Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional, Política

Costa pede para que não se faça fogo nem se use máquinas. Temperaturas podem chegar aos 42º C este fim de semana

Nesta manhã de sábado, havia sete incêndios activos. As previsões colocam 16 distritos em alerta laranja, com Santarém a chegar aos 42 graus. Lisboa, Braga, Évora e Beja com previsões acima dos 40 graus

12:28 9 Julho, 2022 12:28 9 Julho, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O primeiro-ministro, António Costa, alertou hoje que o fim de semana que agora começa é de “alto risco” para os incêndios, apelando aos portugueses para não fazerem fogo ou usarem máquinas.

“Este é um fim de semana de alto risco. NÃO FAÇA FOGO E NÃO USE MÁQUINAS! Prevenir o fogo é a melhor ajuda que podemos dar aos bombeiros. Portugal chama por todos!”, escreveu António Costa na sua conta na rede social Twitter.

Este é um fim de semana de alto risco. NÃO FAÇA FOGO E NÃO USE MÁQUINAS!
Prevenir o fogo é a melhor ajuda que podemos dar aos bombeiros.
Portugal chama por todos!

— António Costa (@antoniocostapm) July 9, 2022

As temperaturas elevadas, que hoje podem chegar aos 42º graus Celsius em Santarém, aumentam o risco de incêndio.

Sete incêndios ativos e 18 em fase de conclusão

A esta hora há sete incêndios rurais nos distritos de Santarém, Leiria, Bragança, Vila Real, Évora, Lisboa e Leiria estavam em curso às 09h00 deste sábado, segundo dados da Proteção Civil, que apontam para outros 18 em fase de conclusão.

Quatro incêndios deflagraram hoje de manhã – a partir das oito da manhã – nos distritos de Vila Real, Évora, Lisboa e Leiria, segundo dados disponíveis no `site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), consultados pela Lusa às 09:00.

A situação estava a mobilizar 1.798 homens, 554 viaturas e 19 meios aéreos.

Hoje de manhã, deflagrou um novo incêndio em Vendas Novas, Évora, onde estão 12 homens e três viaturas, segundo o site da Provid, e outro em Vila Real, no concelho de Santa Marta de Penaguião, na freguesia de justos, com 31 homens , cinco viaturas e um meio aéreo.

Entretanto, começou também um em Turquel, concelho de Alcobaça, Leiria, onde estão 26 homens, quatro viaturas e um meio aéreo, e outro no distrito de Lisboa, em Torres Vedras, com quatro homens e um meio aereo.

O incêndio que começou quinta-feira à tarde em Ourém, distrito de Santarém, mobiliza neste momento 625 homens e 195 viaturas e oito meios aéreos, segundo os dados disponíveis no `site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), consultados pela Lusa às 08:15.

Em Pombal, distrito de Leiria, continua também o incêndio de Abiul, que começou na sexta-feira as 16:09, mas é o segundo com mais meios presentes: 257 homens, 73 viaturas e quatro meios aéreos.

No distrito de Bragança, mantém-se ativo o incêndio em Carrazeda de Ansiães, estando a combater as chamas 183 homens, 59 viaturas e cinco meios aéreos.

16 DISTRITOS EM ALERTA LARANJA

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje 16 distritos em aviso laranja devido ao calor, com a temperatura mais elevada prevista para Santarém, com 42 graus Celsius.

Viana do Castelo, com temperatura máxima de 32º C, e Faro, com 35º, são as exceções num mapa alaranjado, com o IPMA a prever temperaturas de 41º no distrito de Évora e de 40º nos de Braga, Lisboa e Beja.

Nos restantes, as máximas vão oscilar entre 33º e 39º.

O tempo quente também levou o IPMA a colocar as Regiões Montanhosas da Madeira sob aviso laranja, com o restante território do arquipélago em aviso amarelo.

A previsão da temperatura máxima é de 27º para a ilha da Madeira e de 24º para Porto Santo.

As mínimas devem oscilar entre 16º e 25º no Continente, 18º e 20º na Madeira, e 17º e 18º nos Açores.

A previsão do IPMA para Portugal Continental é de tempo quente com céu pouco nublado ou limpo e vento a predominar do quadrante leste.

O IPMA prevê uma pequena descida da temperatura máxima na faixa costeira do Norte e Centro, e uma pequena subida nas regiões do interior. Na Madeira, prevê-se céu geralmente pouco nublado, vento fraco a moderado e pequena subida de temperatura. Já para os Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com abertas. Poderão ocorrer aguaceiros fracos e pouco frequentes nas ilhas dos grupos Central (Graciosa, Faial, São Jorge, Terceira e Pico) e Oriental (São Miguel e Santa Maria).

O IPMA prevê ainda uma temperatura da água do mar de 19º na costa ocidental, 22º no Algarve e Madeira, e entre 20º e 23º nos Açores.

Operação Stop da GNR.
Auto Nacional

Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros

20:20 30 Abril, 2026 15:50 30 Abril, 2026 | João Luís

Quase 5.000 acidentes envolveram carros sem este documento em Portugal. Saiba o que arrisca, as multas aplicáveis e como evitar problemas

Praia fluvial de Odeleite.
Algarve Vida & Lazer

Há uma nova praia fluvial no Algarve e já tem a Bandeira Azul assegurada para o verão

22:20 30 Abril, 2026 15:55 30 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Albufeira algarvia ganhou uma nova praia fluvial e já tem a Bandeira Azul garantida para o verão deste ano

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Algarve Opinião

Porque não? | Por Rafael Dias

22:51 30 Abril, 2026 22:51 30 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

"Não basta proclamar que o interior importa; é preciso agir onde a falta de ação se tornou estrutural. A pergunta, por isso, não é retórica. É política. É incómoda. É urgente"

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 

11:00 30 Abril, 2026 15:09 29 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do mês de maio deverá trazer chuva e trovoadas a várias regiões de Portugal continental

Algarve Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia Europa

Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber

19:38 30 Abril, 2026 19:38 30 Abril, 2026 | João Luís

Trabalhador foi despedido por WhatsApp depois de sofrer um enfarte e estar de baixa médica. Tribunal espanhol considerou o despedimento discriminatório, ordenou a readmissão e condenou a empresa a pagar indemnização e os salários deixados de auferir

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 15:57 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Algarve Cultura

Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva

19:20 30 Abril, 2026 19:20 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Recriações históricas, cortejos e concertos levam VRSA ao século XVIII num festival que celebra identidade, cultura e turismo

Médicos a realizar tratamento. Crédito: Foto AI
Gastronomia Saúde

Cardiologistas alertam: alimento ‘inofensivo’ que muitos portugueses comem ao pequeno-almoço aumenta risco de doença cardiovascular

20:20 29 Abril, 2026 20:27 29 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitos portugueses escolhem este alimento ao pequeno-almoço, mas o seu consumo frequente pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Algarve

Jovens sensibilizados para direitos e deveres em Albufeira

18:30 30 Abril, 2026 18:30 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Ciclo “Educar para o Direito” sensibiliza jovens em Albufeira para direitos, deveres e riscos, com sessões nos dias 5 e 6 de maio

Operação Stop da GNR.
Auto, Nacional

Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros

20:20 30 Abril, 2026 15:50 30 Abril, 2026 | João Luís

Quase 5.000 acidentes envolveram carros sem este documento em Portugal. Saiba o que arrisca, as multas aplicáveis e como evitar problemas

Praia fluvial de Odeleite.
Algarve, Vida & Lazer

Há uma nova praia fluvial no Algarve e já tem a Bandeira Azul assegurada para o verão

22:20 30 Abril, 2026 15:55 30 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Albufeira algarvia ganhou uma nova praia fluvial e já tem a Bandeira Azul garantida para o verão deste ano

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Algarve, Opinião

Porque não? | Por Rafael Dias

22:51 30 Abril, 2026 22:51 30 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

"Não basta proclamar que o interior importa; é preciso agir onde a falta de ação se tornou estrutural. A pergunta, por isso, não é retórica. É política. É incómoda. É urgente"

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 

11:00 30 Abril, 2026 15:09 29 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do mês de maio deverá trazer chuva e trovoadas a várias regiões de Portugal continental

Algarve, Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber

19:38 30 Abril, 2026 19:38 30 Abril, 2026 | João Luís

Trabalhador foi despedido por WhatsApp depois de sofrer um enfarte e estar de baixa médica. Tribunal espanhol considerou o despedimento discriminatório, ordenou a readmissão e condenou a empresa a pagar indemnização e os salários deixados de auferir

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 15:57 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Algarve, Cultura

Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva

19:20 30 Abril, 2026 19:20 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Recriações históricas, cortejos e concertos levam VRSA ao século XVIII num festival que celebra identidade, cultura e turismo

Médicos a realizar tratamento. Crédito: Foto AI
Gastronomia, Saúde

Cardiologistas alertam: alimento ‘inofensivo’ que muitos portugueses comem ao pequeno-almoço aumenta risco de doença cardiovascular

20:20 29 Abril, 2026 20:27 29 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitos portugueses escolhem este alimento ao pequeno-almoço, mas o seu consumo frequente pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Algarve

Jovens sensibilizados para direitos e deveres em Albufeira

18:30 30 Abril, 2026 18:30 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Ciclo “Educar para o Direito” sensibiliza jovens em Albufeira para direitos, deveres e riscos, com sessões nos dias 5 e 6 de maio

Últimas Notícias

  • Há uma nova praia fluvial no Algarve e já tem a Bandeira Azul assegurada para o verão
    Há uma nova praia fluvial no Algarve e já tem a Bandeira Azul assegurada para o verão
  • Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros
    Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros
  • Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber
    Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber
  • Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva
    Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva
  • Jovens sensibilizados para direitos e deveres em Albufeira
    Jovens sensibilizados para direitos e deveres em Albufeira
  • Casting para ‘Moda Tavira 2026’ procura jovens talentos
    Casting para ‘Moda Tavira 2026’ procura jovens talentos

Opinião

  • Porque não? | Por Rafael Dias
    Porque não? | Por Rafael Dias
  • Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
    Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
  • O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
    O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
  • O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
    O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
  • Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
    Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal