Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Covid-19, Miguel Oliveira e papa entre os mais falados no Facebook e Instagram

Os temas mais comentados este ano em Portugal estão divididos em categorias: covid-19, ícones, ‘pop-culture’, comunidade e fé

15:28 7 Dezembro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
o motociclista português Miguel Oliveira, que ganhou a sua primeira corrida de Moto GP em 23 de agosto

A covid-19, o piloto Miguel Oliveira e o papa Francisco foram alguns dos temas mais falados nas redes sociais Facebook e Instagram em 2020, divulgou hoje a empresa de Mark Zuckerberg.

De acordo com o “Facebook: Year in Review”, os temas mais comentados este ano em Portugal estão divididos em categorias: covid-19, ícones, ‘pop-culture’, comunidade e fé.

No que respeita à covid-19, “em circunstâncias extraordinárias, as comunidades encontraram formas de se manterem conectadas e falarem sobre os vários assuntos em torno da pandemia”, refere a rede social.

Entre os temas mais abordados neste âmbito, destaque para o dia 11 de março, quando a Organização Mundial de Saúde declarou a covid-19 como pandemia, a morte do escritor chileno Luís Sepúlveda, em 16 de abril, aos 70 anos, em Espanha, em consequência da doença, ou para o Dia da Liberdade, 25 de Abril, em que é feito um desafio nacional, sem sair de casa: “em vez de descer a Avenida da Liberdade, em Lisboa, os portugueses foram até à janela cantar Grândola, Vila Morena, a música composta por Zeca Afonso”.

No que respeita aos ícones, os utilizadores do Facebook e Instagram juntaram-se para homenagear figuras que tiveram impacto significativo em todo o mundo.

Entre eles, destaca-se o compositor e maestro italiano Ennio Morricone que morreu aos 91 anos, depois de complicações devido a uma queda, Kenny Rogers, popular figura de música ‘country’ e voz de êxitos pop como a balada romântica “We’ve got tonight”, com Sheena Easton, que faleceu em 21 de março, de causas naturais, aos 81 anos.

Já na ‘pop-culture’, o destaque vai para o motociclista português Miguel Oliveira, que ganhou a sua primeira corrida de Moto GP em 23 de agosto, na Áustria e o Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se comemora a 05 de maio e “em 2020 foi celebrado pela primeira vez, depois de ter sido proclamado pela 40.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em novembro de 2019”.

Relativamente à categoria “comunidade e fé”, de acordo com a rede social, as pessoas utilizaram as redes sociais para manter a comunidade junta. Em 05 de abril, o papa Francisco iniciou a semana Santa com a celebração litúrgica sem presença de fiéis.

A rede social sublinha também as angariações de fundos por parte de causas.

“As angariações de fundos que mais apoio receberam por parte dos utilizadores em Portugal foram as seguintes, por ordem: IRA – Intervenção e Resgate Animal; Operação Nariz Vermelho; East Algarve Families in Need; CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo”, refere a rede social.

“O Facebook é onde as pessoas se ligam aos temas que mais lhes interessam e falam sobre o que está a acontecer em todo o mundo, incluindo música, entretenimento ou as grandes vitórias de figuras desportivas nacionais, mas também questões difíceis que o mundo enfrenta atualmente”, adianta a rede social.

“Os momentos que marcaram o Facebook em Portugal, em 2020, refletem um ano desafiante mas inspirador na forma como as comunidades se mantiveram unidas”, conclui.

Em termos internacionais, destaca que, no âmbito da categoria covid-19, o rótulo (‘sticker’) do Instagram “Stay Home” [Fique em casa] foi utilizado mais de 100 milhões de vezes, em todo o mundo, na primeira semana em que foi lançado.

Outro dos destaques é o tempo passado em chamadas de vídeo em grupo que duplicou, semana a semana, em março.

Por exemplo, as visualizações ao vivo no Instagram e Facebook duplicaram em Itália no período de confinamento, como pessoas a cantar nas suas varandas e eventos de DJ.

No que respeita à categoria “comunidade e fé”, a rede social refere que a semana do feriado de 06 de abril (Páscoa) foi o que registou o maior número de videochamadas em grupo no Messenger.

Além disso, mais de 47 milhões de histórias foram criadas com o rótulo “apoio o pequeno negócio” [‘Support small business’] e mais de 10 milhões de pessoas no Facebook juntaram-se a novos grupos criados desde março para apoiar o negócio local.

Na categoria “Despertar social” [‘Social awakening’], a rede social refere que nas semanas seguintes à morte de George Floyd, as conversas sobre “Black Lives Matter” (BLM) e menções ao Juneteenth, que comemora o fim da escravatura nos Estados Unidos, aumentou “significativamente”.

Por exemplo, as referências ao Juneteenth no Facebook cresceram na semana que antecedeu o feriado.

Ruth Bader Ginsburg, ícone feminista, contou com mais de 10 milhões de ‘posts’ no Facebook e no Instagram no dia em que morreu, muitas vezes usando “o ‘hashtag’ #restinpower”, refere a rede social.

Na categoria “política global”, a nomeação da democrata Kamala Harris para vice-presidente dos Estados Unidos acolheu mais de 10 milhões de ‘posts’ num dia.

O ataque dos Estados Unidos ao general iraniano Qasem Soleimani esteve entre os cinco tópicos mais discutidos este ano.

Cerca de 4,4 milhões de norte-americanos registaram o seu voto através do centro de informação de eleitor do Facebook, adianta.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Dolores Aveiro e a filha, Katia Aveiro.
Nacional Vida & Lazer

Família de Cristiano Ronaldo está a acompanhar o Mundial ao vivo e alugou um apartamento onde cada noite pode custar 4.500€

11:34 25 Junho, 2026 11:13 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Katia Aveiro, Dolores Aveiro e o restante núcleo familiar de Cristiano Ronaldo viajaram para os Estados Unidos para acompanhar o Mundial

Algarve Cultura

Festival MED arranca em Loulé com artistas de 30 países e entrada gratuita no domingo

07:15 25 Junho, 2026 07:04 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Recinto do Festival MED foi ampliado e conta com uma nova entrada junto ao Largo de S. Francisco, em Loulé

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 13:42 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Luís Montenegro. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Luís Montenegro questionado se baixaria os impostos caso Portugal fosse campeão do mundo: “Os impostos já estão a baixar”

14:02 25 Junho, 2026 14:02 25 Junho, 2026 | João Luís

Luís Montenegro assistiu à vitória de Portugal frente ao Uzbequistão, em Houston, e comentou o momento da Seleção Nacional no Mundial 2026

Algarve

Álvaro Bila entrega a Luís Neves memorando para reforçar segurança em Portimão

11:45 25 Junho, 2026 11:40 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Memorando entregue por Álvaro Bila propõe reforço da PSP e GNR, mais videovigilância e centro de segurança e emergência

Algarve Nacional

Unidade de biometano já abastece parte de Olhão e Portimão, diz nova associação

19:03 24 Junho, 2026 19:05 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Associação para os Gases Renováveis defende que Portugal deve acelerar a integração do biometano na rede nacional, aproveitando as infraestruturas de gás existentes

Algarve Cultura

Cinema ao ar livre volta a animar as noites de verão em Tavira

11:08 25 Junho, 2026 11:17 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Cineclube de Tavira apresenta 22 longas-metragens, uma curta, animação, documentários e filmes sobre música

Cultura Europe Direct Algarve

Comissário Carlos Coelho participa no Algarve nas comemorações dos 40 anos da adesão à CEE

10:22 25 Junho, 2026 10:30 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Conferência e exposição procuram recordar quatro décadas de integração europeia e refletir sobre o futuro de Portugal na União.

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

12:30 25 Junho, 2026 13:00 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Este livro é de imenso interesse para aqueles que buscam uma boa obra sobre esse período conturbado da história italiana, com uma narrativa envolvente"

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Algarve Cultura Economia

Turismo do Algarve distingue melhores experiências culturais e criativas da região

14:42 25 Junho, 2026 14:42 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos de São Brás de Alportel, Loulé, Lagoa e Castro Marim foram vencedores do Prémio Make In Algarve

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Prémio Europeu de Literatura 2026: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

18:04 22 Junho, 2026 12:34 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Prémio Europeu de Literatura elogiou a criatividade linguística de Kaprálová e sua exploração do património cultural de Maribor"

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Opinião

Nas últimas 2 décadas, a taxa efetiva de IRS subiu em todos os níveis de rendimento

15:50 22 Junho, 2026 15:59 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Dolores Aveiro e a filha, Katia Aveiro.
Nacional, Vida & Lazer

Família de Cristiano Ronaldo está a acompanhar o Mundial ao vivo e alugou um apartamento onde cada noite pode custar 4.500€

11:34 25 Junho, 2026 11:13 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Katia Aveiro, Dolores Aveiro e o restante núcleo familiar de Cristiano Ronaldo viajaram para os Estados Unidos para acompanhar o Mundial

Algarve, Cultura

Festival MED arranca em Loulé com artistas de 30 países e entrada gratuita no domingo

07:15 25 Junho, 2026 07:04 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Recinto do Festival MED foi ampliado e conta com uma nova entrada junto ao Largo de S. Francisco, em Loulé

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 13:42 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Luís Montenegro. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Luís Montenegro questionado se baixaria os impostos caso Portugal fosse campeão do mundo: “Os impostos já estão a baixar”

14:02 25 Junho, 2026 14:02 25 Junho, 2026 | João Luís

Luís Montenegro assistiu à vitória de Portugal frente ao Uzbequistão, em Houston, e comentou o momento da Seleção Nacional no Mundial 2026

Algarve

Álvaro Bila entrega a Luís Neves memorando para reforçar segurança em Portimão

11:45 25 Junho, 2026 11:40 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Memorando entregue por Álvaro Bila propõe reforço da PSP e GNR, mais videovigilância e centro de segurança e emergência

Algarve, Nacional

Unidade de biometano já abastece parte de Olhão e Portimão, diz nova associação

19:03 24 Junho, 2026 19:05 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Associação para os Gases Renováveis defende que Portugal deve acelerar a integração do biometano na rede nacional, aproveitando as infraestruturas de gás existentes

Algarve, Cultura

Cinema ao ar livre volta a animar as noites de verão em Tavira

11:08 25 Junho, 2026 11:17 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Cineclube de Tavira apresenta 22 longas-metragens, uma curta, animação, documentários e filmes sobre música

Cultura, Europe Direct Algarve

Comissário Carlos Coelho participa no Algarve nas comemorações dos 40 anos da adesão à CEE

10:22 25 Junho, 2026 10:30 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Conferência e exposição procuram recordar quatro décadas de integração europeia e refletir sobre o futuro de Portugal na União.

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

12:30 25 Junho, 2026 13:00 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Este livro é de imenso interesse para aqueles que buscam uma boa obra sobre esse período conturbado da história italiana, com uma narrativa envolvente"

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia, Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Algarve, Cultura, Economia

Turismo do Algarve distingue melhores experiências culturais e criativas da região

14:42 25 Junho, 2026 14:42 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos de São Brás de Alportel, Loulé, Lagoa e Castro Marim foram vencedores do Prémio Make In Algarve

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Prémio Europeu de Literatura 2026: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

18:04 22 Junho, 2026 12:34 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Prémio Europeu de Literatura elogiou a criatividade linguística de Kaprálová e sua exploração do património cultural de Maribor"

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Opinião

Nas últimas 2 décadas, a taxa efetiva de IRS subiu em todos os níveis de rendimento

15:50 22 Junho, 2026 15:59 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Últimas Notícias

  • Turismo do Algarve distingue melhores experiências culturais e criativas da região
    Turismo do Algarve distingue melhores experiências culturais e criativas da região
  • Traficante português Xuxas quer sair da prisão: este é o plano
    Traficante português Xuxas quer sair da prisão: este é o plano
  • Luís Montenegro questionado se baixaria os impostos caso Portugal fosse campeão do mundo: “Os impostos já estão a baixar”
    Luís Montenegro questionado se baixaria os impostos caso Portugal fosse campeão do mundo: “Os impostos já estão a baixar”
  • Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia
    Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia
  • Portimão faz história: Hospital do Barlavento Algarvio realiza a 100.ª cirurgia robótica
    Portimão faz história: Hospital do Barlavento Algarvio realiza a 100.ª cirurgia robótica

Opinião

  • Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão
    A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão
  • Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa
    Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa

Europe Direct Algarve

  • Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • Comissário Carlos Coelho participa no Algarve nas comemorações dos 40 anos da adesão à CEE
    Comissário Carlos Coelho participa no Algarve nas comemorações dos 40 anos da adesão à CEE
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal