Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Covid-19: Estudo mostra que não há ligação entre o comboio e transmissão do vírus

Como principais conclusões, o estudo demonstra que não existe uma ligação entre os dados, uma vez que estes foram mudando ao longo do tempo

09:15 22 Setembro, 2020
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A análise incidiu em freguesias atravessadas pelas linhas ferroviárias de Azambuja

Um estudo concluiu que não existe uma ligação direta entre as infeções da covid-19 e a utilização do transporte ferroviário na Área Metropolitana de Lisboa, considerando como fator mais determinante as questões socioeconómicas.

O estudo, a que a agência Lusa teve acesso, foi desenvolvido pelos investigadores Milton Severo, Ana Isabel Ribeiro, Raquel Lucas, Teresa Leão e Henrique Barros do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), entre os dias 02 de março e 05 de julho.

A análise incidiu em freguesias atravessadas pelas linhas ferroviárias de Azambuja, Sintra, Cascais, do Sul (Fertagus), do Sado e do Oeste, localizadas em concelhos da Área Metropolitana de Lisboa.

Em declarações à agência Lusa, o professor Milton Severo, um dos autores do estudo, explicou que o objetivo era perceber a relação entre a proximidade das estações ferroviárias com a transmissão da covid-19.

“Verificou-se que, quando se comparam essas linhas, não se associavam de uma forma homogénea. Ou seja, o risco de infeção não era superior nas freguesias mais próximas das estações do que naquelas mais afastadas”, apontou.

O investigador referiu que, por exemplo, a linha de Sintra apresentava um risco maior nas freguesias atravessadas pelo comboio, mas que na linha do Sado e da Fertagus o risco mostrou ser maior nas freguesias não atravessadas.

Entretanto, a partir de abril, os investigadores foram percebendo que o fator mais determinante para o risco de contágio eram as condições socioeconómicas.

“Enquanto no início da pandemia esse indicador (privação socioeconómica) não se associava, conforme foi passando o tempo esse indicador passou a associar-se e as freguesias com maior privação apresentam um risco superior de infeção comparada com as outras”, apontou.

Assim, como principais conclusões, o estudo demonstra que não existe uma ligação direta entre o transporte ferroviário e o risco de infeção, uma vez que os dados foram mudando ao longo do tempo, e coloca como fator determinante as condições socioeconómicas.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 961.531 mortos e mais de 31,1 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.920 pessoas dos 69.200 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Maria do Rosário Palma Ramalho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Governo quer mudar a lei laboral: transparência salarial e plataformas digitais entre as prioridades

10:10 27 Outubro, 2026 10:10 27 Outubro, 2026

Ministra considera a reforma laboral inevitável e promete transpor diretivas europeias: veja os direitos previstos para os trabalhadores

Algarve Economia Opinião Política

Quarteira, Almancil e Loulé: o triângulo de sucesso que pode transformar o Algarve | Por João Dias dos Santos

07:30 27 Outubro, 2026 20:51 26 Outubro, 2026

"Não precisamos que estas cidades percam aquilo que as distingue; precisamos que descubram tudo aquilo que podem conquistar em conjunto"

Algarve Cultura Desporto Economia

Portimão prepara 363.ª edição da Feira de São Martinho com diversões, gastronomia e preços especiais

10:00 27 Outubro, 2026 10:28 27 Outubro, 2026

Tradição regressa a Portimão de 6 a 15 de novembro, com a Feira de São Martinho a reunir carrosséis, tasquinhas e dois dias de preços especiais

Cristiano Ronaldo. Crédito: Lusa
Desporto Nacional

Cristiano Ronaldo invocou cinco Bolas de Ouro para atenuar castigo: multa ficou em 255 euros

09:20 27 Outubro, 2026 08:29 24 Outubro, 2026

Ronaldo apresentou o currículo desportivo para fundamentar as atenuantes. A FPF aplicou 30 dias de suspensão e 255 euros de multa

Algarve Ensino

Quatro escolas do Algarve integram programa nacional de combate à corrupção

07:40 27 Outubro, 2026 07:33 27 Outubro, 2026

Iniciativa de prevenção da corrupção chega a quatro escolas do distrito de Faro, numa edição que reúne 108 estabelecimentos de ensino

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Agitação marítima. Crédito: DR
Europa Vídeo

Onda atinge jornalista e operadora de câmara em Espanha durante reportagem sobre agitação marítima [vídeo]

09:40 27 Outubro, 2026 08:28 24 Outubro, 2026

Jornalista e operadora de câmara foram surpreendidos por uma onda. O programa esclareceu o estado dos dois profissionais após o susto

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Opinião

Uns armam barraca, outros armam tendas (ou da arte nacional de distinguir entre o cidadão incómodo e o adepto estimável) | Por José Figueiredo Santos

08:46 27 Outubro, 2026 08:48 27 Outubro, 2026

"É uma arte antiga, esta de confundir a paz pública com o silêncio dos descontentes"

Jovem mulher a dormir.
Saúde

Associação Portuguesa do Sono esclarece mito: afinal lembrar-se dos sonhos não é sinal de que dormiu bem

19:40 26 Outubro, 2026 12:58 26 Outubro, 2026

Recordar os sonhos ao acordar pode parecer sinal de uma boa noite de descanso, mas a Associação Portuguesa do Sono explica o que significa

Algarve Nacional

FlixBus chega a Loulé com novas ligações a Lisboa, Faro e Albufeira desde 4,49 euros

17:01 26 Outubro, 2026 17:01 26 Outubro, 2026

Nova linha da FlixBus reforça as ligações entre o Algarve e o Alentejo, com quatro horários diários e viagens para Lisboa a partir de 4,49 euros

Portagem em Portugal.
Economia Nacional

Fim das portagens nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama? Proposta foi aprovada e decisão passa para o Governo

15:10 26 Outubro, 2026 12:48 26 Outubro, 2026

Câmara de Setúbal aprovou uma proposta para eliminar as portagens nas duas pontes sobre o Tejo, mas a medida depende de decisão do Governo

Auto

Perdeu a carta de condução? IMT explica como pedir uma nova sem sair de casa e com 10% de desconto

19:30 26 Outubro, 2026 15:53 26 Outubro, 2026

O IMT esclarece que os condutores portugueses podem pedir uma segunda via da carta de condução pela Internet

Ciência Opinião

Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte

16:30 26 Outubro, 2026 16:39 26 Outubro, 2026

"Uma alga que nada em direção à luz não parecia ter muito para ensinar à medicina. Afinal, ensinou-nos a acender neurónios para melhor os compreender"

Água branca a sair da torneira.
Saúde Vida & Lazer

A água da torneira saiu branca? EPAL esclarece que não há perigos para a saúde

17:20 25 Outubro, 2026 09:50 21 Outubro, 2026

Aparência esbranquiçada da água pode causar estranheza, mas há uma explicação simples e uma forma rápida de perceber o que aconteceu

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Maria do Rosário Palma Ramalho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Governo quer mudar a lei laboral: transparência salarial e plataformas digitais entre as prioridades

10:10 27 Outubro, 2026 10:10 27 Outubro, 2026

Ministra considera a reforma laboral inevitável e promete transpor diretivas europeias: veja os direitos previstos para os trabalhadores

Algarve, Economia, Opinião, Política

Quarteira, Almancil e Loulé: o triângulo de sucesso que pode transformar o Algarve | Por João Dias dos Santos

07:30 27 Outubro, 2026 20:51 26 Outubro, 2026

"Não precisamos que estas cidades percam aquilo que as distingue; precisamos que descubram tudo aquilo que podem conquistar em conjunto"

Algarve, Cultura, Desporto, Economia

Portimão prepara 363.ª edição da Feira de São Martinho com diversões, gastronomia e preços especiais

10:00 27 Outubro, 2026 10:28 27 Outubro, 2026

Tradição regressa a Portimão de 6 a 15 de novembro, com a Feira de São Martinho a reunir carrosséis, tasquinhas e dois dias de preços especiais

Cristiano Ronaldo. Crédito: Lusa
Desporto, Nacional

Cristiano Ronaldo invocou cinco Bolas de Ouro para atenuar castigo: multa ficou em 255 euros

09:20 27 Outubro, 2026 08:29 24 Outubro, 2026

Ronaldo apresentou o currículo desportivo para fundamentar as atenuantes. A FPF aplicou 30 dias de suspensão e 255 euros de multa

Algarve, Ensino

Quatro escolas do Algarve integram programa nacional de combate à corrupção

07:40 27 Outubro, 2026 07:33 27 Outubro, 2026

Iniciativa de prevenção da corrupção chega a quatro escolas do distrito de Faro, numa edição que reúne 108 estabelecimentos de ensino

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Agitação marítima. Crédito: DR
Europa, Vídeo

Onda atinge jornalista e operadora de câmara em Espanha durante reportagem sobre agitação marítima [vídeo]

09:40 27 Outubro, 2026 08:28 24 Outubro, 2026

Jornalista e operadora de câmara foram surpreendidos por uma onda. O programa esclareceu o estado dos dois profissionais após o susto

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Opinião

Uns armam barraca, outros armam tendas (ou da arte nacional de distinguir entre o cidadão incómodo e o adepto estimável) | Por José Figueiredo Santos

08:46 27 Outubro, 2026 08:48 27 Outubro, 2026

"É uma arte antiga, esta de confundir a paz pública com o silêncio dos descontentes"

Jovem mulher a dormir.
Saúde

Associação Portuguesa do Sono esclarece mito: afinal lembrar-se dos sonhos não é sinal de que dormiu bem

19:40 26 Outubro, 2026 12:58 26 Outubro, 2026

Recordar os sonhos ao acordar pode parecer sinal de uma boa noite de descanso, mas a Associação Portuguesa do Sono explica o que significa

Algarve, Nacional

FlixBus chega a Loulé com novas ligações a Lisboa, Faro e Albufeira desde 4,49 euros

17:01 26 Outubro, 2026 17:01 26 Outubro, 2026

Nova linha da FlixBus reforça as ligações entre o Algarve e o Alentejo, com quatro horários diários e viagens para Lisboa a partir de 4,49 euros

Portagem em Portugal.
Economia, Nacional

Fim das portagens nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama? Proposta foi aprovada e decisão passa para o Governo

15:10 26 Outubro, 2026 12:48 26 Outubro, 2026

Câmara de Setúbal aprovou uma proposta para eliminar as portagens nas duas pontes sobre o Tejo, mas a medida depende de decisão do Governo

Auto

Perdeu a carta de condução? IMT explica como pedir uma nova sem sair de casa e com 10% de desconto

19:30 26 Outubro, 2026 15:53 26 Outubro, 2026

O IMT esclarece que os condutores portugueses podem pedir uma segunda via da carta de condução pela Internet

Ciência, Opinião

Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte

16:30 26 Outubro, 2026 16:39 26 Outubro, 2026

"Uma alga que nada em direção à luz não parecia ter muito para ensinar à medicina. Afinal, ensinou-nos a acender neurónios para melhor os compreender"

Água branca a sair da torneira.
Saúde, Vida & Lazer

A água da torneira saiu branca? EPAL esclarece que não há perigos para a saúde

17:20 25 Outubro, 2026 09:50 21 Outubro, 2026

Aparência esbranquiçada da água pode causar estranheza, mas há uma explicação simples e uma forma rápida de perceber o que aconteceu

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Além de Loulé, FlixBus chega a outras quatro localidades e tem bilhetes a partir de 3,49€
    Além de Loulé, FlixBus chega a outras quatro localidades e tem bilhetes a partir de 3,49€
  • Fábio Paim acusado de violar jovem universitária em Faro: julgamento arranca a 18 de novembro
    Fábio Paim acusado de violar jovem universitária em Faro: julgamento arranca a 18 de novembro
  • Governo quer mudar a lei laboral: transparência salarial e plataformas digitais entre as prioridades
    Governo quer mudar a lei laboral: transparência salarial e plataformas digitais entre as prioridades
  • Portimão prepara 363.ª edição da Feira de São Martinho com diversões, gastronomia e preços especiais
    Portimão prepara 363.ª edição da Feira de São Martinho com diversões, gastronomia e preços especiais
  • PS lidera sondagem, AD cai para 21,6% e Carneiro surge à frente de Montenegro para primeiro-ministro
    PS lidera sondagem, AD cai para 21,6% e Carneiro surge à frente de Montenegro para primeiro-ministro

Opinião

  • Uns armam barraca, outros armam tendas (ou da arte nacional de distinguir entre o cidadão incómodo e o adepto estimável) | Por José Figueiredo Santos
    Uns armam barraca, outros armam tendas (ou da arte nacional de distinguir entre o cidadão incómodo e o adepto estimável) | Por José Figueiredo Santos
  • Quarteira, Almancil e Loulé: o triângulo de sucesso que pode transformar o Algarve | Por João Dias dos Santos
    Quarteira, Almancil e Loulé: o triângulo de sucesso que pode transformar o Algarve | Por João Dias dos Santos
  • A exigência de respeitabilidade na procura de casa | Por José Figueiredo Santos
    A exigência de respeitabilidade na procura de casa | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Governo quer mudar a lei laboral: transparência salarial e plataformas digitais entre as prioridades
    Governo quer mudar a lei laboral: transparência salarial e plataformas digitais entre as prioridades
  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal