Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Covid-19: Portugal tem 19.022 infetados. Algarve sobe para 305 casos

Portugal regista hoje mais 181 casos do novo coronavírus. O Algarve soma 5 novos casos em relação a quinta-feira. O número de mortos sobe para 657

12:37 17 Abril, 2020 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Portugal regista hoje 657 mortos associados à covid-19, mais 28 do que na quinta-feira, e 19.022 infetados (mais 181), indica o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Comparando com os dados de quinta-feira, em que se registavam 629 mortos, hoje constatou-se um aumento percentual de 4,5%.

Relativamente ao número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, os dados da DGS revelam que há mais 181 casos do que na quinta-feira, representando uma subida de 0,96%.

A região Norte é a que regista o maior número de mortos (377), seguida pelo Centro (148), pela região de Lisboa e Vale Tejo (119), do Algarve (9) dos Açores (4), adianta o relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24:00 de quinta-feira.

Das mortes registadas, 433 tinham mais de 80 anos, 135 tinham idades entre os 70 e os 79 anos, 61 entre os 60 e os 69 anos, 18 entre os 50 e os 59 anos e oito entre os 40 e os 49 anos.

Do total das pessoas infetadas, a grande maioria está a recuperar em casa, totalizando 17.738, menos 199 relativamente a quinta-feira (-1,1%).

Os dados adiantam que 1.284 estão internadas, menos 18 (-1,3%) e 222 estão em Unidades de Cuidados Intensivos, menos sete, o que representa uma diminuição de 3%.

Os dados da DGS precisam que o concelho de Lisboa é o que regista o maior número de casos de infeção pelo coronavírus (1.020), seguido do Porto (1.017 casos), Vila Nova de Gaia (972), Matosinhos (845), Braga (798), Gondomar (797), Maia (714), Valongo (562), Ovar (498), Sintra (463) e Coimbra com 345 casos.

Desde o dia 01 de janeiro, registaram-se 158.940 casos suspeitos, dos quais 4.805 aguardam resultado dos testes.

Há 135.113 casos em que o resultado dos testes foi negativo, refere a DGS, adiantando que o número de doentes recuperados subiu para 519, mais 26 do que na quinta-feira.

A região Norte continua a registar o maior número de infeções, totalizando 11.324, mais 87 face ao dia anterior, seguida pela região de Lisboa e Vale do Tejo, com 4.302 (mais 65), da região Centro, com 2.778 (mais 22), do Algarve com 305 (mais cinco) e do Alentejo com 158 casos (mais dois).

Os Açores registam 102 casos de covid-19 e a Madeira 53, mantendo os números de quinta-feira.

A DGS regista também 25.456 contactos em vigilância pelas autoridades de Saúde, menos 609 do que na quinta-feira (-2,3%).

OS “NÚMEROS” DO ALGARVE

O Algarve regista 305 casos de covid-19, mais 5 do que ontem, mas na caracterização demográfica constam hoje mais 11 e não 5 novos casos*, segundo o boletim diário da DGS.

Os dados concelhios da DGS, mostram que 4 concelhos subiram: Tavira (+5), Faro (+4), Albufeira (+1) e Lagoa (+1) subiram o número de casos.

Sobre os novos 5 casos em Tavira, a presidente da autarquia local, Ana Paula Martins, refere esta tarde num comunicado que “face aos dados divulgados, hoje, pela Direção Geral da Saúde, que apontava 35 casos no concelho de Tavira, importa esclarecer que desde o último comunicado da autarquia, divulgado no dia 13 de abril, e que confirmava 28 infetados, apenas se registaram mais 2 casos. Ambos os indivíduos pertencem ao grupo de trabalhadores agrícolas da Cruz do Areal”.

Sobre a discrepância “entre os valores divulgados pela DGS (35) e os confirmados pela entidade de saúde local (30), a diferença poderá residir no facto de se tratar de infetados com morada nos documentos de identificação como pertencentes ao concelho de Tavira mas que não se encontram, neste momento, a residir no mesmo”.

“Para todos os efeitos, continuaremos a considerar os casos devidamente registados pela entidade de saúde local, os quais se encontram identificados e a serem monitorizados”, salienta Ana Paula Martins.

Quanto aos quadros referentes aos casos confirmados e óbitos pela DGS [aqui reproduzidos] têm hoje a seguinte descrição:

ÓBITOS: 9 (=); Albufeira 2; Lagoa 2, Vila Real de Santo António 2; Portimão 1; Loulé 1; São Brás de Alportel 1;

Albufeira com 63 (+1);

Faro com 58 (+4);

Loulé com 52 (=); Recuperados 1;

Portimão com 32 (=); Recuperados 13;

Tavira com 35 (+5); Recuperados 2;

Vila Real de Santo António com 14 (=);

Silves com 21 (=); Recuperados 2;

Olhão com 13 (=);

Lagoa com 4 (+1);

Lagos com 3 (=); Recuperados 1;

Castro Marim com 3 (=)

São Brás de Alportel (2*) e Monchique (1*) não aparecem no relatório da DGS (por motivos de confidencialidade [?]), pelo que pressupões-se que mantém menos de três casos cada um.

*Notas metodológicas da DGS: A informação apresentada refere ao total de notificações clínicas no sistema SINAVE, correspondente a 82% [+1% do que terça-feira] dos casos confirmados”. Os dados por concelho de ocorrência, apresentados por ordem alfabética. Quando os casos confirmados são inferiores a 3, por motivos de confidencialidade, os dados não são apresentados.

A faixa etária mais afetada pela doença é a dos 50 aos 59 anos (3.306), seguida da faixa dos 40 aos 49 anos (3.296), dos 30 aos 39 anos (2.649) e dos 60 aos 69 anos (2.341).

Há ainda 2.877 doentes com idades acima dos 80 anos e 1.731 entre os 70 e os 79 anos.

A DGS regista ainda 332 casos de crianças até aos nove anos, 487 de jovens com idades entre os 10 e os 19 anos e 2013 casos de pessoas com idades entre os 20 e os 29 anos.

Segundo o relatório da Direção-Geral da Saúde, 171 casos resultam da importação do vírus de Espanha, 128 de França, 81 do Reino Unido, 45 da Suíça, 46 dos Emirados Árabes Unidos, 32 Andorra, 29 Itália, 30 Brasil, 23 dos Estados Unidos, 18 da Argentina, 19 dos Países Baixos, 15 da Austrália e 10 da Alemanha, além de diversos outros casos distribuídos por dezenas de outros países.

De acordo com o boletim, 53% dos doentes positivos ao novo coronavírus apresentam como sintomas tosse, 38% febre, 27% dores musculares, 25% cefaleia, 21% fraqueza generalizada e 16% dificuldade respiratória. Esta informação refere-se a 85% dos casos confirmados.

A covid-19, causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, é uma infeção respiratória aguda que pode desencadear uma pneumonia.

Portugal, em estado de emergência até 17 de abril e onde o primeiro caso foi confirmado em 02 de março, está na terceira e mais grave fase de resposta à doença (Fase de Mitigação), ativada quando há transmissão local, em ambiente fechado, e/ou transmissão comunitária.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 145 mil mortos e infetou mais de 2,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 465 mil doentes foram considerados curados.

RELACIONADO:

Algarve com situação “estável” e aumento de casos inferior a 5%

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa Nacional

Américo recebia 1.000 euros de pensão mas ‘cortaram’ 190 euros todos os meses: reclamou à Segurança Social e às Finanças mas não deu em nada

19:30 17 Agosto, 2026 12:21 17 Agosto, 2026 | João Luís

Reformado conseguiu receber a pensão portuguesa sem aquele corte, até que uma alteração lhe reduziu de forma inesperada o valor mensal

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Avião estacionado no aeroporto.
Economia Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Lua vermelha. Crédito: Magnific
Ciência Nacional

Depois do eclipse do Sol, é a vez da Lua: fenómeno raro será visível em Portugal neste dia (e não precisa de óculos especiais)

13:30 17 Agosto, 2026 13:23 17 Agosto, 2026 | João Luís

Vem aí um eclipse parcial da Lua: saiba a hora do ponto máximo na sua zona e como observar o fenómeno em segurança

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e rajadas fortes: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 14:04 17 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um dia marcado por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Montenegro. Crédito: Freepik
Europa

“Melhor que Portugal, Espanha e Grécia”: britânicos rendidos a este país de vida barata que consideram o “mais bonito da Europa” pelas paisagens de sonho

22:20 17 Agosto, 2026 21:58 17 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Eleito pelos britânicos como o "país mais bonito da Europa", este destino oferece rica experiência cultural e paisagens de sonho com preços mais acessíveis que a Grécia

Algarve

Marinha acompanha procissão por mar entre a Baleeira e o Cabo de São Vicente

14:15 17 Agosto, 2026 12:55 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A procissão marítima em honra de Nossa Senhora da Graça voltou a ligar o Porto da Baleeira ao Cabo de São Vicente com apoio da Marinha

Praia de monte clérigo. Crédito: Freepik
Algarve

Conheça a praia no Algarve eleita a melhor da Europa onde todos os anos neste dia se dá um mergulho coletivo para trazer ‘boa sorte’

17:40 17 Agosto, 2026 15:40 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Praia algarvia distinguida como a melhor da Europa mantém uma tradição que junta moradores e visitantes num mergulho coletivo todos os anos.

Economia Nacional

“Baixe as persianas antes desta hora e poupará 25% no ar condicionado”: especialista revela truque simples para reduzir a fatura da luz

21:50 17 Agosto, 2026 20:00 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Baixar as persianas antes de determinada hora pode ajudar a manter a casa fresca e reduzir até 25% o consumo do ar condicionado, segundo um especialista

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Spa salino de Castro Marim.
Algarve

“Horas de relaxamento natural”: neste spa ao ar livre no Algarve pode flutuar em água quente e o acesso custa menos de 10€

14:10 14 Agosto, 2026 13:57 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Entre salinas e paisagens naturais, há um espaço no Algarve onde a elevada concentração de sal permite flutuar na água

Praia de Mira. Crédito: Município de Mira
Nacional

Esta praia portuguesa que fica entre o mar e uma lagoa tem Bandeira Azul desde 1987 e é ideal para fugir das multidões

21:30 17 Agosto, 2026 13:47 17 Agosto, 2026 | João Luís

Areal extenso, tradição piscatória e uma lagoa a poucos passos do Atlântico ajudam a explicar porque esta praia zona atrai visitantes

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Mulher a fazer a cama. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Faz a cama logo ao acordar? Especialistas avisam que pode estar a criar ‘um problema’ dentro do seu quarto

19:20 16 Agosto, 2026 11:32 16 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Milhões de pessoas fazem isto todas as manhãs sem pensar. Especialistas explicam porque pode valer a pena esperar um pouco

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa, Nacional

Américo recebia 1.000 euros de pensão mas ‘cortaram’ 190 euros todos os meses: reclamou à Segurança Social e às Finanças mas não deu em nada

19:30 17 Agosto, 2026 12:21 17 Agosto, 2026 | João Luís

Reformado conseguiu receber a pensão portuguesa sem aquele corte, até que uma alteração lhe reduziu de forma inesperada o valor mensal

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Avião estacionado no aeroporto.
Economia, Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Lua vermelha. Crédito: Magnific
Ciência, Nacional

Depois do eclipse do Sol, é a vez da Lua: fenómeno raro será visível em Portugal neste dia (e não precisa de óculos especiais)

13:30 17 Agosto, 2026 13:23 17 Agosto, 2026 | João Luís

Vem aí um eclipse parcial da Lua: saiba a hora do ponto máximo na sua zona e como observar o fenómeno em segurança

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e rajadas fortes: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 14:04 17 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um dia marcado por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Montenegro. Crédito: Freepik
Europa

“Melhor que Portugal, Espanha e Grécia”: britânicos rendidos a este país de vida barata que consideram o “mais bonito da Europa” pelas paisagens de sonho

22:20 17 Agosto, 2026 21:58 17 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Eleito pelos britânicos como o "país mais bonito da Europa", este destino oferece rica experiência cultural e paisagens de sonho com preços mais acessíveis que a Grécia

Algarve

Marinha acompanha procissão por mar entre a Baleeira e o Cabo de São Vicente

14:15 17 Agosto, 2026 12:55 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A procissão marítima em honra de Nossa Senhora da Graça voltou a ligar o Porto da Baleeira ao Cabo de São Vicente com apoio da Marinha

Praia de monte clérigo. Crédito: Freepik
Algarve

Conheça a praia no Algarve eleita a melhor da Europa onde todos os anos neste dia se dá um mergulho coletivo para trazer ‘boa sorte’

17:40 17 Agosto, 2026 15:40 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Praia algarvia distinguida como a melhor da Europa mantém uma tradição que junta moradores e visitantes num mergulho coletivo todos os anos.

Economia, Nacional

“Baixe as persianas antes desta hora e poupará 25% no ar condicionado”: especialista revela truque simples para reduzir a fatura da luz

21:50 17 Agosto, 2026 20:00 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Baixar as persianas antes de determinada hora pode ajudar a manter a casa fresca e reduzir até 25% o consumo do ar condicionado, segundo um especialista

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Spa salino de Castro Marim.
Algarve

“Horas de relaxamento natural”: neste spa ao ar livre no Algarve pode flutuar em água quente e o acesso custa menos de 10€

14:10 14 Agosto, 2026 13:57 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Entre salinas e paisagens naturais, há um espaço no Algarve onde a elevada concentração de sal permite flutuar na água

Praia de Mira. Crédito: Município de Mira
Nacional

Esta praia portuguesa que fica entre o mar e uma lagoa tem Bandeira Azul desde 1987 e é ideal para fugir das multidões

21:30 17 Agosto, 2026 13:47 17 Agosto, 2026 | João Luís

Areal extenso, tradição piscatória e uma lagoa a poucos passos do Atlântico ajudam a explicar porque esta praia zona atrai visitantes

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Mulher a fazer a cama. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Faz a cama logo ao acordar? Especialistas avisam que pode estar a criar ‘um problema’ dentro do seu quarto

19:20 16 Agosto, 2026 11:32 16 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Milhões de pessoas fazem isto todas as manhãs sem pensar. Especialistas explicam porque pode valer a pena esperar um pouco

Últimas Notícias

  • “Melhor que Portugal, Espanha e Grécia”: britânicos rendidos a este país de vida barata que consideram o “mais bonito da Europa” pelas paisagens de sonho
    “Melhor que Portugal, Espanha e Grécia”: britânicos rendidos a este país de vida barata que consideram o “mais bonito da Europa” pelas paisagens de sonho
  • “Baixe as persianas antes desta hora e poupará 25% no ar condicionado”: especialista revela truque simples para reduzir a fatura da luz
    “Baixe as persianas antes desta hora e poupará 25% no ar condicionado”: especialista revela truque simples para reduzir a fatura da luz
  • Esta praia portuguesa que fica entre o mar e uma lagoa tem Bandeira Azul desde 1987 e é ideal para fugir das multidões
    Esta praia portuguesa que fica entre o mar e uma lagoa tem Bandeira Azul desde 1987 e é ideal para fugir das multidões
  • ‘Pensão antecipada’: jovens nascidos depois desta data vão começar a receber dinheiro para a reforma aos 6 anos neste país
    ‘Pensão antecipada’: jovens nascidos depois desta data vão começar a receber dinheiro para a reforma aos 6 anos neste país
  • Depósito cheio sem esvaziar a carteira: descubra o método alemão e poupe vários euros por abastecimento
    Depósito cheio sem esvaziar a carteira: descubra o método alemão e poupe vários euros por abastecimento

Opinião

  • Quando o stress se sente na pele | Por Isabel Duarte
    Quando o stress se sente na pele | Por Isabel Duarte
  • Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende
    Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende
  • O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
    O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay

Europe Direct Algarve

  • Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
    Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento