Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Covid-19: Santuário de Fátima estima participação de seis mil peregrinos em 13 de outubro

A Direção-Geral da Saúde e o Santuário de Fátima reforçaram o plano de contingência do recinto de oração

19:36 30 Setembro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O acesso ao recinto de oração é feito por oito entradas

O Santuário de Fátima estima a presença de seis mil pessoas no recinto durante a peregrinação de 12 e 13 de outubro, estando prevista a colocação de círculos no chão, que reforçará a distância entre as pessoas.

Numa nota de imprensa divulgada hoje, o Santuário de Fátima informa que “de acordo com os planos efetuados” estima-se a “presença de cerca de seis mil pessoas no recinto, numa área útil de 48 mil metros quadrados [m2], o que equivale a uma média de oito m2 por pessoa”.

“A situação epidemiológica atual e a preocupação com a saúde de todos”, justifica a nota, obrigou o santuário a “restringir o acesso dos peregrinos, limitando o número de participantes nas celebrações da peregrinação”.

Face à pandemia e para evitar um número elevado de pessoas, a Direção-Geral da Saúde e o Santuário de Fátima reforçaram o plano de contingência do recinto de oração, criando um conjunto de medidas adicionais para a Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de outubro.

“Para que haja uma uniforme disposição da assembleia no recinto, são criadas, com marcações no solo, áreas circulares de ocupação, devidamente distanciadas. Em cada círculo poderá estar apenas um número limitado de pessoas coabitantes”, informa a nota do Santuário de Fátima.

Será também feita uma delimitação de alguns espaços, de maneira a criar perímetros de segurança e a vedar o acesso a locais suscetíveis de aglomerações.

O acesso ao recinto de oração é feito por oito entradas, com diversos meios de controlo”, assegura ainda o santuário, ao adiantar que as deslocações no recinto só podem ser feitas nos corredores assinalados.

“Todos os movimentos são constantemente monitorizados através dos meios de videovigilância, de modo a permitir em tempo real, decisões que sejam necessárias para controlo de situações de potencial risco”, reforça o comunicado.

Os peregrinos que desejarem participar nas celebrações da noite do dia 12 e da manhã do dia 13, só poderão entrar no recinto nas entradas “devidamente assinaladas”, e daí serão conduzidos por acolhedores para as áreas de ocupação estabelecidas.

Esses fiéis deverão permanecer naquele local definido até saírem do recinto de oração.

Além do uso obrigatório de máscara, mesmo em espaço aberto do santuário, será reforçada a sinalética, com informações mais específicas para esta peregrinação.

No exterior do recinto, o fluxo de peregrinos será gerido pela GNR, que garantirá o controlo de aproximação às zonas limítrofes do santuário.

Segundo a nota do santuário, “estas medidas adicionais têm como objetivo minimizar o risco de transmissão de infeção da covid-19 entre os participantes nas celebrações desta peregrinação”.

A diretora-geral da Saúde já tinha anunciado hoje que a peregrinação teria fiéis em Fátima.

No dia 13 de setembro o acesso ao Santuário de Fátima foi bloqueado quando o local atingiu a lotação máxima permitida no contexto da pandemia da covid-19.

As celebrações com a presença de peregrinos desde o início da pandemia foram retomadas no Santuário de Fátima em 30 de maio e a primeira peregrinação internacional com fiéis realizou-se em 12 e 13 de junho.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 1.971 em Portugal.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei

17:30 4 Julho, 2026 15:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, há restrições legais aos pagamentos em dinheiro

Algarve

Detidos em Albufeira por tráfico: GNR apreende cocaína, dinheiro e veículos

12:43 4 Julho, 2026 12:44 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

GNR deteve dois suspeitos em Albufeira e apreendeu cocaína, haxixe, canábis, 11 622 euros, 990 libras, telemóveis, balanças e dois veículos

Banco de Portugal. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Banco de Portugal deixa alerta: não entregue dinheiro a estes intermediários de crédito

20:00 4 Julho, 2026 13:51 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alerta foi deixado pelo Banco de Portugal, que esclarece ainda quem pode cobrar remuneração pelos serviços prestados

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 17:42 4 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal anulou a decisão e condenou a empresa

The 13 Palace, Macau.
Mundo Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Algarve Cultura

Feira Popular de Loulé recebe José Cid, Gisela João e tradição algarvia

19:40 4 Julho, 2026 19:34 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Música, artesanato e gastronomia marcam a Feira Popular de Loulé, de 9 a 12 de julho, com entrada livre no centro da cidade

Partida entre Flamengo e River Plate. Crédito: Flamengo
Algarve Desporto Mundo

Flamengo e River Plate empatam no Estádio Algarve em jogo de preparação

16:26 4 Julho, 2026 16:26 4 Julho, 2026 | João Luís

Flamengo e River Plate empataram 2-2 no Estádio Algarve, num jogo de preparação com quatro golos ainda na primeira parte

Auto

Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil

22:10 4 Julho, 2026 17:12 4 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um saco de plástico no retrovisor pode parecer estranho, mas há uma explicação simples

Opinião Saúde

Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas

07:30 4 Julho, 2026 11:48 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os alimentos com elevado teor em água tendem a ser menos calóricos, para além de contribuírem com um bom aporte de fibra, que promove a função intestinal e a saciedade"

Algarve Cultura

Full Moon regressa à Praia da Galé com duas noites de música e arte

18:05 3 Julho, 2026 18:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, arte e natureza voltam a unir-se em Albufeira para duas noites especiais sob a luz da lua cheia

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Radar de velocidade.
Auto Nacional

Este radar é uma ‘mina de ouro’: multou 7.526 condutores em Portugal nesta localização

13:20 3 Julho, 2026 12:45 3 Julho, 2026 | João Luís

Radar de velocidade registou 7.526 infrações numa estrada portuguesa muito movimentada. Saiba qual é a localização

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Europe Direct Algarve

Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras

07:00 4 Julho, 2026 14:00 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Encomendas até 150 euros vindas de fora da UE já pagam nova taxa. A Autoridade Tributária avisa que uma “pechincha” pode sair mais cara

Idosas com calor.
Tempo

Fim de semana de calor extremo em Portugal: temperaturas podem ficar até 15 ºC acima do normal

06:00 4 Julho, 2026 13:44 3 Julho, 2026 | João Luís

Cúpula de calor mantém Portugal sob temperaturas muito acima da média, com máximas acima dos 40 ºC e noites tropicais este fim de semana

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

19:10 3 Julho, 2026 19:08 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

O átrio do IPDJ, em Faro, recebeu uma conversa eclética sobre o belo, integrada no evento satélite algarvio do Novo Bauhaus Europeu

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei

17:30 4 Julho, 2026 15:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, há restrições legais aos pagamentos em dinheiro

Algarve

Detidos em Albufeira por tráfico: GNR apreende cocaína, dinheiro e veículos

12:43 4 Julho, 2026 12:44 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

GNR deteve dois suspeitos em Albufeira e apreendeu cocaína, haxixe, canábis, 11 622 euros, 990 libras, telemóveis, balanças e dois veículos

Banco de Portugal. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Banco de Portugal deixa alerta: não entregue dinheiro a estes intermediários de crédito

20:00 4 Julho, 2026 13:51 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alerta foi deixado pelo Banco de Portugal, que esclarece ainda quem pode cobrar remuneração pelos serviços prestados

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 17:42 4 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal anulou a decisão e condenou a empresa

The 13 Palace, Macau.
Mundo, Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Algarve, Cultura

Feira Popular de Loulé recebe José Cid, Gisela João e tradição algarvia

19:40 4 Julho, 2026 19:34 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Música, artesanato e gastronomia marcam a Feira Popular de Loulé, de 9 a 12 de julho, com entrada livre no centro da cidade

Partida entre Flamengo e River Plate. Crédito: Flamengo
Algarve, Desporto, Mundo

Flamengo e River Plate empatam no Estádio Algarve em jogo de preparação

16:26 4 Julho, 2026 16:26 4 Julho, 2026 | João Luís

Flamengo e River Plate empataram 2-2 no Estádio Algarve, num jogo de preparação com quatro golos ainda na primeira parte

Auto

Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil

22:10 4 Julho, 2026 17:12 4 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um saco de plástico no retrovisor pode parecer estranho, mas há uma explicação simples

Opinião, Saúde

Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas

07:30 4 Julho, 2026 11:48 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os alimentos com elevado teor em água tendem a ser menos calóricos, para além de contribuírem com um bom aporte de fibra, que promove a função intestinal e a saciedade"

Algarve, Cultura

Full Moon regressa à Praia da Galé com duas noites de música e arte

18:05 3 Julho, 2026 18:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, arte e natureza voltam a unir-se em Albufeira para duas noites especiais sob a luz da lua cheia

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto, Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Radar de velocidade.
Auto, Nacional

Este radar é uma ‘mina de ouro’: multou 7.526 condutores em Portugal nesta localização

13:20 3 Julho, 2026 12:45 3 Julho, 2026 | João Luís

Radar de velocidade registou 7.526 infrações numa estrada portuguesa muito movimentada. Saiba qual é a localização

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Europe Direct Algarve

Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras

07:00 4 Julho, 2026 14:00 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Encomendas até 150 euros vindas de fora da UE já pagam nova taxa. A Autoridade Tributária avisa que uma “pechincha” pode sair mais cara

Idosas com calor.
Tempo

Fim de semana de calor extremo em Portugal: temperaturas podem ficar até 15 ºC acima do normal

06:00 4 Julho, 2026 13:44 3 Julho, 2026 | João Luís

Cúpula de calor mantém Portugal sob temperaturas muito acima da média, com máximas acima dos 40 ºC e noites tropicais este fim de semana

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

19:10 3 Julho, 2026 19:08 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

O átrio do IPDJ, em Faro, recebeu uma conversa eclética sobre o belo, integrada no evento satélite algarvio do Novo Bauhaus Europeu

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Últimas Notícias

  • Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil
    Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil
  • Banco de Portugal deixa alerta: não entregue dinheiro a estes intermediários de crédito
    Banco de Portugal deixa alerta: não entregue dinheiro a estes intermediários de crédito
  • Feira Popular de Loulé recebe José Cid, Gisela João e tradição algarvia
    Feira Popular de Loulé recebe José Cid, Gisela João e tradição algarvia
  • Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento
    Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento
  • Encontrado corpo do jovem de 16 anos desaparecido no rio Guadiana em Mértola
    Encontrado corpo do jovem de 16 anos desaparecido no rio Guadiana em Mértola

Opinião

  • Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
    Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
  • A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
    A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional

Europe Direct Algarve

  • Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
    Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal