Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Fragata Corte-Real parte para missão da NATO liderada por almirante português

“A Corte-Real vai agora partir numa missão muito importante porque irá liderar uma missão de navios da NATO, o Standing NATO Maritime Group One (SNMG1), que faz a patrulha do Atlântico Norte”, assinalou o ministro da Defesa Nacional

12:25 6 Julho, 2020 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O navio fará a primeira paragem na Noruega em 26 de julho, tendo vários exercícios que “visam demonstrar a prontidão da aliança em termos militares

A Fragata Corte-Real partiu hoje de Almada com 180 militares a bordo, para integrar uma missão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), que se distingue pela liderança de um almirante português.

“A Corte-Real vai agora partir numa missão muito importante porque irá liderar uma missão de navios da NATO, o Standing NATO Maritime Group One (SNMG1), que faz a patrulha do Atlântico Norte”, assinalou o ministro da Defesa Nacional.

João Gomes Cravinho falava aos jornalistas na cerimónia de despedida dos militares, na Base Naval de Lisboa, em Almada, no distrito de Setúbal, onde revelou que será um almirante português o “responsável pela missão toda, que tem navios de sete países”.

“É uma manifestação da capacidade de liderança que Portugal tem dentro do seio da Aliança Atlântica e uma manifestação do empenho dos aliados de, apesar da pandemia, continuarem a fazer o trabalho de controlo e patrulhamento do Atlântico Norte”, afirmou.

Na visão do governante, esta será uma missão longa e “de grande complexidade”, que terá um desafio adicional para o comodoro José Vizinha Mirones, que será o comandante da SNMG1 durante seis meses, até janeiro de 2021.

Por sua vez, o militar não encarou as palavras de João Gomes Cravinho como um elogio para si próprio, mas “para a Marinha Portuguesa que aprontou o navio” e que o educou.

“Eu sou um mero marinheiro. É dirigido à Marinha Portuguesa e a Portugal, que contribui assim para a força naval permanente do Atlântico”, frisou.

Segundo o comandante, o navio fará a primeira paragem na Noruega em 26 de julho, tendo vários exercícios que “visam demonstrar a prontidão da aliança em termos militares, mas também políticos para mostrar a bandeira dos países da aliança”.

No entanto, segundo o ministro da Defesa, esta será “uma missão mais exigente do que as normais”, não só porque é prolongada no tempo, mas também porque “exige cautelas redobradas por causa da covid-19”.

“Não sabemos exatamente quais serão as circunstâncias daqui a dois ou três meses. Não sabemos se eles poderão ou não desembarcar nos vários portos por onde passarão para reabastecimento”, disse.

Ainda assim, João Gomes Cravinho garantiu que a guarnição “está preparada estarem seis meses no navio” e que todos foram testados com resultados negativos.

“Agora farão uma missão breve de duas semanas para assegurar que durante esse período não surge nenhum infetado. Aí regressarão cá [Base Naval de Lisboa] só para reabastecer, já não virão a terra e, uma vez reabastecido o navio, começará a missão”, indicou.

A mesma perspetiva otimista mostrou o comandante da fragata Corte-Real, António Coelho Gomes, frisando que “uma das características das unidades navais é a sua flexibilidade”, que lhes permite adaptarem-se a qualquer situação.

“É um desafio que vai durar seis meses para o qual nos temos vindo a preparar ao longo do último ano”, mencionou.

No período em que Portugal assume o comando do SNMG1, entre 30 de julho e 09 de janeiro de 2021, a Força Naval irá contribuir para as medidas de tranquilização da NATO no Mar Báltico, no Mar do Norte e no Atlântico Norte.

Homem com ar casado no metro a regressar do trabalho. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Economia Nacional

Tem 35 ou 40 anos? As regras da reforma podem não ficar como estão e isto é o que está na mesa

10:00 25 Setembro, 2026 08:44 25 Setembro, 2026 | João Luís

Especialista explica o que pode estar em jogo na sua futura reforma e por que Portugal está a discutir mudanças no sistema de pensões

Algarve

GNR detém três pessoas por tráfico de droga em Tavira e apreende mais de 17 mil doses de canábis

10:10 25 Setembro, 2026 10:15 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Investigação de quatro meses levou à detenção de dois homens e uma mulher e à apreensão de mais de 17 mil doses de canábis

Algarve

CCDR Algarve defende gestão da água adaptada às especificidades de cada território

12:07 25 Setembro, 2026 12:07 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Reutilização de água, aproveitamento da chuva e dessalinização estão entre as soluções propostas pela CCDR Algarve

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Algarve Nacional

Incêndio em Odemira: quatro bombeiros de Portimão feridos e veículo perdido pelas chamas

08:24 25 Setembro, 2026 08:24 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Acidente com um veículo florestal ocorreu durante o combate às chamas em Odemira. Os quatro bombeiros sofreram ferimentos ligeiros

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Devolve garrafas e latas no sistema Volta? Pode receber os 10 cêntimos em dinheiro sem fazer compras (mas tem de fazer isto)

09:00 25 Setembro, 2026 08:30 25 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quando pode receber os 10 cêntimos em dinheiro do sistema Volta e quais são as regras oficiais para recuperar o depósito

Algarve

Tavira de luto pela morte de David Pereira aos 21 anos

17:35 24 Setembro, 2026 17:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Família, amigos e comunidade lamentam a morte precoce de David Pereira. O jovem tinha 21 anos e integrava o Rancho de Santo Estêvão

Idoso com notas de euro na mão.
Mundo

“Agora serei capaz de parar”: idoso de 81 anos teve de continuar a trabalhar até uma mulher lhe oferecer 263.000€

10:20 25 Setembro, 2026 10:12 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entrega de bagagens acabou por desencadear uma angariação de fundos que mudou a vida de um norte-americano de 81 anos

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Ciclogénese explosiva forma-se no Atlântico e vem a caminho de Portugal: chuva chega neste dia a estas regiões

06:00 25 Setembro, 2026 16:58 24 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, uma possível ciclogénese explosiva no Atlântico Norte deverá trazer chuva aos Açores e depois a Portugal continental

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia

Mercadona ‘acelera’ expansão no Algarve e depois de Portimão já há destino para a segunda loja: conheça a localização

19:10 24 Setembro, 2026 15:15 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber a segunda superfície da Mercadona no Algarve, com abertura prevista para novembro

Opinião

Emancipar também os homens | Por Luís Ganhão

07:30 25 Setembro, 2026 16:26 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Emancipar não é apenas abrir portas a quem esteve do lado de fora. É também permitir que quem viveu dentro de uma personagem possa finalmente sair dela"

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Estádio Algarve.
Algarve

Estádio Algarve vai ter centro tecnológico de 3,5 milhões para atrair empresas e startups

14:32 24 Setembro, 2026 14:33 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto quer aproximar empresas da Universidade do Algarve, reter talento e criar oportunidades em setores de maior conhecimento

Opinião

Não íamos depressa. Eles é que iam devagar | Por Ana Alexandra Resende

07:30 24 Setembro, 2026 20:28 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Se é para viajar assim, ou ficar parado no trânsito a olhar para uma ponte à qual nunca mais se chega, ao menos que seja com música boa"

Algarve

Recluso espancado durante dois dias e violado com pau de vassoura na cadeia de Faro: relatório denuncia alegada omissão de auxílio

14:10 24 Setembro, 2026 13:57 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O recluso recém-chegado à cadeia de Faro foi alvo de agressões físicas e sexuais durante dois dias

Roda gigante.
Algarve

Está a chegar a esta cidade no Algarve uma feira popular histórica de entrada gratuita com mais de 270 anos

12:00 24 Setembro, 2026 11:44 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Carrinhos de choque, roda-gigante, artesanato e restauração voltam a ocupar o Largo da Feira, em Olhão, durante cinco dias

Homem com ar casado no metro a regressar do trabalho. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Economia, Nacional

Tem 35 ou 40 anos? As regras da reforma podem não ficar como estão e isto é o que está na mesa

10:00 25 Setembro, 2026 08:44 25 Setembro, 2026 | João Luís

Especialista explica o que pode estar em jogo na sua futura reforma e por que Portugal está a discutir mudanças no sistema de pensões

Algarve

GNR detém três pessoas por tráfico de droga em Tavira e apreende mais de 17 mil doses de canábis

10:10 25 Setembro, 2026 10:15 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Investigação de quatro meses levou à detenção de dois homens e uma mulher e à apreensão de mais de 17 mil doses de canábis

Algarve

CCDR Algarve defende gestão da água adaptada às especificidades de cada território

12:07 25 Setembro, 2026 12:07 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Reutilização de água, aproveitamento da chuva e dessalinização estão entre as soluções propostas pela CCDR Algarve

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Algarve, Nacional

Incêndio em Odemira: quatro bombeiros de Portimão feridos e veículo perdido pelas chamas

08:24 25 Setembro, 2026 08:24 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Acidente com um veículo florestal ocorreu durante o combate às chamas em Odemira. Os quatro bombeiros sofreram ferimentos ligeiros

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Devolve garrafas e latas no sistema Volta? Pode receber os 10 cêntimos em dinheiro sem fazer compras (mas tem de fazer isto)

09:00 25 Setembro, 2026 08:30 25 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quando pode receber os 10 cêntimos em dinheiro do sistema Volta e quais são as regras oficiais para recuperar o depósito

Algarve

Tavira de luto pela morte de David Pereira aos 21 anos

17:35 24 Setembro, 2026 17:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Família, amigos e comunidade lamentam a morte precoce de David Pereira. O jovem tinha 21 anos e integrava o Rancho de Santo Estêvão

Idoso com notas de euro na mão.
Mundo

“Agora serei capaz de parar”: idoso de 81 anos teve de continuar a trabalhar até uma mulher lhe oferecer 263.000€

10:20 25 Setembro, 2026 10:12 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entrega de bagagens acabou por desencadear uma angariação de fundos que mudou a vida de um norte-americano de 81 anos

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Ciclogénese explosiva forma-se no Atlântico e vem a caminho de Portugal: chuva chega neste dia a estas regiões

06:00 25 Setembro, 2026 16:58 24 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, uma possível ciclogénese explosiva no Atlântico Norte deverá trazer chuva aos Açores e depois a Portugal continental

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia

Mercadona ‘acelera’ expansão no Algarve e depois de Portimão já há destino para a segunda loja: conheça a localização

19:10 24 Setembro, 2026 15:15 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber a segunda superfície da Mercadona no Algarve, com abertura prevista para novembro

Opinião

Emancipar também os homens | Por Luís Ganhão

07:30 25 Setembro, 2026 16:26 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Emancipar não é apenas abrir portas a quem esteve do lado de fora. É também permitir que quem viveu dentro de uma personagem possa finalmente sair dela"

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Estádio Algarve.
Algarve

Estádio Algarve vai ter centro tecnológico de 3,5 milhões para atrair empresas e startups

14:32 24 Setembro, 2026 14:33 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto quer aproximar empresas da Universidade do Algarve, reter talento e criar oportunidades em setores de maior conhecimento

Opinião

Não íamos depressa. Eles é que iam devagar | Por Ana Alexandra Resende

07:30 24 Setembro, 2026 20:28 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Se é para viajar assim, ou ficar parado no trânsito a olhar para uma ponte à qual nunca mais se chega, ao menos que seja com música boa"

Algarve

Recluso espancado durante dois dias e violado com pau de vassoura na cadeia de Faro: relatório denuncia alegada omissão de auxílio

14:10 24 Setembro, 2026 13:57 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O recluso recém-chegado à cadeia de Faro foi alvo de agressões físicas e sexuais durante dois dias

Roda gigante.
Algarve

Está a chegar a esta cidade no Algarve uma feira popular histórica de entrada gratuita com mais de 270 anos

12:00 24 Setembro, 2026 11:44 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Carrinhos de choque, roda-gigante, artesanato e restauração voltam a ocupar o Largo da Feira, em Olhão, durante cinco dias

Últimas Notícias

  • Harmont & Blaine estreia-se em Portugal com loja no Designer Outlet Algarve
    Harmont & Blaine estreia-se em Portugal com loja no Designer Outlet Algarve
  • CCDR Algarve defende gestão da água adaptada às especificidades de cada território
    CCDR Algarve defende gestão da água adaptada às especificidades de cada território
  • Nesta localidade portuguesa os cães abandonados vão ajudar a combater a solidão dos idosos e os benefícios estão comprovados
    Nesta localidade portuguesa os cães abandonados vão ajudar a combater a solidão dos idosos e os benefícios estão comprovados
  • Alcoutim transforma antigo celeiro da EPAC em Centro Empresarial
    Alcoutim transforma antigo celeiro da EPAC em Centro Empresarial
  • Mais 36 famílias vão ter acesso a rendas abaixo dos valores de mercado em Loulé
    Mais 36 famílias vão ter acesso a rendas abaixo dos valores de mercado em Loulé

Opinião

  • Emancipar também os homens | Por Luís Ganhão
    Emancipar também os homens | Por Luís Ganhão
  • Bilhete Postal: A beleza do sistema democrático | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: A beleza do sistema democrático | Por Eduardo Costa
  • A política e os cidadãos | Por Afonso de Lousada
    A política e os cidadãos | Por Afonso de Lousada

Europe Direct Algarve

  • Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa
    Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa
  • Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
    Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento