Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Paciente num hospital. Crédito: Magnific
Paciente num hospital. Crédito: Magnific
Nacional, Saúde

DGS e OMS ‘alertam’: é assim que se identifica um caso suspeito de Hantavírus e é isto que se deve fazer

Autoridades de saúde lançaram recomendações aos profissionais de saúde, de modo a garantir que casos suspeitos de Hantavírus são eficazmente identificados

20:20 12 Maio, 2026 20:09 12 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O surto de hantavírus associado ao navio de cruzeiro MV Hondius levou a Direção-Geral da Saúde (DGS) a publicar orientações para os profissionais do sistema de saúde em Portugal. Apesar da gravidade dos casos ligados ao navio, a avaliação nacional continua a apontar para um risco muito reduzido para a população em geral.

A DGS publicou a Orientação n.º 001/2026, de 11 de maio, dedicada ao hantavírus Andes e aos procedimentos para gestão de contactos no âmbito do surto identificado no navio de cruzeiro MV Hondius. O documento destina-se ao sistema de saúde português e enquadra as medidas a adotar caso entrem em Portugal pessoas que tenham sido contactos de casos relacionados com este surto.

Segundo a mesma, não há alteração da avaliação do risco em Portugal. A autoridade de saúde indicou que o risco para o país “mantém-se muito baixo”, pelo que não existem medidas preventivas a implementar a nível nacional para a população. Esta informação foi divulgada na nota citada pela Lusa e reproduzida por vários órgãos de comunicação social, enquanto a orientação oficial disponível no portal da DGS detalha sobretudo os procedimentos para profissionais de saúde.

O que levou à orientação

Esta alerta está relacionado com o surto de hantavírus Andes no MV Hondius, navio de cruzeiro que partiu do sul da Argentina no início de abril. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou, no boletim de 8 de maio, a existência de oito casos associados ao cruzeiro, incluindo três mortes, com seis infeções confirmadas laboratorialmente como vírus Andes.

A OMS avaliou o risco para a população global como baixo, embora considere moderado o risco para passageiros e tripulantes do navio. O organismo refere ainda que o vírus Andes pode, em situações raras, transmitir-se entre pessoas, sobretudo em contexto de contacto próximo e prolongado.

Esta orientação da DGS foi preparada com base nas recomendações da OMS e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças. O ECDC também publicou aconselhamento rápido para os países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu sobre a gestão de pessoas potencialmente expostas ao vírus Andes no contexto deste surto.

Quem é considerado caso suspeito

De acordo com a DGS, pode ser considerado caso suspeito qualquer pessoa que tenha partilhado ou visitado um meio de transporte, como barco ou avião, onde tenha havido um caso confirmado ou provável de infeção por hantavírus Andes. Também entra nesta definição quem tenha estado em contacto com um passageiro ou membro da tripulação do MV Hondius desde 5 de abril deste ano e até ao fim do período de incubação, fixado em 42 dias.

Para ser considerado suspeito, esse contacto deve apresentar febre aguda, ou historial de febre, juntamente com sintomas como dores musculares, calafrios, dor de cabeça, queixas gastrointestinais, incluindo náuseas, vómitos, diarreia ou dor abdominal, ou sintomas respiratórios, como tosse, falta de ar, dor no peito ou dificuldade em respirar.

A DGS define ainda caso provável como uma pessoa com sinais e sintomas compatíveis e uma ligação epidemiológica conhecida a um caso confirmado ou provável de infeção por hantavírus Andes. Já um caso confirmado exige deteção laboratorial do vírus, por RT-PCR, testes serológicos ou isolamento do hantavírus Andes a partir de uma amostra biológica.

O que é considerado contacto

A orientação oficial define contacto como uma pessoa exposta a um caso confirmado ou provável durante o período de transmissibilidade, que vai desde dois dias antes do aparecimento dos sintomas até à ausência de sintomas. Essa exposição pode envolver secreções respiratórias, saliva, sangue ou outros fluidos corporais.

A DGS inclui nesta definição situações como contacto físico direto, prestação de cuidados, contacto íntimo, partilha de cama ou de objetos de higiene pessoal. Também são consideradas exposições relevantes a proximidade inferior a dois metros por mais de 15 minutos acumulados e a permanência em espaços fechados ou partilhados, como cabines de navio ou lugares próximos em transportes.

Esta identificação de contactos pode chegar à DGS através de parceiros internacionais, autoridades de sanidade internacional, profissionais de saúde, unidades de prestação de cuidados ou da linha SNS 24. A gestão destes contactos deve ser iniciada de imediato pelas autoridades de saúde competentes.

O que acontece se surgir um caso suspeito

Quando um profissional de saúde identifica um caso suspeito, deve contactar de imediato a DGS para validação e orientação. A própria orientação indica que um caso suspeito pode também ser identificado através da SNS 24 ou do 112, quando a pessoa relata exposição compatível e aparecimento de sinais ou sintomas.

Depois da validação, a DGS ativa o INEM, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e o hospital de referência. Até à chegada do transporte, o caso suspeito deve permanecer em isolamento físico, num espaço confinado, e usar máscara cirúrgica.

Os hospitais de referência definidos pela DGS são a ULS São José, através do Hospital Curry Cabral para adultos e do Hospital Dona Estefânia para crianças, e a ULS São João, para doentes adultos e pediátricos. O transporte do caso suspeito até ao hospital de referência deve ser assegurado pelo INEM.

Transmissão está geralmente ligada a roedores

O hantavírus é, em regra, transmitido a seres humanos através do contacto com urina, fezes ou saliva de roedores infetados, ou com superfícies contaminadas. A OMS explica que a exposição costuma ocorrer em locais onde existem roedores e que, no caso do vírus Andes, há registo de transmissão limitada entre pessoas em contactos próximos e prolongados.

Os sintomas iniciais podem assemelhar-se a uma infeção gripal, incluindo febre, dores musculares, arrepios, dor de cabeça e queixas gastrointestinais. Em alguns casos, a doença pode evoluir para dificuldade respiratória grave, o que justifica a necessidade de referenciação rápida e vigilância apertada dos contactos relevantes.

Sem medidas gerais para a população

Para a população portuguesa em geral, a mensagem principal continua a ser a ausência de medidas preventivas nacionais adicionais.

A orientação oficial da DGS não se dirige ao público em geral, mas sim aos profissionais do sistema de saúde, para garantir que eventuais contactos ou casos suspeitos ligados ao MV Hondius são identificados, acompanhados e encaminhados de forma adequada.

Leia também: Tem seguro de saúde? Se lhe acontecer alguma coisa neste período pode ter de assumir as despesas na mesma

Operação stop. Crédito: DR
Auto Nacional

Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa e evite ser multado

11:30 6 Setembro, 2026 01:40 6 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Importa conhecer todos os sinais de trânsito, como o H42, para conseguir cumprir as regras de forma eficiente

Algarve Cultura Desporto Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 12:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva e trovoada a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e esta região será a mais ‘castigada’

06:00 6 Setembro, 2026 23:23 5 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Segundo a Luso Meteo, a chuva regressa a Portugal acompanhada de trovoada, com uma região a concentrar maior probabilidade de instabilidade

Mulher a utilizar o Multibanco. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Enganou-se numa transferência bancária? Banco de Portugal esclarece quando ainda pode recuperar o dinheiro (e como o fazer)

11:20 6 Setembro, 2026 10:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quando ainda pode tentar recuperar o dinheiro de uma tranferência bancária e quando uma operação já não pode ser cancelada

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Tem a carta de condução válida? Mesmo assim pode ser chamado a fazer um novo exame nestas situações

20:20 5 Setembro, 2026 10:44 5 Setembro, 2026 | João Luís

Mesmo com a carta de condução válida, há situações em que um condutor pode ser obrigado a fazer um novo exame

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Algarve

GNR detém homem que tentou fugir com 4.300 litros de combustível em Loulé

11:10 6 Setembro, 2026 11:06 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Suspeito de 32 anos tentou fugir a pé após ser intercetado em Loulé; a GNR apreendeu 172 jerricãs de combustível e a viatura

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Opinião Política

O País Melhor | Por José Figueiredo Santos

14:52 6 Setembro, 2026 14:52 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

"Então explique-me uma coisa: por que razão tantos portugueses precisam de pagar no privado aquilo que já pagaram ao público?"

Ciência

Nova base de dados vai determinar quantas aves foram extintas pela atividade humana

14:10 6 Setembro, 2026 11:56 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Projeto internacional com participação portuguesa reúne dados ecológicos e morfológicos de aves extintas desde o Pleistoceno Superior

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 15:34 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de décadas de descontos, Maria recebe uma pensão no Luxemburgo que a obrigou a continuar a trabalhar mesmo após a reforma

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Operação stop. Crédito: DR
Auto, Nacional

Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa e evite ser multado

11:30 6 Setembro, 2026 01:40 6 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Importa conhecer todos os sinais de trânsito, como o H42, para conseguir cumprir as regras de forma eficiente

Algarve, Cultura, Desporto, Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 12:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva e trovoada a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e esta região será a mais ‘castigada’

06:00 6 Setembro, 2026 23:23 5 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Segundo a Luso Meteo, a chuva regressa a Portugal acompanhada de trovoada, com uma região a concentrar maior probabilidade de instabilidade

Mulher a utilizar o Multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Enganou-se numa transferência bancária? Banco de Portugal esclarece quando ainda pode recuperar o dinheiro (e como o fazer)

11:20 6 Setembro, 2026 10:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quando ainda pode tentar recuperar o dinheiro de uma tranferência bancária e quando uma operação já não pode ser cancelada

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Tem a carta de condução válida? Mesmo assim pode ser chamado a fazer um novo exame nestas situações

20:20 5 Setembro, 2026 10:44 5 Setembro, 2026 | João Luís

Mesmo com a carta de condução válida, há situações em que um condutor pode ser obrigado a fazer um novo exame

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Algarve

GNR detém homem que tentou fugir com 4.300 litros de combustível em Loulé

11:10 6 Setembro, 2026 11:06 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Suspeito de 32 anos tentou fugir a pé após ser intercetado em Loulé; a GNR apreendeu 172 jerricãs de combustível e a viatura

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Opinião, Política

O País Melhor | Por José Figueiredo Santos

14:52 6 Setembro, 2026 14:52 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

"Então explique-me uma coisa: por que razão tantos portugueses precisam de pagar no privado aquilo que já pagaram ao público?"

Ciência

Nova base de dados vai determinar quantas aves foram extintas pela atividade humana

14:10 6 Setembro, 2026 11:56 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Projeto internacional com participação portuguesa reúne dados ecológicos e morfológicos de aves extintas desde o Pleistoceno Superior

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 15:34 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de décadas de descontos, Maria recebe uma pensão no Luxemburgo que a obrigou a continuar a trabalhar mesmo após a reforma

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Últimas Notícias

  • Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas
    Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas
  • Nova base de dados vai determinar quantas aves foram extintas pela atividade humana
    Nova base de dados vai determinar quantas aves foram extintas pela atividade humana
  • Depois de Faro, concerto em Lisboa celebra o legado de José Carlos e Teresa Schwarz
    Depois de Faro, concerto em Lisboa celebra o legado de José Carlos e Teresa Schwarz
  • Trabalha mas recebe pouco? Pode ter direito a um apoio da Segurança Social mesmo tendo salário
    Trabalha mas recebe pouco? Pode ter direito a um apoio da Segurança Social mesmo tendo salário
  • Faro dá nome de Artur Lara Ramos à pista de atletismo que ajudou a construir
    Faro dá nome de Artur Lara Ramos à pista de atletismo que ajudou a construir

Opinião

  • O País Melhor | Por José Figueiredo Santos
    O País Melhor | Por José Figueiredo Santos
  • Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins
    Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins
  • Fadiga da fertilidade: porque tantos casais desistem dos tratamentos e como o descanso pode ajudar | Por Ana Luísa Alves
    Fadiga da fertilidade: porque tantos casais desistem dos tratamentos e como o descanso pode ajudar | Por Ana Luísa Alves

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma? União Europeia só ‘olha’ a pagamentos de pensões até esta data e novo relatório deixa aviso
    Adeus reforma? União Europeia só ‘olha’ a pagamentos de pensões até esta data e novo relatório deixa aviso
  • Eurodeputado Hélder Sousa Silva reúne setor cultural em Bruxelas para debater inteligência artificial
    Eurodeputado Hélder Sousa Silva reúne setor cultural em Bruxelas para debater inteligência artificial
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento