Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Federação de nadadores-salvadores continua preocupada com falta de vigilantes

A Federação de nadadores-salvadores revela que “estamos mais preocupados é com a disponibilidade dos nadadores-salvadores em trabalhar durante a época balnear e com os equipamentos de proteção individual”

09:44 16 Maio, 2020
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Já em abril faltavam cerca de 1.500 a 2.000 nadadores-salvadores para a próxima época balnear

A Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores (FEPONS) considerou hoje que o Governo “fez o que tinha de fazer” em relação às regras a aplicar nas praias, mas continua preocupada com a falta vigilantes e de equipamentos de proteção.

“Nós entendemos que o Governo fez o que tinha de fazer, estabeleceu regras e sem criar grandes entraves às idas às praias. Estamos mais preocupados é com a disponibilidade dos nadadores-salvadores em trabalhar durante a época balnear e com os equipamentos de proteção individual”, disse à Lusa o presidente daquela federação, Alexandre Tadeia.

Em abril, o responsável já tinha alertado que faltavam cerca de 1.500 a 2.000 nadadores-salvadores para a próxima época balnear, porque os cursos deste ano foram suspensos com a declaração do estado de emergência.

Apesar de a situação se manter, Alexandre Tadeia adiantou que a federação já se reuniu com a secretaria de Estado da Defesa para “ver a possibilidade” de se implementar algumas das propostas feitas para incentivar os nadadores-salvadores, como benefícios fiscais, um regime especial de contratação ou uma alteração nos dispositivos de segurança, com redução do número de vigilantes.

“Já tivemos duas reuniões e vamos ter uma terceira. Temos a noção de que se elas não forem implementadas vamos ter muita dificuldade e vai ter impacto económico, porque depois os concessionários não podem estar abertos”, apontou.

Além disso, advertiu, se os concessionários tiverem dificuldades financeiras, também podem “não ter capacidade para fornecer os vários equipamentos de proteção individual”.

“Cada vez que o equipamento for utilizado tem de ser colocado nos contaminados, não se pode voltar a utilizar. Temos de ter vários e são várias as ocorrências por dia numa praia ou piscina, por isso, esta é também uma preocupação”, frisou.

Ainda assim, o responsável adiantou que a secretaria de Estado está a avaliar “todas as propostas” e até já aprovou que “a componente teórica do curso fosse ensinada à distância”.

“Vamos tentar realizar mais cursos de nadador-salvador para tentarmos aumentar o número até à época balnear. Vamos tentar dar a componente teórica até ao final de maio para em junho arrancar a componente prática”, revelou.

Segundo o presidente, as restantes medidas devem ser conhecidas “até ao final da próxima semana”.

Em conferência de imprensa, o primeiro-ministro, António Costa, apresentou hoje algumas das regras a aplicar na próxima época balnear, como 1,5 metros de distancia entre grupos, três metros de distância entre chapéus e toldos ou a interdição de atividades desportivas para duas ou mais pessoas (exceto náuticas).

Além disso, o líder do executivo afirmou que serão os próprios cidadãos a fiscalizar o cumprimento de regras como o distanciamento social nas praias.

Neste sentido, Alexandre Tadeia considerou que “provavelmente” os cidadãos vão respeitar as regras de distanciamento social, “como já respeitam no seu dia-a-dia”.

“As medidas são universais e julgo que as pessoas irão aceitar de igual forma como já as aceitam quando vão ao supermercado ou quando forem a um restaurante, no futuro. Temos de tomar consciência que este vírus não vai desaparecer e que são medidas com as quais vamos ter de conviver durante muitos meses, sem qualquer pânico”, afirmou.

Relacionado:

Praias vão ter semáforo à entrada para controlar número de pessoas

Conheça todas as regras de utilização das praias em tempos de pandemia

Mulher a arrumar pertences numa caixa. Crédito: Magnific
Nacional

“Vou pegar nos meus filhos e vou para aonde, vou para a rua?”: Ana Filipa Varela, mãe de quatro filhos, relatou ameaça de despejo em Odivelas em 2025

15:20 25 Outubro, 2026 08:22 24 Outubro, 2026

Com um rendimento de cerca de mil euros, Ana Filipa procurava uma alternativa à casa onde vivia há mais de uma década

Algarve Cultura Mundo

Residente em Lagoa vai representar Portugal no concurso Miss Classic Universe na Malásia

10:13 26 Outubro, 2026 10:13 26 Outubro, 2026

Miryam Morron, distinguida como Miss Classic Universe Portugal 2026, vai participar num concurso internacional e dar visibilidade a causas sociais

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR detém 82 pessoas e apreende mais de 3.400 doses de droga no Algarve

10:35 26 Outubro, 2026 10:38 26 Outubro, 2026

Operações da GNR no Algarve resultaram em 82 detenções, na apreensão de milhares de doses de droga e na deteção de 581 infrações rodoviárias

Algarve Desporto Nacional

Natação algarvia destaca-se em Olhão e Sines com vitórias e lugares de pódio

09:35 26 Outubro, 2026 09:35 26 Outubro, 2026

Clubes algarvios alcançaram resultados de destaque na natação, com triunfos nos escalões jovens em Olhão e boas classificações nacionais em Sines

Opinião

A força do acreditar | Por Andrea Moura

07:30 26 Outubro, 2026 10:23 26 Outubro, 2026

"Acredito que passos dados em consciência, com ponderação, mas com paixão e fé, podem mesmo 'mover montanhas'"

Europa Vida & Lazer

Inglaterra está a enterrar mais de 2.000 árvores de Natal nas praias e o motivo está a surpreender

16:20 25 Outubro, 2026 13:53 25 Outubro, 2026

Milhares de árvores de Natal estão a ser enterradas nas praias de Inglaterra para combater a erosão costeira

Desporto Nacional Vida & Lazer

António Barros oferece Anilha de Ouro a ‘repórter’ de Faro

16:30 25 Outubro, 2026 16:27 25 Outubro, 2026

Oferta ao 'repórter' de Faro reconhece o trabalho de divulgação da columbofilia. União Columbófila Ouriquense encerrou a época com entrega de prémios.

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

Temperaturas vão subir até 7 graus acima do normal já esta segunda-feira, mas o calor tem os dias contados

18:40 25 Outubro, 2026 13:59 25 Outubro, 2026

Portugal vai registar uma subida das temperaturas esta segunda-feira, com valores até 7 graus acima do habitual para outubro

Desporto

Algarve pode receber partida do Dakar em 2027 após saída da Arábia Saudita

16:40 25 Outubro, 2026 16:29 25 Outubro, 2026

Organização confirmou a saída do Dakar da Arábia Saudita em 2027. Portugal e Marrocos são uma hipótese, com anúncio previsto para os próximos dias

Opinião Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Europa Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Algarve Cultura

Halloween transforma Alte numa aldeia de bruxas, música e diversão

09:00 25 Outubro, 2026 09:08 20 Outubro, 2026

Festa regressa a Alte a 31 de outubro, com três palcos dedicados ao Halloween, animação de rua, espetáculos e música até de madrugada

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Nacional

Bombas de combustível têm novo aviso obrigatório: saiba o que significa na prática a redução de impostos

08:20 24 Outubro, 2026 14:11 23 Outubro, 2026

Desde 17 de outubro, os postos têm de mostrar o alívio fiscal por litro. Veja o que representa e como se reflete num abastecimento

Europe Direct Algarve Gastronomia

Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva

09:20 23 Outubro, 2026 09:10 23 Outubro, 2026

Castro Marim e Vila Real de Santo António participam na VIMAR 2026, levando a gastronomia algarvia, o sal artesanal e vinhos da região até Huelva

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mulher a arrumar pertences numa caixa. Crédito: Magnific
Nacional

“Vou pegar nos meus filhos e vou para aonde, vou para a rua?”: Ana Filipa Varela, mãe de quatro filhos, relatou ameaça de despejo em Odivelas em 2025

15:20 25 Outubro, 2026 08:22 24 Outubro, 2026

Com um rendimento de cerca de mil euros, Ana Filipa procurava uma alternativa à casa onde vivia há mais de uma década

Algarve, Cultura, Mundo

Residente em Lagoa vai representar Portugal no concurso Miss Classic Universe na Malásia

10:13 26 Outubro, 2026 10:13 26 Outubro, 2026

Miryam Morron, distinguida como Miss Classic Universe Portugal 2026, vai participar num concurso internacional e dar visibilidade a causas sociais

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR detém 82 pessoas e apreende mais de 3.400 doses de droga no Algarve

10:35 26 Outubro, 2026 10:38 26 Outubro, 2026

Operações da GNR no Algarve resultaram em 82 detenções, na apreensão de milhares de doses de droga e na deteção de 581 infrações rodoviárias

Algarve, Desporto, Nacional

Natação algarvia destaca-se em Olhão e Sines com vitórias e lugares de pódio

09:35 26 Outubro, 2026 09:35 26 Outubro, 2026

Clubes algarvios alcançaram resultados de destaque na natação, com triunfos nos escalões jovens em Olhão e boas classificações nacionais em Sines

Opinião

A força do acreditar | Por Andrea Moura

07:30 26 Outubro, 2026 10:23 26 Outubro, 2026

"Acredito que passos dados em consciência, com ponderação, mas com paixão e fé, podem mesmo 'mover montanhas'"

Europa, Vida & Lazer

Inglaterra está a enterrar mais de 2.000 árvores de Natal nas praias e o motivo está a surpreender

16:20 25 Outubro, 2026 13:53 25 Outubro, 2026

Milhares de árvores de Natal estão a ser enterradas nas praias de Inglaterra para combater a erosão costeira

Desporto, Nacional, Vida & Lazer

António Barros oferece Anilha de Ouro a ‘repórter’ de Faro

16:30 25 Outubro, 2026 16:27 25 Outubro, 2026

Oferta ao 'repórter' de Faro reconhece o trabalho de divulgação da columbofilia. União Columbófila Ouriquense encerrou a época com entrega de prémios.

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

Temperaturas vão subir até 7 graus acima do normal já esta segunda-feira, mas o calor tem os dias contados

18:40 25 Outubro, 2026 13:59 25 Outubro, 2026

Portugal vai registar uma subida das temperaturas esta segunda-feira, com valores até 7 graus acima do habitual para outubro

Desporto

Algarve pode receber partida do Dakar em 2027 após saída da Arábia Saudita

16:40 25 Outubro, 2026 16:29 25 Outubro, 2026

Organização confirmou a saída do Dakar da Arábia Saudita em 2027. Portugal e Marrocos são uma hipótese, com anúncio previsto para os próximos dias

Opinião, Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Europa, Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Algarve, Cultura

Halloween transforma Alte numa aldeia de bruxas, música e diversão

09:00 25 Outubro, 2026 09:08 20 Outubro, 2026

Festa regressa a Alte a 31 de outubro, com três palcos dedicados ao Halloween, animação de rua, espetáculos e música até de madrugada

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Nacional

Bombas de combustível têm novo aviso obrigatório: saiba o que significa na prática a redução de impostos

08:20 24 Outubro, 2026 14:11 23 Outubro, 2026

Desde 17 de outubro, os postos têm de mostrar o alívio fiscal por litro. Veja o que representa e como se reflete num abastecimento

Europe Direct Algarve, Gastronomia

Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva

09:20 23 Outubro, 2026 09:10 23 Outubro, 2026

Castro Marim e Vila Real de Santo António participam na VIMAR 2026, levando a gastronomia algarvia, o sal artesanal e vinhos da região até Huelva

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Portimão Arena transforma-se num parque de diversões gigante para celebrar o Halloween
    Portimão Arena transforma-se num parque de diversões gigante para celebrar o Halloween
  • GNR detém 82 pessoas e apreende mais de 3.400 doses de droga no Algarve
    GNR detém 82 pessoas e apreende mais de 3.400 doses de droga no Algarve
  • Residente em Lagoa vai representar Portugal no concurso Miss Classic Universe na Malásia
    Residente em Lagoa vai representar Portugal no concurso Miss Classic Universe na Malásia
  • Natação algarvia destaca-se em Olhão e Sines com vitórias e lugares de pódio
    Natação algarvia destaca-se em Olhão e Sines com vitórias e lugares de pódio
  • Faro recebe missa em homenagem aos falecidos no Dia de Todos os Santos
    Faro recebe missa em homenagem aos falecidos no Dia de Todos os Santos

Opinião

  • A força do acreditar | Por Andrea Moura
    A força do acreditar | Por Andrea Moura
  • Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro
    Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro
  • A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
    A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal