Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Covid-19: Governo britânico mantém Portugal na lista de países seguros, mas…

Ministro dos Transportes alertou turistas de que “os países com quarentena de 14 dias podem mudar e mudam num prazo muito curto”

17:39 3 Setembro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Marta Temido reconheceu na quarta-feira que os casos de covid-19 estão a aumentar em Portugal e que existe um maior risco de transmissão da doença

O Governo britânico manteve Portugal na lista de países seguros, pelo que os passageiros provenientes do país continuam isentos de cumprir uma quarentena de duas semanas ao chegar ao Reino Unido, foi hoje anunciado.

Porém, o ministro dos Transportes, Grant Shapps, alertou para o risco de ser tomada uma decisão de forma súbita.

“Continuamos a manter a lista de corredores de viagem sob constante reavaliação e não hesitaremos em remover países se necessário. No entanto, não há adições ou remoções hoje”, anunciou, através da rede social Twitter.

O ministro alertou ainda os turistas de que “os países com quarentena de 14 dias podem mudar e mudam num prazo muito curto”.

O The Guardian avançou que a decisão só seria tomada amanhã, mas o Governo britânico acabou por decidir no dia de hoje a continuação de Portugal na lista de países seguros.

A imprensa britânica começou a especular esta semana sobre a possibilidade de Portugal e Grécia serem excluídos da lista dos países com “corredores de viagem” que estão isentos de quarentena na chegada ao Reino Unido.

A própria ministra da Saúde, Marta Temido, reconheceu na quarta-feira que os casos de covid-19 estão a aumentar em Portugal e que existe um maior risco de transmissão da doença.

“Os números da nossa situação epidémica estão a subir. Estão a subir desde há uma semana e situam-se agora em cerca de 340 novos casos diários. Esta é uma realidade”, afirmou na conferência de imprensa de atualização da situação da pandemia de covid-19 em Portugal.

Portugal só foi incluído na lista dos países com “corredores de viagem” com o Reino Unido há duas semanas, a 20 de agosto, apesar da pressão do governo português e do setor do turismo sobre as autoridades britânicas.

Na altura, o ministro dos Transportes, Grant Shapps, avisou que “as coisas podem mudar rapidamente” e que as pessoas deveriam viajar apenas se estiverem dispostas a cumprir quarentena de 14 dias, se necessário”, falando por experiência própria, pois teve de ficar em isolamento ao voltar de férias em Espanha.

A decisão de adicionar ou remover um país é feita após uma análise do Centro de Biossegurança Comum, que usa como indicador principal o nível de 20 casos por 100 mil habitantes em sete dias, mas que também tem em consideração outros fatores, como prevalência, nível, taxa de mudança de casos positivos confirmados.

Inicialmente feita de três em três semanas, a reavaliação das medidas é agora feita semanalmente.

A lista de “corredores de viagem” tem atualmente menos de 70 países e territórios, tendo sido excluídos desde julho Suíça, República Checa e Jamaica, Croácia, Áustria e a ilha de Trinidade e Tobago, França, Países Baixos, Mónaco, Malta, as ilhas Turcas e Caicos e Aruba, Bélgica, Andorra, Bahamas, Espanha e Luxemburgo.

Entretanto, a Escócia passou a exigir quarentena às pessoas que chegam da Grécia a partir de hoje na sequência de um aumento dos casos de contágio naquele país, incluindo de vários britânicos que entretanto voltaram de férias.

Cuba, Estónia, Letónia, Eslováquia, Eslovénia, o arquipélago de São Vicente e Grenadinas, Brunei e Malásia foram adicionados à lista de países seguros.

Portugal regista hoje mais dois mortos e 418 novos casos de infeção por covid-19, em relação a quarta-feira, segundo o boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim, desde o início da pandemia até hoje registam-se 59.051 casos de infeção confirmados e 1.829 mortes.

RELACIONADO:

Corredor/Reino Unido: Decisão sobre exclusão de Portugal revelada amanhã

Há clientes britânicos a antecipar saída do Algarve com receio de quarentena

CEO britânico afirma que Portugal será excluído do corredor com Reino Unido

Agentes da PSP a remover 'okupas'. Crédito: Foto AI
Nacional

Pode um arrendatário tornar-se proprietário por ter contas em seu nome por mais de 5 anos? Saiba o que diz a lei

12:49 5 Maio, 2026 12:49 5 Maio, 2026 | João Luís

Viver na mesma casa durante anos e ter tudo em seu nome pode levantar uma questão inesperada. Há um ponto na lei que poucos conhecem

Algarve Saúde

Falta de médico leva Ferragudo a consulta pública sobre saúde

17:50 5 Maio, 2026 17:52 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

População de Ferragudo decide até 15 de maio se mantém a extensão de saúde ou se integra unidade do Parchal

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: chuva forte e trovoada deixam esta região em alerta laranja

09:00 5 Maio, 2026 14:54 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As autoridades meteorológicas já emitiram um aviso laranja para a região, num período que exige atenção redobrada devido à chuva forte

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

‘Um mal nunca vem só’: chuva alcança Portugal nesta data e vem acompanhada de vento e trovoada para deixar estas regiões a ‘sofrer’

06:00 5 Maio, 2026 23:44 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Previsão meteorológica para esta terça-feira, 5 de maio, indica chuva, vento e até trovoada em várias regiões do país

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto Economia Nacional

Vem aí carta de condução gratuita e mais 439€? Conheça a nova proposta que deu entrada no Parlamento

09:50 5 Maio, 2026 08:35 5 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A medida prevê uma retribuição única de 439 euros e a possibilidade de tirar a carta de condução gratuitamente

Mercado de fruta. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem laranja, nem banana: é esta a fruta que uma médica coloca em destaque quando o objetivo é envelhecer bem

12:20 5 Maio, 2026 09:20 5 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma médica em longevidade analisou várias frutas e explica porque algumas protegem mais as células e o cérebro quando o objetivo é envelhecer bem hoje

Kremlin em Moscovo- Crédito: Magnific
Mundo Política

Tensão aumenta neste país europeu: chefe de Estado reforça segurança e está em “proteção máxima” por risco de golpe

18:00 5 Maio, 2026 10:32 5 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Fontes oficiais confirmam que Vladimir Putin reforçou a sua segurança pessoal e proibiu funcionários próximos de usar transportes públicos

Algarve Economia Opinião

Lagos: um exemplo vivo do equilíbrio entre valorização e identidade | Por Félix Bach

11:50 5 Maio, 2026 11:47 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Lagos destaca-se por ter seguido um percurso diferente: aprendeu com o que correu menos bem noutras zonas do Algarve e soube preservar aquilo que a torna única"

Algarve Economia

Terminal de Albufeira passa a receber autocarros da FlixBus

11:11 5 Maio, 2026 11:15 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Autocarros da FlixBus passam a sair do terminal de Albufeira, melhorando condições de viagem e reforçando ligações nacionais e internacionais

Casal observa obras na casa vizinha a partir da janela. Crédito: Foto AI
Nacional

Casal obrigado a permitir andaimes no seu terreno para vizinha construir casa: tribunal confirma a decisão

17:40 4 Maio, 2026 17:30 4 Maio, 2026 | Luís Santos

Conflito entre vizinhos termina com decisão que obriga casal a permitir uso do terreno para obras da vizinha

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Europa

“Forçaram-me a assinar um papel”: reformado português com pensão de 1.680€ foi obrigado a sair de casa e não tem para onde ir

10:50 2 Maio, 2026 15:12 29 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Reformado português enfrenta um despejo no Luxemburgo, mas há detalhes legais e sociais que levantam mais perguntas do que respostas

Avião da Ryanair. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Adeus atrasos: Ryanair anuncia nova regra que entra em vigor nesta data e os mais distraídos não vão ‘achar piada’

09:30 3 Maio, 2026 20:34 1 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Ryanair anunciou recentemente uma nova regra que entrará em vigor em todos os aeroportos onde a companhia opera em novembro deste ano

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Algarve Desporto

Jovens do GD Alcoutim brilham e conquistam título regional

17:39 5 Maio, 2026 17:41 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

GD Alcoutim conquista título coletivo e vários pódios no Regional de Esperanças Sul, confirmando destaque dos jovens atletas

Algarve Economia

Especialistas reúnem-se em Portimão para discutir alga invasora

09:00 2 Maio, 2026 08:36 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Portimão acolhe conferência sobre alga invasora que ameaça costa algarvia, reunindo especialistas ibéricos a 4 de maio

Agentes da PSP a remover 'okupas'. Crédito: Foto AI
Nacional

Pode um arrendatário tornar-se proprietário por ter contas em seu nome por mais de 5 anos? Saiba o que diz a lei

12:49 5 Maio, 2026 12:49 5 Maio, 2026 | João Luís

Viver na mesma casa durante anos e ter tudo em seu nome pode levantar uma questão inesperada. Há um ponto na lei que poucos conhecem

Algarve, Saúde

Falta de médico leva Ferragudo a consulta pública sobre saúde

17:50 5 Maio, 2026 17:52 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

População de Ferragudo decide até 15 de maio se mantém a extensão de saúde ou se integra unidade do Parchal

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: chuva forte e trovoada deixam esta região em alerta laranja

09:00 5 Maio, 2026 14:54 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As autoridades meteorológicas já emitiram um aviso laranja para a região, num período que exige atenção redobrada devido à chuva forte

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

‘Um mal nunca vem só’: chuva alcança Portugal nesta data e vem acompanhada de vento e trovoada para deixar estas regiões a ‘sofrer’

06:00 5 Maio, 2026 23:44 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Previsão meteorológica para esta terça-feira, 5 de maio, indica chuva, vento e até trovoada em várias regiões do país

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto, Economia, Nacional

Vem aí carta de condução gratuita e mais 439€? Conheça a nova proposta que deu entrada no Parlamento

09:50 5 Maio, 2026 08:35 5 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A medida prevê uma retribuição única de 439 euros e a possibilidade de tirar a carta de condução gratuitamente

Mercado de fruta. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem laranja, nem banana: é esta a fruta que uma médica coloca em destaque quando o objetivo é envelhecer bem

12:20 5 Maio, 2026 09:20 5 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma médica em longevidade analisou várias frutas e explica porque algumas protegem mais as células e o cérebro quando o objetivo é envelhecer bem hoje

Kremlin em Moscovo- Crédito: Magnific
Mundo, Política

Tensão aumenta neste país europeu: chefe de Estado reforça segurança e está em “proteção máxima” por risco de golpe

18:00 5 Maio, 2026 10:32 5 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Fontes oficiais confirmam que Vladimir Putin reforçou a sua segurança pessoal e proibiu funcionários próximos de usar transportes públicos

Algarve, Economia, Opinião

Lagos: um exemplo vivo do equilíbrio entre valorização e identidade | Por Félix Bach

11:50 5 Maio, 2026 11:47 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Lagos destaca-se por ter seguido um percurso diferente: aprendeu com o que correu menos bem noutras zonas do Algarve e soube preservar aquilo que a torna única"

Algarve, Economia

Terminal de Albufeira passa a receber autocarros da FlixBus

11:11 5 Maio, 2026 11:15 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Autocarros da FlixBus passam a sair do terminal de Albufeira, melhorando condições de viagem e reforçando ligações nacionais e internacionais

Casal observa obras na casa vizinha a partir da janela. Crédito: Foto AI
Nacional

Casal obrigado a permitir andaimes no seu terreno para vizinha construir casa: tribunal confirma a decisão

17:40 4 Maio, 2026 17:30 4 Maio, 2026 | Luís Santos

Conflito entre vizinhos termina com decisão que obriga casal a permitir uso do terreno para obras da vizinha

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Europa

“Forçaram-me a assinar um papel”: reformado português com pensão de 1.680€ foi obrigado a sair de casa e não tem para onde ir

10:50 2 Maio, 2026 15:12 29 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Reformado português enfrenta um despejo no Luxemburgo, mas há detalhes legais e sociais que levantam mais perguntas do que respostas

Avião da Ryanair. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Adeus atrasos: Ryanair anuncia nova regra que entra em vigor nesta data e os mais distraídos não vão ‘achar piada’

09:30 3 Maio, 2026 20:34 1 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Ryanair anunciou recentemente uma nova regra que entrará em vigor em todos os aeroportos onde a companhia opera em novembro deste ano

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Algarve, Desporto

Jovens do GD Alcoutim brilham e conquistam título regional

17:39 5 Maio, 2026 17:41 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

GD Alcoutim conquista título coletivo e vários pódios no Regional de Esperanças Sul, confirmando destaque dos jovens atletas

Algarve, Economia

Especialistas reúnem-se em Portimão para discutir alga invasora

09:00 2 Maio, 2026 08:36 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Portimão acolhe conferência sobre alga invasora que ameaça costa algarvia, reunindo especialistas ibéricos a 4 de maio

Últimas Notícias

  • Tensão aumenta neste país europeu: chefe de Estado reforça segurança e está em “proteção máxima” por risco de golpe
    Tensão aumenta neste país europeu: chefe de Estado reforça segurança e está em “proteção máxima” por risco de golpe
  • Falta de médico leva Ferragudo a consulta pública sobre saúde
    Falta de médico leva Ferragudo a consulta pública sobre saúde
  • Jovens do GD Alcoutim brilham e conquistam título regional
    Jovens do GD Alcoutim brilham e conquistam título regional
  • Cidade de Quarteira celebra 27 anos com programa diversificado
    Cidade de Quarteira celebra 27 anos com programa diversificado
  • Está a chegar um ‘mega’ armazém da Mercadona onde a forma de comprar é diferente: conheça a localização e a data de abertura
    Está a chegar um ‘mega’ armazém da Mercadona onde a forma de comprar é diferente: conheça a localização e a data de abertura
  • Castro Marim promove rastreios gratuitos ao cancro da pele
    Castro Marim promove rastreios gratuitos ao cancro da pele

Opinião

  • Lagos: um exemplo vivo do equilíbrio entre valorização e identidade | Por Félix Bach
    Lagos: um exemplo vivo do equilíbrio entre valorização e identidade | Por Félix Bach
  • Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
    Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
  • O eco do infinito: somos o universo a contemplar-se a si mesmo | Por António Piedade
    O eco do infinito: somos o universo a contemplar-se a si mesmo | Por António Piedade
  • Quando o microscópico pode salvar vidas: novas microagulhas contra o cancro da pele | Por Luís Monteiro
    Quando o microscópico pode salvar vidas: novas microagulhas contra o cancro da pele | Por Luís Monteiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Parlamento Europeu revela: este é o país que está ‘à porta’ para aderir à União Europeia
    Parlamento Europeu revela: este é o país que está ‘à porta’ para aderir à União Europeia
  • Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
    Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
  • Novas regras da UE para estes cidadãos provocam caos nos aeroportos europeus e Portugal ‘prepara-se’ para uma mudança
    Novas regras da UE para estes cidadãos provocam caos nos aeroportos europeus e Portugal ‘prepara-se’ para uma mudança
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal