Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Estrada Chaves-Faro torna-se atração turística que une o país

“A EN2 é uma estrada mítica que tem 75 anos e é a única que liga o país de norte a sul”, afirma o presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião. Aos 75 anos, transformou-se numa atração turística com cada vez mais viajantes

14:35 25 Junho, 2020
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O projeto resulta de candidatura no valor de cerca de 400 mil euros

Aos 75 anos a Estrada Nacional 2 (EN2) transformou-se numa atração turística com cada vez mais viajantes e a rota está a ser consolidada com sinalética, uma página na Internet, uma aplicação móvel e uma rede de agentes.

“A EN2 é uma estrada mítica que tem 75 anos e é a única que liga o país de norte a sul. O nosso objetivo é ajudar a criar riqueza para os residentes ao longo da via”, afirmou hoje à agência Lusa Luís Machado, presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião, no distrito de Vila Real.

O autarca, que preside à Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 (AMREN2), foi um dos impulsionadores da Rota da EN2, a estrada que atravessa o país ao longo de 739 quilómetros, de Chaves até Faro.

A EN2 é muitas vezes comparada com a ‘Route’ 66, porque, à semelhança do que acontece com a estrada norte-americana, também rasga o país de uma ponta à outra.

O autarca destacou que este é um projeto intermunicipal, que une 35 municípios, e salientou que a EN2 se transformou numa “atração turística”, que proporciona “opções diferentes” para os viajantes, é também um “destino seguro” em tempos de pandemia e um “produto intergeracional”.

Pela “mítica” Estrada Nacional 2 encontram-se atualmente 1.200 estabelecimentos com o selo ‘Clean & Safe’ atribuído pelo Turismo de Portugal.

A EN2 está também, segundo o autarca, a “alavancar novos negócios” ao longo do trajeto e, este ano, agências de viagem criaram pacotes turísticos, desafiando os portugueses à descoberta do país pela sua “coluna vertebral”.

“Estão a surgir lojas dedicadas só a produtos da N2 e que vivem só da oferta da N2, mas também temos assistido à reconversão de muitos espaços”, exemplificou.

Segundo Luís Machado, neste momento está em curso a concretização de um projeto de valorização turística que vai implementar mais sinalética, formação e informação sobre os municípios.

O projeto resulta de candidatura no valor de cerca de 400 mil euros, com comparticipação do Turismo de Portugal de 90%, que foi aprovada no âmbito do programa Valorizar e possui três eixos: sinalética, conteúdos e capacitação dos parceiros que aderirem à Rota.

Luís Machado explicou que se pretende colocar sinalética na estrada, que não se faz nos dois sentidos em todo o seu percurso, e ainda instalar informação indicativa da N2 nos municípios.

“Já temos o caderno de encargos pronto e só falta a homologação do sinal de informação turística por parte da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR). Esperamos que a homologação seja feita ainda durante este mês para em julho avançarmos para o terreno”, salientou.

O segundo eixo visa a criação de uma aplicação móvel que dará informações ao viajante sobre o local onde está, como, por exemplo, o que visitar, onde comer ou onde dormir.

O autarca disse que esta ‘app’ deverá estar também pronta em julho.

No início de junho foi já lançado o site www.rotan2.pt onde o turista pode encontrar informações sobre gastronomia, alojamento, património entre outras.

O site registou 16.575 utilizadores até esta semana. Segundo os dados facultados pelo servidor, já pesquisaram a página utilizadores de 65 países.

Paralelamente está em execução a capacitação dos parceiros e criação de uma rede de agentes.

“Já está adjudicado esse trabalho que tem a ver com a formação e a capacitação de todos os parceiros da EN2, desde restaurantes, unidades de alojamento, estabelecimentos comerciais ou, no caso de Santa Marta de Penaguião, ainda produtores de vinho, que se queiram associar ao projeto”, salientou.

O autarca referiu que se pretende que cada um destes parceiros seja também uma espécie de guia do turista em cada território, que saiba a história de cada localidade e as histórias da EN2.

“A EN2 tem sido muito procurada. No ano passado, não sendo os números oficiais, andarão acima dos 50 mil os turistas que percorreram a estrada, tanto portugueses como estrangeiros, nomeadamente espanhóis”, afirmou.

A estrada passa pelo interior das povoações, de Trás-os-Montes ao Algarve, e liga paisagens tão diferentes como as vinhas do Douro, as planícies do Alentejo ou as praias do sul do país.

E é, segundo o autarca, “este potencial paisagístico e patrimonial que se quer aproveitar”.

Copo de plástico com cubos de gelo.
Economia Nacional

Cadeia de supermercados já vende copos com 130 gramas de gelo pelo mesmo preço de um saco com 2 quilos

14:20 26 Outubro, 2026 12:31 26 Outubro, 2026

Auchan disponibiliza um copo com gelo por 99 cêntimos, mas pelo mesmo valor é possível comprar um saco com uma quantidade muito superior

Algarve Cultura Mundo

Projeto algarvio Poesias do Mundo leva artistas internacionais a festival de cinema e literatura em Marrocos

07:45 26 Outubro, 2026 07:29 26 Outubro, 2026

Sediado em Loulé, o projeto Poesias do Mundo regressa ao Festival Internacional de Cinema e Literatura de Tétouan, que decorre de 3 a 8 de novembro

Ciência Opinião

Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte

16:30 26 Outubro, 2026 16:39 26 Outubro, 2026

"Uma alga que nada em direção à luz não parecia ter muito para ensinar à medicina. Afinal, ensinou-nos a acender neurónios para melhor os compreender"

Nacional

Carlos Moedas revela que limpar estátua de D. Pedro IV custou 100 mil euros: “É o dinheiro dos lisboetas”

16:20 26 Outubro, 2026 15:26 26 Outubro, 2026

A limpeza da estátua de D. Pedro IV, no Rossio, terá custado 100 mil euros à Câmara de Lisboa

ciclista Miguel Figueira
Algarve Desporto Mundo

Ciclista de Tavira conclui volta ao mundo em bicicleta e tem receção emocionante no regresso a casa

12:53 26 Outubro, 2026 15:10 26 Outubro, 2026

Miguel Figueira regressou a Tavira após completar uma volta ao mundo em bicicleta, iniciada a 2 de junho de 2025, e foi surpreendido por familiares e amigos

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR detém 82 pessoas e apreende mais de 3.400 doses de droga no Algarve

10:35 26 Outubro, 2026 10:38 26 Outubro, 2026

Operações da GNR no Algarve resultaram em 82 detenções, na apreensão de milhares de doses de droga e na deteção de 581 infrações rodoviárias

Júlio Mamute.
Mundo Saúde

Júlio chegou a pesar 310 kg e já perdeu 120 kg sem recorrer a cirurgia ou medicamentos: agora foi à China cumprir o sonho do pai

12:40 26 Outubro, 2026 13:44 26 Outubro, 2026

O brasileiro já perdeu cerca de 120 quilos, sem recorrer a cirurgia ou medicamentos, e viajou até à China para participar numa maratona

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Opinião Política

A lei, os protestos e os dois pesos e duas medidas | Por Luís Ganhão

11:48 26 Outubro, 2026 11:57 26 Outubro, 2026

"Estará o poder a aplicar os mesmos critérios a todos os cidadãos ou estará, consciente ou inconscientemente, a revelar maior intolerância perante aqueles cujas reivindicações mais diretamente expõem as insuficiências das políticas públicas?"

Opinião

A força do acreditar | Por Andrea Moura

07:30 26 Outubro, 2026 10:23 26 Outubro, 2026

"Acredito que passos dados em consciência, com ponderação, mas com paixão e fé, podem mesmo 'mover montanhas'"

Mulher a arrumar pertences numa caixa. Crédito: Magnific
Nacional

“Vou pegar nos meus filhos e vou para aonde, vou para a rua?”: Ana Filipa Varela, mãe de quatro filhos, relatou ameaça de despejo em Odivelas em 2025

15:20 25 Outubro, 2026 08:22 24 Outubro, 2026

Com um rendimento de cerca de mil euros, Ana Filipa procurava uma alternativa à casa onde vivia há mais de uma década

Algarve Desporto

Albufeira recebe Grand Prix de jiu-jitsu com prémios de mil euros e festival de gastronomia e música

11:04 23 Outubro, 2026 11:04 23 Outubro, 2026

Competição de jiu-jitsu reúne 16 atletas de faixa preta em Albufeira, a 14 de novembro, num evento com música ao vivo e comida de rua

Desporto

Algarve pode receber partida do Dakar em 2027 após saída da Arábia Saudita

16:40 25 Outubro, 2026 16:29 25 Outubro, 2026

Organização confirmou a saída do Dakar da Arábia Saudita em 2027. Portugal e Marrocos são uma hipótese, com anúncio previsto para os próximos dias

Opinião Saúde

Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro

07:30 25 Outubro, 2026 19:54 21 Outubro, 2026

"Quando detetado atempadamente, este cancro é tratável, apresentando uma taxa de sobrevivência de 90% aos cinco anos após o diagnóstico"

Europe Direct Algarve Gastronomia

Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva

09:20 23 Outubro, 2026 09:10 23 Outubro, 2026

Castro Marim e Vila Real de Santo António participam na VIMAR 2026, levando a gastronomia algarvia, o sal artesanal e vinhos da região até Huelva

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Copo de plástico com cubos de gelo.
Economia, Nacional

Cadeia de supermercados já vende copos com 130 gramas de gelo pelo mesmo preço de um saco com 2 quilos

14:20 26 Outubro, 2026 12:31 26 Outubro, 2026

Auchan disponibiliza um copo com gelo por 99 cêntimos, mas pelo mesmo valor é possível comprar um saco com uma quantidade muito superior

Algarve, Cultura, Mundo

Projeto algarvio Poesias do Mundo leva artistas internacionais a festival de cinema e literatura em Marrocos

07:45 26 Outubro, 2026 07:29 26 Outubro, 2026

Sediado em Loulé, o projeto Poesias do Mundo regressa ao Festival Internacional de Cinema e Literatura de Tétouan, que decorre de 3 a 8 de novembro

Ciência, Opinião

Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte

16:30 26 Outubro, 2026 16:39 26 Outubro, 2026

"Uma alga que nada em direção à luz não parecia ter muito para ensinar à medicina. Afinal, ensinou-nos a acender neurónios para melhor os compreender"

Nacional

Carlos Moedas revela que limpar estátua de D. Pedro IV custou 100 mil euros: “É o dinheiro dos lisboetas”

16:20 26 Outubro, 2026 15:26 26 Outubro, 2026

A limpeza da estátua de D. Pedro IV, no Rossio, terá custado 100 mil euros à Câmara de Lisboa

ciclista Miguel Figueira
Algarve, Desporto, Mundo

Ciclista de Tavira conclui volta ao mundo em bicicleta e tem receção emocionante no regresso a casa

12:53 26 Outubro, 2026 15:10 26 Outubro, 2026

Miguel Figueira regressou a Tavira após completar uma volta ao mundo em bicicleta, iniciada a 2 de junho de 2025, e foi surpreendido por familiares e amigos

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR detém 82 pessoas e apreende mais de 3.400 doses de droga no Algarve

10:35 26 Outubro, 2026 10:38 26 Outubro, 2026

Operações da GNR no Algarve resultaram em 82 detenções, na apreensão de milhares de doses de droga e na deteção de 581 infrações rodoviárias

Júlio Mamute.
Mundo, Saúde

Júlio chegou a pesar 310 kg e já perdeu 120 kg sem recorrer a cirurgia ou medicamentos: agora foi à China cumprir o sonho do pai

12:40 26 Outubro, 2026 13:44 26 Outubro, 2026

O brasileiro já perdeu cerca de 120 quilos, sem recorrer a cirurgia ou medicamentos, e viajou até à China para participar numa maratona

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Opinião, Política

A lei, os protestos e os dois pesos e duas medidas | Por Luís Ganhão

11:48 26 Outubro, 2026 11:57 26 Outubro, 2026

"Estará o poder a aplicar os mesmos critérios a todos os cidadãos ou estará, consciente ou inconscientemente, a revelar maior intolerância perante aqueles cujas reivindicações mais diretamente expõem as insuficiências das políticas públicas?"

Opinião

A força do acreditar | Por Andrea Moura

07:30 26 Outubro, 2026 10:23 26 Outubro, 2026

"Acredito que passos dados em consciência, com ponderação, mas com paixão e fé, podem mesmo 'mover montanhas'"

Mulher a arrumar pertences numa caixa. Crédito: Magnific
Nacional

“Vou pegar nos meus filhos e vou para aonde, vou para a rua?”: Ana Filipa Varela, mãe de quatro filhos, relatou ameaça de despejo em Odivelas em 2025

15:20 25 Outubro, 2026 08:22 24 Outubro, 2026

Com um rendimento de cerca de mil euros, Ana Filipa procurava uma alternativa à casa onde vivia há mais de uma década

Algarve, Desporto

Albufeira recebe Grand Prix de jiu-jitsu com prémios de mil euros e festival de gastronomia e música

11:04 23 Outubro, 2026 11:04 23 Outubro, 2026

Competição de jiu-jitsu reúne 16 atletas de faixa preta em Albufeira, a 14 de novembro, num evento com música ao vivo e comida de rua

Desporto

Algarve pode receber partida do Dakar em 2027 após saída da Arábia Saudita

16:40 25 Outubro, 2026 16:29 25 Outubro, 2026

Organização confirmou a saída do Dakar da Arábia Saudita em 2027. Portugal e Marrocos são uma hipótese, com anúncio previsto para os próximos dias

Opinião, Saúde

Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro

07:30 25 Outubro, 2026 19:54 21 Outubro, 2026

"Quando detetado atempadamente, este cancro é tratável, apresentando uma taxa de sobrevivência de 90% aos cinco anos após o diagnóstico"

Europe Direct Algarve, Gastronomia

Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva

09:20 23 Outubro, 2026 09:10 23 Outubro, 2026

Castro Marim e Vila Real de Santo António participam na VIMAR 2026, levando a gastronomia algarvia, o sal artesanal e vinhos da região até Huelva

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • FlixBus chega a Loulé com novas ligações a Lisboa, Faro e Albufeira desde 4,49 euros
    FlixBus chega a Loulé com novas ligações a Lisboa, Faro e Albufeira desde 4,49 euros
  • Banco de Portugal só garante as suas poupanças até este valor: saiba quanto dinheiro está protegido
    Banco de Portugal só garante as suas poupanças até este valor: saiba quanto dinheiro está protegido
  • Carlos Moedas revela que limpar estátua de D. Pedro IV custou 100 mil euros: “É o dinheiro dos lisboetas”
    Carlos Moedas revela que limpar estátua de D. Pedro IV custou 100 mil euros: “É o dinheiro dos lisboetas”
  • Dakar pode voltar a Portugal 19 anos depois com partida prevista do Algarve
    Dakar pode voltar a Portugal 19 anos depois com partida prevista do Algarve
  • Usa lentes de contacto no banho? Oftalmologistas alertam para infeção grave que pode provocar perda de visão
    Usa lentes de contacto no banho? Oftalmologistas alertam para infeção grave que pode provocar perda de visão

Opinião

  • Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte
    Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte
  • A lei, os protestos e os dois pesos e duas medidas | Por Luís Ganhão
    A lei, os protestos e os dois pesos e duas medidas | Por Luís Ganhão
  • A força do acreditar | Por Andrea Moura
    A força do acreditar | Por Andrea Moura

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal