Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Caravanistas saíram dos parques algarvios mas poderão estar a ficar na região

Os parques de campismo algarvios alertam para os muitos parques ilegais na região onde dizem permanecer milhares de caravanistas.

12:30 28 Março, 2020
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
De acordo com o estado de emergência, terminou esta sexta-feira o prazo para os utentes saírem dos parques de campismo e caravanismo

Os parques de campismo algarvios seguiram a indicação do governo retirando os seus ocupantes, mas alertam para os muitos parques ilegais na região onde dizem permanecer milhares de caravanistas.

“No Algarve há mais de 90 estações e autocaravanas totalmente ilegais que estão cheias. Em Albufeira há sete ou oito, em Olhão umas doze, em Lagos, Manta Rota, Alvor a mesma coisa. São dezenas de milhares de autocaravanas” afirmou à Lusa o presidente da associação de parques de campismo do Alentejo e Algarve.

Joaquim Lourenço revelou que há “36 parques legais na região” que teriam cerca de “2800 autocaravanas”, número que corresponde apenas “a 10-15% dos números reais”, indicando que “é fazer as contas para saber quantos estão mesmo na região”. “As entidades foram alertadas há uma semana e não nos ouviram”, sustentou.

No âmbito da declaração do estado de emergência em Portugal, para combater a pandemia de covid-19, terminou esta sexta-feira o prazo para os utentes saírem dos parques de campismo e de caravanismo, enquanto os residentes a título permanente nestes estabelecimentos turísticos podem neles permanecer para assegurar a resposta à necessidade habitacional.

Joaquim Lourenço considerou “muito errada” a abordagem do Estado, já que “nos parques as pessoas estavam no seu espaço, na sua autocaravana, com o seu duche, com a sua sanita, não usando os balneários. Estavam em segurança”.

No Eco Camp em Salema, concelho de Vila do Bispo, de que é proprietário, revelou terem saído “100 turistas” e alguns decidiram “fazer campismo selvagem, outros foram para terrenos privados” e houve mesmo quem tivesse “adquirido um terreno agrícola para colocar a sua autocaravana”.

No parque só ficou um cidadão residente e no parque em Alvor, concelho de Portimão, de que também é proprietário ficam “50 pessoas, que têm um contrato como residente”.

Em Quarteira, concelho de Loulé, o parque gerido pela Junta de Freguesia encerrou esta sexta-feira e dos “80 autocaravanistas” apenas permanecem “cinco, por serem residentes”, revelou à Lusa o presidente da Junta.

Telmo Pinto, defendeu que deveria ter havido “uma outra abordagem” por parte do Estado, “restringindo as pessoas nestes locais, com controlo das saídas e ações de sensibilização”. “Eu não acredito que muitos não regressem aos seus países”, afirmou.

Em Silves, o Parque do Rio implementou desde 13 de março o isolamento, não aceitando mais utentes e “alertando os ocupantes de todos os alertas e conselhos das autoridades de saúde”, afirmou à Lusa o diretor do parque.

Filipe Afonso revelou que hoje a “ocupação é residual” estando a aguardar “uma decisão da proteção civil municipal de Silves” para dar resposta às pessoas que “não tiveram como opção a aventura do regresso a casa”.

“São na sua maioria reformados, muitos com mais de 70, 80 anos que estão a 2000, 3000 quilómetros de casa e que costumam fazer regresso em duas a três semanas. Agora têm poucos dias para o fazer e com apoios fechados”, descreveu.

No início do fecho das fronteiras houve “quem tivesse sido barrado”, mas “depois do acordo com o governo espanhol, conseguiram seguir viagem”. Alguns já lhe reportaram uma “chegada segura a casa”, confirmando, no entanto, terem encontrado “tudo encerrado pelo caminho”.

Contactada pela Lusa, fonte da Guarda Nacional Republicana afirmou que não haverá “uma postura repressiva” em relação aos caravanistas, mas terá “uma atenção especial a qualquer ajuntamento ou aglomerados”, no âmbito da prevenção da propagação da covid-19. Revelou, no entanto, que uma autocaravana “é um veículo”, podendo “circular ou estar parqueado, desde que não esteja a praticar o campismo”.

A autoridade marítima do Sul revelou à Lusa que irá “reforçar a vigilâncias, principalmente na zona ente Lagos e Sagres evitando, acima de tudo, os aglomerados”, uma ação classificada como “importante para salvaguardar a saúde pública”.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 572 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 26.500.

Dos casos de infeção, pelo menos 124.400 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, segundo o balanço feito sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde, há registo de 76 mortes 4.268 pessoas infetadas.

Mulher a arrumar pertences numa caixa. Crédito: Magnific
Nacional

“Vou pegar nos meus filhos e vou para aonde, vou para a rua?”: Ana Filipa Varela, mãe de quatro filhos, relatou ameaça de despejo em Odivelas em 2025

15:20 25 Outubro, 2026 08:22 24 Outubro, 2026

Com um rendimento de cerca de mil euros, Ana Filipa procurava uma alternativa à casa onde vivia há mais de uma década

Algarve Nacional

Algarve em Resistência exige demissão de Montenegro após intervenção nas acampadas

15:35 25 Outubro, 2026 15:42 25 Outubro, 2026

SOS Racismo pede saída do ministro da Administração Interna após ação policial nas acampadas. Protestos pela habitação regressam este domingo a Faro

Desporto Nacional Vida & Lazer

António Barros oferece Anilha de Ouro a ‘repórter’ de Faro

16:30 25 Outubro, 2026 16:27 25 Outubro, 2026

Oferta ao 'repórter' de Faro reconhece o trabalho de divulgação da columbofilia. União Columbófila Ouriquense encerrou a época com entrega de prémios.

Algarve Cultura

Halloween transforma Alte numa aldeia de bruxas, música e diversão

09:00 25 Outubro, 2026 09:08 20 Outubro, 2026

Festa regressa a Alte a 31 de outubro, com três palcos dedicados ao Halloween, animação de rua, espetáculos e música até de madrugada

Europa Vida & Lazer

Inglaterra está a enterrar mais de 2.000 árvores de Natal nas praias e o motivo está a surpreender

16:20 25 Outubro, 2026 13:53 25 Outubro, 2026

Milhares de árvores de Natal estão a ser enterradas nas praias de Inglaterra para combater a erosão costeira

Telhado.
Algarve

Perto de Tavira há uma pequena localidade onde telhas e tijolos ainda são feitos à mão com barro retirado da própria terra

08:10 25 Outubro, 2026 17:16 22 Outubro, 2026

No interior do Algarve, uma tradição ligada à cerâmica continua a utilizar matérias-primas locais e técnicas artesanais antigas

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

Temperaturas vão subir até 7 graus acima do normal já esta segunda-feira, mas o calor tem os dias contados

18:40 25 Outubro, 2026 13:59 25 Outubro, 2026

Portugal vai registar uma subida das temperaturas esta segunda-feira, com valores até 7 graus acima do habitual para outubro

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Água branca a sair da torneira.
Saúde Vida & Lazer

A água da torneira saiu branca? EPAL esclarece que não há perigos para a saúde

17:20 25 Outubro, 2026 09:50 21 Outubro, 2026

Aparência esbranquiçada da água pode causar estranheza, mas há uma explicação simples e uma forma rápida de perceber o que aconteceu

Desporto

Algarve pode receber partida do Dakar em 2027 após saída da Arábia Saudita

16:40 25 Outubro, 2026 16:29 25 Outubro, 2026

Organização confirmou a saída do Dakar da Arábia Saudita em 2027. Portugal e Marrocos são uma hipótese, com anúncio previsto para os próximos dias

Europa Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Opinião Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Avião da TAP.
Economia Nacional

Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa

21:20 23 Outubro, 2026 15:16 23 Outubro, 2026

Companhia aérea portuguesa prepara-se para receber um novo acionista: ministro das Infraestruturas explicou as mudanças previstas para a TAP

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

18:50 24 Outubro, 2026 13:53 24 Outubro, 2026

As previsões para o inverno de 2026/2027 apontam para temperaturas acima da média e chuva mais abundante em Portugal

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mulher a arrumar pertences numa caixa. Crédito: Magnific
Nacional

“Vou pegar nos meus filhos e vou para aonde, vou para a rua?”: Ana Filipa Varela, mãe de quatro filhos, relatou ameaça de despejo em Odivelas em 2025

15:20 25 Outubro, 2026 08:22 24 Outubro, 2026

Com um rendimento de cerca de mil euros, Ana Filipa procurava uma alternativa à casa onde vivia há mais de uma década

Algarve, Nacional

Algarve em Resistência exige demissão de Montenegro após intervenção nas acampadas

15:35 25 Outubro, 2026 15:42 25 Outubro, 2026

SOS Racismo pede saída do ministro da Administração Interna após ação policial nas acampadas. Protestos pela habitação regressam este domingo a Faro

Desporto, Nacional, Vida & Lazer

António Barros oferece Anilha de Ouro a ‘repórter’ de Faro

16:30 25 Outubro, 2026 16:27 25 Outubro, 2026

Oferta ao 'repórter' de Faro reconhece o trabalho de divulgação da columbofilia. União Columbófila Ouriquense encerrou a época com entrega de prémios.

Algarve, Cultura

Halloween transforma Alte numa aldeia de bruxas, música e diversão

09:00 25 Outubro, 2026 09:08 20 Outubro, 2026

Festa regressa a Alte a 31 de outubro, com três palcos dedicados ao Halloween, animação de rua, espetáculos e música até de madrugada

Europa, Vida & Lazer

Inglaterra está a enterrar mais de 2.000 árvores de Natal nas praias e o motivo está a surpreender

16:20 25 Outubro, 2026 13:53 25 Outubro, 2026

Milhares de árvores de Natal estão a ser enterradas nas praias de Inglaterra para combater a erosão costeira

Telhado.
Algarve

Perto de Tavira há uma pequena localidade onde telhas e tijolos ainda são feitos à mão com barro retirado da própria terra

08:10 25 Outubro, 2026 17:16 22 Outubro, 2026

No interior do Algarve, uma tradição ligada à cerâmica continua a utilizar matérias-primas locais e técnicas artesanais antigas

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

Temperaturas vão subir até 7 graus acima do normal já esta segunda-feira, mas o calor tem os dias contados

18:40 25 Outubro, 2026 13:59 25 Outubro, 2026

Portugal vai registar uma subida das temperaturas esta segunda-feira, com valores até 7 graus acima do habitual para outubro

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Água branca a sair da torneira.
Saúde, Vida & Lazer

A água da torneira saiu branca? EPAL esclarece que não há perigos para a saúde

17:20 25 Outubro, 2026 09:50 21 Outubro, 2026

Aparência esbranquiçada da água pode causar estranheza, mas há uma explicação simples e uma forma rápida de perceber o que aconteceu

Desporto

Algarve pode receber partida do Dakar em 2027 após saída da Arábia Saudita

16:40 25 Outubro, 2026 16:29 25 Outubro, 2026

Organização confirmou a saída do Dakar da Arábia Saudita em 2027. Portugal e Marrocos são uma hipótese, com anúncio previsto para os próximos dias

Europa, Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Opinião, Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Avião da TAP.
Economia, Nacional

Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa

21:20 23 Outubro, 2026 15:16 23 Outubro, 2026

Companhia aérea portuguesa prepara-se para receber um novo acionista: ministro das Infraestruturas explicou as mudanças previstas para a TAP

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

18:50 24 Outubro, 2026 13:53 24 Outubro, 2026

As previsões para o inverno de 2026/2027 apontam para temperaturas acima da média e chuva mais abundante em Portugal

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Temperaturas vão subir até 7 graus acima do normal já esta segunda-feira, mas o calor tem os dias contados
    Temperaturas vão subir até 7 graus acima do normal já esta segunda-feira, mas o calor tem os dias contados
  • A água da torneira saiu branca? EPAL esclarece que não há perigos para a saúde
    A água da torneira saiu branca? EPAL esclarece que não há perigos para a saúde
  • Algarve pode receber partida do Dakar em 2027 após saída da Arábia Saudita
    Algarve pode receber partida do Dakar em 2027 após saída da Arábia Saudita
  • António Barros oferece Anilha de Ouro a ‘repórter’ de Faro
    António Barros oferece Anilha de Ouro a ‘repórter’ de Faro
  • Inglaterra está a enterrar mais de 2.000 árvores de Natal nas praias e o motivo está a surpreender
    Inglaterra está a enterrar mais de 2.000 árvores de Natal nas praias e o motivo está a surpreender

Opinião

  • Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro
    Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro
  • A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
    A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
  • O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
    O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal