Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Faro quer reforçar orçamento em 6,6 milhões para fazer face aos efeitos da pandemia

O Município de Faro prepara-se para aprovar uma revisão orçamental pensada sobretudo para fazer face aos principais efeitos da pandemia COVID-19 no tecido social do concelho e na economia

16:37 20 Abril, 2020 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Rogério Bacalhau não tem dúvidas de que “só com muito trabalho e unidade poderemos ultrapassar as dificuldades desta crise sem precedentes”

No total, serão incluídos no orçamento 6.674.150 euros a distribuir em várias áreas distintas. A maior fatia destas verbas (5.898.132 euros) é extraída do saldo da gerência de 2019, que ascende a 9.593.687 euros e a menor (776.018 euros) provém do aumento das transferências do Orçamento de Estado de 2020.

Novas medidas de apoio social e estímulo económico

Assim, entre despesas correntes e de capital serão aplicados diretamente no combate à pandemia 2.687.690,00 euros. Para além das medidas já apresentadas no programa “Faro Consigo”, são agora contempladas novas ações em face dos desenvolvimentos. Faro tem agora preparados, entre outros, a entrega de cabazes de alimentação aos mais desfavorecidos, a aquisição e entrega de equipamentos de proteção individual às respostas sociais do concelho e outras entidades (autoridades), a aquisição de 100 camas hospitalares e outros equipamentos para preparação de respostas de retaguarda no combate à crise sanitária e a entrega ao Centro de Saúde de Faro de viaturas ligeiras (4 bicicletas elétricas e um automóvel ligeiro de passageiros) para cuidados de saúde na comunidade. Destas verbas sairá também um montante para dotar um programa de apoio ao arrendamento para as famílias.

Também o meio associativo do concelho merece nesta revisão um cuidado particular, atentos os particulares constrangimentos que atravessa por força da crise, reforçando-se o programa municipal de apoios ao associativismo em 916.300,00 euros.

Município vai reforçar o orçamento para empreitadas no concelho

Nesta revisão, o município vai reforçar o orçamento para empreitadas no concelho, no total de 1.501.100 euros. A ideia é, em tempos de crise, impedir que a economia do concelho fique completamente neutralizada, investindo o mais possível na requalificação do espaço público e vias de comunicação, lembrando que muitas destas obras estão a cargo de fornecedores locais e regionais.

Neste capítulo, o investimento centra-se em várias vertentes de atuação. Destacam-se obras do Programa “Faro Requalifica” como a reabilitação do icónico Celeiro do Convento de São Francisco (59.000 euros), a requalificação de diversas estradas e arruamentos da rede viária e rural (924.000 euros) e ainda o projeto para a execução de uma passagem superior e pedonal para o Teatro das Figuras (78.000 euros). Neste capítulo também acomodadas a implementação duma ciclovia urbana desde o Teatro Municipal até à rotunda do hospital (165.000 euros) e a requalificação do Largo do Pé da Cruz (385.000 euros), a continuação da reabilitação de calçadas (150.000 euros) e a pintura de estradas e ciclovias (120 euros).

O Município dispõe ainda de 1.174.060 euros para robustecimento de rúbricas diversas onde se incluem verbas destinadas a instalações, materiais de obras e outros. Merecem menção os ajustamentos necessários em três procedimentos fundamentais que ficaram desertos em Dezembro de 2019, nomeadamente a Requalificação da Alameda João de Deus (passa dos 650.000 euros iniciais para 989.931,81 euros), a Requalificação da Mata do Liceu (de 850.000 para 1.206.276,98 euros) e a Construção do Centro Cultural e de Inovação na Bordeira (de 1.201.000 euros para 1.557.052,87 euros). Com estes três procedimentos o Município assegura, com meios próprios, um reforço de 1.052.261,66 euros, em aditamento ao valor inicial contratualizado com a Caixa Geral de Depósitos SA (2.701.000 euros). De referir que este montante será distribuído pelos exercícios de 2020, 2021 e 2022.

Ainda no capítulo das intervenções, uma nota também para investimentos adicionais no setor da educação, em que o Município assumiu novas competências no corrente ano letivo, e que se consubstanciam essencialmente na remodelação de instalações (229.100,00 euros) e na aquisição de transporte escolar (52.000 euros).

Investimento só acontece devido à boa situação financeira da autarquia que, após 10 anos de recuperação

Nesta revisão que, excecionalmente e ao abrigo das disposições legais, acontece antes da aprovação das contas do ano anterior, o Município procurou robustecer o nível de investimento em diversas áreas o que, segundo o presidente da Câmara Municipal, “só acontece devido à boa situação financeira da autarquia que, após 10 anos de recuperação se encontra novamente saudável e com capacidade para operar mudanças significativas na vida das pessoas”.

No entanto, Rogério Bacalhau antecipa que “só com muito trabalho e unidade poderemos ultrapassar as dificuldades desta crise sem precedentes. É necessário congregar esforços para defender a economia e a vida das nossas famílias e esse trabalho é de todos.”

“A Câmara dá este sinal, porque o pode fazer, mas o que é preciso é que todos tenhamos a consciência de que temos de nos aproximar mais uns dos outros e sobretudo sermos mais cooperantes, pois ninguém vive sozinho”. No futuro, “importa dar as mãos e trabalhar para que, quando isto passar, possamos todos recuperar o tempo perdido e fazer mais pela nossa comunidade”.

Apesar do esforço possível para antecipar os efeitos da pandemia do COVID 19 na economia do concelho, é impossível prever os desenvolvimentos futuros. A autarquia reserva cerca de 3.695.555 euros a incorporar numa futura revisão ao orçamento, atendendo aos ajustamentos que entretanto se mostrem necessários em função do evoluir da situação pandémica e dos seus efeitos na economia do Concelho.

RELACIONADO:

Faro apoia associativismo do concelho com 916 mil euros

Faro implementa 16 novas medidas para fazer face ao desemprego e ajudar as famílias

Idoso levanta medicamentos na farmácia.
Economia Nacional Saúde

Portugueses ‘correm’ em massa atrás deste medicamento que pode custar 400€ e compraram mais de 3.000 embalagens num dia

15:10 24 Setembro, 2026 14:34 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A procura por Mounjaro disparou nas farmácias portuguesas, com milhares de embalagens vendidas em apenas 24 horas

Algarve

Tavira de luto pela morte de David Pereira aos 21 anos

17:35 24 Setembro, 2026 17:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Família, amigos e comunidade lamentam a morte precoce de David Pereira. O jovem tinha 21 anos e integrava o Rancho de Santo Estêvão

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia

Mercadona ‘acelera’ expansão no Algarve e depois de Portimão já há destino para a segunda loja: conheça a localização

19:10 24 Setembro, 2026 15:15 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber a segunda superfície da Mercadona no Algarve, com abertura prevista para novembro

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Algarve

Recluso espancado durante dois dias e violado com pau de vassoura na cadeia de Faro: relatório denuncia alegada omissão de auxílio

14:10 24 Setembro, 2026 13:57 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O recluso recém-chegado à cadeia de Faro foi alvo de agressões físicas e sexuais durante dois dias

Europa

“Obrigado por me arruinarem as férias”: turistas chegam ao Coliseu e encontram portas fechadas após morte de trabalhador de 22 anos

18:00 24 Setembro, 2026 18:01 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O encerramento inesperado do Coliseu apanhou vários visitantes de surpresa, incluindo um turista norte-americano que lamentou: “Obrigado por me arruinarem as férias”

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa Nacional

Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal

21:00 23 Setembro, 2026 18:52 23 Setembro, 2026 | João Luís

O Governo britânico recomenda às famílias um kit de emergência. Proteção Civil portuguesa faz recomendações semelhantes

Carro elétrico a carregar.
Auto Nacional

Já há um carro elétrico novo por cerca de 17 mil euros em Portugal e faz 250 km com uma carga

21:00 24 Setembro, 2026 14:56 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Este elétrico é um dos mais acessíveis à venda em Portugal, com um preço de cerca de 17 mil euros e uma autonomia anunciada de 250 quilómetros

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Portugal pode chegar aos 37 ºC mas cenário muda nesta data: ar atlântico vai fazer cair as temperaturas

16:30 24 Setembro, 2026 15:47 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança expressiva do tempo na reta final de setembro, com a chegada de ar atlântico a fazer cair as temperaturas

Assembleia da República.
Opinião Política

Bilhete Postal: A beleza do sistema democrático | Por Eduardo Costa

18:50 24 Setembro, 2026 18:53 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

“Parece-nos que o sistema democrático está bem pensado […]. Por que são tantos os desiludidos do sistema democrático. Por que será?”

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode regressar em força a Portugal neste período: mau tempo a caminho

09:00 24 Setembro, 2026 04:27 24 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode ganhar força em Portugal neste período, com maior instabilidade e precipitação acima do normal

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Está de baixa médica? Sair de casa nestes dois horários exige autorização do médico

19:40 23 Setembro, 2026 16:54 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem recebe subsídio de doença tem deveres específicos para cumprir e uma saída de casa sem justificação pode levar à suspensão da prestação

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Gregorio descontou durante 47 anos mas teve de pedir a reforma antecipada: “A Segurança Social retirou-me 6,5% da pensão depois de sofrer um acidente e ficar sem poder trabalhar”

19:30 24 Setembro, 2026 16:21 24 Setembro, 2026 | João Luís

Pensionista espanhol afirma que ficou 14 meses de baixa após acidente de trabalho e passou a receber pensão reduzida por antecipar a reforma

Algarve

Tribunal aplica apresentações semanais a homem que atropelou dois polícias em Portimão

18:40 24 Setembro, 2026 18:27 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Dois agentes foram arrastados pela viatura quando tentavam impedir o homem de conduzir, tendo depois sido transportados ao hospital

Regresso à pastorícia e utilização de drones.
Algarve

Nem humanos nem máquinas: saiba quem está ‘responsável’ pela limpeza dos campos de golfe deste resort no Algarve

13:20 23 Setembro, 2026 12:48 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Rebanho de cabras e ovelhas ajuda a controlar a vegetação numa propriedade algarvia com 270 hectares e campos de golfe

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Idoso levanta medicamentos na farmácia.
Economia, Nacional, Saúde

Portugueses ‘correm’ em massa atrás deste medicamento que pode custar 400€ e compraram mais de 3.000 embalagens num dia

15:10 24 Setembro, 2026 14:34 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A procura por Mounjaro disparou nas farmácias portuguesas, com milhares de embalagens vendidas em apenas 24 horas

Algarve

Tavira de luto pela morte de David Pereira aos 21 anos

17:35 24 Setembro, 2026 17:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Família, amigos e comunidade lamentam a morte precoce de David Pereira. O jovem tinha 21 anos e integrava o Rancho de Santo Estêvão

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia

Mercadona ‘acelera’ expansão no Algarve e depois de Portimão já há destino para a segunda loja: conheça a localização

19:10 24 Setembro, 2026 15:15 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber a segunda superfície da Mercadona no Algarve, com abertura prevista para novembro

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Algarve

Recluso espancado durante dois dias e violado com pau de vassoura na cadeia de Faro: relatório denuncia alegada omissão de auxílio

14:10 24 Setembro, 2026 13:57 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O recluso recém-chegado à cadeia de Faro foi alvo de agressões físicas e sexuais durante dois dias

Europa

“Obrigado por me arruinarem as férias”: turistas chegam ao Coliseu e encontram portas fechadas após morte de trabalhador de 22 anos

18:00 24 Setembro, 2026 18:01 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O encerramento inesperado do Coliseu apanhou vários visitantes de surpresa, incluindo um turista norte-americano que lamentou: “Obrigado por me arruinarem as férias”

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa, Nacional

Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal

21:00 23 Setembro, 2026 18:52 23 Setembro, 2026 | João Luís

O Governo britânico recomenda às famílias um kit de emergência. Proteção Civil portuguesa faz recomendações semelhantes

Carro elétrico a carregar.
Auto, Nacional

Já há um carro elétrico novo por cerca de 17 mil euros em Portugal e faz 250 km com uma carga

21:00 24 Setembro, 2026 14:56 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Este elétrico é um dos mais acessíveis à venda em Portugal, com um preço de cerca de 17 mil euros e uma autonomia anunciada de 250 quilómetros

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Portugal pode chegar aos 37 ºC mas cenário muda nesta data: ar atlântico vai fazer cair as temperaturas

16:30 24 Setembro, 2026 15:47 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança expressiva do tempo na reta final de setembro, com a chegada de ar atlântico a fazer cair as temperaturas

Assembleia da República.
Opinião, Política

Bilhete Postal: A beleza do sistema democrático | Por Eduardo Costa

18:50 24 Setembro, 2026 18:53 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

“Parece-nos que o sistema democrático está bem pensado […]. Por que são tantos os desiludidos do sistema democrático. Por que será?”

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode regressar em força a Portugal neste período: mau tempo a caminho

09:00 24 Setembro, 2026 04:27 24 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode ganhar força em Portugal neste período, com maior instabilidade e precipitação acima do normal

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Está de baixa médica? Sair de casa nestes dois horários exige autorização do médico

19:40 23 Setembro, 2026 16:54 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem recebe subsídio de doença tem deveres específicos para cumprir e uma saída de casa sem justificação pode levar à suspensão da prestação

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Gregorio descontou durante 47 anos mas teve de pedir a reforma antecipada: “A Segurança Social retirou-me 6,5% da pensão depois de sofrer um acidente e ficar sem poder trabalhar”

19:30 24 Setembro, 2026 16:21 24 Setembro, 2026 | João Luís

Pensionista espanhol afirma que ficou 14 meses de baixa após acidente de trabalho e passou a receber pensão reduzida por antecipar a reforma

Algarve

Tribunal aplica apresentações semanais a homem que atropelou dois polícias em Portimão

18:40 24 Setembro, 2026 18:27 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Dois agentes foram arrastados pela viatura quando tentavam impedir o homem de conduzir, tendo depois sido transportados ao hospital

Regresso à pastorícia e utilização de drones.
Algarve

Nem humanos nem máquinas: saiba quem está ‘responsável’ pela limpeza dos campos de golfe deste resort no Algarve

13:20 23 Setembro, 2026 12:48 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Rebanho de cabras e ovelhas ajuda a controlar a vegetação numa propriedade algarvia com 270 hectares e campos de golfe

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Últimas Notícias

  • Já há um carro elétrico novo por cerca de 17 mil euros em Portugal e faz 250 km com uma carga
    Já há um carro elétrico novo por cerca de 17 mil euros em Portugal e faz 250 km com uma carga
  • Gregorio descontou durante 47 anos mas teve de pedir a reforma antecipada: “A Segurança Social retirou-me 6,5% da pensão depois de sofrer um acidente e ficar sem poder trabalhar”
    Gregorio descontou durante 47 anos mas teve de pedir a reforma antecipada: “A Segurança Social retirou-me 6,5% da pensão depois de sofrer um acidente e ficar sem poder trabalhar”
  • Mercadona ‘acelera’ expansão no Algarve e depois de Portimão já há destino para a segunda loja: conheça a localização
    Mercadona ‘acelera’ expansão no Algarve e depois de Portimão já há destino para a segunda loja: conheça a localização
  • Tribunal aplica apresentações semanais a homem que atropelou dois polícias em Portimão
    Tribunal aplica apresentações semanais a homem que atropelou dois polícias em Portimão
  • Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis
    Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

Opinião

  • Bilhete Postal: A beleza do sistema democrático | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: A beleza do sistema democrático | Por Eduardo Costa
  • A política e os cidadãos | Por Afonso de Lousada
    A política e os cidadãos | Por Afonso de Lousada
  • Não íamos depressa. Eles é que iam devagar | Por Ana Alexandra Resende
    Não íamos depressa. Eles é que iam devagar | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa
    Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa
  • Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
    Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento