Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Metais pesados e microplásticos detetados no mar do Algarve, entre Sagres e Portimão

“Os dados obtidos parecem indicar que nos anos 1960 notou-se um pico de poluição, mas, curiosamente, nos últimos anos, essa poluição parece estar a abrandar ligeiramente, à exceção da zona do rio Arade, devido a descargas regulares que são efetuadas”

13:31 22 Junho, 2022 13:32 22 Junho, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Metais pesados e microplásticos são alguns dos poluentes detetados na plataforma continental do Algarve no âmbito de um estudo internacional liderado pelo investigador Pedro Costa, anunciou esta quarta-feira a Universidade de Coimbra (UC).

“A presença humana tem deixado uma assinatura poluente na zona costeira do Algarve, com impacto negativo, por exemplo, ao nível da biodiversidade”, afirma Pedro Costa, do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), citado numa nota da UC enviada à agência Lusa.

O projeto “OnOff”, que envolve mais de 20 investigadores, permitiu efetuar “a cronografia dos eventos extremos [como tsunamis e tempestades] e dos efeitos da contaminação humana” nesta zona de Portugal, ao longo dos últimos 12 mil anos.

O estudo “alerta para os impactos da poluição antrópica na plataforma continental do Algarve”, refere a assessoria de imprensa da FCTUC, segundo a qual “metais pesados e contaminantes orgânicos foram detetados ao longo da zona litoral do Algarve, entre Sagres e Portimão”, tendo os resultados da investigação sido publicados na revista especializada Marine Pollution Bulletin.

“Os dados obtidos parecem indicar que nos anos 1960 notou-se um pico de poluição, mas, curiosamente, nos últimos anos, essa poluição parece estar a abrandar ligeiramente, à exceção da zona do rio Arade, devido a descargas regulares que são efetuadas”, revela Pedro Costa, coautor do artigo científico.

O estudo reporta a presença de “vários poluentes inorgânicos e orgânicos relacionados com a atividade humana, entre os quais diferentes metais pesados e até microplásticos”.

Devido às alterações climáticas, “é expectável que passemos a ter mais eventos de alta energia, quer em precipitação quer em tempestades, o que vai causar fenómenos erosivos mais intensos”.

“Em Portugal, há já uma série de zonas sob pressão, o que significa que este problema vai agudizar-se inevitavelmente. Sempre tivemos poluição, mas com os forçamentos climáticos em mudança e com os níveis energéticos destes eventos extremos, fenómenos que seriam de pouca intensidade podem vir a provocar graves consequências negativas e desequilíbrios graves nos sistemas costeiros”, alerta o investigador da FCTUC.

Além da UC, o “OnOff” integra a Universidade de Lisboa, a Universidade do Algarve, o Instituto Hidrográfico e a Agência Portuguesa do Ambiente, além da Universidade de Aachen (Alemanha) e o Serviço Geológico dos Estados Unidos (United States Geological Survey).

Intitulado “Contemporary pollution of surface sediments from the Algarve shelf, Portugal”, o projeto, iniciado em 2018, “visa essencialmente reconstruir integralmente os eventos extremos, como tsunamis e tempestades, e os seus impactos na costa portuguesa, com base em evidências geológicas”.

“Ou seja, procura ir buscar informação aos fundos submarinos para efetuarmos a reconstrução de eventos extremos, quer de tsunamis, quer de tempestades ou cheias, e também de fenómenos mais recentes, como os de poluição”, explica Pedro Costa.

Para isso, os cientistas realizaram “uma série de campanhas de mar”, com sondagens submarinas, ao longo da costa do Algarve, recolhendo amostras de água, sedimentos e dados geofísicos entre os 500 e os 30 metros de profundidade.

“Este é o aspeto inovador do projeto, porque mostra um arquivo diferente a que normalmente não se prestava atenção e que permite reconstruir detalhadamente a evolução desta região. A informação obtida no mar é conjugada com os dados obtidos em terra, em zonas lagunares e estuarinas do Algarve”, adianta o líder do projeto.

O “OnOff” pode apoiar “as autoridades governamentais com dados úteis no planeamento, no ordenamento e também na operacionalização”.

O projeto é financiado com fundos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), da União Europeia e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, do Brasil.

Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona ‘acelera’ expansão em Portugal e estreia-se neste distrito: nova loja já abriu

14:00 10 Setembro, 2026 12:51 10 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Esta quinta-feira abriu uma nova loja da Mercadona em Portugal, a 76.ª em território nacional e a primeira neste distrito

médico
Algarve Saúde

Bastonário defende medidas específicas para fixar médicos no Algarve e outras zonas carenciadas

09:50 10 Setembro, 2026 09:33 10 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve está entre as regiões onde o bastonário considera necessário um “olhar especial” para combater a escassez de médicos

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva está de regresso a esta região portuguesa: previsão aponta para aguaceiros e trovoada

06:00 10 Setembro, 2026 14:25 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança do estado do tempo na Madeira, com o regresso da chuva e possibilidade de aguaceiros e trovoada já esta quinta-feira

Homem com um relógio de pulso.
Nacional

Adeus horário de verão? Esta é a data em que Portugal vai mudar para o horário de inverno e os dias vão ficar mais ‘pequenos’

18:10 9 Setembro, 2026 14:49 9 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Outubro traz o regresso ao horário de inverno, com os relógios a recuarem uma hora e os dias a ficarem mais 'pequenos'

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto

Adeus carta de condução? Caso o documento não cumpra este requisito pode ficar sem ele

09:40 10 Setembro, 2026 11:17 10 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Muitos condutores desconhecem que uma carta dentro da validade pode ser apreendida se algum dos seus dados deixar de estar legível

Casal sentando à mesa a analisar as suas finanças. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Já é oficial: vem aí um ‘prémio’ nos salários de novembro e dezembro e 2 milhões de famílias vão receber mais dinheiro

10:50 10 Setembro, 2026 10:44 10 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova redução do IRS foi aprovada pelo Governo para os últimos 2 meses de 2026 e vai afetar positivamente o salário de 2 milhões de famílias

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Mais de 2 milhões de pensionistas vão receber dinheiro extra em dezembro: saiba se está na lista

13:50 9 Setembro, 2026 13:46 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Governo confirmou um novo suplemento extraordinário para pensionistas, que será pago em dezembro e deverá chegar a mais de dois milhões de beneficiários

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Mais calor a caminho de Portugal continental: temperaturas ‘disparam’ nestas regiões e este será o dia mais quente

10:00 10 Setembro, 2026 16:10 9 Setembro, 2026 | João Luís

Calor intensifica-se em Portugal continental e as máximas podem chegar aos 39 ºC. Saiba as regiões mais quentes e qual será o dia do pico

Mulher a comer queijo na cozinha.
Europa

“Era completamente viciada”: britânica gastava 1.400€ por ano em queijo e ficou surpreendida com o que aconteceu após acabar com o vício

10:20 10 Setembro, 2026 08:19 10 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Diagnóstico levou Lucy Castle a rever a alimentação: 4 meses depois, as mudanças refletiam-se no peso, na rotina e até na profissão

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Algarve

Morador surpreende suspeito dentro de casa e PSP detém três homens em Lagos

14:30 10 Setembro, 2026 14:36 10 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Três homens foram detidos em Lagos numa ocorrência que envolveu furto em residência, carro roubado e troca de matrículas

Tiago Pereira. Crédto: Beatriz Ruivo | FPT
Algarve Desporto Europa

Algarvio Tiago Pereira conquista primeira vitória frente a um top 100

07:10 10 Setembro, 2026 07:19 10 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Aos 23 anos, o algarvio alcançou a primeira vitória frente a um top 100 e vai agora defrontar o argentino Genaro Alberto Olivieri

Jovem com a bandeira de Portugal. Crédito: Freepik
Nacional

Vem aí um novo feriado nacional? Parlamento analisa proposta e seria celebrado nesta data

15:50 9 Setembro, 2026 03:08 10 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um novo feriado nacional em Portugal está em discussão através de uma petição que pretende acrescentar mais uma data ao calendário

Idoso a olhar para uma folha. Crédito: Freepik AI
Economia

Atenção pensionistas: se não cumprir este requisito pode perder o direito a este apoio da Segurança Social

12:30 9 Setembro, 2026 12:14 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os reformados recebem pensão de velhice. Conheça o apoio disponível e o limite de rendimentos que não pode ultrapassar

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Pensionistas que recebam até este valor vão receber um pagamento extra ainda este ano: saiba se está entre os abrangidos

09:20 9 Setembro, 2026 09:09 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os pensionistas vão receber este apoio extraordinário. Veja qual é o limite definido pelo Governo

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Mundo

Um carro para a vida? Estudo analisou mais de 33.000 automóveis e estes são os que dão menos problemas

12:30 8 Setembro, 2026 14:50 7 Setembro, 2026 | João Luís

O seu carro está na lista? Estas são as marcas e modelos que deram menos problemas após três anos de utilização

Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona ‘acelera’ expansão em Portugal e estreia-se neste distrito: nova loja já abriu

14:00 10 Setembro, 2026 12:51 10 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Esta quinta-feira abriu uma nova loja da Mercadona em Portugal, a 76.ª em território nacional e a primeira neste distrito

médico
Algarve, Saúde

Bastonário defende medidas específicas para fixar médicos no Algarve e outras zonas carenciadas

09:50 10 Setembro, 2026 09:33 10 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve está entre as regiões onde o bastonário considera necessário um “olhar especial” para combater a escassez de médicos

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva está de regresso a esta região portuguesa: previsão aponta para aguaceiros e trovoada

06:00 10 Setembro, 2026 14:25 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança do estado do tempo na Madeira, com o regresso da chuva e possibilidade de aguaceiros e trovoada já esta quinta-feira

Homem com um relógio de pulso.
Nacional

Adeus horário de verão? Esta é a data em que Portugal vai mudar para o horário de inverno e os dias vão ficar mais ‘pequenos’

18:10 9 Setembro, 2026 14:49 9 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Outubro traz o regresso ao horário de inverno, com os relógios a recuarem uma hora e os dias a ficarem mais 'pequenos'

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto

Adeus carta de condução? Caso o documento não cumpra este requisito pode ficar sem ele

09:40 10 Setembro, 2026 11:17 10 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Muitos condutores desconhecem que uma carta dentro da validade pode ser apreendida se algum dos seus dados deixar de estar legível

Casal sentando à mesa a analisar as suas finanças. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Já é oficial: vem aí um ‘prémio’ nos salários de novembro e dezembro e 2 milhões de famílias vão receber mais dinheiro

10:50 10 Setembro, 2026 10:44 10 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova redução do IRS foi aprovada pelo Governo para os últimos 2 meses de 2026 e vai afetar positivamente o salário de 2 milhões de famílias

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Mais de 2 milhões de pensionistas vão receber dinheiro extra em dezembro: saiba se está na lista

13:50 9 Setembro, 2026 13:46 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Governo confirmou um novo suplemento extraordinário para pensionistas, que será pago em dezembro e deverá chegar a mais de dois milhões de beneficiários

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Mais calor a caminho de Portugal continental: temperaturas ‘disparam’ nestas regiões e este será o dia mais quente

10:00 10 Setembro, 2026 16:10 9 Setembro, 2026 | João Luís

Calor intensifica-se em Portugal continental e as máximas podem chegar aos 39 ºC. Saiba as regiões mais quentes e qual será o dia do pico

Mulher a comer queijo na cozinha.
Europa

“Era completamente viciada”: britânica gastava 1.400€ por ano em queijo e ficou surpreendida com o que aconteceu após acabar com o vício

10:20 10 Setembro, 2026 08:19 10 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Diagnóstico levou Lucy Castle a rever a alimentação: 4 meses depois, as mudanças refletiam-se no peso, na rotina e até na profissão

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Algarve

Morador surpreende suspeito dentro de casa e PSP detém três homens em Lagos

14:30 10 Setembro, 2026 14:36 10 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Três homens foram detidos em Lagos numa ocorrência que envolveu furto em residência, carro roubado e troca de matrículas

Tiago Pereira. Crédto: Beatriz Ruivo | FPT
Algarve, Desporto, Europa

Algarvio Tiago Pereira conquista primeira vitória frente a um top 100

07:10 10 Setembro, 2026 07:19 10 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Aos 23 anos, o algarvio alcançou a primeira vitória frente a um top 100 e vai agora defrontar o argentino Genaro Alberto Olivieri

Jovem com a bandeira de Portugal. Crédito: Freepik
Nacional

Vem aí um novo feriado nacional? Parlamento analisa proposta e seria celebrado nesta data

15:50 9 Setembro, 2026 03:08 10 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um novo feriado nacional em Portugal está em discussão através de uma petição que pretende acrescentar mais uma data ao calendário

Idoso a olhar para uma folha. Crédito: Freepik AI
Economia

Atenção pensionistas: se não cumprir este requisito pode perder o direito a este apoio da Segurança Social

12:30 9 Setembro, 2026 12:14 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os reformados recebem pensão de velhice. Conheça o apoio disponível e o limite de rendimentos que não pode ultrapassar

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Pensionistas que recebam até este valor vão receber um pagamento extra ainda este ano: saiba se está entre os abrangidos

09:20 9 Setembro, 2026 09:09 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os pensionistas vão receber este apoio extraordinário. Veja qual é o limite definido pelo Governo

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Mundo

Um carro para a vida? Estudo analisou mais de 33.000 automóveis e estes são os que dão menos problemas

12:30 8 Setembro, 2026 14:50 7 Setembro, 2026 | João Luís

O seu carro está na lista? Estas são as marcas e modelos que deram menos problemas após três anos de utilização

Últimas Notícias

  • Morador surpreende suspeito dentro de casa e PSP detém três homens em Lagos
    Morador surpreende suspeito dentro de casa e PSP detém três homens em Lagos
  • Mercadona ‘acelera’ expansão em Portugal e estreia-se neste distrito: nova loja já abriu
    Mercadona ‘acelera’ expansão em Portugal e estreia-se neste distrito: nova loja já abriu
  • É oficial: senhorios podem aumentar rendas já em 2027 e é este valor que pode vir a pagar a mais
    É oficial: senhorios podem aumentar rendas já em 2027 e é este valor que pode vir a pagar a mais
  • Comprou o carro usado já assim? Pode estar a circular ilegalmente sem nunca ter alterado nada (é isto que tem de confirmar)
    Comprou o carro usado já assim? Pode estar a circular ilegalmente sem nunca ter alterado nada (é isto que tem de confirmar)
  • Salário mínimo vai subir em 2027, mas nem todos vão receber o mesmo valor: saiba quanto poderá ganhar
    Salário mínimo vai subir em 2027, mas nem todos vão receber o mesmo valor: saiba quanto poderá ganhar

Opinião

  • Não podemos ser só amor e sorrisos | Por Ana Alexandra Resende
    Não podemos ser só amor e sorrisos | Por Ana Alexandra Resende
  • Lapsus linguae ministeriais | Por José Figueiredo Santos
    Lapsus linguae ministeriais | Por José Figueiredo Santos
  • Mudar de empresa tende a acelerar o crescimento dos salários
    Mudar de empresa tende a acelerar o crescimento dos salários

Europe Direct Algarve

  • Nova viatura chega aos Bombeiros de Lagoa através de fundos europeus
    Nova viatura chega aos Bombeiros de Lagoa através de fundos europeus
  • Mulheres Social Democratas do Algarve visitam o Parlamento Europeu
    Mulheres Social Democratas do Algarve visitam o Parlamento Europeu
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento