Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Nacional

Dois militares da GNR condenados por agressões a empresário em Alcobaça

O tribunal determinou o pagamento de uma indemnização cível, condenando os dois militares ao pagamento solidário de 11.408 euros

22:28 21 Setembro, 2022 22:28 21 Setembro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Tribunal de Alcobaça condenou hoje dois militares da GNR a uma pena de um ano e seis meses de prisão, suspensa pelo mesmo período, por agressões a um empresário da Burinhosa perseguido e detido em Pataias.

O Tribunal considerou provado que os dois militares, Ricardo Gomes e Carlos Ascenso Ribeiro, agrediram “um cidadão que estava dentro do carro, imobilizado e com o cinto posto”, tendo evidenciado “uma conduta fortemente censurável, reprovável e suscetível de gerar alarme social”, condenando-os pela prática, em autoria material e na forma consumada, de um crime de ofensa à integridade física qualificada.

Os factos remontam ao dia 15 de agosto de 2018, quando uma patrulha da GNR foi chamada a um parque de bungalows, na Burinhosa, freguesia de Pataias, no concelho de Alcobaça, distrito de Leiria, na sequência de uma comunicação de desacatos.

Chegada ao local, a patrulha da GNR de Alcobaça não vislumbrou qualquer desavença, acabando por se dirigir ao proprietário do espaço, Manuel Brites, que lhes pediu a identificação, ao que acederam, mas que, segundo a GNR, terá recusado identificar-se quando instado nesse sentido.

Ao invés, segundo a acusação, entrou na sua viatura, iniciou a manobra de marcha-atrás e “embateu com o veículo na zona abdominal do corpo” de um dos militares, que durante o julgamento disse ao Tribunal ter “caído, desamparado, de costas”, sofrendo alguns ferimentos.

O militar ainda terá tentado fazer parar o condutor, que terá gritado “vou ao posto” [da GNR], continuando a marcha, o que deu origem a uma perseguição que veio a terminar na vila de Pataias, onde um segundo veículo da GNR intercetou o condutor, que viria a ser detido e posteriormente acusado pelo Ministério Público.

O processo sofreu uma reviravolta quando o arguido pediu abertura de instrução e, em janeiro deste ano, o juiz de instrução considerou que “os indícios recolhidos não sustentam a acusação”, despronunciando o empresário e pronunciando dois militares das GNR de Pataias envolvidos na perseguição e que passaram a ser arguidos.

Na leitura da sentença, a juíza considerou hoje provado que a perseguição ao empresário teve por base a comunicação de um atropelamento que não considerou provado, mas que gerou “uma pressão” nos dois militares agora condenados por não haver “dúvidas de que cometeram o crime de que vinham acusados”.

Além dos testemunhos, o tribunal admitiu como prova fotografias “tiradas pela filha” do empresário, retratando “manchas de sangue e dois dentes que caíram da prótese”, encontrados dentro do carro e que contrariam a versão dos militares de que os ferimentos teriam sido causados durante a detenção, quando o homem saiu da viatura e caiu no chão.

Uma versão “ostensivamente contrariada” pela prova produzida, afirmou a juíza durante a leitura da sentença, que obriga também os arguidos a “prova do controlo da agressividade e impulsividade”, durante o período de suspensão da pena.

O tribunal considerou procedente o pedido de indemnização cível deduzido pelo empresário, assistente no processo, condenando os dois militares ao pagamento solidário de 11.408 euros (acrescidos de juros de mora), dos quais 5.408 euros referentes a dados patrimoniais e seis mil euros referentes a danos morais, bem como ao pagamento das custas do processo, no valor de quatro unidades de conta processual cada.

O Tribunal determinou ainda que seja extraída certidão por alegadas declarações falsas prestadas por quatro testemunhas, duas das quais militares da GNR.

Ana Januário, advogada de Carlos Ribeiro, disse à agência Lusa que irá recorrer da decisão. Já o advogado do empresário, Francisco Espinhaço, considerou que foi feita justiça.

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Idade da reforma de volta aos 65 anos? Proposta será entregue ao Parlamento e ‘divide’ opiniões

11:00 7 Maio, 2026 09:41 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

O Chega apresentou uma proposta ao Parlamento para reduzir a idade da reforma para 65 anos, mas há quem não concorde

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e frio: depressão fria atinge Portugal nesta data e este será o dia mais chuvoso da semana

06:00 7 Maio, 2026 13:42 5 Maio, 2026 | João Luís

Depressão fria aproxima-se de Portugal e traz chuva intensa e descida das temperaturas. Saiba quando chega o pior do mau tempo e quais as regiões mais afetadas

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Dia de chuva numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria aproxima-se e promete dias difíceis nesta parte do país: chuva e tempestades vão chegar em força

12:30 7 Maio, 2026 17:34 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma depressão fria vai alterar o estado do tempo, trazendo chuva, vento e trovoadas ao país, com impacto mais intenso em algumas regiões

Homem com soluços. Crédito: Foto AI
Saúde

Adeus soluços: médicos recomendam truques eficazes para acabar com a ‘praga’

21:30 7 Maio, 2026 20:48 7 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Médicos explicam por que motivos surgem os soluços e aconselham algumas medidas simples para acabar com eles

Algarve Desporto Gastronomia

Lua Escudeiro, campeã nacional de surf Sub18, recebe apoio do Poké Market em Olhão

16:00 7 Maio, 2026 15:54 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Poké Market aposta na surfista algarvia Lua Escudeiro e reforça apoio ao talento jovem no Algarve

Turista com vista aérea de Lisboa. Crédito: Freepik
Cultura Mundo Nacional

Estas palavras parecem estrangeiras, mas têm raízes no português e são usadas em várias línguas

22:00 7 Maio, 2026 18:47 7 Maio, 2026 | João Luís

Algumas palavras parecem pertencer naturalmente ao inglês, ao francês ou ao alemão, mas têm uma história ligada ao português

Algarve Política

Morreu Carlos Brito, histórico dirigente comunista “natural” de Alcoutim

21:14 7 Maio, 2026 01:36 8 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

A morte de Carlos Brito representa o desaparecimento de uma figura histórica da vida política portuguesa, com raízes profundas no Algarve

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Afinal, qual é o prazo de validade da carta de condução? Saiba quando tem de a revalidar e evite multas

20:20 7 Maio, 2026 16:57 5 Maio, 2026 | João Luís

Carta de condução não segue o mesmo calendário para todos: tudo depende da categoria do veículo e da data em que o título foi obtido

Casal sentando à mesa a analisar as suas finanças. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Autoridade Tributária esclarece: contribuintes nestas condições estão isentos do pagamento deste imposto

11:30 6 Maio, 2026 11:07 6 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a Autoridade Tributária, existem contribuintes em certas situações que ficam isentos do pagamento de IMI

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Homem sorridente a receber chave da sua nova casa. Crédito: Magnific AI
Europa

Inscrições disparam: vila aqui ‘ao lado’ oferece casa e emprego seguro a quem se quiser mudar

12:10 6 Maio, 2026 17:31 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Uma pequena vila está a atrair cada vez mais interessados ao oferecer casa gratuita e emprego estável a quem decidir mudar-se para lá

Ladrão a ver mulher a colocar PIN no Multibanco. Crédito: Freepik
Economia Mundo Nacional

Nem PIN nem cartão: autoridades alertam para método ‘à moda antiga’ para roubar dinheiro do Multibanco

19:00 7 Maio, 2026 15:15 7 Maio, 2026 | João Luís

Há um método a preocupar autoridades norte-americanas que permite retirar dinheiro do Multibanco sem usar cartão ou conta de cliente

Algarve Economia

Atum-rabilho com mais de 100 quilos capturado em Tavira abre nova campanha piscatória

19:54 6 Maio, 2026 21:19 6 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha de atum-rabilho arranca em Tavira com primeira captura da safra de 2026 ao largo da costa algarvia

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Idade da reforma de volta aos 65 anos? Proposta será entregue ao Parlamento e ‘divide’ opiniões

11:00 7 Maio, 2026 09:41 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

O Chega apresentou uma proposta ao Parlamento para reduzir a idade da reforma para 65 anos, mas há quem não concorde

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e frio: depressão fria atinge Portugal nesta data e este será o dia mais chuvoso da semana

06:00 7 Maio, 2026 13:42 5 Maio, 2026 | João Luís

Depressão fria aproxima-se de Portugal e traz chuva intensa e descida das temperaturas. Saiba quando chega o pior do mau tempo e quais as regiões mais afetadas

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Dia de chuva numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria aproxima-se e promete dias difíceis nesta parte do país: chuva e tempestades vão chegar em força

12:30 7 Maio, 2026 17:34 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma depressão fria vai alterar o estado do tempo, trazendo chuva, vento e trovoadas ao país, com impacto mais intenso em algumas regiões

Homem com soluços. Crédito: Foto AI
Saúde

Adeus soluços: médicos recomendam truques eficazes para acabar com a ‘praga’

21:30 7 Maio, 2026 20:48 7 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Médicos explicam por que motivos surgem os soluços e aconselham algumas medidas simples para acabar com eles

Algarve, Desporto, Gastronomia

Lua Escudeiro, campeã nacional de surf Sub18, recebe apoio do Poké Market em Olhão

16:00 7 Maio, 2026 15:54 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Poké Market aposta na surfista algarvia Lua Escudeiro e reforça apoio ao talento jovem no Algarve

Turista com vista aérea de Lisboa. Crédito: Freepik
Cultura, Mundo, Nacional

Estas palavras parecem estrangeiras, mas têm raízes no português e são usadas em várias línguas

22:00 7 Maio, 2026 18:47 7 Maio, 2026 | João Luís

Algumas palavras parecem pertencer naturalmente ao inglês, ao francês ou ao alemão, mas têm uma história ligada ao português

Algarve, Política

Morreu Carlos Brito, histórico dirigente comunista “natural” de Alcoutim

21:14 7 Maio, 2026 01:36 8 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

A morte de Carlos Brito representa o desaparecimento de uma figura histórica da vida política portuguesa, com raízes profundas no Algarve

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Afinal, qual é o prazo de validade da carta de condução? Saiba quando tem de a revalidar e evite multas

20:20 7 Maio, 2026 16:57 5 Maio, 2026 | João Luís

Carta de condução não segue o mesmo calendário para todos: tudo depende da categoria do veículo e da data em que o título foi obtido

Casal sentando à mesa a analisar as suas finanças. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Autoridade Tributária esclarece: contribuintes nestas condições estão isentos do pagamento deste imposto

11:30 6 Maio, 2026 11:07 6 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a Autoridade Tributária, existem contribuintes em certas situações que ficam isentos do pagamento de IMI

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Homem sorridente a receber chave da sua nova casa. Crédito: Magnific AI
Europa

Inscrições disparam: vila aqui ‘ao lado’ oferece casa e emprego seguro a quem se quiser mudar

12:10 6 Maio, 2026 17:31 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Uma pequena vila está a atrair cada vez mais interessados ao oferecer casa gratuita e emprego estável a quem decidir mudar-se para lá

Ladrão a ver mulher a colocar PIN no Multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Mundo, Nacional

Nem PIN nem cartão: autoridades alertam para método ‘à moda antiga’ para roubar dinheiro do Multibanco

19:00 7 Maio, 2026 15:15 7 Maio, 2026 | João Luís

Há um método a preocupar autoridades norte-americanas que permite retirar dinheiro do Multibanco sem usar cartão ou conta de cliente

Algarve, Economia

Atum-rabilho com mais de 100 quilos capturado em Tavira abre nova campanha piscatória

19:54 6 Maio, 2026 21:19 6 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha de atum-rabilho arranca em Tavira com primeira captura da safra de 2026 ao largo da costa algarvia

Últimas Notícias

  • Estas palavras parecem estrangeiras, mas têm raízes no português e são usadas em várias línguas
    Estas palavras parecem estrangeiras, mas têm raízes no português e são usadas em várias línguas
  • Adeus soluços: médicos recomendam truques eficazes para acabar com a ‘praga’
    Adeus soluços: médicos recomendam truques eficazes para acabar com a ‘praga’
  • Morreu Carlos Brito, histórico dirigente comunista “natural” de Alcoutim
    Morreu Carlos Brito, histórico dirigente comunista “natural” de Alcoutim
  • Afinal, qual é o prazo de validade da carta de condução? Saiba quando tem de a revalidar e evite multas
    Afinal, qual é o prazo de validade da carta de condução? Saiba quando tem de a revalidar e evite multas
  • Nem PIN nem cartão: autoridades alertam para método ‘à moda antiga’ para roubar dinheiro do Multibanco
    Nem PIN nem cartão: autoridades alertam para método ‘à moda antiga’ para roubar dinheiro do Multibanco
  • Associação das escolas de condução critica proposta de cartas gratuitas nas Forças Armadas
    Associação das escolas de condução critica proposta de cartas gratuitas nas Forças Armadas

Opinião

  • A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
    A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
  • O bom senso e o tempo da intolerância | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva
    O bom senso e o tempo da intolerância | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva
  • Politicamente (in)correto: Algarve – economia de verão | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Algarve – economia de verão | Por Francisco Moleiro
  • A propaganda disfarçada de jornalismo: o engano normalizado| Por Luís Ganhão
    A propaganda disfarçada de jornalismo: o engano normalizado| Por Luís Ganhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
    A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
  • Cancelaram o seu voo por este motivo? União Europeia obriga companhias aéreas a pagar indemnização
    Cancelaram o seu voo por este motivo? União Europeia obriga companhias aéreas a pagar indemnização
  • Faro celebra Dia da Europa com cultura e cidadania
    Faro celebra Dia da Europa com cultura e cidadania
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal