Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Ponte Sardão-Meirinhos. Crédito: Foto DR
Ponte Sardão-Meirinhos. Crédito: Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

Conheça a ponte que já foi considerada uma das mais bonitas de Portugal pela sua arquitetura e paisagem digna de postal

Fatores como a arquitetura e integração com a paisagem natural ao seu redor fazem esta ponte ser considerada uma das mais dignas de visita de Portugal

17:00 16 Junho, 2026 16:26 16 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Portugal tem várias pontes pouco conhecidas que continuam afastadas dos grandes roteiros turísticos, apesar de reunirem paisagens imponentes, importância técnica e uma forte ligação à história das regiões onde se encontram. Em Trás-os-Montes, uma dessas estruturas destaca-se pela forma como atravessa o território e pela relação próxima que mantém com o cenário natural envolvente.

A cerca de duas horas do Porto, entre os concelhos de Mogadouro e Alfândega da Fé, fica a Ponte Sardão-Meirinhos. Segundo o blog Portugal de Norte a Sul, esta travessia é considerada por muitos habitantes da região uma das mais impressionantes do país, tanto pela sua dimensão como pelo enquadramento paisagístico onde se insere.

Situada numa das zonas mais sinuosas do rio Sabor, a ponte faz parte do Itinerário Complementar 5, uma estrada importante para as deslocações nesta zona do interior norte. A sua construção permitiu reduzir tempos de viagem e melhorar acessos numa região onde o relevo sempre tornou mais difícil a ligação entre localidades.

Projeto adiado durante décadas

Apesar de estar prevista em planos rodoviários há mais de meio século, a Ponte Sardão-Meirinhos só foi inaugurada em 2003. A conclusão desta obra marcou um momento relevante para o desenvolvimento regional, ao reforçar as ligações viárias em Trás-os-Montes e facilitar a circulação de quem vive ou trabalha nesta zona.

A estrutura tem 560 metros de comprimento e 13 metros de largura, contando ainda com um vão principal de 160 metros. Os pilares chegam aos 75 metros de altura e o tabuleiro foi construído em betão armado pré-esforçado, uma solução técnica ajustada às dificuldades impostas pelo relevo e pelas condições do local.

Adaptação a condições exigentes

A construção da Barragem do Baixo Sabor alterou parte do enquadramento original da ponte, deixando alguns dos seus pilares submersos. Esta nova realidade obrigou à aplicação de soluções técnicas específicas, entre elas a membrana de poliureia MasterSeal M 689, utilizada para garantir a impermeabilização da estrutura.

A intervenção exigiu planeamento cuidado e recurso a materiais preparados para resistir a um ambiente particularmente exigente. Por esse motivo, a ponte é hoje apontada como um exemplo de engenharia adaptada a um território marcado pela força da paisagem e pelas dificuldades naturais do terreno.

Uma paisagem que pode surpreender

Para além da sua função rodoviária, esta ponte no Norte de Portugal chama a atenção pela forma como se integra na paisagem. Rodeada por colinas, vegetação serrana e pelo curso do rio Sabor, oferece vistas amplas que ganham especial impacto em dias de céu limpo.

Durante a travessia, o reflexo da luz na água e nas encostas cria um cenário que dificilmente passa despercebido a quem circula pela zona. É por isso que há quem a considere uma das pontes mais bonitas do norte do país, apesar de continuar pouco conhecida fora da região.

Acidentes não foram esquecidos

Apesar da importância da obra, a construção da Ponte Sardão-Meirinhos ficou também associada a dois acidentes fatais. Num desses casos, um jovem de 20 anos, natural de Cinfães, caiu de uma altura superior a 30 metros durante os trabalhos.

O acidente levou à suspensão temporária da obra e à revisão das regras de segurança no estaleiro. O episódio deixou uma marca profunda entre os trabalhadores e na comunidade ligada à construção desta infraestrutura.

Uma infraestrutura com função essencial

Atualmente, a ponte continua a ter uma função essencial para a região, segundo o Portugal de Norte a Sul. A travessia liga duas zonas do distrito de Bragança e é utilizada diariamente por quem depende desta ligação para trabalhar, estudar ou aceder a serviços.

Ainda assim, a Ponte Sardão-Meirinhos permanece pouco conhecida a nível nacional. A estrutura reúne utilidade, relevância técnica e valor paisagístico, mas continua longe da visibilidade de outras obras semelhantes. De acordo com o mesmo blog, a ponte contribui para reforçar a coesão territorial de Trás-os-Montes, aproximando localidades que durante décadas estiveram mais isoladas. Foi projetada para enfrentar um relevo acidentado e condições climáticas exigentes.

Um local que muitos dizem merecer ser visto de perto

Nas imediações desta ponte, situada no Norte de Portugal, é possível observar o traçado do rio Sabor e o enquadramento montanhoso que caracteriza esta zona transmontana. O silêncio, o ar puro e a dimensão da paisagem convidam a uma paragem mais demorada, refere o blog Portugal de Norte a Sul.

Uma curiosidade interessante está relacionada com a construção da Barragem do Baixo Sabor, que deixou parte dos pilares da Ponte Sardão-Meirinhos submersa. Por essa razão, foi necessário recorrer a soluções especiais de impermeabilização, como uma membrana de poliureia, para proteger a estrutura num ambiente mais exigente do que aquele para o qual tinha sido inicialmente pensada.

Leia também: “Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Algarve Cultura Saúde

Solidariedade, amizade e cidadania marcam 55 anos do Rotary Club de Albufeira

14:30 16 Junho, 2026 15:00 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundado em 1971, o clube assinala mais de meio século de serviço, solidariedade, cidadania ativa e promoção dos valores rotários

Idosos a verificar contas.
Economia Nacional

Vai ter de pagar AIMI? Imposto é apurado em junho e chega a alguns proprietários em setembro

14:50 16 Junho, 2026 14:16 16 Junho, 2026 | João Luís

AIMI é apurado pela AT em junho e pago em setembro. Saiba quem pode ter de pagar este adicional ao IMI e quais são os limites

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva ‘regressa’ a Portugal já nestas datas: conheça as regiões mais afetadas

17:10 16 Junho, 2026 16:58 16 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias em Portugal continental serão marcados por instabilidade atmosférica, com o regresso da chuva acompanhado de um aumento das temperaturas

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e vento forte: mau tempo não ‘dá tréguas’ a estas regiões

14:00 16 Junho, 2026 13:50 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários distritos do interior Norte e Centro estão em destaque devido à instabilidade meteorológica e trovoadas previstas até quinta-feira

Ponte em construção. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vem aí uma nova ponte internacional entre Portugal e Espanha que poupará 85 km de caminho: esta é a sua localização e o custo do projeto

16:00 15 Junho, 2026 15:01 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Construção desta nova ponte entre Portugal e Espanha permitirá poupar tempo em desvios e locais esperam também melhorias na economia local

Primeira captura de atum-rabilho de 2026. Crédito: Real Atunara
Algarve Gastronomia

A “joia escondida” do atum: chef revela o corte raro de um peixe ligado à tradição algarvia

17:30 16 Junho, 2026 16:18 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

É um dos peixes mais valorizados na gastronomia, mas há um corte raro que se destaca pela exclusividade no atum

Algarve Ensino

São Brás de Alportel e Universidade do Algarve firmam pacto para inovação e qualificação

17:40 16 Junho, 2026 17:39 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Acordo assinado na Praça 1914 aproxima ensino superior, empresas e desenvolvimento local em São Brás de Alportel

Algarve Saúde

Rastreios gratuitos ao cancro oral e da pele decorrem no Forum Algarve

16:26 15 Junho, 2026 16:57 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação pretende sensibilizar para o cancro oral e da pele e incentivar comportamentos preventivos antes e durante o verão

Alforrecas na praia. Crédito: Foto AI
Europa Tech

Praias sem alforrecas? Vem aí uma nova tecnologia que permite afastar estes seres das zonas balneares

18:00 16 Junho, 2026 17:32 16 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Investigadores criaram uma boia que pode ajudar a proteger praias e zonas balneares da presença de alforrecas

Algarve Economia

Bandeira Azul volta a distinguir Marina de Albufeira pelo 23.º ano seguido

18:20 16 Junho, 2026 18:19 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Pelo 23.º ano consecutivo, Marina de Albufeira vê reconhecido o trabalho em educação ambiental e proteção marinha

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“40 anos de serviço e fui tratado como lixo”: homem de 63 anos foi despedido a apenas 1 ano da reforma

19:20 15 Junho, 2026 16:27 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta agora dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Algarve Economia

Economia do mar ganha destaque em parceria entre ANJE e Município de Olhão

18:10 16 Junho, 2026 18:02 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Protocolo assinado no Dia da Cidade prevê ações para setores estratégicos, com especial enfoque na economia do mar em Olhão

Edição Papel Ensino Opinião

Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo

11:00 13 Junho, 2026 08:03 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os resultados alcançados demonstram a crescente adesão da comunidade educativa a este modelo de aprendizagem"

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Algarve, Cultura, Saúde

Solidariedade, amizade e cidadania marcam 55 anos do Rotary Club de Albufeira

14:30 16 Junho, 2026 15:00 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundado em 1971, o clube assinala mais de meio século de serviço, solidariedade, cidadania ativa e promoção dos valores rotários

Idosos a verificar contas.
Economia, Nacional

Vai ter de pagar AIMI? Imposto é apurado em junho e chega a alguns proprietários em setembro

14:50 16 Junho, 2026 14:16 16 Junho, 2026 | João Luís

AIMI é apurado pela AT em junho e pago em setembro. Saiba quem pode ter de pagar este adicional ao IMI e quais são os limites

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva ‘regressa’ a Portugal já nestas datas: conheça as regiões mais afetadas

17:10 16 Junho, 2026 16:58 16 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias em Portugal continental serão marcados por instabilidade atmosférica, com o regresso da chuva acompanhado de um aumento das temperaturas

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e vento forte: mau tempo não ‘dá tréguas’ a estas regiões

14:00 16 Junho, 2026 13:50 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários distritos do interior Norte e Centro estão em destaque devido à instabilidade meteorológica e trovoadas previstas até quinta-feira

Ponte em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vem aí uma nova ponte internacional entre Portugal e Espanha que poupará 85 km de caminho: esta é a sua localização e o custo do projeto

16:00 15 Junho, 2026 15:01 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Construção desta nova ponte entre Portugal e Espanha permitirá poupar tempo em desvios e locais esperam também melhorias na economia local

Primeira captura de atum-rabilho de 2026. Crédito: Real Atunara
Algarve, Gastronomia

A “joia escondida” do atum: chef revela o corte raro de um peixe ligado à tradição algarvia

17:30 16 Junho, 2026 16:18 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

É um dos peixes mais valorizados na gastronomia, mas há um corte raro que se destaca pela exclusividade no atum

Algarve, Ensino

São Brás de Alportel e Universidade do Algarve firmam pacto para inovação e qualificação

17:40 16 Junho, 2026 17:39 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Acordo assinado na Praça 1914 aproxima ensino superior, empresas e desenvolvimento local em São Brás de Alportel

Algarve, Saúde

Rastreios gratuitos ao cancro oral e da pele decorrem no Forum Algarve

16:26 15 Junho, 2026 16:57 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação pretende sensibilizar para o cancro oral e da pele e incentivar comportamentos preventivos antes e durante o verão

Alforrecas na praia. Crédito: Foto AI
Europa, Tech

Praias sem alforrecas? Vem aí uma nova tecnologia que permite afastar estes seres das zonas balneares

18:00 16 Junho, 2026 17:32 16 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Investigadores criaram uma boia que pode ajudar a proteger praias e zonas balneares da presença de alforrecas

Algarve, Economia

Bandeira Azul volta a distinguir Marina de Albufeira pelo 23.º ano seguido

18:20 16 Junho, 2026 18:19 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Pelo 23.º ano consecutivo, Marina de Albufeira vê reconhecido o trabalho em educação ambiental e proteção marinha

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“40 anos de serviço e fui tratado como lixo”: homem de 63 anos foi despedido a apenas 1 ano da reforma

19:20 15 Junho, 2026 16:27 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta agora dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Algarve, Economia

Economia do mar ganha destaque em parceria entre ANJE e Município de Olhão

18:10 16 Junho, 2026 18:02 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Protocolo assinado no Dia da Cidade prevê ações para setores estratégicos, com especial enfoque na economia do mar em Olhão

Edição Papel, Ensino, Opinião

Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo

11:00 13 Junho, 2026 08:03 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os resultados alcançados demonstram a crescente adesão da comunidade educativa a este modelo de aprendizagem"

Últimas Notícias

  • Ronaldo de fora da lista dos “mais bonitos” do Mundial: tavirense João Neves ‘lidera’ os portugueses
    Ronaldo de fora da lista dos “mais bonitos” do Mundial: tavirense João Neves ‘lidera’ os portugueses
  • Bandeira Azul volta a distinguir Marina de Albufeira pelo 23.º ano seguido
    Bandeira Azul volta a distinguir Marina de Albufeira pelo 23.º ano seguido
  • Economia do mar ganha destaque em parceria entre ANJE e Município de Olhão
    Economia do mar ganha destaque em parceria entre ANJE e Município de Olhão
  • Praias sem alforrecas? Vem aí uma nova tecnologia que permite afastar estes seres das zonas balneares
    Praias sem alforrecas? Vem aí uma nova tecnologia que permite afastar estes seres das zonas balneares
  • São Brás de Alportel e Universidade do Algarve firmam pacto para inovação e qualificação
    São Brás de Alportel e Universidade do Algarve firmam pacto para inovação e qualificação
  • A “joia escondida” do atum: chef revela o corte raro de um peixe ligado à tradição algarvia
    A “joia escondida” do atum: chef revela o corte raro de um peixe ligado à tradição algarvia

Opinião

  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
  • Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
    Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
  • O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
    O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Obras da FAGAR entram em nova etapa e condicionam trânsito na Rua do Alportel
    Obras da FAGAR entram em nova etapa e condicionam trânsito na Rua do Alportel
  • Áustria distingue Lídia Jorge com prémio de literatura europeia
    Áustria distingue Lídia Jorge com prémio de literatura europeia
  • Vai poder saber o salário dos seus colegas? Nova regra europeia de transparência promete acabar com os ‘segredos’ nas empresas
    Vai poder saber o salário dos seus colegas? Nova regra europeia de transparência promete acabar com os ‘segredos’ nas empresas
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal