Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Nacional

Estes são os alimentos que não deve cozinhar na sua air fryer

A air fryer é uma ferramenta versátil e útil na cozinha, permitindo uma variedade de preparações culinárias de forma prática e saudável

14:49 28 Maio, 2024 14:49 28 Maio, 2024 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A air fryer tornou-se rapidamente um dos equipamentos favoritos nas cozinhas portuguesas, oferecendo uma forma prática e saudável de cozinhar uma variedade de alimentos. Desde proteínas a vegetais, passando por sobremesas e até produtos levedados, a air fryer promete versatilidade e eficiência. No entanto, nem tudo pode ser cozinhado de forma ideal neste aparelho.

Conheça os alimentos, numa lista elaborada pela DECO PROTeste, que deve evitar cozinhar na air fryer para garantir sempre os melhores resultados.

7 Alimentos que Não Deve Cozinhar na Air Fryer

  1. Assados Inteiros Cozinhar um frango inteiro, por exemplo, pode ser problemático na air fryer. O exterior tende a assar e a ficar crocante antes de o interior estar completamente cozinhado, resultando num prato desequilibrado.
  2. Alimentos Cobertos com Polme Alimentos com massa líquida não funcionam bem na air fryer. A massa escorre antes de cozinhar adequadamente, pois falta o óleo necessário para a endurecer. Mesmo com papel vegetal por baixo, o resultado será dececionante. Uma solução pode ser envolver o alimento em pão ralado ou cereais moídos após a massa endurecer.
  3. Selar Carne A temperatura máxima da air fryer não é suficiente para selar apenas o exterior de uma peça de carne, mantendo o interior mal passado. Este método de cozimento necessita de um calor mais intenso e concentrado.
  4. Pipocas A temperatura da air fryer não é adequada para fazer estourar todas as pipocas de forma uniforme. A máquina não atinge o calor necessário para este tipo de confeção.
  5. Vegetais de Folha Vegetais de folha, como espinafres, tendem a queimar em algumas áreas e a não cozinhar de forma uniforme. Isto acontece porque perdem rapidamente a água, resultando em zonas queimadas e outras mal cozinhadas.
  6. Certos Tipos de Queijo Embora se possa usar queijo na air fryer, algumas variedades derretem muito rapidamente, comprometendo a preparação do prato. Queijos como mozzarella fresca podem derreter antes do resto do alimento estar pronto.
  7. Arroz Cozinhar arroz na air fryer é possível, mas não há vantagens em relação ao fogão tradicional. O arroz precisa de ser colocado num tabuleiro sem furos com o dobro do seu volume em água, o que torna o processo mais complicado e menos eficiente.

Conhecendo os limites, pode explorar todas as possibilidades que este equipamento oferece. A maioria dos modelos modernos inclui programas automáticos para fritar, assar, cozer e grelhar. Alguns modelos mais avançados têm ainda funções para desidratar, cozinhar à pressão, slow cook, cozinhar ao vapor e até saltear.

Pode cozinhar qualquer tipo de proteína, vegetais, tofu e até sobremesas. As opções populares incluem batatas, vegetais assados, peixe, marisco, ovos, pizza, tartes e produtos levedados, como biscoitos, bolos ou pão. A air fryer também é excelente para cozinhar rapidamente e tostar alimentos congelados, como panados, douradinhos de peixe, nuggets de frango ou rolinhos primavera.

Contrariamente ao micro-ondas, pode usar papel de alumínio sem preocupações de faíscas ou fogo. A air fryer funciona de forma semelhante a um forno convencional. Apenas deve garantir que o papel não cobre o ventilador ou os elementos de aquecimento. Também pode usar papel vegetal, disponível em modelos pré-formados, que facilita a preparação e a limpeza.

Esta é uma ferramenta versátil e útil na cozinha, permitindo uma variedade de preparações culinárias de forma prática e saudável. No entanto, conhecer os seus limites é essencial para evitar desilusões e garantir sempre os melhores resultados. Com as dicas certas, pode aproveitar ao máximo este aparelho e explorar novas receitas e técnicas de cozinhar.

Leia também: Conheça a cidade do Algarve que foi em tempos o centro do mundo

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto Economia Nacional

Vem aí carta de condução gratuita e mais 439€? Conheça a nova proposta que deu entrada no Parlamento

09:50 5 Maio, 2026 08:35 5 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A medida prevê uma retribuição única de 439 euros e a possibilidade de tirar a carta de condução gratuitamente

Algarve Cultura

Faro lamenta morte de Paulo Moreira, figura da cultura algarvia

12:10 5 Maio, 2026 11:53 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Cultura algarvia perde ator e encenador Paulo Moreira, figura marcante do teatro e da literatura, que morreu aos 63 anos

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: chuva forte e trovoada deixam esta região em alerta laranja

09:00 5 Maio, 2026 14:54 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As autoridades meteorológicas já emitiram um aviso laranja para a região, num período que exige atenção redobrada devido à chuva forte

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

‘Um mal nunca vem só’: chuva alcança Portugal nesta data e vem acompanhada de vento e trovoada para deixar estas regiões a ‘sofrer’

06:00 5 Maio, 2026 23:44 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Previsão meteorológica para esta terça-feira, 5 de maio, indica chuva, vento e até trovoada em várias regiões do país

Agentes da PSP a remover 'okupas'. Crédito: Foto AI
Nacional

Pode um arrendatário tornar-se proprietário por ter contas em seu nome por mais de 5 anos? Saiba o que diz a lei

12:49 5 Maio, 2026 12:49 5 Maio, 2026 | João Luís

Viver na mesma casa durante anos e ter tudo em seu nome pode levantar uma questão inesperada. Há um ponto na lei que poucos conhecem

Algarve Cultura Desporto Gastronomia

Passeio pedestre em Alte assinala Geoparque UNESCO com percurso até Rocha dos Soídos

13:00 5 Maio, 2026 12:53 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Caminhada ao pôr do sol celebra Geoparque no Algarve com percurso guiado até Rocha dos Soídos e experiência gastronómica tradicional

Avião em queda. Crédito: Foto AI
Mundo

Novos dados revelam: minutos antes da queda ‘mediática’ deste avião aconteceu isto e especialistas dizem que “não foi acidente”

08:00 5 Maio, 2026 16:44 4 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Americanos divulgaram novos dados sobre a queda do avião Boeing 737-800 na China em 2022, e especialistas dizem que pode ter havido intervenção humana

Algarve Economia Gastronomia

Leilão de atum rabilho em Olhão atinge cerca de 10 mil euros

12:30 5 Maio, 2026 12:32 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão estreia leilão de atum rabilho com exemplar vendido por cerca de 10 mil euros e reforça valorização da pesca sustentável

Algarve Desporto

Gimnochamps de Tavira soma títulos no Campeonato Territorial de Ginástica

10:50 5 Maio, 2026 10:58 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Atletas de Tavira destacam-se no Campeonato Territorial de Ginástica Artística, com vários títulos, pódios e apuramentos para o Nacional

Casal observa obras na casa vizinha a partir da janela. Crédito: Foto AI
Nacional

Casal obrigado a permitir andaimes no seu terreno para vizinha construir casa: tribunal confirma a decisão

17:40 4 Maio, 2026 17:30 4 Maio, 2026 | Luís Santos

Conflito entre vizinhos termina com decisão que obriga casal a permitir uso do terreno para obras da vizinha

Mercado de fruta. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem laranja, nem banana: é esta a fruta que uma médica coloca em destaque quando o objetivo é envelhecer bem

12:20 5 Maio, 2026 09:20 5 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma médica em longevidade analisou várias frutas e explica porque algumas protegem mais as células e o cérebro quando o objetivo é envelhecer bem hoje

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Europa

“Forçaram-me a assinar um papel”: reformado português com pensão de 1.680€ foi obrigado a sair de casa e não tem para onde ir

10:50 2 Maio, 2026 15:12 29 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Reformado português enfrenta um despejo no Luxemburgo, mas há detalhes legais e sociais que levantam mais perguntas do que respostas

Avião da Ryanair. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Adeus atrasos: Ryanair anuncia nova regra que entra em vigor nesta data e os mais distraídos não vão ‘achar piada’

09:30 3 Maio, 2026 20:34 1 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Ryanair anunciou recentemente uma nova regra que entrará em vigor em todos os aeroportos onde a companhia opera em novembro deste ano

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve Vida & Lazer

Adeus banhistas? Esta praia no Algarve muito procurada todo o ano acaba de perder a Bandeira Azul e pode ficar ‘deserta’

11:59 1 Maio, 2026 11:59 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia dos Pescadores, em Albufeira, perdeu a Bandeira Azul em 2026, num ano em que Portugal regista 438 distinções

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto, Economia, Nacional

Vem aí carta de condução gratuita e mais 439€? Conheça a nova proposta que deu entrada no Parlamento

09:50 5 Maio, 2026 08:35 5 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A medida prevê uma retribuição única de 439 euros e a possibilidade de tirar a carta de condução gratuitamente

Algarve, Cultura

Faro lamenta morte de Paulo Moreira, figura da cultura algarvia

12:10 5 Maio, 2026 11:53 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Cultura algarvia perde ator e encenador Paulo Moreira, figura marcante do teatro e da literatura, que morreu aos 63 anos

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: chuva forte e trovoada deixam esta região em alerta laranja

09:00 5 Maio, 2026 14:54 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As autoridades meteorológicas já emitiram um aviso laranja para a região, num período que exige atenção redobrada devido à chuva forte

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

‘Um mal nunca vem só’: chuva alcança Portugal nesta data e vem acompanhada de vento e trovoada para deixar estas regiões a ‘sofrer’

06:00 5 Maio, 2026 23:44 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Previsão meteorológica para esta terça-feira, 5 de maio, indica chuva, vento e até trovoada em várias regiões do país

Agentes da PSP a remover 'okupas'. Crédito: Foto AI
Nacional

Pode um arrendatário tornar-se proprietário por ter contas em seu nome por mais de 5 anos? Saiba o que diz a lei

12:49 5 Maio, 2026 12:49 5 Maio, 2026 | João Luís

Viver na mesma casa durante anos e ter tudo em seu nome pode levantar uma questão inesperada. Há um ponto na lei que poucos conhecem

Algarve, Cultura, Desporto, Gastronomia

Passeio pedestre em Alte assinala Geoparque UNESCO com percurso até Rocha dos Soídos

13:00 5 Maio, 2026 12:53 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Caminhada ao pôr do sol celebra Geoparque no Algarve com percurso guiado até Rocha dos Soídos e experiência gastronómica tradicional

Avião em queda. Crédito: Foto AI
Mundo

Novos dados revelam: minutos antes da queda ‘mediática’ deste avião aconteceu isto e especialistas dizem que “não foi acidente”

08:00 5 Maio, 2026 16:44 4 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Americanos divulgaram novos dados sobre a queda do avião Boeing 737-800 na China em 2022, e especialistas dizem que pode ter havido intervenção humana

Algarve, Economia, Gastronomia

Leilão de atum rabilho em Olhão atinge cerca de 10 mil euros

12:30 5 Maio, 2026 12:32 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão estreia leilão de atum rabilho com exemplar vendido por cerca de 10 mil euros e reforça valorização da pesca sustentável

Algarve, Desporto

Gimnochamps de Tavira soma títulos no Campeonato Territorial de Ginástica

10:50 5 Maio, 2026 10:58 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Atletas de Tavira destacam-se no Campeonato Territorial de Ginástica Artística, com vários títulos, pódios e apuramentos para o Nacional

Casal observa obras na casa vizinha a partir da janela. Crédito: Foto AI
Nacional

Casal obrigado a permitir andaimes no seu terreno para vizinha construir casa: tribunal confirma a decisão

17:40 4 Maio, 2026 17:30 4 Maio, 2026 | Luís Santos

Conflito entre vizinhos termina com decisão que obriga casal a permitir uso do terreno para obras da vizinha

Mercado de fruta. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem laranja, nem banana: é esta a fruta que uma médica coloca em destaque quando o objetivo é envelhecer bem

12:20 5 Maio, 2026 09:20 5 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma médica em longevidade analisou várias frutas e explica porque algumas protegem mais as células e o cérebro quando o objetivo é envelhecer bem hoje

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Europa

“Forçaram-me a assinar um papel”: reformado português com pensão de 1.680€ foi obrigado a sair de casa e não tem para onde ir

10:50 2 Maio, 2026 15:12 29 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Reformado português enfrenta um despejo no Luxemburgo, mas há detalhes legais e sociais que levantam mais perguntas do que respostas

Avião da Ryanair. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Adeus atrasos: Ryanair anuncia nova regra que entra em vigor nesta data e os mais distraídos não vão ‘achar piada’

09:30 3 Maio, 2026 20:34 1 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Ryanair anunciou recentemente uma nova regra que entrará em vigor em todos os aeroportos onde a companhia opera em novembro deste ano

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve, Vida & Lazer

Adeus banhistas? Esta praia no Algarve muito procurada todo o ano acaba de perder a Bandeira Azul e pode ficar ‘deserta’

11:59 1 Maio, 2026 11:59 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia dos Pescadores, em Albufeira, perdeu a Bandeira Azul em 2026, num ano em que Portugal regista 438 distinções

Últimas Notícias

  • Governador do Banco de Portugal ganha quase 20.000€ por mês mas ‘só’ tem este valor nas contas bancárias
    Governador do Banco de Portugal ganha quase 20.000€ por mês mas ‘só’ tem este valor nas contas bancárias
  • Passeio pedestre em Alte assinala Geoparque UNESCO com percurso até Rocha dos Soídos
    Passeio pedestre em Alte assinala Geoparque UNESCO com percurso até Rocha dos Soídos
  • Pode um arrendatário tornar-se proprietário por ter contas em seu nome por mais de 5 anos? Saiba o que diz a lei
    Pode um arrendatário tornar-se proprietário por ter contas em seu nome por mais de 5 anos? Saiba o que diz a lei
  • Leilão de atum rabilho em Olhão atinge cerca de 10 mil euros
    Leilão de atum rabilho em Olhão atinge cerca de 10 mil euros
  • Nem laranja, nem banana: é esta a fruta que uma médica coloca em destaque quando o objetivo é envelhecer bem
    Nem laranja, nem banana: é esta a fruta que uma médica coloca em destaque quando o objetivo é envelhecer bem
  • Faro lamenta morte de Paulo Moreira, figura da cultura algarvia
    Faro lamenta morte de Paulo Moreira, figura da cultura algarvia

Opinião

  • Lagos: um exemplo vivo do equilíbrio entre valorização e identidade | Por Félix Bach
    Lagos: um exemplo vivo do equilíbrio entre valorização e identidade | Por Félix Bach
  • Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
    Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
  • O eco do infinito: somos o universo a contemplar-se a si mesmo | Por António Piedade
    O eco do infinito: somos o universo a contemplar-se a si mesmo | Por António Piedade
  • Quando o microscópico pode salvar vidas: novas microagulhas contra o cancro da pele | Por Luís Monteiro
    Quando o microscópico pode salvar vidas: novas microagulhas contra o cancro da pele | Por Luís Monteiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
    Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
  • Novas regras da UE para estes cidadãos provocam caos nos aeroportos europeus e Portugal ‘prepara-se’ para uma mudança
    Novas regras da UE para estes cidadãos provocam caos nos aeroportos europeus e Portugal ‘prepara-se’ para uma mudança
  • União Europeia ‘aperta o cerco’: desempregados podem não gostar e estes apoios já não vão ser iguais para todos
    União Europeia ‘aperta o cerco’: desempregados podem não gostar e estes apoios já não vão ser iguais para todos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal