Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

António Miguel Pina defende trabalho e importância de José Apolinário

O presidente da AMAL defende que a pandemia demonstrou que “é necessária a existência de uma figura que coordene a administração desconcentrada do Estado em cada região”. Esta função é desempenhada por José Apolinário

10:37 28 Junho, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
António Pina defende a recuperação da figura de governador civil e a aposta efetiva na regionalização

A importância dos secretários de Estado coordenadores da resposta à covid-19 é reconhecida por comunidades intermunicipais (CIM) de todo o país, mas as opiniões dividem-se quanto à continuidade da função num período pós-pandemia.

Em abril, o primeiro-ministro, António Costa, designou cinco dos seus secretários de Estado para a coordenação da execução das medidas de combate à pandemia aos níveis local e regional.

A maioria dos presidentes de CIM ouvidos pela Lusa reconhece a importância deste papel e de o manter até a situação estar controlada. Já a continuidade do cargo no pós-pandemia divide mais as opiniões.

Para o presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), a pandemia demonstrou que “é necessária a existência de uma figura que coordene a administração desconcentrada do Estado em cada região”, função desempenhada neste caso pelo secretário de Estado das Pescas, José Apolinário.

Porém, mais do que um secretário de Estado que estabeleça a ponte com o Governo, António Miguel Pina defende a recuperação da figura de governador civil e a aposta efetiva na regionalização.

O desaparecimento dos governadores civis deixou os distritos sem “uma figura que verdadeiramente coordene a administração central desconcentrada”, afirmou, defendendo “a necessidade de retomar o cargo” e de avançar com a regionalização, porque “permite uma verdadeira articulação política e a definição de políticas adaptadas a cada região – porque elas não são iguais, têm problemas diferentes e devem ter respostas diferentes”.

Para isso, acrescentou o também autarca socialista de Olhão, é “preciso um governo regional, democraticamente eleito, com orçamento próprio, que não dependa do beija-mão no Terreiro do Paço”.

O presidente da CIM do Alentejo Litoral, Vítor Proença, concorda que o país precisa da regionalização, com órgãos diretamente eleitos, mas não de “governadores ou comissários políticos de caráter regional”.

Para o presidente comunista da Câmara de Alcácer do Sal, “não é apropriada” a criação da figura de coordenador a título permanente, além da resposta à pandemia, coordenada no Alentejo pelo secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches.

Por seu turno, o presidente da CIM do Alto Alentejo, Hugo Hilário, também presidente da Câmara de Ponte de Sor, pelo PS, considera a eventual manutenção do coordenador regional uma questão que deve ser “equacionada daqui a uns tempos”, quando for feito um ponto de situação em relação ao desenvolvimento da covid-19.

Para o autarca, “não é altura” de “misturar” o ressurgimento da figura do governador civil com o papel do coordenador regional – são temas “diferentes”, mas “pertinentes” para uma discussão futura.

O papel de “interlocutor” entre o poder central e o local deve ser assumido por outras estruturas, designadamente as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), defendeu, por seu lado, o presidente da CIM do Cávado, Ricardo Rio (PSD), para quem o secretário de Estado da Mobilidade, Ambiente e Ação Climática não deve manter-se como coordenador para a região Norte fora do contexto de pandemia.

A opinião é corroborada pelo presidente da Área Metropolitana do Porto, o socialista Eduardo Vítor Rodrigues, apesar de considerar que Eduardo Pinheiro contribuiu para uma articulação das diferentes entidades que, “de outra forma, dificilmente seriam articuláveis”.

Um papel que a CCDR “não pode desempenhar e que foi importante, nomeadamente, junto dos privados, que tinham um representante do Estado com quem articular as respostas diretamente”, afirmou o também presidente da Câmara de Gaia, defendendo a continuidade do cargo até à estabilização da crise pandémica.

Esse é também o prazo apontado pelo presidente da CIM do Oeste, Pedro Folgado, para que Duarte Cordeiro se mantenha como secretário de Estado coordenador para a Região de Lisboa e Vale do Tejo.

O também presidente da Câmara de Alenquer pelo PS enalteceu o papel do secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares no atual contexto de pandemia, mas defendeu que o cargo não deve manter-se, “salvo em situações extraordinárias”.

Tanto mais que a continuidade dos secretários de Estado coordenadores iria, no seu entender, “criar uma burocracia desnecessária” entre as autarquias e o Estado central e “retirar legitimidade às CIM, que devem ser os interlocutores privilegiados nessa relação”.

Posição oposta assumiu o presidente da CIM da Lezíria do Tejo, Pedro Ribeiro, que defendeu a existência de um secretário de Estado por cada uma das cinco regiões, porque “seria tudo muito mais fácil”.

Segundo o também presidente da Câmara de Almeirim (PS), habitualmente há uma “falha enorme na articulação entre a administração central e o poder local”, bem como uma “falta de lógica” na organização dos organismos desconcentrados.

O autarca disse que a experiência com os secretários de Estado coordenadores, que vieram dar uma “voz de comando único”, deve prosseguir no futuro, com a criação de figuras próprias, já que não é viável a atual acumulação de funções.

Pedro Ribeiro considerou que faz sentido a existência de cinco secretários de Estado (um por NUT II, nomenclatura de unidade territorial que divide o continente português em cinco regiões), eventualmente dependentes da presidência do Conselho de Ministros, porque a presença na estrutura do Governo, com assento nas reuniões de secretários de Estado, permite resolver “problemas que são muitas vezes estruturais e complexos”.

A posição é partilhada pelo presidente da CIM da Região de Leiria, Gonçalo Lopes, para quem a presença de “elementos do Governo descentralizados pelo território”, assumido na região Centro por João Paulo Rebelo (Juventude e Desporto) “melhorou bastante o desempenho, o nível de diálogo e, sobretudo, o grau de decisão”, permitindo “uma visão diferente sobre aquilo que é a importância de ter um governante mais próximo do território”.

O também presidente socialista da Câmara de Leiria considera que, ainda que a representação dos municípios possa sair reforçada “através da eleição das CCDR”, o modelo encontrado durante a pandemia “é o ideal”, pelo que defende a continuidade dos secretários de Estado coordenadores.

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona vai abrir novo supermercado em Portugal e está a contratar em part-time: salários até 10.457€/ano e uma semana extra de férias

06:30 5 Maio, 2026 16:45 4 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Com a abertura de mais um supermercado em Portugal, a empresa espanhola Mercadona continua o seu projeto de expansão em território nacional

Algarve Desporto

Vilachamps devolve ginástica de competição a VRSA após 30 anos e soma pódios

07:00 5 Maio, 2026 07:45 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Ginástica feminina regressa a VRSA com resultados de destaque, pódios em vários escalões e apuramentos para o Campeonato Nacional

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

‘Um mal nunca vem só’: chuva alcança Portugal nesta data e vem acompanhada de vento e trovoada para deixar estas regiões a ‘sofrer’

06:00 5 Maio, 2026 23:44 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Previsão meteorológica para esta terça-feira, 5 de maio, indica chuva, vento e até trovoada em várias regiões do país

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Algarve Cultura Gastronomia

Grande Caracolada à Escuteiro regressa a Tavira com música, gastronomia e muita animação

08:10 5 Maio, 2026 08:04 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Escuteiros voltam a dinamizar Tavira com Caracolada, que regressa a 16 de maio com música, gastronomia e animação junto ao Mercado Municipal

Algarve Desporto

Sub-15 do Ginásio Clube de Tavira conquistam Liga Algarve de Iniciados

07:33 5 Maio, 2026 07:37 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira celebra título dos Sub-15 na Liga Algarve de futebol jovem, após época consistente marcada por qualidade de jogo e espírito coletivo

Avião em queda. Crédito: Foto AI
Mundo

Novos dados revelam: minutos antes da queda ‘mediática’ deste avião aconteceu isto e especialistas dizem que “não foi acidente”

08:00 5 Maio, 2026 16:44 4 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Americanos divulgaram novos dados sobre a queda do avião Boeing 737-800 na China em 2022, e especialistas dizem que pode ter havido intervenção humana

Casal observa obras na casa vizinha a partir da janela. Crédito: Foto AI
Nacional

Casal obrigado a permitir andaimes no seu terreno para vizinha construir casa: tribunal confirma a decisão

17:40 4 Maio, 2026 17:30 4 Maio, 2026 | Luís Santos

Conflito entre vizinhos termina com decisão que obriga casal a permitir uso do terreno para obras da vizinha

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ a caminho de Portugal: mau tempo vai mesmo agravar-se e este será o dia mais chuvoso da semana

11:00 4 Maio, 2026 05:40 4 Maio, 2026 | João Luís

Chuva mais intensa chega esta semana com agravamento do estado do tempo. Saiba quando será o dia mais chuvoso e que regiões serão mais afetadas

Loja da IKEA.
Economia Nacional

IKEA avisa clientes: produtos desta marca onde Cristiano Ronaldo investe serão vendidos nas lojas até esta data

19:10 4 Maio, 2026 10:33 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Parceria entre a IKEA e a Vista Alegre foi prolongada até 2034 e poderá gerar mais de 400 milhões de euros em volume de negócios

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Europa

“Forçaram-me a assinar um papel”: reformado português com pensão de 1.680€ foi obrigado a sair de casa e não tem para onde ir

10:50 2 Maio, 2026 15:12 29 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Reformado português enfrenta um despejo no Luxemburgo, mas há detalhes legais e sociais que levantam mais perguntas do que respostas

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência Mundo Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Avião da Ryanair. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Adeus atrasos: Ryanair anuncia nova regra que entra em vigor nesta data e os mais distraídos não vão ‘achar piada’

09:30 3 Maio, 2026 20:34 1 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Ryanair anunciou recentemente uma nova regra que entrará em vigor em todos os aeroportos onde a companhia opera em novembro deste ano

Algarve

Praias de Olhão renovam Bandeira Azul e Qualidade de Ouro

19:00 4 Maio, 2026 19:16 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Marina de Olhão conquista Bandeira Azul pela primeira vez, reforçando a qualidade ambiental e a atratividade turística

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve Vida & Lazer

Adeus banhistas? Esta praia no Algarve muito procurada todo o ano acaba de perder a Bandeira Azul e pode ficar ‘deserta’

11:59 1 Maio, 2026 11:59 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia dos Pescadores, em Albufeira, perdeu a Bandeira Azul em 2026, num ano em que Portugal regista 438 distinções

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona vai abrir novo supermercado em Portugal e está a contratar em part-time: salários até 10.457€/ano e uma semana extra de férias

06:30 5 Maio, 2026 16:45 4 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Com a abertura de mais um supermercado em Portugal, a empresa espanhola Mercadona continua o seu projeto de expansão em território nacional

Algarve, Desporto

Vilachamps devolve ginástica de competição a VRSA após 30 anos e soma pódios

07:00 5 Maio, 2026 07:45 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Ginástica feminina regressa a VRSA com resultados de destaque, pódios em vários escalões e apuramentos para o Campeonato Nacional

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

‘Um mal nunca vem só’: chuva alcança Portugal nesta data e vem acompanhada de vento e trovoada para deixar estas regiões a ‘sofrer’

06:00 5 Maio, 2026 23:44 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Previsão meteorológica para esta terça-feira, 5 de maio, indica chuva, vento e até trovoada em várias regiões do país

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Algarve, Cultura, Gastronomia

Grande Caracolada à Escuteiro regressa a Tavira com música, gastronomia e muita animação

08:10 5 Maio, 2026 08:04 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Escuteiros voltam a dinamizar Tavira com Caracolada, que regressa a 16 de maio com música, gastronomia e animação junto ao Mercado Municipal

Algarve, Desporto

Sub-15 do Ginásio Clube de Tavira conquistam Liga Algarve de Iniciados

07:33 5 Maio, 2026 07:37 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira celebra título dos Sub-15 na Liga Algarve de futebol jovem, após época consistente marcada por qualidade de jogo e espírito coletivo

Avião em queda. Crédito: Foto AI
Mundo

Novos dados revelam: minutos antes da queda ‘mediática’ deste avião aconteceu isto e especialistas dizem que “não foi acidente”

08:00 5 Maio, 2026 16:44 4 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Americanos divulgaram novos dados sobre a queda do avião Boeing 737-800 na China em 2022, e especialistas dizem que pode ter havido intervenção humana

Casal observa obras na casa vizinha a partir da janela. Crédito: Foto AI
Nacional

Casal obrigado a permitir andaimes no seu terreno para vizinha construir casa: tribunal confirma a decisão

17:40 4 Maio, 2026 17:30 4 Maio, 2026 | Luís Santos

Conflito entre vizinhos termina com decisão que obriga casal a permitir uso do terreno para obras da vizinha

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ a caminho de Portugal: mau tempo vai mesmo agravar-se e este será o dia mais chuvoso da semana

11:00 4 Maio, 2026 05:40 4 Maio, 2026 | João Luís

Chuva mais intensa chega esta semana com agravamento do estado do tempo. Saiba quando será o dia mais chuvoso e que regiões serão mais afetadas

Loja da IKEA.
Economia, Nacional

IKEA avisa clientes: produtos desta marca onde Cristiano Ronaldo investe serão vendidos nas lojas até esta data

19:10 4 Maio, 2026 10:33 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Parceria entre a IKEA e a Vista Alegre foi prolongada até 2034 e poderá gerar mais de 400 milhões de euros em volume de negócios

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Europa

“Forçaram-me a assinar um papel”: reformado português com pensão de 1.680€ foi obrigado a sair de casa e não tem para onde ir

10:50 2 Maio, 2026 15:12 29 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Reformado português enfrenta um despejo no Luxemburgo, mas há detalhes legais e sociais que levantam mais perguntas do que respostas

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência, Mundo, Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Avião da Ryanair. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Adeus atrasos: Ryanair anuncia nova regra que entra em vigor nesta data e os mais distraídos não vão ‘achar piada’

09:30 3 Maio, 2026 20:34 1 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Ryanair anunciou recentemente uma nova regra que entrará em vigor em todos os aeroportos onde a companhia opera em novembro deste ano

Algarve

Praias de Olhão renovam Bandeira Azul e Qualidade de Ouro

19:00 4 Maio, 2026 19:16 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Marina de Olhão conquista Bandeira Azul pela primeira vez, reforçando a qualidade ambiental e a atratividade turística

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve, Vida & Lazer

Adeus banhistas? Esta praia no Algarve muito procurada todo o ano acaba de perder a Bandeira Azul e pode ficar ‘deserta’

11:59 1 Maio, 2026 11:59 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia dos Pescadores, em Albufeira, perdeu a Bandeira Azul em 2026, num ano em que Portugal regista 438 distinções

Últimas Notícias

  • Grande Caracolada à Escuteiro regressa a Tavira com música, gastronomia e muita animação
    Grande Caracolada à Escuteiro regressa a Tavira com música, gastronomia e muita animação
  • Novos dados revelam: minutos antes da queda ‘mediática’ deste avião aconteceu isto e especialistas dizem que “não foi acidente”
    Novos dados revelam: minutos antes da queda ‘mediática’ deste avião aconteceu isto e especialistas dizem que “não foi acidente”
  • Sub-15 do Ginásio Clube de Tavira conquistam Liga Algarve de Iniciados
    Sub-15 do Ginásio Clube de Tavira conquistam Liga Algarve de Iniciados
  • Vilachamps devolve ginástica de competição a VRSA após 30 anos e soma pódios
    Vilachamps devolve ginástica de competição a VRSA após 30 anos e soma pódios
  • Mercadona vai abrir novo supermercado em Portugal e está a contratar em part-time: salários até 10.457€/ano e uma semana extra de férias
    Mercadona vai abrir novo supermercado em Portugal e está a contratar em part-time: salários até 10.457€/ano e uma semana extra de férias
  • ‘Um mal nunca vem só’: chuva alcança Portugal nesta data e vem acompanhada de vento e trovoada para deixar estas regiões a ‘sofrer’
    ‘Um mal nunca vem só’: chuva alcança Portugal nesta data e vem acompanhada de vento e trovoada para deixar estas regiões a ‘sofrer’

Opinião

  • Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
    Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
  • O eco do infinito: somos o universo a contemplar-se a si mesmo | Por António Piedade
    O eco do infinito: somos o universo a contemplar-se a si mesmo | Por António Piedade
  • Quando o microscópico pode salvar vidas: novas microagulhas contra o cancro da pele | Por Luís Monteiro
    Quando o microscópico pode salvar vidas: novas microagulhas contra o cancro da pele | Por Luís Monteiro
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
    Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
  • Novas regras da UE para estes cidadãos provocam caos nos aeroportos europeus e Portugal ‘prepara-se’ para uma mudança
    Novas regras da UE para estes cidadãos provocam caos nos aeroportos europeus e Portugal ‘prepara-se’ para uma mudança
  • União Europeia ‘aperta o cerco’: desempregados podem não gostar e estes apoios já não vão ser iguais para todos
    União Europeia ‘aperta o cerco’: desempregados podem não gostar e estes apoios já não vão ser iguais para todos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal