Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Cientistas propõem década dedicada ao estudo das zonas mais profundas dos oceanos

Também contribuíram, para o desenho do programa, cientistas do Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve

19:03 25 Novembro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Cientistas de 45 instituições de 17 países estão a propor um programa de investigação de uma década, dedicado ao estudo das zonas mais profundas dos oceanos, numa iniciativa coliderada por uma bióloga portuguesa.

“O mar profundo, com vastas extensões de água e fundos marinhos, entre os 200 e os 11.000 metros abaixo da superfície do oceano, é reconhecido globalmente como uma importante fronteira da ciência e da descoberta”, aponta a bióloga marinha Ana Hilário, coordenadora do programa Challenger150 a par com Kerry Howell, investigadora na Universidade de Plymouth (Reino Unido) e especialista em Ecologia do Mar Profundo.

Ana Hilário, investigadora do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro (UA), observa que, “apesar de o mar profundo representar cerca de 60 por cento da superfície da Terra, uma grande parte permanece completamente inexplorada e a Humanidade conhece muito pouco sobre os seus habitats e como estes contribuem para a saúde de todo o planeta”.

Para desvendar esses “segredos” Ana Hilário e Kerry Howell juntaram à sua volta uma equipa de cientistas de 45 instituições de 17 países que propõe uma década de trabalhos orientados para o estudo do mar profundo.

De Portugal, para além da UA, contribuíram para o desenho do programa também cientistas do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto, do centro de investigação e desenvolvimento Okeanos da Universidade dos Açores e do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve.

Questionada pela Lusa sobre se a investigação do mar profundo não pode abrir a porta à delapidação de mais recursos naturais, a investigadora admite que sim, mas sublinha que o objetivo é “conhecer mais para utilizar melhor”.

“Não podemos limitar o conhecimento com a premissa de que vamos destruir”, acrescenta, sublinhando que a premissa tem de ser a de “utilizar melhor”.

Ana Hilário disse à Lusa que “há imensos indícios das potencialidades” do mar profundo e que é necessário “adquirir conhecimento suficiente para decidir se vale a pena explorar, fornecendo informação aos decisores políticos”.

De acordo com a cientista, além das potencialidades minerais, há enormes potencialidades em termos da biotecnologia azul, com a possibilidade de obter novas drogas e novos compostos químicos, “com milhentas aplicações”.

“Um dos possíveis tratamentos relacionados com a Covid-19 vem de um novo composto que foi descoberto num organismo de profundidade”, exemplifica.

Ana Hilário acredita que “há potencialidades imensas de descoberta de novos compostos químicos com aplicações em todas as áreas, desde a farmacêutica, à cosmética e à ciência”.

“Uma das moléculas hoje mais utilizadas em todos os laboratórios que fazem trabalhos em genética vem de uma bactéria que foi descoberta no oceano profundo”, comenta.

Mesmo no setor das pescas “que cada vez estão a ser feitas a profundidades maiores, isso não invalida que se procure um melhor conhecimento do sistema, até para o saber preservar”.

O Challenger150, esperam os cientistas, irá gerar mais dados geológicos, físicos, biogeoquímicos e biológicos através da inovação e da aplicação de novas tecnologias, e utilizar esses dados para compreender como as mudanças no mar profundo afetam todo o meio marinho.

Esse novo conhecimento será usado para apoiar a tomada de decisões a nível regional, nacional e internacional sobre questões como a exploração mineira nos fundos oceânicos, a pesca e a conservação da biodiversidade, bem como a política climática.

“A nossa visão é a de que, dentro de 10 anos, qualquer decisão que possa ter impacto no mar profundo, seja de que forma for, será tomada com base num conhecimento científico sólido dos oceanos”, aponta Kerry Howell, citada num comunicado da Universidade de Plymouth.

Para que isso seja alcançado, sublinha a investigadora britânica, “é necessário que haja consenso e colaboração internacional”.

Os investigadores do programa publicam hoje um apelo à cooperação internacional na revista Nature Ecology and Evolution enquanto, simultaneamente, divulgam um esquema detalhado do Challenger150 na revista Frontiers in Marine Science.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Autocarro. Crédito: Freepik
Nacional

Autocarro atropela duas mulheres em Agualva-Cacém e faz 16 feridos junto à estação: “Era gente de trabalho e isso custa muito”

13:26 7 Julho, 2026 13:40 7 Julho, 2026 | João Luís

Morreram duas mulheres e 16 pessoas ficaram feridas após um atropelamento com um autocarro junto à estação de Agualva-Cacém

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Treinador de 29 anos detido por suspeitas de abuso sexual de crianças em Vila Real de Santo António

10:33 7 Julho, 2026 10:01 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Aos 29 anos, treinador foi detido em Vila Real de Santo António por suspeitas de abuso sexual de crianças em contexto de educação desportiva

Copo de água fria. Crédito: Magnific
Saúde

Água gelada faz mal? Nutricionista esclarece este e outros mitos em dias de calor

10:20 7 Julho, 2026 15:21 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do país, beber água e escolher melhor as refeições torna-se ainda mais importante

Idosa com a carteira vazia.
Economia Nacional

Reformados recebem pensão mais alta este mês: veja as datas de pagamento

15:20 6 Julho, 2026 14:15 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As pensões de julho chegam com o subsídio de férias, aumentando o valor pago aos reformados

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Cristiano Ronaldo. Crédito: DR
Desporto Nacional

Ronaldo deixa futuro na seleção em aberto após eliminação frente à Espanha: “Antes de Cristiano, Portugal não tinha nenhum título, agora tem três”

13:44 7 Julho, 2026 13:44 7 Julho, 2026 | João Luís

Após a eliminação de Portugal frente à Espanha no Mundial, Cristiano Ronaldo deixou o futuro na seleção em aberto

Veículo da GNR.
Algarve Auto

Jovem de 25 anos morre em despiste de carro em Albufeira: condutor fugiu e está a ser procurado

16:37 6 Julho, 2026 16:27 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um jovem de 25 anos morreu num despiste e o condutor da viatura abandonou o local, estando a ser procurado

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve Desporto Nacional

Povo ‘pediu’ algarvio Gonçalo Ramos em campo contra a Espanha mas Roberto Martinez não ‘ouviu’: “Talvez no prolongamento seria bom”

09:14 7 Julho, 2026 09:14 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Roberto Martínez explicou por que manteve Gonçalo Ramos no banco na derrota de Portugal frente à Espanha nos oitavos de final do Mundial 2026

Algarve Economia

Associações hoteleiras do Algarve unem-se para criar a AETA

09:00 7 Julho, 2026 08:53 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

AHETA e AIHSA assinaram memorando de entendimento para criar a Associação de Empresas Turísticas do Algarve

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

“Sou vítima dele”: filha do homem apanhado a filmar crianças em Portimão quebra silêncio

14:40 6 Julho, 2026 14:10 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O caso do homem identificado por alegadamente filmar crianças num centro comercial de Portimão ganhou novos contornos

Edifício das Finanças.
Economia Tech

Esta área do Portal das Finanças pode evitar coimas e muitos portugueses nem a veem

11:40 7 Julho, 2026 17:46 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Há uma zona do Portal das Finanças onde a Autoridade Tributária envia notificações oficiais

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mudança no tempo em Portugal: crista anticiclónica afasta-se e pode abrir porta à chuva

12:54 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Nos próximos dias, a crista anticiclónica deverá deslocar-se para norte e permitir mais nebulosidade e alguma chuva em Portugal

Algarve Cultura

Lagoa Jazz Fest regressa ao Sítio das Fontes com três dias de música e natureza

11:00 6 Julho, 2026 11:00 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

XXI edição do festival junta música, natureza e artistas internacionais no Parque Municipal do Sítio das Fontes

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Dois homens ficam em prisão preventiva por tráfico de estupefacientes em Lagoa

11:11 6 Julho, 2026 11:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação da GNR contou com militares de intervenção e binómio cinotécnico de deteção de droga da Unidade de Intervenção

Comboios parados junto a uma plataforma.
Algarve

Comboios elétricos chegam ao Algarve a 19 de julho e acabam-se os transbordos em Faro

11:47 6 Julho, 2026 11:38 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Linha ferroviária do Algarve passa a funcionar com comboios elétricos a partir de 19 de julho, eliminando o transbordo em Faro

Algarve Cultura Política

Cancelamento do Açoteia Rooftop Festival leva PSD Faro a exigir explicações

17:20 6 Julho, 2026 17:04 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Social-democratas dizem que o fim do Açoteia Rooftop Festival representa o abandono de um projeto com projeção internacional para Faro

Autocarro. Crédito: Freepik
Nacional

Autocarro atropela duas mulheres em Agualva-Cacém e faz 16 feridos junto à estação: “Era gente de trabalho e isso custa muito”

13:26 7 Julho, 2026 13:40 7 Julho, 2026 | João Luís

Morreram duas mulheres e 16 pessoas ficaram feridas após um atropelamento com um autocarro junto à estação de Agualva-Cacém

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Treinador de 29 anos detido por suspeitas de abuso sexual de crianças em Vila Real de Santo António

10:33 7 Julho, 2026 10:01 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Aos 29 anos, treinador foi detido em Vila Real de Santo António por suspeitas de abuso sexual de crianças em contexto de educação desportiva

Copo de água fria. Crédito: Magnific
Saúde

Água gelada faz mal? Nutricionista esclarece este e outros mitos em dias de calor

10:20 7 Julho, 2026 15:21 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do país, beber água e escolher melhor as refeições torna-se ainda mais importante

Idosa com a carteira vazia.
Economia, Nacional

Reformados recebem pensão mais alta este mês: veja as datas de pagamento

15:20 6 Julho, 2026 14:15 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As pensões de julho chegam com o subsídio de férias, aumentando o valor pago aos reformados

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Cristiano Ronaldo. Crédito: DR
Desporto, Nacional

Ronaldo deixa futuro na seleção em aberto após eliminação frente à Espanha: “Antes de Cristiano, Portugal não tinha nenhum título, agora tem três”

13:44 7 Julho, 2026 13:44 7 Julho, 2026 | João Luís

Após a eliminação de Portugal frente à Espanha no Mundial, Cristiano Ronaldo deixou o futuro na seleção em aberto

Veículo da GNR.
Algarve, Auto

Jovem de 25 anos morre em despiste de carro em Albufeira: condutor fugiu e está a ser procurado

16:37 6 Julho, 2026 16:27 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um jovem de 25 anos morreu num despiste e o condutor da viatura abandonou o local, estando a ser procurado

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve, Desporto, Nacional

Povo ‘pediu’ algarvio Gonçalo Ramos em campo contra a Espanha mas Roberto Martinez não ‘ouviu’: “Talvez no prolongamento seria bom”

09:14 7 Julho, 2026 09:14 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Roberto Martínez explicou por que manteve Gonçalo Ramos no banco na derrota de Portugal frente à Espanha nos oitavos de final do Mundial 2026

Algarve, Economia

Associações hoteleiras do Algarve unem-se para criar a AETA

09:00 7 Julho, 2026 08:53 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

AHETA e AIHSA assinaram memorando de entendimento para criar a Associação de Empresas Turísticas do Algarve

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

“Sou vítima dele”: filha do homem apanhado a filmar crianças em Portimão quebra silêncio

14:40 6 Julho, 2026 14:10 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O caso do homem identificado por alegadamente filmar crianças num centro comercial de Portimão ganhou novos contornos

Edifício das Finanças.
Economia, Tech

Esta área do Portal das Finanças pode evitar coimas e muitos portugueses nem a veem

11:40 7 Julho, 2026 17:46 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Há uma zona do Portal das Finanças onde a Autoridade Tributária envia notificações oficiais

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mudança no tempo em Portugal: crista anticiclónica afasta-se e pode abrir porta à chuva

12:54 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Nos próximos dias, a crista anticiclónica deverá deslocar-se para norte e permitir mais nebulosidade e alguma chuva em Portugal

Algarve, Cultura

Lagoa Jazz Fest regressa ao Sítio das Fontes com três dias de música e natureza

11:00 6 Julho, 2026 11:00 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

XXI edição do festival junta música, natureza e artistas internacionais no Parque Municipal do Sítio das Fontes

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Dois homens ficam em prisão preventiva por tráfico de estupefacientes em Lagoa

11:11 6 Julho, 2026 11:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação da GNR contou com militares de intervenção e binómio cinotécnico de deteção de droga da Unidade de Intervenção

Comboios parados junto a uma plataforma.
Algarve

Comboios elétricos chegam ao Algarve a 19 de julho e acabam-se os transbordos em Faro

11:47 6 Julho, 2026 11:38 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Linha ferroviária do Algarve passa a funcionar com comboios elétricos a partir de 19 de julho, eliminando o transbordo em Faro

Algarve, Cultura, Política

Cancelamento do Açoteia Rooftop Festival leva PSD Faro a exigir explicações

17:20 6 Julho, 2026 17:04 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Social-democratas dizem que o fim do Açoteia Rooftop Festival representa o abandono de um projeto com projeção internacional para Faro

Últimas Notícias

  • Duas irmãs encontradas mortas em estufa: temperaturas terão ultrapassado os 40 graus no interior
    Duas irmãs encontradas mortas em estufa: temperaturas terão ultrapassado os 40 graus no interior
  • Ronaldo deixa futuro na seleção em aberto após eliminação frente à Espanha: “Antes de Cristiano, Portugal não tinha nenhum título, agora tem três”
    Ronaldo deixa futuro na seleção em aberto após eliminação frente à Espanha: “Antes de Cristiano, Portugal não tinha nenhum título, agora tem três”
  • Autocarro atropela duas mulheres em Agualva-Cacém e faz 16 feridos junto à estação: “Era gente de trabalho e isso custa muito”
    Autocarro atropela duas mulheres em Agualva-Cacém e faz 16 feridos junto à estação: “Era gente de trabalho e isso custa muito”
  • Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras
    Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras
  • Mudança no tempo em Portugal: crista anticiclónica afasta-se e pode abrir porta à chuva
    Mudança no tempo em Portugal: crista anticiclónica afasta-se e pode abrir porta à chuva

Opinião

  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
  • Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro
    Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro

Europe Direct Algarve

  • Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
    Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal