Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Faro implementa 16 novas medidas para fazer face ao desemprego e ajudar as famílias

Para além das 31 medidas já apresentadas no programa “Faro Consigo”, são agora contempladas 16 novas ações para apoio direto às entidades que estão na linha da frente no combate ao surto pandémico, ao mesmo tempo que se reforça o pacote aplicado no estímulo à recuperação económica do concelho, procurando dar combate ao desemprego e à falência das famílias farenses

11:02 23 Abril, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, diz que o Município de Faro estará sempre presente nos momentos difíceis

O presidente da Câmara Municipal de Faro, apresentou na página de Facebook do Município um conjunto adicional de medidas para fazer face à crise pandémica e seus efeitos na economia das famílias, empresas e movimento associativo do concelho, cujo valor supera os 5 milhões de euros.

Para além das 31 medidas já apresentadas no programa “Faro Consigo”, são agora contempladas 16 novas ações para apoio direto às entidades que estão na linha da frente no combate ao surto pandémico, ao mesmo tempo que se reforça o pacote aplicado no estímulo à recuperação económica do concelho, procurando dar combate ao desemprego e à falência das famílias farenses.

“Continuamos a ir ao encontro dos mais desfavorecidos, criando linhas de apoio para as famílias cuja quebra de rendimentos não permite já o custeio das suas despesas com habitação arrendada, sem esquecer o cuidado a ter no apoio às franjas mais vulneráveis da população, como os idosos em isolamento, pessoas sem-abrigo e outros”, destaca a autarquia Farense.

No que toca às medidas de contenção e apoio às autoridades sanitárias, a autarquia adquiriu e entregou equipamentos de proteção individual (máscaras e viseiras) a todas as 37 respostas sociais do concelho, entre lares, centros de dia e internatos, e reforço do stock das Autoridades com jurisdição no concelho. Adquiriu e montou 100 camas hospitalares e outros equipamentos para preparação de respostas de retaguarda no combate à crise sanitária, no Pavilhão Municipal da Penha e Ginásio-sede do Sporting Clube Farense. Entregou ao Centro de Saúde de Faro (Unidade de Saúde Familiar Ossónoba) 4 bicicletas elétricas para deslocação das equipas que fazem apoios domiciliários na comunidade e um um automóvel ligeiro de passageiros ao Centro de Saúde de Faro para cuidados de saúde na comunidade.

Medidas de apoio à economia e às famílias

Quanto às medidas de apoio às famílias, será apresentada à Assembleia Municipal uma proposta de redução do IMI urbano, para 2021, de 0,38% para 0,35%, o que representa uma injeção de cerca de 1 milhão de euros na economia dos farenses.

O pacote fiscal a apresentar à Assembleia Municipal prevê também, para 2021, a isenção de derrama para as empresas com um volume de negócios inferior a 150 mil euros, abdicando o Município de uma receita estimada de 450 mil euros.

Num momento em que todos os clubes e associações se vêem a braços com a paragem quase total das suas atividades e fontes de rendimento, a autarquia reforça o programa municipal de apoio ao associativismo no montante de 916.300 euros.

Nesta revisão, o município vai reforçar também o orçamento para empreitadas no concelho, no total de 1.501.100,00. Pretende-se, em tempos de crise, impedir que a economia do concelho fique completamente neutralizada, investindo o mais possível na requalificação do espaço público e vias de comunicação, lembrando que muitas destas obras estão a cargo de fornecedores locais e regionais. O setor público tem que se assumir como uma alavanca de investimento, criando e mantendo empregos.

Procurando relançar um conjunto de obras cujos concursos haviam ficado desertos em Dezembro de 2019, o Município inscreve cerca de 940 mil euros (a distribuir pelos orçamentos de 2020, 2021 e 2022) para reforço dos procedimentos a lançar: Requalificação da Mata do Liceu, Requalificação da Alameda João de Deus e Edificação do Centro Cultural e Recreativo de Bordeira.

A autarquia reforça o sistema de pagamento imediato de faturas a fornecedores, reduzindo ao mínimo os tempos de espera para recebimentos relativos a bens e serviços fornecidos ao Município.

Medidas de apoio social

No conjunto de medidas de apoio social, a autarquia adquiriu e entregou de cabazes de alimentação e vales de compras a famílias carenciadas, em articulação com a rede social do concelho e deu apoio suplementar ao Banco Alimentar (30 mil euros), tendo em vista a aquisição de bens alimentares a produtores locais, a entregar posteriormente às famílias carenciadas, através das IPSS do concelho.

A Câmara de Faro criou também um mecanismo de apoio às rendas para as famílias cujos rendimentos perdidos não possibilitem fazer face às despesas com habitação e pagou cerca de 1,5€ por almoço (cinco almoços por semana) às famílias com filhos que frequentem as Escolas do 1º Ciclo e que sejam utentes com apoio social escolar do Escalão A e B, através da atribuição de vales de compras no valor unitário mensal de 30€ (medida aplicável aos meses de Maio e Junho de 2020).

Foi atribuída uma comparticipação financeira de 20 mil euros a cada um dos cinco agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do concelho, no montante total de 100.000 euros) para apoio ao processo de aprendizagem à distância. A medida prevê que os agrupamentos procedam à aquisição de equipamentos tecnológicos para posterior empréstimo aos alunos de famílias carenciadas.

A autarquia tem dado uma atenção especial à causa animal, através da atribuição de apoios extraordinários às associações do movimento animal para ações junto da população e reforço do projeto já existente “cheque veterinário”.

“Estando longe do seu final, a crise pandémica global deixou já marcas severas no tecido social e económico do concelho. Por força da paragem abrupta nas atividades económicas, empresas e famílias vêem fugir os seus rendimentos. O mesmo acontece com o movimento associativo farense, composto por forças vivas determinantes para o desenvolvimento social, cultural, desportivo e juvenil e que agora se encontram paralisadas”, afirma Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro.

Neste momento crucial, “todos devem assumir as suas responsabilidades, pois só com muito trabalho e unidade poderemos ultrapassar as dificuldades desta crise sem precedentes. É necessário congregar esforços para defender a economia e a vida das nossas famílias e esse trabalho é de todos”.

Pela nossa parte, “respondemos afirmativamente aos desafios – não podia ser de outra forma. É tempo de sermos solidários, de entender as dificuldades e de dar a todos pelo menos uma certeza, a de que o Município de Faro estará sempre presente nos momentos difíceis”.

Torna-se agora imperioso que “todos tenhamos a consciência de que temos de ser mais cooperantes, pois ninguém vive sozinho. Importa preparar o futuro, dar as mãos e trabalhar para que, quando isto passar, possamos todos recuperar o tempo perdido e fazer mais pela nossa comunidade”, conclui o autarca.

RELACIONADO:

Faro apoia associativismo do concelho com 916 mil euros

Faro quer reforçar orçamento em 6,6 milhões para fazer face aos efeitos da pandemia

Economia Nacional

Atenção proprietários: Autoridade Tributária avisa que IMI tem que ser pago até esta data

13:50 4 Maio, 2026 13:43 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O prazo para pagar a totalidade ou a primeira prestação do IMI termina a 1 de junho. Saiba quem tem de pagar agora e em que meses chegam as restantes prestações

Algarve

Homem detido em Loulé com mais de 1.900 doses de droga

12:30 4 Maio, 2026 12:22 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

GNR interceta suspeito após infração rodoviária em Loulé, levando à detenção por tráfico de droga e apreensão de estupefacientes

Mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Tempestade a caminho: chuva volta ‘em força’ neste dia e estas vão ser as regiões mais afetadas

06:30 4 Maio, 2026 14:30 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Temperaturas mais baixas, céu muitas vezes nublado e períodos de chuva deverão marcar os próximos dias em várias regiões do país

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva a ‘potes’: maio também é de “águas mil” e esta vai ser a região mais afetada

09:40 3 Maio, 2026 17:02 2 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Maio começa com chuva persistente e acumulados elevados em algumas zonas do país

Corredor de hospital com efeito de movimento.
Saúde

Novo tratamento para o cancro passa a demorar apenas um minuto: saiba o que ‘muda’ para os doentes

17:50 4 Maio, 2026 17:42 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um novo modo de administrar um conhecido tratamento oncológico promete mudar rotinas, reduzir horas no hospital e aliviar o dia a dia de milhares de doentes

Europe Direct Algarve Opinião

Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira

18:46 4 Maio, 2026 18:51 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"A criação de um projeto piloto no Algarve poderia constituir um primeiro passo prudente e testável, permitindo avaliar, em contexto real, os benefícios e desafios de um modelo regional antes da sua eventual extensão ao restante território"

Covid-19. Crédito: Freepik
Mundo Saúde

Alerta de saúde pública: surto deste vírus faz 3 mortos em navio com 1 português a bordo

14:20 4 Maio, 2026 14:09 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O navio está ao largo de Cabo Verde e foi impedido de atracar por precaução, devido a um surto deste vírus

Casal observa obras na casa vizinha a partir da janela. Crédito: Foto AI
Nacional

Casal obrigado a permitir andaimes no seu terreno para vizinha construir casa: tribunal confirma a decisão

17:40 4 Maio, 2026 17:30 4 Maio, 2026 | Luís Santos

Conflito entre vizinhos termina com decisão que obriga casal a permitir uso do terreno para obras da vizinha

Algarve

Todas as praias de Loulé voltam a hastear Bandeira Azul

18:20 4 Maio, 2026 18:28 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dez praias de Loulé e a Marina de Vilamoura voltam a hastear Bandeira Azul, reforçando qualidade ambiental e segurança balnear

Algarve Desporto

Estreia do Clube de Basquetebol de Tavira no ténis de mesa marcada por vitórias

07:00 4 Maio, 2026 06:40 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Atletas do Clube de Basquetebol de Tavira estreiam-se no ténis de mesa com pódios e bons resultados no torneio regional realizado em Paderne

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Europa

“Forçaram-me a assinar um papel”: reformado português com pensão de 1.680€ foi obrigado a sair de casa e não tem para onde ir

10:50 2 Maio, 2026 15:12 29 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Reformado português enfrenta um despejo no Luxemburgo, mas há detalhes legais e sociais que levantam mais perguntas do que respostas

Algarve

Providência cautelar trava obra da dessalinizadora em Albufeira

16:01 4 Maio, 2026 16:01 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dessalinizadora de Albufeira suspensa após providência cautelar interposta pela antiga proprietária, com efeitos imediatos sobre a obra

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência Mundo Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Avião da Ryanair. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Adeus atrasos: Ryanair anuncia nova regra que entra em vigor nesta data e os mais distraídos não vão ‘achar piada’

09:30 3 Maio, 2026 20:34 1 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Ryanair anunciou recentemente uma nova regra que entrará em vigor em todos os aeroportos onde a companhia opera em novembro deste ano

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve Vida & Lazer

Adeus banhistas? Esta praia no Algarve muito procurada todo o ano acaba de perder a Bandeira Azul e pode ficar ‘deserta’

11:59 1 Maio, 2026 11:59 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia dos Pescadores, em Albufeira, perdeu a Bandeira Azul em 2026, num ano em que Portugal regista 438 distinções

Economia, Nacional

Atenção proprietários: Autoridade Tributária avisa que IMI tem que ser pago até esta data

13:50 4 Maio, 2026 13:43 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O prazo para pagar a totalidade ou a primeira prestação do IMI termina a 1 de junho. Saiba quem tem de pagar agora e em que meses chegam as restantes prestações

Algarve

Homem detido em Loulé com mais de 1.900 doses de droga

12:30 4 Maio, 2026 12:22 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

GNR interceta suspeito após infração rodoviária em Loulé, levando à detenção por tráfico de droga e apreensão de estupefacientes

Mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Tempestade a caminho: chuva volta ‘em força’ neste dia e estas vão ser as regiões mais afetadas

06:30 4 Maio, 2026 14:30 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Temperaturas mais baixas, céu muitas vezes nublado e períodos de chuva deverão marcar os próximos dias em várias regiões do país

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva a ‘potes’: maio também é de “águas mil” e esta vai ser a região mais afetada

09:40 3 Maio, 2026 17:02 2 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Maio começa com chuva persistente e acumulados elevados em algumas zonas do país

Corredor de hospital com efeito de movimento.
Saúde

Novo tratamento para o cancro passa a demorar apenas um minuto: saiba o que ‘muda’ para os doentes

17:50 4 Maio, 2026 17:42 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um novo modo de administrar um conhecido tratamento oncológico promete mudar rotinas, reduzir horas no hospital e aliviar o dia a dia de milhares de doentes

Europe Direct Algarve, Opinião

Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira

18:46 4 Maio, 2026 18:51 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"A criação de um projeto piloto no Algarve poderia constituir um primeiro passo prudente e testável, permitindo avaliar, em contexto real, os benefícios e desafios de um modelo regional antes da sua eventual extensão ao restante território"

Covid-19. Crédito: Freepik
Mundo, Saúde

Alerta de saúde pública: surto deste vírus faz 3 mortos em navio com 1 português a bordo

14:20 4 Maio, 2026 14:09 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O navio está ao largo de Cabo Verde e foi impedido de atracar por precaução, devido a um surto deste vírus

Casal observa obras na casa vizinha a partir da janela. Crédito: Foto AI
Nacional

Casal obrigado a permitir andaimes no seu terreno para vizinha construir casa: tribunal confirma a decisão

17:40 4 Maio, 2026 17:30 4 Maio, 2026 | Luís Santos

Conflito entre vizinhos termina com decisão que obriga casal a permitir uso do terreno para obras da vizinha

Algarve

Todas as praias de Loulé voltam a hastear Bandeira Azul

18:20 4 Maio, 2026 18:28 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dez praias de Loulé e a Marina de Vilamoura voltam a hastear Bandeira Azul, reforçando qualidade ambiental e segurança balnear

Algarve, Desporto

Estreia do Clube de Basquetebol de Tavira no ténis de mesa marcada por vitórias

07:00 4 Maio, 2026 06:40 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Atletas do Clube de Basquetebol de Tavira estreiam-se no ténis de mesa com pódios e bons resultados no torneio regional realizado em Paderne

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Europa

“Forçaram-me a assinar um papel”: reformado português com pensão de 1.680€ foi obrigado a sair de casa e não tem para onde ir

10:50 2 Maio, 2026 15:12 29 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Reformado português enfrenta um despejo no Luxemburgo, mas há detalhes legais e sociais que levantam mais perguntas do que respostas

Algarve

Providência cautelar trava obra da dessalinizadora em Albufeira

16:01 4 Maio, 2026 16:01 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dessalinizadora de Albufeira suspensa após providência cautelar interposta pela antiga proprietária, com efeitos imediatos sobre a obra

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência, Mundo, Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Avião da Ryanair. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Adeus atrasos: Ryanair anuncia nova regra que entra em vigor nesta data e os mais distraídos não vão ‘achar piada’

09:30 3 Maio, 2026 20:34 1 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Ryanair anunciou recentemente uma nova regra que entrará em vigor em todos os aeroportos onde a companhia opera em novembro deste ano

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve, Vida & Lazer

Adeus banhistas? Esta praia no Algarve muito procurada todo o ano acaba de perder a Bandeira Azul e pode ficar ‘deserta’

11:59 1 Maio, 2026 11:59 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia dos Pescadores, em Albufeira, perdeu a Bandeira Azul em 2026, num ano em que Portugal regista 438 distinções

Últimas Notícias

  • Todas as praias de Loulé voltam a hastear Bandeira Azul
    Todas as praias de Loulé voltam a hastear Bandeira Azul
  • Novo tratamento para o cancro passa a demorar apenas um minuto: saiba o que ‘muda’ para os doentes
    Novo tratamento para o cancro passa a demorar apenas um minuto: saiba o que ‘muda’ para os doentes
  • Casal obrigado a permitir andaimes no seu terreno para vizinha construir casa: tribunal confirma a decisão
    Casal obrigado a permitir andaimes no seu terreno para vizinha construir casa: tribunal confirma a decisão
  • Providência cautelar trava obra da dessalinizadora em Albufeira
    Providência cautelar trava obra da dessalinizadora em Albufeira
  • Famílias convidadas a dançar e aprender na Biblioteca Municipal de Tavira
    Famílias convidadas a dançar e aprender na Biblioteca Municipal de Tavira
  • Novas regras da UE para estes cidadãos provocam caos nos aeroportos europeus e Portugal ‘prepara-se’ para uma mudança
    Novas regras da UE para estes cidadãos provocam caos nos aeroportos europeus e Portugal ‘prepara-se’ para uma mudança

Opinião

  • Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
    Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
  • O eco do infinito: somos o universo a contemplar-se a si mesmo | Por António Piedade
    O eco do infinito: somos o universo a contemplar-se a si mesmo | Por António Piedade
  • Quando o microscópico pode salvar vidas: novas microagulhas contra o cancro da pele | Por Luís Monteiro
    Quando o microscópico pode salvar vidas: novas microagulhas contra o cancro da pele | Por Luís Monteiro
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
    Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
  • Novas regras da UE para estes cidadãos provocam caos nos aeroportos europeus e Portugal ‘prepara-se’ para uma mudança
    Novas regras da UE para estes cidadãos provocam caos nos aeroportos europeus e Portugal ‘prepara-se’ para uma mudança
  • União Europeia ‘aperta o cerco’: desempregados podem não gostar e estes apoios já não vão ser iguais para todos
    União Europeia ‘aperta o cerco’: desempregados podem não gostar e estes apoios já não vão ser iguais para todos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal