Skip to content
Postal

Postal

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
    • Europa
    • Mundo
    • Economia
    • Política
    • Europe Direct Algarve
    • Opinião
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
      • Cultura.Sul
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Insólito
      • Pensamentos
      • Gastronomia
    • Video
    • Desporto
    • Saúde
    • Auto
    • Tech
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
  • ANUNCIAR
Menu
Ouvir
Nacional, Opinião

Fidelização de clientes: soluções fáceis marcam pontos no futuro

Tendo em conta o actual intercâmbio de produtos e serviços, em todos e quaisquer sectores de actividade, o serviço de apoio ao cliente é cada vez mais um factor diferenciador. Por vezes é o único ponto de contacto com o cliente e pode, inclusive, gerar vantagens competitivas para o negócio. O peso do serviço […]

16:10 4 Fevereiro, 2016 | Expresso
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest
Benedita Miranda – directora-geral da Sitel Portugal

Tendo em conta o actual intercâmbio de produtos e serviços, em todos e quaisquer sectores de actividade, o serviço de apoio ao cliente é cada vez mais um factor diferenciador. Por vezes é o único ponto de contacto com o cliente e pode, inclusive, gerar vantagens competitivas para o negócio. O peso do serviço de apoio ao cliente é tão elevado que pode determinar a fidelidade dos clientes, levando-os mesmo a que se tornem embaixadores da marca.

Até agora acreditava-se que a satisfação dos clientes era uma garantia da sua fidelização e de um consequente bom desempenho em termos de facturação. Com esta ideia em mente, surgiu a tendência de promover diferentes programas de fidelização e “ofertas extra”, que supostamente contribuiriam para aumentar e manter a fidelização do cliente. O problema surge quando alguma coisa corre mal com um produto ou serviço, ou quando um problema precisa de resolução. Actualmente, os clientes procuram aconselhamento em websites ou fóruns, pegam no telefone ou enviam e-mails e é desta forma que têm a sua primeira experiência com o serviço de apoio ao cliente. São estas experiências que geralmente determinam se os clientes mudam de fornecedor, ou se recomendam o produto ou serviço.

Neste sentido, os fornecedores do serviço de apoio ao cliente e os seus clientes têm grandes expectativas e objectivos em termos de KPIs (Key Performance Indicator), no que diz respeito à qualidade deste tipo de serviços. O grau de satisfação do cliente é medido através do valor NPS – Net Promoter Score – que mede a disposição do cliente para recomendar um produto ou serviço numa escala de 1 a 10. Este ranking cria uma diferenciação consoante as respostas obtidas, que pode variar entre: os defensores (10-9), os passivos (8-7) e os críticos (6-0). Estudos recentes sugerem que o esforço para satisfazer os clientes muitas vezes não tem qualquer relação com os custos envolvidos. Um artigo de Harvard Business Review (HBR)* faz referência a este tema e leva as empresas a repensar as suas estratégias atuais. Os autores levantam a questão: De que serviços necessitam realmente os clientes? Em que é que os fornecedores devem investir para o conseguir? A resposta dos experts é clara: “Parem de querer satisfazer os clientes”. Pesquisas posteriores realizadas pela Dixon fornecem os principais factos e números. Um inquérito a mais de 125 mil clientes, mais de 5 mil funcionários e mais de 100 empresas mostra-nos que a “satisfação” do cliente apenas é conseguida em 16% dos casos. Tentar fazer parte desta percentagem, raramente alcançada, aumenta os custos de operação até 20%. Reduzir o esforço do cliente (Customer Effort Score) é a maneira mais eficaz para vencer a batalha competitiva pela fidelização do cliente, sem por em causa as margens do negócio.

Optar por não querer estar continuamente a satisfazer o cliente, parece contradizer a ideia de que é fundamental prestar um excelente serviço de apoio ao cliente, no entanto estes novos conceitos abrem as portas a algo novo que é do interesse de todas as empresas. A nova estratégia de medir a qualidade, muda radicalmente a nossa indústria e é um factor chave no que toca à melhoraria das experiências com o serviço de apoio ao cliente, que é frequentemente visto como maçador. O que aconteceu exactamente para gerar este sentimento?

O CES não mede a disposição para recomendar como indicador da Satisfação do Cliente (NPS), mas sim o esforço real (ou percebido) dos clientes para alcançarem a solução para o problema. Por conseguinte, este valor mostra que quanto maior for a facilidade na resolução de problemas do cliente, maior é a sua fidelização e disposição para recomendar o produto ou serviço.

O mais interessante é que a capacidade de previsão de fidelização (em termos de comportamento de nova compra e aumento de vendas) é reportada como substancialmente mais elevada no CES, comparativamente com os valores de medição como o NPS ou CSAT (Customer Satisfaction).

Compreender o Customer Effort

O Customer Effort é a quantidade de trabalho (ou esforço) percebido que o cliente tem de exercer para receber o serviço ou a resolução desejada. Isto pode incluir o tempo do atendimento e o número de vezes que o cliente é transferido. Este esforço não é só um incómodo para o cliente, mas também potencia a perda da fidelização. Alguns dos fatores que contribuem para aumentar o esforço do cliente incluem:

Contactos Múltiplos: os clientes pretendem uma interação “one and done” relativamente ao apoio técnico ou atendimento. Se o cliente necessitar de o consultar novamente, o seu esforço sobe.

Problema nos canais: clientes que interagem através de self-service, muitas vezes não querem ser transferidos para o telefone. Os que ligam para o centro muitas vezes preferem um serviço de voz, por isso não se deve responder com um e-mail. Sempre que se força um cliente a trocar de canais, a sua experiência aumenta o Customer Effort.

Repetição de Informação: interacções pelo telefone começam geralmente com os clientes a fornecer informação a um IVR – e não esperam ser questionados de novo por uma máquina ou pessoa. Quando isto acontece mais do que uma vez, o esforço do cliente aumenta e a fidelização diminui.

Ausência de compreensão: os clientes esperam ser levados a sério. Consequentemente, o tom de voz dos funcionários, a escolha do idioma, assim como a compreensão emocional e técnica de que o cliente necessita devem ser adequados.

Olhando para estes factores, verifica-se rapidamente que os incentivos aos clientes, por exemplo, ofertas adicionais não solicitadas como compensação pelos atrasos, etc., não satisfazem as suas necessidades porque o que procuram é uma solução rápida e fácil e não uma compensação por longos tempos de espera. Tendo em conta que o CES mede o tempo da resolução dos problemas dos clientes, uma pontuação baixa do Customer Effort mostra que os clientes tiveram que fazer apenas um pequeno esforço para conseguir a solução ao seu problema. No geral, este segue o lema arquitectónico de que “menos é mais”.

*Matthew Dixon, Karen Freeman, Nicolas Toman, Harvard Business Review (HBR)

×
Publicidade
Nacional, Política

Chegaram os votos dos emigrantes, que podem desempatar PS e Chega

13:59 19 Maio, 2025 13:59 19 Maio, 2025 | POSTAL

Nos últimos 20 anos, o PS e o PSD dividiram os mandatos pela Europa e Fora da Europa, mas este bipartidarismo terminou em 2024

Algarve

Violência doméstica e tráfico de droga levam a duas detenções em Olhão

14:30 19 Maio, 2025 15:21 19 Maio, 2025 | POSTAL

Denúncia de violência doméstica levou PSP a deter dois homens em Olhão, um por agressão e outro por tráfico e posse de arma proibida

Auto

Viu uma chave de carro embrulhada em papel de alumínio? Descubra o que significa e saiba por que o deve fazer

15:20 19 Maio, 2025 14:35 19 Maio, 2025 | POSTAL

Cada vez mais condutores estão a embrulhar as chaves do carro em papel de alumínio, e o motivo pode surpreender

Auto, Europa

Para breve em Portugal? Conheça o significado deste sinal verde que gerou curiosidade entre os espanhóis

21:33 18 Maio, 2025 21:01 18 Maio, 2025 | POSTAL

Recentemente, foi avistado numa estrada francesa um sinal de trânsito de cor verde que gerou algum debate entre os espanhóis. Saiba mais acerca do mesmo

Algarve, Política

Vítor Guerreiro regressa à presidência da Câmara de São Brás de Alportel

14:45 19 Maio, 2025 14:33 19 Maio, 2025 | POSTAL

Após integrar listas do PS nas legislativas, Vítor Guerreiro regressa à liderança da Câmara de São Brás de Alportel

Lifestyle, Saúde

Especialistas alertam: caso tenha esta idade, não deve (mesmo) consumir estes alimentos

15:00 19 Maio, 2025 15:13 19 Maio, 2025 | POSTAL

Descubra os alimentos que podem acelerar ou travar o envelhecimento e como pequenas mudanças na dieta podem fazer a diferença

Lifestyle

Adeus buracos nas roupas: saiba como ‘acabar’ com as traças em sua casa

16:00 18 Maio, 2025 21:21 18 Maio, 2025 | POSTAL

Aprenda a identificar, eliminar e prevenir pragas de traças em sua casa, para proteger as suas roupas e manter os armários livres de insetos

Auto

Aproxima-se dos 60 anos ou já os fez? Saiba que exame define se pode manter a carta de condução

11:05 19 Maio, 2025 06:20 19 Maio, 2025 | POSTAL

À medida que envelhecemos, os prazos para revalidar a carta de condução encurtam e torna-se obrigatória a entrega de um exame específico. Saiba qual

Nacional, Política

Pedro Nuno demite-se ao alcançar o terceiro pior resultado da história do PS

07:10 19 Maio, 2025 05:54 19 Maio, 2025 | POSTAL

Comparativamente há um ano, também sob a liderança de Pedro Nuno Santos, os socialistas perderam o primeiro lugar em sete círculos eleitorais

Algarve, Economia

Nem abacate nem laranja: este fruto exótico está a crescer no Algarve e pode ser o futuro da agricultura regional

19:35 16 Maio, 2025 16:54 16 Maio, 2025 | POSTAL

Está a conquistar os mercados e o Algarve: este fruto exótico rende bem, gasta pouca água e está a mudar o futuro da agricultura na região

Auto

Conselho de advogado: é isto que deve (e não deve) dizer quando a polícia o mandar parar

13:20 19 Maio, 2025 13:34 19 Maio, 2025 | POSTAL

A resposta mais segura num controlo da polícia pode surpreender, e até poupá-lo a complicações legais. Descubra qual é

Algarve, Desporto

Escola de Boxe de Tavira Iria Santos brilha na sua primeira gala internacional

10:14 19 Maio, 2025 10:21 19 Maio, 2025 | POSTAL

Primeira Gala da Escola Iria Santos reuniu atletas de França e Portugal e premiou talento tavirense com cinco medalhas de ouro

Auto, Europa

Está em construção na Europa o maior e mais profundo túnel rodoviário do mundo: poupará 10 h de viagem

15:45 17 Maio, 2025 10:25 18 Maio, 2025 | POSTAL

Num projeto que se prevê estar terminado em 2033, o maior e mais profundo túnel rodoviário do mundo está em construção na Europa e promete facilitar a vida aos habitantes desse país

Auto, Nacional

Tem isto no carro? Multas podem sair caro (e não é a inspeção nem a carta)

19:05 15 Maio, 2025 19:29 15 Maio, 2025 | POSTAL

Não é a inspeção nem a carta: descubra o que não se pode mesmo esquecer de ter no carro e que pode custar até 2.500€

Tech

Aviso de especialistas: deve (mesmo) limpar regularmente este eletrodoméstico da sua cozinha

16:11 17 Maio, 2025 16:11 17 Maio, 2025 | POSTAL

Pelo risco de incêndio e contaminações, especialistas recomendam que limpe este eletrodoméstico da sua cozinha com alguma frequência

Europa, Lifestyle

Fim dos voos low-cost? Novo comboio de 400 km/h vai ligar Portugal à Europa

19:00 16 Maio, 2025 16:08 16 Maio, 2025 | POSTAL

Este comboio de alta velocidade é um ambicioso projeto europeu que liga 39 capitais, prometendo viagens rápidas, acessíveis e sustentáveis

Nacional, Política

Chegaram os votos dos emigrantes, que podem desempatar PS e Chega

13:59 19 Maio, 2025 13:59 19 Maio, 2025 | POSTAL

Nos últimos 20 anos, o PS e o PSD dividiram os mandatos pela Europa e Fora da Europa, mas este bipartidarismo terminou em 2024

Algarve

Violência doméstica e tráfico de droga levam a duas detenções em Olhão

14:30 19 Maio, 2025 15:21 19 Maio, 2025 | POSTAL

Denúncia de violência doméstica levou PSP a deter dois homens em Olhão, um por agressão e outro por tráfico e posse de arma proibida

Auto

Viu uma chave de carro embrulhada em papel de alumínio? Descubra o que significa e saiba por que o deve fazer

15:20 19 Maio, 2025 14:35 19 Maio, 2025 | POSTAL

Cada vez mais condutores estão a embrulhar as chaves do carro em papel de alumínio, e o motivo pode surpreender

Auto, Europa

Para breve em Portugal? Conheça o significado deste sinal verde que gerou curiosidade entre os espanhóis

21:33 18 Maio, 2025 21:01 18 Maio, 2025 | POSTAL

Recentemente, foi avistado numa estrada francesa um sinal de trânsito de cor verde que gerou algum debate entre os espanhóis. Saiba mais acerca do mesmo

Algarve, Política

Vítor Guerreiro regressa à presidência da Câmara de São Brás de Alportel

14:45 19 Maio, 2025 14:33 19 Maio, 2025 | POSTAL

Após integrar listas do PS nas legislativas, Vítor Guerreiro regressa à liderança da Câmara de São Brás de Alportel

Lifestyle, Saúde

Especialistas alertam: caso tenha esta idade, não deve (mesmo) consumir estes alimentos

15:00 19 Maio, 2025 15:13 19 Maio, 2025 | POSTAL

Descubra os alimentos que podem acelerar ou travar o envelhecimento e como pequenas mudanças na dieta podem fazer a diferença

Lifestyle

Adeus buracos nas roupas: saiba como ‘acabar’ com as traças em sua casa

16:00 18 Maio, 2025 21:21 18 Maio, 2025 | POSTAL

Aprenda a identificar, eliminar e prevenir pragas de traças em sua casa, para proteger as suas roupas e manter os armários livres de insetos

Auto

Aproxima-se dos 60 anos ou já os fez? Saiba que exame define se pode manter a carta de condução

11:05 19 Maio, 2025 06:20 19 Maio, 2025 | POSTAL

À medida que envelhecemos, os prazos para revalidar a carta de condução encurtam e torna-se obrigatória a entrega de um exame específico. Saiba qual

Nacional, Política

Pedro Nuno demite-se ao alcançar o terceiro pior resultado da história do PS

07:10 19 Maio, 2025 05:54 19 Maio, 2025 | POSTAL

Comparativamente há um ano, também sob a liderança de Pedro Nuno Santos, os socialistas perderam o primeiro lugar em sete círculos eleitorais

Algarve, Economia

Nem abacate nem laranja: este fruto exótico está a crescer no Algarve e pode ser o futuro da agricultura regional

19:35 16 Maio, 2025 16:54 16 Maio, 2025 | POSTAL

Está a conquistar os mercados e o Algarve: este fruto exótico rende bem, gasta pouca água e está a mudar o futuro da agricultura na região

Auto

Conselho de advogado: é isto que deve (e não deve) dizer quando a polícia o mandar parar

13:20 19 Maio, 2025 13:34 19 Maio, 2025 | POSTAL

A resposta mais segura num controlo da polícia pode surpreender, e até poupá-lo a complicações legais. Descubra qual é

Algarve, Desporto

Escola de Boxe de Tavira Iria Santos brilha na sua primeira gala internacional

10:14 19 Maio, 2025 10:21 19 Maio, 2025 | POSTAL

Primeira Gala da Escola Iria Santos reuniu atletas de França e Portugal e premiou talento tavirense com cinco medalhas de ouro

Auto, Europa

Está em construção na Europa o maior e mais profundo túnel rodoviário do mundo: poupará 10 h de viagem

15:45 17 Maio, 2025 10:25 18 Maio, 2025 | POSTAL

Num projeto que se prevê estar terminado em 2033, o maior e mais profundo túnel rodoviário do mundo está em construção na Europa e promete facilitar a vida aos habitantes desse país

Auto, Nacional

Tem isto no carro? Multas podem sair caro (e não é a inspeção nem a carta)

19:05 15 Maio, 2025 19:29 15 Maio, 2025 | POSTAL

Não é a inspeção nem a carta: descubra o que não se pode mesmo esquecer de ter no carro e que pode custar até 2.500€

Tech

Aviso de especialistas: deve (mesmo) limpar regularmente este eletrodoméstico da sua cozinha

16:11 17 Maio, 2025 16:11 17 Maio, 2025 | POSTAL

Pelo risco de incêndio e contaminações, especialistas recomendam que limpe este eletrodoméstico da sua cozinha com alguma frequência

Europa, Lifestyle

Fim dos voos low-cost? Novo comboio de 400 km/h vai ligar Portugal à Europa

19:00 16 Maio, 2025 16:08 16 Maio, 2025 | POSTAL

Este comboio de alta velocidade é um ambicioso projeto europeu que liga 39 capitais, prometendo viagens rápidas, acessíveis e sustentáveis

Últimas

  • Fim de semana vitorioso para o Sporting de Olhão com apuramento de 28 ginastas para o Nacional
    Fim de semana vitorioso para o Sporting de Olhão com apuramento de 28 ginastas para o Nacional
  • Viu uma chave de carro embrulhada em papel de alumínio? Descubra o que significa e saiba por que o deve fazer
    Viu uma chave de carro embrulhada em papel de alumínio? Descubra o que significa e saiba por que o deve fazer
  • Conselho de chef: saiba como fazer batatas fritas crocantes por fora e macias por dentro em casa
    Conselho de chef: saiba como fazer batatas fritas crocantes por fora e macias por dentro em casa
  • Especialistas alertam: caso tenha esta idade, não deve (mesmo) consumir estes alimentos
    Especialistas alertam: caso tenha esta idade, não deve (mesmo) consumir estes alimentos
  • Vítor Guerreiro regressa à presidência da Câmara de São Brás de Alportel
    Vítor Guerreiro regressa à presidência da Câmara de São Brás de Alportel
  • Violência doméstica e tráfico de droga levam a duas detenções em Olhão
    Violência doméstica e tráfico de droga levam a duas detenções em Olhão
  • Município de VRSA inaugura novo posto de turismo em Monte Gordo
    Município de VRSA inaugura novo posto de turismo em Monte Gordo

Opinião

  • 40 visões da Europa: Juventude, Património e Futuro – 20 anos da Convenção de Faro | Por Núria Rey
    40 visões da Europa: Juventude, Património e Futuro – 20 anos da Convenção de Faro | Por Núria Rey
  • Floresta: de oportunidade em oportunidade… | Por Miguel Freitas
    Floresta: de oportunidade em oportunidade… | Por Miguel Freitas
  • O nosso futuro | Por Armando Mota
    O nosso futuro | Por Armando Mota
  • 40 visões da Europa: Dignidade e oportunidades para todos | Por Jack Palmer
    40 visões da Europa: Dignidade e oportunidades para todos | Por Jack Palmer

Europe Direct Algarve

  • 40 visões da Europa: Juventude, Património e Futuro – 20 anos da Convenção de Faro | Por Núria Rey
    40 visões da Europa: Juventude, Património e Futuro – 20 anos da Convenção de Faro | Por Núria Rey
  • “Onda Zero” mobiliza o Algarve com 10 dias de ações pelo planeta
    “Onda Zero” mobiliza o Algarve com 10 dias de ações pelo planeta
  • 40 visões da Europa: Dignidade e oportunidades para todos | Por Jack Palmer
    40 visões da Europa: Dignidade e oportunidades para todos | Por Jack Palmer
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
Ficha Técnica e Contactos do Postal
©2025 Postal