Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Associações militares criticam ilegalidade e desconsideração do Governo

Revisão do regulamento da avaliação de mérito das Forças Armadas cria tensão, ao permitir a ultrapassagem nas promoções, o que as associações consideram “inaceitável” e “profundamente injusto”

19:01 23 Julho, 2022 19:01 23 Julho, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Associações representativas de sargentos, oficiais e praças manifestaram-se hoje contra a “ilegalidade, desconsideração e falta de reconhecimento dos militares” das Forças Armadas por parte do Governo, a propósito da revisão do regulamento da avaliação de mérito.

Em comunicado conjunto, a Associação Nacional de Sargentos (ANS), a Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA) e Associação de Praças (AP) refere que o dito regulamento “tem causado enormes prejuízos aos militares e às Forças Armadas, provocando inúmeras e indesejáveis ultrapassagens nas promoções”.

Segundo alegam as associações, o regulamento em questão permite a ultrapassagem nas promoções, o que se consideram “inaceitável” e “profundamente injusto”, assinalando que tal situação contribui para “a quebra da moral e da coesão, constituindo-se como um fator perturbador das ações de comando e chefia”.

Aquelas estruturas representativas de sargentos, oficiais e praças lembram que o Governo, através do Ministério da Defesa Nacional, realizou no passado dia 14 a audição das Associações Profissionais Militares (APM) acerca da alteração e revisão do Regulamento da Avaliação do Mérito dos Militares das Forças Armadas (RAMMFA), aprovado pela Portaria n.º 301/2016, de 30 de novembro, o qual, dizam, “já fez e continua a fazer vítimas”.

“Mais uma vez, houve ocasião de verificar a prática de incumprimento do preceituado no artigo 2 da Lei Orgânica 3/2001, de 29 de agosto, que consagra o direito das APM a integrar conselhos consultivos, comissões de estudo e grupos de trabalho constituídos para proceder à análise de assuntos de relevante interesse para a instituição, na área da sua competência específica e a ser ouvidas sobre as questões do estatuto profissional, remuneratório e social dos seus associados”, indicam ainda.

As mesmas associações salientam que “a boa-fé exigível neste tipo de procedimentos e processos de natureza político-administrativa” determinaria que fossem dados a conhecer às APM os documentos já realizados na esfera da governação sobre a matéria em causa, de modo a que estas se pudessem pronunciar sobre os mesmos.

“A boa-fé não se verificou. Antes se manifestou, para embaraço dos representantes militares do EMGFA, o desvio a esta prática legalmente exigível à Administração”, alegam as associações, criticando ainda: “Perante um Governo que afirma em várias ocasiões (…) que reconhece e consideram os militares, qualificando-os como sendo os melhores do mundo, o comportamento descrito desmente, mais uma vez, tais afirmações”.

A ANS, AOFA e AP alertam que nada é “mais desmotivador nas fileiras militares que o constante confronto com os logros da governação”, sublinhando que tais práticas conhecidas dos militares “em nada abonam sobre a ética dos governantes da área da Defesa, quando estes, reiteradamente, afirmam uma coisa e fazem outra”.

“Desde o Comandante Supremo das Forças Armadas até aos Chefes Militares dos ramos (das Forças Armadas), todos continuam assim (…) a desconsiderar e a não reconhecer os direitos dos militares nestas matérias”, consideram.

As associações recordam que desde 2020 existe um grupo de trabalho com a função de proceder à revisão e alteração do RAMMFA e, apesar do imperativo legal, aprovado pelo próprio poder político, mais uma vez “não houve vontade político-administrativa” para integrar as APM neste grupo de trabalho ou para promover um efetivo direito de pronúncia sobre um projeto que diz diretamente respeito aos militares.

As três associações criticam ainda o “constante modo de governar a Defesa Nacional contra os militares”, considerando que “é uma marca distintiva do chamado `arco da governação´ e das suas variadas formas de simular o cumprimento da legalidade”.

Lembram as associações que já foi apresentada queixa pela EUROMIL (Organização Europeia de Associações e Sindicatos Militares) ao Comité Europeu dos Direitos Sociais, relativamente à falta de direitos sociais de representação e negociação coletiva das APM, por incumprimento do previsto na Carta Social Europeia, que Portugal também ratificou.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Burlão. Crédito: Freepik
Nacional Tech

PSP alerta para burla do perfil clonado: pedido urgente de dinheiro pode ser falso

08:00 17 Julho, 2026 20:02 16 Julho, 2026 | João Luís

Uma mensagem inesperada nas redes sociais pode parecer vir de alguém conhecido, mas há sinais que devem fazer desconfiar antes de transferir dinheiro

Algarve

Caso macabro em Olhão termina com suspeita em prisão preventiva

06:50 17 Julho, 2026 06:32 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Histórico de violência doméstica entre mãe e filha antecedeu o crime que está a ser investigado pela Polícia Judiciária

Ciência Europe Direct Algarve

Algarve 2030 abre candidaturas com dois milhões de euros para projetos de investigação e desenvolvimento

07:35 17 Julho, 2026 07:26 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Empresas podem obter cofinanciamento até 80%, enquanto as entidades de investigação podem beneficiar de uma taxa máxima de 85%

Falésia Hotel.
Algarve Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: calor sobe no fim de semana, mas há regiões onde pode chover

06:00 17 Julho, 2026 14:25 16 Julho, 2026 | João Luís

Fim de semana traz uma subida gradual das temperaturas, embora algumas zonas do litoral possam acordar com mais nuvens e chuva fraca

Algarve Cultura

Santo Estêvão celebra padroeiro com procissão, fado e baile

07:15 17 Julho, 2026 07:02 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festa realiza-se a 26 de julho com missa solene, procissão, baile, leilão de ofertas e uma atuação especial de Yasmin Silva

Algarve Ensino

Faro recebe painel sobre inteligência artificial e visibilidade das empresas no UAlg TEC Campus

07:00 17 Julho, 2026 22:47 16 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Especialistas vão analisar no UAlg TEC Campus como a inteligência artificial está a mudar a pesquisa online e a recomendação de empresas

Europe Direct Algarve Mundo Opinião

Reúnem-se os mundos da cultura europeia e japonesa em Tóquio | Por João Palmeiro

07:50 17 Julho, 2026 07:51 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A partir deste ano, o Comité do Eu Japan Fest decidiu expandir-se com edições regionais concebidas para fomentar ligações mais diretas entre as comunidades locais no Japão e na Europa"

Aluna na escola.
Ensino Nacional

É hoje: milhares de alunos vão finalmente saber as notas dos exames nacionais

08:26 17 Julho, 2026 08:21 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Notas dos exames nacionais deverão ser divulgadas esta sexta-feira, após um processo marcado por atrasos na correção das provas

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Europe Direct Algarve Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Homem a abastecer o carro com combustível. Crédito: Freepik
Auto Ciência Europa

Carros a combustão podem continuar? Marcas testam gasolina 100% renovável sem mexer no motor

13:20 16 Julho, 2026 11:59 16 Julho, 2026 | João Luís

Um ensaio em Espanha junta grandes nomes da indústria automóvel para testar gasolina 100% renovável em carros já em circulação

Poeiras de África em Portugal. Crédito: Foto AI
Europa Saúde

Poeiras do deserto estão a aumentar na Europa e afetam sobretudo o sul

18:02 16 Julho, 2026 18:02 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Investigadores alertam para impactos na saúde pública, na eficiência dos painéis solares e na estabilidade das redes elétricas

Avião da Ryanair no aeroporto.
Europa Vídeo

Pneu solta-se de avião da Ryanair e percorre a pista de aeroporto espanhol até uma carrinha de serviço o apanhar [vídeo]

11:20 16 Julho, 2026 11:51 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

No aeroporto de Lanzarote, um pneu soltou-se de um avião da Ryanair e percorreu vários metros pela pista antes de ser travado

Ensino Opinião Política

No cume da crise | Por José Figueiredo Santos

17:10 15 Julho, 2026 17:01 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez um dia descubram que governar nunca consistiu em derrotar o adversário, mas em impedir que o país saia derrotado"

Burlão. Crédito: Freepik
Nacional, Tech

PSP alerta para burla do perfil clonado: pedido urgente de dinheiro pode ser falso

08:00 17 Julho, 2026 20:02 16 Julho, 2026 | João Luís

Uma mensagem inesperada nas redes sociais pode parecer vir de alguém conhecido, mas há sinais que devem fazer desconfiar antes de transferir dinheiro

Algarve

Caso macabro em Olhão termina com suspeita em prisão preventiva

06:50 17 Julho, 2026 06:32 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Histórico de violência doméstica entre mãe e filha antecedeu o crime que está a ser investigado pela Polícia Judiciária

Ciência, Europe Direct Algarve

Algarve 2030 abre candidaturas com dois milhões de euros para projetos de investigação e desenvolvimento

07:35 17 Julho, 2026 07:26 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Empresas podem obter cofinanciamento até 80%, enquanto as entidades de investigação podem beneficiar de uma taxa máxima de 85%

Falésia Hotel.
Algarve, Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: calor sobe no fim de semana, mas há regiões onde pode chover

06:00 17 Julho, 2026 14:25 16 Julho, 2026 | João Luís

Fim de semana traz uma subida gradual das temperaturas, embora algumas zonas do litoral possam acordar com mais nuvens e chuva fraca

Algarve, Cultura

Santo Estêvão celebra padroeiro com procissão, fado e baile

07:15 17 Julho, 2026 07:02 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festa realiza-se a 26 de julho com missa solene, procissão, baile, leilão de ofertas e uma atuação especial de Yasmin Silva

Algarve, Ensino

Faro recebe painel sobre inteligência artificial e visibilidade das empresas no UAlg TEC Campus

07:00 17 Julho, 2026 22:47 16 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Especialistas vão analisar no UAlg TEC Campus como a inteligência artificial está a mudar a pesquisa online e a recomendação de empresas

Europe Direct Algarve, Mundo, Opinião

Reúnem-se os mundos da cultura europeia e japonesa em Tóquio | Por João Palmeiro

07:50 17 Julho, 2026 07:51 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A partir deste ano, o Comité do Eu Japan Fest decidiu expandir-se com edições regionais concebidas para fomentar ligações mais diretas entre as comunidades locais no Japão e na Europa"

Aluna na escola.
Ensino, Nacional

É hoje: milhares de alunos vão finalmente saber as notas dos exames nacionais

08:26 17 Julho, 2026 08:21 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Notas dos exames nacionais deverão ser divulgadas esta sexta-feira, após um processo marcado por atrasos na correção das provas

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Europe Direct Algarve, Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Homem a abastecer o carro com combustível. Crédito: Freepik
Auto, Ciência, Europa

Carros a combustão podem continuar? Marcas testam gasolina 100% renovável sem mexer no motor

13:20 16 Julho, 2026 11:59 16 Julho, 2026 | João Luís

Um ensaio em Espanha junta grandes nomes da indústria automóvel para testar gasolina 100% renovável em carros já em circulação

Poeiras de África em Portugal. Crédito: Foto AI
Europa, Saúde

Poeiras do deserto estão a aumentar na Europa e afetam sobretudo o sul

18:02 16 Julho, 2026 18:02 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Investigadores alertam para impactos na saúde pública, na eficiência dos painéis solares e na estabilidade das redes elétricas

Avião da Ryanair no aeroporto.
Europa, Vídeo

Pneu solta-se de avião da Ryanair e percorre a pista de aeroporto espanhol até uma carrinha de serviço o apanhar [vídeo]

11:20 16 Julho, 2026 11:51 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

No aeroporto de Lanzarote, um pneu soltou-se de um avião da Ryanair e percorreu vários metros pela pista antes de ser travado

Ensino, Opinião, Política

No cume da crise | Por José Figueiredo Santos

17:10 15 Julho, 2026 17:01 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez um dia descubram que governar nunca consistiu em derrotar o adversário, mas em impedir que o país saia derrotado"

Últimas Notícias

  • É hoje: milhares de alunos vão finalmente saber as notas dos exames nacionais
    É hoje: milhares de alunos vão finalmente saber as notas dos exames nacionais
  • PSP alerta para burla do perfil clonado: pedido urgente de dinheiro pode ser falso
    PSP alerta para burla do perfil clonado: pedido urgente de dinheiro pode ser falso
  • Algarve 2030 abre candidaturas com dois milhões de euros para projetos de investigação e desenvolvimento
    Algarve 2030 abre candidaturas com dois milhões de euros para projetos de investigação e desenvolvimento
  • Santo Estêvão celebra padroeiro com procissão, fado e baile
    Santo Estêvão celebra padroeiro com procissão, fado e baile
  • Faro recebe painel sobre inteligência artificial e visibilidade das empresas no UAlg TEC Campus
    Faro recebe painel sobre inteligência artificial e visibilidade das empresas no UAlg TEC Campus

Opinião

  • Reúnem-se os mundos da cultura europeia e japonesa em Tóquio | Por João Palmeiro
    Reúnem-se os mundos da cultura europeia e japonesa em Tóquio | Por João Palmeiro
  • A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
    No cume da crise | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Reúnem-se os mundos da cultura europeia e japonesa em Tóquio | Por João Palmeiro
    Reúnem-se os mundos da cultura europeia e japonesa em Tóquio | Por João Palmeiro
  • Algarve 2030 abre candidaturas com dois milhões de euros para projetos de investigação e desenvolvimento
    Algarve 2030 abre candidaturas com dois milhões de euros para projetos de investigação e desenvolvimento
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal