As condições de tempo estável que marcaram os últimos dias em Portugal continental deverão terminar brevemente, com a chegada de uma frente fria atlântica que deverá alterar o estado do tempo em várias regiões, com mais nebulosidade e períodos de chuva, sobretudo no Norte e Centro do país.
O anticiclone continua a influenciar o território continental, originando céu pouco nublado ou limpo e vento fraco do quadrante norte. Esta sexta-feira prevê-se a continuação do tempo anticiclónico, ainda com predominância de céu limpo, embora temporariamente muito nublado no Norte e Centro.
Poderá ocorrer chuvisco no Minho ao final do dia. Estão ainda previstas geadas no interior Norte e Centro, bem como nevoeiro matinal, que poderá persistir em locais do Nordeste Transmontano e da Beira Alta, de acordo com o portal especializado em meteorologia Meteored.
Aproximação da frente fria atlântica
A partir da madrugada de sábado o cenário meteorológico começa a alterar-se de forma mais evidente. O céu estará bastante mais nublado e o vento passará a soprar de oeste, sinal da aproximação de uma frente fria atlântica.
Esta perturbação poderá iniciar a precipitação no Minho entre as 06:00 e as 07:00, alargando-se gradualmente a outras zonas do Norte e Centro ao longo da manhã, de acordo com a fonte anteriormente citada.
Chuva mais frequente no Norte e Centro de Portugal
Durante a tarde de sábado, a precipitação deverá tornar-se mais intensa e frequente, especialmente nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto. A chuva estender-se-á de forma progressiva para sul e para leste. As regiões situadas a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, incluindo distritos como Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Viseu, Bragança, Guarda, Coimbra e Leiria, apresentam maior probabilidade de serem afetadas.
Ainda assim, alguns períodos de precipitação intermitente poderão ocorrer em zonas de Lisboa, Santarém, Setúbal ou Portalegre.
Aguaceiros residuais no domingo
No domingo, 30 de novembro, a frente já em dissipação ainda deverá provocar aguaceiros fracos e dispersos entre a meia-noite e o final da manhã, sobretudo no Centro e Sul. A precipitação poderá atingir o Alentejo e o Algarve antes de perder intensidade, de acordo com a Meteored.
Ao longo do resto do dia, o céu manter-se-á muito nublado, mas a probabilidade de chuva torna-se reduzida. O vento deverá regressar ao quadrante norte, marcando o fim da passagem desta frente fria.
Leia também: Frio intenso está quase a chegar: conheça as regiões que vão ‘gelar’ até domingo
















