Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

DGS atualiza regras sobre uso de máscara que se mantém como “importante medida”

A orientação hoje publicada avança que se mantém a recomendação de uso de máscaras para as pessoas mais vulneráveis, nomeadamente com doenças crónicas ou estados de imunossupressão com risco acrescido para covid-19 grave.

17:00 28 Abril, 2022 18:00 28 Abril, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou esta quinta-feira a orientação sobre o uso obrigatório e recomendado de máscara, considerando que a sua utilização se mantém como uma “importante medida” para conter as infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2.

“Apesar da elevada cobertura vacinal em Portugal, a utilização de máscaras na comunidade é uma medida eficaz na prevenção da transmissão de SARS-CoV-2 e continua assim a ser uma importante medida de contenção da infeção, sobretudo em ambientes e populações com maior risco para infeção”, refere o documento assinado pela diretora-geral Graça Freitas.

A orientação recorda que Portugal tem vindo a eliminar a generalidade das medidas restritivas de resposta à pandemia, tendo permanecido em vigor a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços interiores, que passou a ser “objeto de um novo enquadramento” já aprovado pelo Governo.

ONDE É QUE A MÁSCARA É OBRIGATÓRIA?

Nesse sentido, a DGS indica que o uso de máscara cirúrgica ou FFP2 é obrigatório por qualquer pessoa a partir dos 10 anos nos estabelecimentos e serviços de saúde, incluindo farmácias comunitárias, assim como nas estruturas residenciais ou de acolhimento e serviços de apoio domiciliário para populações vulneráveis, pessoas idosas ou com deficiência, bem como nas unidades de cuidados continuados integrados.

A máscara é ainda obrigatória nos transportes coletivos de passageiros, incluindo o aéreo, táxis e TVDE, e nas plataformas e acessos cobertos a transportes públicos, como aeroportos, terminais marítimos e redes de metro e de comboio.

Estão também obrigadas a usar a máscara as pessoas que sejam casos confirmados de covid-19 em todas as circunstâncias, sempre que estejam fora do seu local de isolamento até ao décimo dia após o início de sintomas ou do teste positivo, assim como os contactos com casos confirmados de infeção durante 14 dias após a data da última exposição.

RECOMENDAÇÃO DE USO DE MÁSCARAS

A orientação publicada avança que se mantém a recomendação de uso de máscaras para as pessoas mais vulneráveis, nomeadamente com doenças crónicas ou estados de imunossupressão com risco acrescido para covid-19 grave, sempre que em situação de risco aumentado de exposição.

É também recomendado o seu uso por pessoas que tenham contacto com outras mais vulneráveis, assim como por “qualquer pessoa com idade superior a 10 anos sempre que se encontre em ambientes fechados, em aglomerados”.

“Para garantir a utilização da máscara em todas as circunstâncias previstas na presente orientação, e sempre que a pessoa considere que a sua utilização se justifica, recomenda-se que qualquer pessoa seja portadora de uma máscara cirúrgica ou FFP2, sempre que se desloque ou circule para fora do local de residência ou permanência habitual”, adianta o documento.

A DGS atualizou também a orientação sobre as medidas de saúde pública no âmbito da pandemia da covid-19, adequando-a às novas regras de utilização das máscaras, e sublinhando que “é da responsabilidade de cada um adotar comportamentos que minimizem o risco de transmissão do vírus”.

Em 21 de dezembro, após o Conselho de Ministros, a ministra da Presidência afirmou que o Governo ouviu os peritos antes de tomar a decisão de acabar com o uso generalizado das máscaras, recusando ter sido alvo de pressões, designadamente por parte dos agentes da educação.

Na mesma ocasião, a ministra da Saúde, Marta Temido, salientou que estavam reunidas as condições para o uso da máscara deixar de ser obrigatório, à exceção dos locais frequentados por pessoas especialmente vulneráveis ou de utilização intensiva.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
José Mourinho.
Cultura Desporto Mundo Nacional

José Mourinho mudou a língua inglesa: levou esta expressão de Portugal para o dicionário inglês

13:05 29 Julho, 2026 12:56 29 Julho, 2026 | João Luís

Uma tentativa de José Mourinho traduzir o 'futebolês' português acabou por criar uma das expressões mais conhecidas do futebol internacional

Algarve

GNR detém três jovens e apreende droga, dinheiro e notas falsas no Algarve

10:39 29 Julho, 2026 11:06 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Operação especial de prevenção criminal mobilizou militares de investigação, intervenção e operações especiais da GNR

Algarve

Espanhol assistido e transportado para hospital após dificuldades na barra de Cacela Velha

09:16 29 Julho, 2026 09:21 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A vítima, com cerca de 40 anos, foi assistida na barra de Cacela Velha e transportada para uma unidade hospitalar pelo INEM

Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

Robert De Niro e Nobu Matsuhisa. Crétido: Nobu
Algarve Economia

Hotel de luxo ligado a Robert De Niro vai nascer no Algarve: já tem data prevista para inaugurar no Sotavento

12:45 29 Julho, 2026 12:52 29 Julho, 2026 | João Luís

Marca internacional Nobu prepara um novo projeto no Algarve, com hotel, restaurante, residências e infraestruturas de lazer

Economia Nacional

Acqua Portimão entre os maiores negócios do imobiliário com operação de 60 milhões

12:40 29 Julho, 2026 12:38 29 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Hotelaria, procura robusta em Tavira e falta de casas para a classe média marcam o imobiliário algarvio no primeiro semestre de 2026

Algarve

Jovem desaparecido em travessia de stand-up paddle no Algarve é surfista profissional e sofre de doença rara

14:40 28 Julho, 2026 14:35 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Arron Strong desapareceu ao largo da Arrifana durante uma travessia em stand-up paddle entre o Monte Clérigo e a Carrapateira

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: agosto começa com calor e pode trazer trovoadas

06:00 29 Julho, 2026 19:52 28 Julho, 2026 | João Luís

Durante agosto, o calor deverá marcar o arranque do mês, mas a trovoada pode ganhar força em algumas regiões na segunda quinzena

Opinião

A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão

11:29 29 Julho, 2026 11:38 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Nenhuma sociedade prospera quando o 'eu' deixa de reconhecer que só existe plenamente através do 'nós'"

Algarve Cultura

Summer Weekender leva dois dias de música eletrónica à beira-mar em Faro

18:25 28 Julho, 2026 18:27 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Talento local do Algarve partilha o cartaz com artistas internacionais em dois dias de música eletrónica junto à Ria Formosa

Cultura Opinião

Quando um dia tu chegares | Por Henrique Dias Freire

07:30 29 Julho, 2026 13:31 28 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Henrique Dias Freire escreve sobre a coragem de amar sem máscaras, acolher as imperfeições e escolher ficar, mesmo depois de ver todas as sombras

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas de 70 km/h: esta vai ser a região afetada

17:30 28 Julho, 2026 15:08 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depressão atlântica traz chuva intensa, trovoada e vento forte aos Açores, com sete ilhas sob aviso amarelo até quinta-feira

Algarve Cultura

Dias Medievais regressam a Castro Marim com torneios, banquetes e 30 grupos de animação

12:50 28 Julho, 2026 12:34 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Reis, cavaleiros, artesãos e criaturas mitológicas ocupam as ruas de Castro Marim numa viagem destinada a toda a família

Algarve Animais Vida & Lazer

Novo passaporte transforma visitantes do Zoomarine em Heróis da Conservação

12:55 29 Julho, 2026 12:52 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Famílias são convidadas a explorar o parque, responder a desafios e conhecer animais, biodiversidade e projetos de conservação

Algarve Auto Cultura

Motores americanos voltam a “rugir” em Faro com mais de 150 viaturas

16:55 28 Julho, 2026 16:55 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Faro recebe clássicos e modelos desportivos americanos, acompanhados por música, dança e um passeio automóvel pela cidade.

Algarve Economia Gastronomia

Mercado de Loulé recebe festival dedicado à gastronomia e aos vinhos algarvios

11:40 28 Julho, 2026 11:56 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Quatro restaurantes do mercado irão criar pratos especiais, acompanhados por sugestões de harmonização com vinhos do Algarve

José Mourinho.
Cultura, Desporto, Mundo, Nacional

José Mourinho mudou a língua inglesa: levou esta expressão de Portugal para o dicionário inglês

13:05 29 Julho, 2026 12:56 29 Julho, 2026 | João Luís

Uma tentativa de José Mourinho traduzir o 'futebolês' português acabou por criar uma das expressões mais conhecidas do futebol internacional

Algarve

GNR detém três jovens e apreende droga, dinheiro e notas falsas no Algarve

10:39 29 Julho, 2026 11:06 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Operação especial de prevenção criminal mobilizou militares de investigação, intervenção e operações especiais da GNR

Algarve

Espanhol assistido e transportado para hospital após dificuldades na barra de Cacela Velha

09:16 29 Julho, 2026 09:21 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A vítima, com cerca de 40 anos, foi assistida na barra de Cacela Velha e transportada para uma unidade hospitalar pelo INEM

Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

Robert De Niro e Nobu Matsuhisa. Crétido: Nobu
Algarve, Economia

Hotel de luxo ligado a Robert De Niro vai nascer no Algarve: já tem data prevista para inaugurar no Sotavento

12:45 29 Julho, 2026 12:52 29 Julho, 2026 | João Luís

Marca internacional Nobu prepara um novo projeto no Algarve, com hotel, restaurante, residências e infraestruturas de lazer

Economia, Nacional

Acqua Portimão entre os maiores negócios do imobiliário com operação de 60 milhões

12:40 29 Julho, 2026 12:38 29 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Hotelaria, procura robusta em Tavira e falta de casas para a classe média marcam o imobiliário algarvio no primeiro semestre de 2026

Algarve

Jovem desaparecido em travessia de stand-up paddle no Algarve é surfista profissional e sofre de doença rara

14:40 28 Julho, 2026 14:35 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Arron Strong desapareceu ao largo da Arrifana durante uma travessia em stand-up paddle entre o Monte Clérigo e a Carrapateira

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: agosto começa com calor e pode trazer trovoadas

06:00 29 Julho, 2026 19:52 28 Julho, 2026 | João Luís

Durante agosto, o calor deverá marcar o arranque do mês, mas a trovoada pode ganhar força em algumas regiões na segunda quinzena

Opinião

A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão

11:29 29 Julho, 2026 11:38 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Nenhuma sociedade prospera quando o 'eu' deixa de reconhecer que só existe plenamente através do 'nós'"

Algarve, Cultura

Summer Weekender leva dois dias de música eletrónica à beira-mar em Faro

18:25 28 Julho, 2026 18:27 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Talento local do Algarve partilha o cartaz com artistas internacionais em dois dias de música eletrónica junto à Ria Formosa

Cultura, Opinião

Quando um dia tu chegares | Por Henrique Dias Freire

07:30 29 Julho, 2026 13:31 28 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Henrique Dias Freire escreve sobre a coragem de amar sem máscaras, acolher as imperfeições e escolher ficar, mesmo depois de ver todas as sombras

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas de 70 km/h: esta vai ser a região afetada

17:30 28 Julho, 2026 15:08 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depressão atlântica traz chuva intensa, trovoada e vento forte aos Açores, com sete ilhas sob aviso amarelo até quinta-feira

Algarve, Cultura

Dias Medievais regressam a Castro Marim com torneios, banquetes e 30 grupos de animação

12:50 28 Julho, 2026 12:34 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Reis, cavaleiros, artesãos e criaturas mitológicas ocupam as ruas de Castro Marim numa viagem destinada a toda a família

Algarve, Animais, Vida & Lazer

Novo passaporte transforma visitantes do Zoomarine em Heróis da Conservação

12:55 29 Julho, 2026 12:52 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Famílias são convidadas a explorar o parque, responder a desafios e conhecer animais, biodiversidade e projetos de conservação

Algarve, Auto, Cultura

Motores americanos voltam a “rugir” em Faro com mais de 150 viaturas

16:55 28 Julho, 2026 16:55 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Faro recebe clássicos e modelos desportivos americanos, acompanhados por música, dança e um passeio automóvel pela cidade.

Algarve, Economia, Gastronomia

Mercado de Loulé recebe festival dedicado à gastronomia e aos vinhos algarvios

11:40 28 Julho, 2026 11:56 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Quatro restaurantes do mercado irão criar pratos especiais, acompanhados por sugestões de harmonização com vinhos do Algarve

Últimas Notícias

  • José Mourinho mudou a língua inglesa: levou esta expressão de Portugal para o dicionário inglês
    José Mourinho mudou a língua inglesa: levou esta expressão de Portugal para o dicionário inglês
  • Novo passaporte transforma visitantes do Zoomarine em Heróis da Conservação
    Novo passaporte transforma visitantes do Zoomarine em Heróis da Conservação
  • Hotel de luxo ligado a Robert De Niro vai nascer no Algarve: já tem data prevista para inaugurar no Sotavento
    Hotel de luxo ligado a Robert De Niro vai nascer no Algarve: já tem data prevista para inaugurar no Sotavento
  • Acqua Portimão entre os maiores negócios do imobiliário com operação de 60 milhões
    Acqua Portimão entre os maiores negócios do imobiliário com operação de 60 milhões
  • Marinha abre 30 vagas para oficiais em regime de contrato em diversas classes
    Marinha abre 30 vagas para oficiais em regime de contrato em diversas classes

Opinião

  • A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão
    A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão
  • Maior pressão nos serviços públicos e infraestruturas: população aumentou mais de 20% em 18 municípios em apenas 6 anos
    Maior pressão nos serviços públicos e infraestruturas: população aumentou mais de 20% em 18 municípios em apenas 6 anos
  • Quando um dia tu chegares | Por Henrique Dias Freire
    Quando um dia tu chegares | Por Henrique Dias Freire

Europe Direct Algarve

  • CCDR Algarve reforça presença na Feira da Dieta Mediterrânica
    CCDR Algarve reforça presença na Feira da Dieta Mediterrânica
  • Há uma cidade onde pode visitar todas as pontes das notas de euro
    Há uma cidade onde pode visitar todas as pontes das notas de euro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento