Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Duas pessoas com patologia grave esperaram cerca de uma hora por ambulância. Há “mais de mil” denúncias sobre atrasos

A denúncia é feita pelo Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar

23:04 21 Agosto, 2022 23:06 21 Agosto, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Duas pessoas com patologia grave esperaram cerca de uma hora por uma ambulância após contactarem o INEM, denunciou este domingo o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, segundo o qual os atrasos no socorro mantêm-se e são às centenas.

Um dos casos aconteceu no sábado, ao final da tarde, em Almada, com um homem de 86 anos, com patologia cardíaca grave, em que o pedido de socorro foi feito às 17:56 e só quarenta minutos depois, às 18:37, foi enviada ambulância a partir de Lisboa, indicou.

O segundo caso denunciado à Lusa pelo sindicato aconteceu este domingo às 10:39, em Setúbal, e teve a ver com um homem de 55 anos, em situação de paragem cardiorrespiratória, ou seja, inconsciente e sem conseguir respirar, para o qual só foi enviada ambulância às 11:45, mais de uma hora depois, e às 12:12 a viatura médica.

Em relação a estes dois casos, ocorridos durante este fim de semana, o sindicato tem as fitas do tempo para provar a demora na prestação de socorro, tendo em conta que se trata do registo de toda a informação relativa a cada um dos casos, desde que é feito o pedido de socorro ao INEM.

Registos aos quais a Lusa teve acesso e que mostram também que este domingo de manhã houve um momento em que o INEM tinha em simultâneo dez casos à espera de uma ambulância, três dos quais há uma hora ou mais.

Estrutura sindical já recebeu “mais de mil” denúncias sobre atrasos

Em declarações à agência Lusa, o presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) revelou que, desde o início do ano, a estrutura sindical já recebeu “mais de mil” denúncias sobre atrasos na prestação de socorro por parte de técnicos do INEM.

“São às centenas que nos chegam, com uma frequência quase diária”, revelou Rui Lázaro, o que motivou já a apresentação de uma queixa ao Ministério Público contra o INEM e o seu presidente, Luís Alves Meira.

Para o dirigente sindical, estes casos mais recentes demonstram que os atrasos não acontecem em picos de serviço, mas são antes situações que ocorrem diariamente e que têm consequências.

Rui Lázaro disse que vão atualizar a queixa feita há cerca de duas semanas junto do Ministério Público com os casos deste fim de semana e reforçar o pedido de audiência à ministra da Saúde, “agora com caráter de urgência”.

“É por demais evidente que não se trata de picos de serviços, trata-se do normal funcionamento dos serviços de emergência médica em completa rutura”, apontou o dirigente sindical.

“Importa intervir já para que outras vidas não se percam”

Na opinião do presidente do STEPH, os motivos para a situação em que se encontra o INEM tem não só a ver com a saída de técnicos de emergência, mas também com o facto de os fluxos de triagem não serem revistos há mais de dez anos.

“O que faz com que sejam enviadas ambulâncias para praticamente todas as situações, independentemente de serem emergentes ou não, o que acaba por consumir recursos que depois não estão disponíveis para as situações mais urgentes”, explicou.

No comunicado, o sindicato acrescenta que continua a aumentar o número de ambulâncias de emergência médica encerradas diariamente por falta destes profissionais, que têm abandonado o INEM por causa dos salários “desadequados”, carreiras pouco atrativas e “uma administração do INEM desastrosa”.

Razões que, para o sindicato, irão conduzir “a carreira do único profissional de saúde que opera exclusivamente nos serviços de emergência médica rumo à extinção, perante a passividade do Ministério da Saúde”.

“Urge a tomada de medidas que revertam a situação atual, que valorize os Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, que garantam uma melhor resposta ao nível da emergência médica para o país e para os portugueses”, defende o STEPH, acrescentando que “importa intervir já para que outras vidas não se percam”.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Atrelado apreendido em caso de droga apareceu em empresa ligada a obras da PJ e de Luís Neves

15:50 17 Julho, 2026 15:22 17 Julho, 2026 | João Luís

Bem apreendido numa grande operação antidroga desapareceu da custódia das autoridades e foi localizado meses depois num local inesperado

Algarve

Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe

12:30 17 Julho, 2026 12:31 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A intervenção decorreu numa zona de Tavira onde tinham sido denunciadas situações de tráfico, agressões, roubos e insegurança

Mulher idosa ao volante.
Auto

Existe idade máxima para tirar a carta de condução? A resposta pode ‘surpreender’ muitos portugueses

15:00 17 Julho, 2026 10:43 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Há quem ache que existe uma idade limite para aprender a conduzir. A realidade é bem diferente e há especialistas a explicar porquê

Areal de Cacela Velha.
Algarve Vida & Lazer

Autoridades alertam e turistas insistem: areal no Algarve que não tem o título de praia foi eleito a 2.ª “melhor praia do país” mas não deve lá ir

09:20 17 Julho, 2026 09:12 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar de ter sido eleita a 2.ª "melhor praia" do país, Cacela Velha não pode ter o título de praia por causa dos perigos do acesso

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Mulher morta pela filha em Olhão já tinha denunciado agressões: o que falhou antes do crime “macabro”?

10:20 17 Julho, 2026 14:09 17 Julho, 2026 | João Luís

Caso em Olhão expôs anos de violência, uma condenação anterior, uma saída precária sem regresso e dúvidas sobre a resposta das autoridades

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Ensino Nacional

Exames nacionais sob suspeita: Fenprof denuncia falhas à PGR e pede investigação

16:00 17 Julho, 2026 15:50 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Problemas técnicos, provas incompletas e orientações contestadas levaram a Fenprof a pedir uma investigação

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada

16:50 17 Julho, 2026 10:51 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Entre chuva, abertas e uma mudança prevista para a próxima semana, o tempo prepara-se para surpreender nos próximos dias

Garrafas de água são dos bens mais vendidos devido à falta de água na rede em Almada. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE

16:40 17 Julho, 2026 16:02 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As embalagens de plástico usadas apenas para juntar várias garrafas deverão ser restringidas em toda a União Europeia

Europe Direct Algarve Saúde

Novo comprimido para perder peso aprovado na Europa: saiba quem pode tomá-lo

16:20 17 Julho, 2026 15:50 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O medicamento para perder peso promete tornar o tratamento mais acessível a quem receia injeções, mas exige receita médica e acompanhamento clínico

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Falésia Hotel.
Algarve Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Homem a abastecer o carro com combustível. Crédito: Freepik
Auto Ciência Europa

Carros a combustão podem continuar? Marcas testam gasolina 100% renovável sem mexer no motor

13:20 16 Julho, 2026 11:59 16 Julho, 2026 | João Luís

Um ensaio em Espanha junta grandes nomes da indústria automóvel para testar gasolina 100% renovável em carros já em circulação

Europe Direct Algarve Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Ar condicionado do carro. Crédito: Freepik
Auto

Liga o ar condicionado e sente o carro mais lento? Saiba por que acontece

13:16 15 Julho, 2026 14:22 15 Julho, 2026 | João Luís

O ar condicionado pode afetar a potência em alguns carros, mas o impacto muda conforme o tipo de motor e a tecnologia usada

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Nacional

Atrelado apreendido em caso de droga apareceu em empresa ligada a obras da PJ e de Luís Neves

15:50 17 Julho, 2026 15:22 17 Julho, 2026 | João Luís

Bem apreendido numa grande operação antidroga desapareceu da custódia das autoridades e foi localizado meses depois num local inesperado

Algarve

Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe

12:30 17 Julho, 2026 12:31 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A intervenção decorreu numa zona de Tavira onde tinham sido denunciadas situações de tráfico, agressões, roubos e insegurança

Mulher idosa ao volante.
Auto

Existe idade máxima para tirar a carta de condução? A resposta pode ‘surpreender’ muitos portugueses

15:00 17 Julho, 2026 10:43 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Há quem ache que existe uma idade limite para aprender a conduzir. A realidade é bem diferente e há especialistas a explicar porquê

Areal de Cacela Velha.
Algarve, Vida & Lazer

Autoridades alertam e turistas insistem: areal no Algarve que não tem o título de praia foi eleito a 2.ª “melhor praia do país” mas não deve lá ir

09:20 17 Julho, 2026 09:12 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar de ter sido eleita a 2.ª "melhor praia" do país, Cacela Velha não pode ter o título de praia por causa dos perigos do acesso

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Mulher morta pela filha em Olhão já tinha denunciado agressões: o que falhou antes do crime “macabro”?

10:20 17 Julho, 2026 14:09 17 Julho, 2026 | João Luís

Caso em Olhão expôs anos de violência, uma condenação anterior, uma saída precária sem regresso e dúvidas sobre a resposta das autoridades

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Ensino, Nacional

Exames nacionais sob suspeita: Fenprof denuncia falhas à PGR e pede investigação

16:00 17 Julho, 2026 15:50 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Problemas técnicos, provas incompletas e orientações contestadas levaram a Fenprof a pedir uma investigação

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada

16:50 17 Julho, 2026 10:51 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Entre chuva, abertas e uma mudança prevista para a próxima semana, o tempo prepara-se para surpreender nos próximos dias

Garrafas de água são dos bens mais vendidos devido à falta de água na rede em Almada. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE

16:40 17 Julho, 2026 16:02 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As embalagens de plástico usadas apenas para juntar várias garrafas deverão ser restringidas em toda a União Europeia

Europe Direct Algarve, Saúde

Novo comprimido para perder peso aprovado na Europa: saiba quem pode tomá-lo

16:20 17 Julho, 2026 15:50 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O medicamento para perder peso promete tornar o tratamento mais acessível a quem receia injeções, mas exige receita médica e acompanhamento clínico

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Falésia Hotel.
Algarve, Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Homem a abastecer o carro com combustível. Crédito: Freepik
Auto, Ciência, Europa

Carros a combustão podem continuar? Marcas testam gasolina 100% renovável sem mexer no motor

13:20 16 Julho, 2026 11:59 16 Julho, 2026 | João Luís

Um ensaio em Espanha junta grandes nomes da indústria automóvel para testar gasolina 100% renovável em carros já em circulação

Europe Direct Algarve, Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Ar condicionado do carro. Crédito: Freepik
Auto

Liga o ar condicionado e sente o carro mais lento? Saiba por que acontece

13:16 15 Julho, 2026 14:22 15 Julho, 2026 | João Luís

O ar condicionado pode afetar a potência em alguns carros, mas o impacto muda conforme o tipo de motor e a tecnologia usada

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Últimas Notícias

  • “Cãominhada Sunset” junta exercício e solidariedade em Almancil
    “Cãominhada Sunset” junta exercício e solidariedade em Almancil
  • Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada
    Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada
  • Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE
    Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE
  • Novo espaço de desporto e lazer avança na Quinta do Amparo
    Novo espaço de desporto e lazer avança na Quinta do Amparo
  • Novo comprimido para perder peso aprovado na Europa: saiba quem pode tomá-lo
    Novo comprimido para perder peso aprovado na Europa: saiba quem pode tomá-lo

Opinião

  • Uma escola de perguntas reprovadas | Por José Figueiredo Santos
    Uma escola de perguntas reprovadas | Por José Figueiredo Santos
  • As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão
    As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa

Europe Direct Algarve

  • Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE
    Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE
  • Novo comprimido para perder peso aprovado na Europa: saiba quem pode tomá-lo
    Novo comprimido para perder peso aprovado na Europa: saiba quem pode tomá-lo
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal