct Algarve, Opinião

A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional

12:00 3 Julho, 2026 11:58 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Acredito que a gestão das fronteiras externas da União Europeia representa uma das maiores provas da capacidade de adaptação do projeto europeu" | Por Paulo Oliveira

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes

11:13 3 Julho, 2026 11:13 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A museologia pode estar em vários domínios. E ter um papel importante na vida dos territórios, das comunidades e do seu desenvolvimento"

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro

07:57 3 Julho, 2026 08:00 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Cáceres 2031 continua a promover atividades culturais abertas a todos os cidadãos, promovendo a participação e fortalecendo a ligação entre a cultura local e os valores europeus"

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Mundo

Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais

13:37 1 Julho, 2026 13:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Compras na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras com novas regras aduaneiras da UE. Saiba o que muda nas encomendas

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Últimas Notícias

  • “Quando entrou em vigor a nova taxa aduaneira para compras online?”
    “Quando entrou em vigor a nova taxa aduaneira para compras online?”
  • “Já não sabemos o que fazer mais”: cortes de água deixam milhares ‘às secas’ neste concelho em plena onda de calor
    “Já não sabemos o que fazer mais”: cortes de água deixam milhares ‘às secas’ neste concelho em plena onda de calor
  • Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem
    Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem
  • Drake deu sorte? Rapper canadiano assinou camisola de Gonçalo Ramos antes de o olhanense ser herói
    Drake deu sorte? Rapper canadiano assinou camisola de Gonçalo Ramos antes de o olhanense ser herói
  • Este radar é uma ‘mina de ouro’: multou 7.526 condutores em Portugal nesta localização
    Este radar é uma ‘mina de ouro’: multou 7.526 condutores em Portugal nesta localização

Opinião

  • A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
    A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes
  • PlayStation e FPF esquecem que o poder está nos consumidores | Por Tiago Manuel
    PlayStation e FPF esquecem que o poder está nos consumidores | Por Tiago Manuel

Europe Direct Algarve

  • A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
    A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal