Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Confinamento excluído no novo estado de emergência e testes obrigatórios são novidade

Não há qualquer menção à possibilidade de “confinamento compulsivo no domicílio, em estabelecimento de saúde ou noutro local definido pelas autoridades competentes”

20:17 5 Novembro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Também não há qualquer suspensão do exercício dos direitos de circulação internacional

O novo estado de emergência proposto pelo Presidente da República não permite o confinamento compulsivo, ao contrário dos anteriores, e tem como novidade permitir testes de diagnóstico do novo coronavírus obrigatórios para acesso a determinados espaços.

O projeto de decreto do estado de emergência que seguiu hoje para a Assembleia da República, onde será votado na sexta-feira às 16:00, declara o estado de emergência em Portugal entre 09 e 23 de novembro, com fundamento na verificação de uma situação de calamidade pública, para permitir medidas de contenção da covid-19.

Segundo este diploma, o estado de emergência é novamente declarado em todo o território nacional, mas com uma exceção para as restrições à circulação na via pública, que podem ser aplicadas apenas “nos municípios com nível mais elevado de risco” de contágio com o novo coronavírus e “durante determinados períodos do dia ou determinados dias da semana”.

Ao contrário dos três anteriores decretos presidenciais anteriores, de 19 de março, 02 de abril e 17 de abril, neste diploma não há qualquer menção à possibilidade de “confinamento compulsivo no domicílio, em estabelecimento de saúde ou noutro local definido pelas autoridades competentes”, nem ao “estabelecimento de cercas sanitárias”.

Também não há qualquer suspensão do exercício dos direitos de circulação internacional, de reunião e de manifestação, de liberdade de culto na sua dimensão coletiva, do direito de resistência, nem do direito à greve, como houve nos 45 dias de estado de emergência entre 19 de março e 02 de maio.

Nem são limitados os direitos a aprender e ensinar e o direito à proteção de dados pessoais, como aconteceu nas duas renovações do estado de emergência, para enquadrar o ensino à distância e permitir às autoridades públicas determinar o envio de mensagens escritas de alerta sobre o combate à covid-19.

Repete-se “a interdição de deslocações na via pública que não sejam justificadas”, agora ao abrigo da suspensão parcial do exercício de “direitos à liberdade e de deslocação”, uma redação mais abrangente do que o “direito de deslocação” utilizado nos outros três decretos.

Neste ponto, voltam a estar salvaguardadas as deslocações para desempenho de atividades profissionais, obtenção de cuidados de saúde, assistência a terceiros, produção, abastecimento de bens e serviços – e desta vez são acrescentadas as deslocações para frequência de estabelecimentos de ensino.

Mais uma vez, caberá ao Governo especificar todas as “situações e finalidades em que a liberdade de circulação individual, preferencialmente desacompanhada, se mantém”.

A principal novidade do decreto hoje divulgado é a suspensão parcial do exercício do “direito ao livre desenvolvimento da personalidade e vertente negativa do direito à saúde”, para poder ser “imposta a realização de controlos de temperatura corporal, por meios não invasivos, assim como a realização de testes de diagnóstico de SARS-CoV-2” para acesso e permanência em determinados locais.

Esta norma aplica-se aos locais de trabalho, serviços e instituições públicas, estabelecimentos educativos e espaços comerciais, culturais ou desportivos, à utilização de meios de transporte, e “a pessoas institucionalizadas ou acolhidas em estruturas residenciais, estabelecimentos de saúde, estabelecimentos prisionais ou centros educativos e respetivos trabalhadores”.

No que respeita à iniciativa privada, os decretos anteriores permitiam que fosse “requisitada pelas autoridades públicas competentes a prestação de quaisquer serviços e a utilização de bens móveis e imóveis, de unidades de prestação de cuidados de saúde, de estabelecimentos comerciais e industriais, de empresas e outras unidades produtivas”.

Agora, o Presidente da República propõe que possam “ser utilizados pelas autoridades públicas competentes, preferencialmente por acordo, os recursos, meios e estabelecimentos de prestação de cuidados de saúde integrados nos setores privado, social e cooperativo, mediante justa compensação, em função do necessário para assegurar o tratamento de doentes com covid-19 ou a manutenção da atividade assistencial relativamente a outras patologias”.

Permanece intacto o direito à propriedade e não estão contempladas restrições ou imposições em matéria de abertura, laboração e funcionamento de empresas, serviços, estabelecimentos e meios de produção, como se verificou anteriormente.

O diploma que será votado na quarta-feira inclui, como os anteriores, limitações aos direitos dos trabalhadores, mas com uma extensão bastante menor, sem interferir nos direitos de comissões de trabalhadores e associações sindicais nem no direito à greve.

Prevê-se unicamente que possam “ser mobilizados, pelas autoridades públicas competentes, quaisquer colaboradores de entidades públicas, privadas, do setor social ou cooperativo, independentemente do respetivo tipo de vínculo ou conteúdo funcional e mesmo não sendo profissionais de saúde”.

Esta mobilização pode incluir “servidores públicos em isolamento profilático ou abrangidos pelo regime excecional de proteção de imunodeprimidos e doentes crónicos, para apoiar as autoridades e serviços de saúde, nomeadamente na realização de inquéritos epidemiológicos, no rastreio de contactos e no seguimento de pessoas em vigilância ativa”.

“Compete às Forças Armadas e de segurança apoiar as autoridades e serviços de saúde, designadamente na realização de inquéritos epidemiológicos, no rastreio de contactos e no seguimento de pessoas em vigilância ativa”, lê-se no projeto de decreto.

Nos anteriores períodos de estado de emergência, também estava previsto que as autoridades pudessem determinar “que quaisquer colaboradores de entidades públicas, privadas ou do setor social, independentemente do tipo de vínculo, se apresentem ao serviço e, se necessário, passem a desempenhar funções em local diverso, em entidade diversa e em condições e horários de trabalho diversos dos que correspondem ao vínculo existente”.

Contudo, nessa altura pretendia-se mobilizar “trabalhadores dos setores da saúde, proteção civil, segurança e defesa e ainda de outras atividades necessárias ao tratamento de doentes, ao apoio a populações vulneráveis, pessoas idosas, pessoas com deficiência, crianças e jovens em risco, em estruturas residenciais, apoio domiciliário ou de rua, à prevenção e combate à propagação da epidemia, à produção, distribuição e abastecimento de bens e serviços essenciais, ao funcionamento de setores vitais da economia, à operacionalidade de redes e infraestruturas críticas e à manutenção da ordem pública”.

Todos os decretos anteriores continham artigos a ressalvar que o estado de emergência não afetava, em caso algum, os direitos à vida, à integridade pessoal, à identidade pessoal, à capacidade civil e à cidadania, à não-retroatividade da lei criminal, à defesa dos arguidos e à liberdade de consciência e religião – conforme consta do regime legal do estado de emergência. Estavam igualmente salvaguardadas nos três decretos as liberdades de expressão e de informação.

Desta vez, o projeto de decreto do Presidente da República é omisso quanto aos direitos que não são afetados pelo estado de emergência.

De acordo com a Constituição, o estado de emergência permite suspender o exercício alguns dos direitos, liberdades e garantias, que têm de estar especificados na respetiva declaração, e não pode ter duração superior a 15 dias, sem prejuízo de eventuais renovações com o mesmo limite temporal.

O Presidente da República tem de ouvir o Governo e de ter autorização da Assembleia da República para declarar o estado de emergência, no todo ou em parte do território nacional, em situações de calamidade pública.

Em Portugal, onde os primeiros casos de infeção com o novo coronavírus foram detetados no dia 02 de março, já morreram 2.740 pessoas com esta doença, num total de mais de 160 mil casos de infeção contabilizados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

RELACIONADO:

Há 593 escolas com casos confirmados das quais 38 no Algarve [Ver lista]

Covid-19: DGS descarta novas regras para escolas

Há mais de 500 escolas com casos confirmados das quais 34 no Algarve [Ver lista]

Veja aqui a lista das 500 escolas portuguesas com casos Covid-19

Projeto do PR permite impor testes para acesso ao trabalho e serviços públicos

Projeto do PR permite restringir deslocações e utilizar meios do setor privado

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Este mês já foi pago e para o próximo há mais: muitos idosos podem ter direito a este dinheiro extra na pensão e é isto que têm de fazer

18:30 8 Maio, 2026 23:30 8 Maio, 2026 | João Luís

Apoio já foi pago este mês, mas continua disponível. Muitos idosos podem ter direito a um complemento na pensão

Praia da Rocha, Portimão. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Esta cidade algarvia tem praia e está entre as 10 cidades mais baratas para viver em Portugal

21:30 8 Maio, 2026 17:57 8 Maio, 2026 | João Luís

Descubra a cidade algarvia que apareceu num ranking como uma das 10 cidades mais baratas para viver em Portugal

Casamento. Crédito: Magnific
Economia Nacional

Prepare-se para abrir os ‘cordões à bolsa’: este é o preço médio de um casamento em Portugal

15:00 8 Maio, 2026 13:49 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Preço médio do casamento voltou a subir em 2026 e estes são os serviços que mais aumentaram de custo, de acordo com os especialistas

Algarve Gastronomia

Armação de Pêra celebra sabores do mar durante três dias

18:40 8 Maio, 2026 18:43 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Festival da Caldeirada e do Mar regressa a Armação de Pêra, entre 22 e 24 de maio, com gastronomia, tradição e sustentabilidade

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:30 8 Maio, 2026 11:47 7 Maio, 2026 | João Luís

O tempo em Portugal vai mudar nos próximos dias e há uma data que traz chuva, vento e frio: veja quando chega o agravamento

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: depressão vai ‘atacar’ Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 8 Maio, 2026 17:18 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Chuva forte e persistente vai afetar Portugal nestes dias, com uma depressão fria a prolongar o mau tempo em todo o território nacional

Algarve Política

Bloco de Esquerda do Algarve destaca legado antifascista e democrático de Carlos Brito

18:20 8 Maio, 2026 18:16 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Carlos Brito é lembrado como exemplo de luta, resistência antifascista e defesa da liberdade e democracia em Portugal

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia Europa

Senhorio vê despejo confirmado após contrato terminar e inquilina continuar a pagar renda: tribunal diz que não é obrigado a renovar nem a oferecer novo contrato

19:30 8 Maio, 2026 15:28 8 Maio, 2026 | João Luís

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Um caso decidido em Espanha veio clarificar uma dúvida frequente no arrendamento: continuar a pagar renda após o fim do contrato não significa, por si só, que o inquilino tenha direito a permanecer na habitação. A decisão judicial surge num contexto de discussão sobre...

Casal sentando à mesa a analisar as suas finanças. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Autoridade Tributária esclarece: contribuintes nestas condições estão isentos do pagamento deste imposto

11:30 6 Maio, 2026 11:07 6 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a Autoridade Tributária, existem contribuintes em certas situações que ficam isentos do pagamento de IMI

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Algarve Cultura Economia

Feira de Cachopo regressa no domingo com música, artesanato e sabores típicos

06:58 7 Maio, 2026 07:01 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradições, artesanato e gastronomia animam feira em Cachopo com sabores típicos e cultura da Serra do Caldeirão

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Governo anuncia novidade neste imposto que vai agradar a ‘todos’ os condutores em Portugal

22:50 8 Maio, 2026 20:17 8 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Uma decisão do Governo relativamente a este imposto promete mexer positivamente com uma despesa habitual de muitos portugueses

Casal no computador. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Autoridade Tributária não ‘perdoa’: mentir no IRS nestas situações pode levar a coimas até 37.500€ e até pena de prisão

22:20 8 Maio, 2026 18:18 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Mentir ou omitir informações essenciais no IRS pode trazer consequências graves, pelo que é importante informar-se antes de preencher a declaração

Homem sentado no aeroporto. Crédito: Freepik
Economia Europa

Agora é oficial: se o seu voo for cancelado por falta de combustível é isto que acontece

16:10 8 Maio, 2026 15:41 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente de Bruxelas veio pôr fim às dúvidas sobre cancelamentos de voos. O esclarecimento afeta indemnizações, preços e regras das companhias aéreas

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz

14:10 8 Maio, 2026 18:05 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

OS DIAS CLAROS: Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Este mês já foi pago e para o próximo há mais: muitos idosos podem ter direito a este dinheiro extra na pensão e é isto que têm de fazer

18:30 8 Maio, 2026 23:30 8 Maio, 2026 | João Luís

Apoio já foi pago este mês, mas continua disponível. Muitos idosos podem ter direito a um complemento na pensão

Praia da Rocha, Portimão. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Esta cidade algarvia tem praia e está entre as 10 cidades mais baratas para viver em Portugal

21:30 8 Maio, 2026 17:57 8 Maio, 2026 | João Luís

Descubra a cidade algarvia que apareceu num ranking como uma das 10 cidades mais baratas para viver em Portugal

Casamento. Crédito: Magnific
Economia, Nacional

Prepare-se para abrir os ‘cordões à bolsa’: este é o preço médio de um casamento em Portugal

15:00 8 Maio, 2026 13:49 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Preço médio do casamento voltou a subir em 2026 e estes são os serviços que mais aumentaram de custo, de acordo com os especialistas

Algarve, Gastronomia

Armação de Pêra celebra sabores do mar durante três dias

18:40 8 Maio, 2026 18:43 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Festival da Caldeirada e do Mar regressa a Armação de Pêra, entre 22 e 24 de maio, com gastronomia, tradição e sustentabilidade

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:30 8 Maio, 2026 11:47 7 Maio, 2026 | João Luís

O tempo em Portugal vai mudar nos próximos dias e há uma data que traz chuva, vento e frio: veja quando chega o agravamento

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: depressão vai ‘atacar’ Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 8 Maio, 2026 17:18 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Chuva forte e persistente vai afetar Portugal nestes dias, com uma depressão fria a prolongar o mau tempo em todo o território nacional

Algarve, Política

Bloco de Esquerda do Algarve destaca legado antifascista e democrático de Carlos Brito

18:20 8 Maio, 2026 18:16 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Carlos Brito é lembrado como exemplo de luta, resistência antifascista e defesa da liberdade e democracia em Portugal

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Senhorio vê despejo confirmado após contrato terminar e inquilina continuar a pagar renda: tribunal diz que não é obrigado a renovar nem a oferecer novo contrato

19:30 8 Maio, 2026 15:28 8 Maio, 2026 | João Luís

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Um caso decidido em Espanha veio clarificar uma dúvida frequente no arrendamento: continuar a pagar renda após o fim do contrato não significa, por si só, que o inquilino tenha direito a permanecer na habitação. A decisão judicial surge num contexto de discussão sobre...

Casal sentando à mesa a analisar as suas finanças. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Autoridade Tributária esclarece: contribuintes nestas condições estão isentos do pagamento deste imposto

11:30 6 Maio, 2026 11:07 6 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a Autoridade Tributária, existem contribuintes em certas situações que ficam isentos do pagamento de IMI

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Algarve, Cultura, Economia

Feira de Cachopo regressa no domingo com música, artesanato e sabores típicos

06:58 7 Maio, 2026 07:01 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradições, artesanato e gastronomia animam feira em Cachopo com sabores típicos e cultura da Serra do Caldeirão

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Governo anuncia novidade neste imposto que vai agradar a ‘todos’ os condutores em Portugal

22:50 8 Maio, 2026 20:17 8 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Uma decisão do Governo relativamente a este imposto promete mexer positivamente com uma despesa habitual de muitos portugueses

Casal no computador. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Autoridade Tributária não ‘perdoa’: mentir no IRS nestas situações pode levar a coimas até 37.500€ e até pena de prisão

22:20 8 Maio, 2026 18:18 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Mentir ou omitir informações essenciais no IRS pode trazer consequências graves, pelo que é importante informar-se antes de preencher a declaração

Homem sentado no aeroporto. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Agora é oficial: se o seu voo for cancelado por falta de combustível é isto que acontece

16:10 8 Maio, 2026 15:41 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente de Bruxelas veio pôr fim às dúvidas sobre cancelamentos de voos. O esclarecimento afeta indemnizações, preços e regras das companhias aéreas

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz

14:10 8 Maio, 2026 18:05 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

OS DIAS CLAROS: Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Últimas Notícias

  • Governo anuncia novidade neste imposto que vai agradar a ‘todos’ os condutores em Portugal
    Governo anuncia novidade neste imposto que vai agradar a ‘todos’ os condutores em Portugal
  • Autoridade Tributária não ‘perdoa’: mentir no IRS nestas situações pode levar a coimas até 37.500€ e até pena de prisão
    Autoridade Tributária não ‘perdoa’: mentir no IRS nestas situações pode levar a coimas até 37.500€ e até pena de prisão
  • Esta cidade algarvia tem praia e está entre as 10 cidades mais baratas para viver em Portugal
    Esta cidade algarvia tem praia e está entre as 10 cidades mais baratas para viver em Portugal
  • Foi apanhado por um radar de velocidade? Aprenda como pode evitar que a multa chegue
    Foi apanhado por um radar de velocidade? Aprenda como pode evitar que a multa chegue
  • Senhorio vê despejo confirmado após contrato terminar e inquilina continuar a pagar renda: tribunal diz que não é obrigado a renovar nem a oferecer novo contrato
    Senhorio vê despejo confirmado após contrato terminar e inquilina continuar a pagar renda: tribunal diz que não é obrigado a renovar nem a oferecer novo contrato
  • Armação de Pêra celebra sabores do mar durante três dias
    Armação de Pêra celebra sabores do mar durante três dias

Opinião

  • Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
    Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
  • O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
    O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
  • Europa em movimento: De Oviedo a NikÅ¡ić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues
    O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa em movimento: De Oviedo a NikÅ¡ić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
    GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
  • A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
    A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal