Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Ativista próxima das Pussy Riot detida na Croácia, pai já tinha sido preso como opositor político e morto na prisão

Aisoltan Niyazova foi detida pela polícia de fronteira croata, no domingo, sob um mandado de captura emitido pelo Turquemenistão.

09:21 2 Junho, 2022 20:05 9 Junho, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Uma ativista russa, que acompanhava o grupo de punk russo Pussy Riot numa digressão europeia para denunciar a invasão russa da Ucrânia, foi detida na Croácia, sob um mandado de captura emitido pelo Turquemenistão, divulgou esta quarta-feira a banda.

Aisoltan Niyazova, de origem turquemena, foi detida pela polícia de fronteira croata no domingo, quando entrava no país desde a Eslovénia, ambos os países membros da União Europeia, revelou Maria Aliokhina, uma das integrantes do grupo, durante uma conferência de imprensa em frente a uma prisão em Zagreb.

O grupo de punk feminista russo, que iniciou uma série de concertos em meados de maio, em Berlim, para denunciar a guerra na Ucrânia e angariar fundos para organizações que apoiam a Ucrânia, apresentou-se na segunda-feira à noite na capital croata.

Dias antes, Aisoltan Niyazova tinha sido detida brevemente na Eslovénia, sob o mesmo mandado de detenção da Interpol, emitido em 2002 pelo Turquemenistão, um país da Ásia Central, um dos mais fechados do planeta.

“Uma pessoa inocente está atualmente detida e deve ser libertada”, realçou Maria Aliokhina.

Esta integrante da Pussy Riot, também sob ameaça de detenção na Rússia, deixou o seu país ilegalmente em maio, disfarçada de estafeta de entrega de comida.

Também a Amnistia Internacional exortou as autoridades croatas a “recusarem” a extradição da ativista e libertarem-na “imediatamente”.

“As autoridades croatas sabem que o ativismo de Aysoltan Niyazova a exporia a um grande risco de abuso” no Turquemenistão, que “não é um país seguro para ela ou para qualquer outro defensor dos direitos humanos”, salientou Julia Hall, vice-diretora desta Organização Não Governamental para a Europa, citada num comunicado.

A advogada croata da ativista detida explicou que Niyazova já tinha sido julgada na Rússia por alegadas acusações das autoridades turquemenas, acrescentando que esta cumpriu uma pena de seis anos de prisão na Rússia.

Lina Budak, que não adiantou os motivos do mandado de captura, referiu que este é um “processo político” e que o pai da ativista já tinha sido preso como opositor político e morto na prisão.

Segundo os ‘media’ croatas, a ativista é procurada por um alegado desfalque ao Banco Central do Turquemenistão.

Promessa cumprida: Pussy Riot atuaram em Portugal para mostrar a verdade sobre regime de Putin [vídeo]

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Algarve Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Sismo em Lisboa. Crédito: Foto AI
Mundo Nacional

Alerta de especialista: Portugal pode sofrer danos graves com sismo semelhante aos da Venezuela e estes são os edifícios em maior risco

20:20 26 Junho, 2026 19:09 26 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Especialista explicou que Portugal também pode correr risco de danos graves com um sismo semelhante ao da Venezuela

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

“Era o que calhava”: militares da GNR admitem extorsão sem violência contra imigrantes em Tavira

14:05 26 Junho, 2026 14:05 26 Junho, 2026 | João Luís

Militares da GNR de Tavira admitiram em tribunal ter extorquido dinheiro a imigrantes, mas negam ameaças, violência ou esquema organizado

Algarve Cultura

Castelo de Silves encerra mais cedo às quintas-feiras de julho devido ao Sunset Secrets

12:44 26 Junho, 2026 12:59 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets leva ao encerramento antecipado do Castelo de Silves em cinco quintas-feiras de julho

Desporto Opinião Saúde

Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão

16:50 26 Junho, 2026 16:50 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O país que deixamos aos nossos filhos depende menos dos golos que celebramos e mais das causas que abraçamos. E isso exige que deixemos de ser espectadores da nossa própria vida coletiva"

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Ovos. Crédito: Freepik
Gastronomia

Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende

21:50 26 Junho, 2026 21:27 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia de supermercados britânica está a substituir ovos castanhos por ovos brancos na sua marca própria

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus calor? Fim de semana traz chuva a estas regiões

21:30 26 Junho, 2026 20:33 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O fim de semana deverá ser ameno nos Açores e na Madeira, com períodos de maior nebulosidade e aguaceiros fracos e dispersos

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Praia fluvial odeleite. Crédito: CM Castro Marim
Algarve Vida & Lazer

Inaugura já esta sexta-feira a única praia fluvial do Algarve com Bandeira Azul: saiba onde a encontrar

20:12 25 Junho, 2026 19:54 25 Junho, 2026 | João Luís

Nova praia fluvial do Algarve inaugura esta sexta-feira, depois de anos de espera e de uma seca que atrasou a abertura do espaço

Economia Europe Direct Algarve

Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais

17:20 26 Junho, 2026 17:36 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas ao novo aviso do Algarve 2030 podem ser submetidas no Balcão dos Fundos até 15 de janeiro de 2027

Mulher a dormir. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Porque é que o sono aparece logo depois do almoço? Há uma explicação e não é só culpa da comida

16:40 26 Junho, 2026 16:05 26 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sonolência depois do almoço parece inevitável para muitas pessoas. Mas a explicação pode estar em fatores que passam despercebidos à mesa e na forma como o organismo reage às refeições

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho

15:40 26 Junho, 2026 15:47 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos financiados por fundos europeus podem ser distinguidos pelo seu impacto social, económico e ambiental

Cultura Europe Direct Algarve

Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão

15:30 26 Junho, 2026 16:08 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto coordenado pelo Europe Direct Algarve conta com direção artística da olhanense Joana Rocha

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Algarve, Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Sismo em Lisboa. Crédito: Foto AI
Mundo, Nacional

Alerta de especialista: Portugal pode sofrer danos graves com sismo semelhante aos da Venezuela e estes são os edifícios em maior risco

20:20 26 Junho, 2026 19:09 26 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Especialista explicou que Portugal também pode correr risco de danos graves com um sismo semelhante ao da Venezuela

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

“Era o que calhava”: militares da GNR admitem extorsão sem violência contra imigrantes em Tavira

14:05 26 Junho, 2026 14:05 26 Junho, 2026 | João Luís

Militares da GNR de Tavira admitiram em tribunal ter extorquido dinheiro a imigrantes, mas negam ameaças, violência ou esquema organizado

Algarve, Cultura

Castelo de Silves encerra mais cedo às quintas-feiras de julho devido ao Sunset Secrets

12:44 26 Junho, 2026 12:59 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets leva ao encerramento antecipado do Castelo de Silves em cinco quintas-feiras de julho

Desporto, Opinião, Saúde

Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão

16:50 26 Junho, 2026 16:50 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O país que deixamos aos nossos filhos depende menos dos golos que celebramos e mais das causas que abraçamos. E isso exige que deixemos de ser espectadores da nossa própria vida coletiva"

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Ovos. Crédito: Freepik
Gastronomia

Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende

21:50 26 Junho, 2026 21:27 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia de supermercados britânica está a substituir ovos castanhos por ovos brancos na sua marca própria

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus calor? Fim de semana traz chuva a estas regiões

21:30 26 Junho, 2026 20:33 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O fim de semana deverá ser ameno nos Açores e na Madeira, com períodos de maior nebulosidade e aguaceiros fracos e dispersos

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Praia fluvial odeleite. Crédito: CM Castro Marim
Algarve, Vida & Lazer

Inaugura já esta sexta-feira a única praia fluvial do Algarve com Bandeira Azul: saiba onde a encontrar

20:12 25 Junho, 2026 19:54 25 Junho, 2026 | João Luís

Nova praia fluvial do Algarve inaugura esta sexta-feira, depois de anos de espera e de uma seca que atrasou a abertura do espaço

Economia, Europe Direct Algarve

Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais

17:20 26 Junho, 2026 17:36 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas ao novo aviso do Algarve 2030 podem ser submetidas no Balcão dos Fundos até 15 de janeiro de 2027

Mulher a dormir. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Porque é que o sono aparece logo depois do almoço? Há uma explicação e não é só culpa da comida

16:40 26 Junho, 2026 16:05 26 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sonolência depois do almoço parece inevitável para muitas pessoas. Mas a explicação pode estar em fatores que passam despercebidos à mesa e na forma como o organismo reage às refeições

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho

15:40 26 Junho, 2026 15:47 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos financiados por fundos europeus podem ser distinguidos pelo seu impacto social, económico e ambiental

Cultura, Europe Direct Algarve

Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão

15:30 26 Junho, 2026 16:08 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto coordenado pelo Europe Direct Algarve conta com direção artística da olhanense Joana Rocha

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Últimas Notícias

  • 4 em 9 dias: GNR apreende lancha e 247 jerricans de combustível nesta praia do Algarve
    4 em 9 dias: GNR apreende lancha e 247 jerricans de combustível nesta praia do Algarve
  • Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende
    Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende
  • Adeus calor? Fim de semana traz chuva a estas regiões
    Adeus calor? Fim de semana traz chuva a estas regiões
  • Já saiu a chave do Euromilhões: veja os números vencedores desta sexta-feira
    Já saiu a chave do Euromilhões: veja os números vencedores desta sexta-feira
  • Alerta de especialista: Portugal pode sofrer danos graves com sismo semelhante aos da Venezuela e estes são os edifícios em maior risco
    Alerta de especialista: Portugal pode sofrer danos graves com sismo semelhante aos da Venezuela e estes são os edifícios em maior risco

Opinião

  • Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
    Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
  • Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão
    Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão
  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
    Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
  • Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
    Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal