Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Nacional

ANA diz que número de passageiros não justificou circuito de verão no aeroporto de Faro

José Luís Arnaut explicou que para aumentar o espaço de circulação é necessário existirem 2.100 passageiros por hora, mas o máximo registado em agosto foi 1.029

20:44 11 Setembro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Arnaut salientou que, se assim fosse, o Ministério das Infraestruturas e da Habitação “já teria atuado”, por ter mecanismos legais para o fazer

O presidente do Conselho de Administração da ANA Aeroportos, José Luís Arnaut, afirmou hoje à Lusa que o circuito de verão do aeroporto de Faro não abriu porque o número de passageiros ficou abaixo do exigível.

Reagindo às declarações de hoje do ministro da Administração Interna, que criticou a falta de abertura da sala de verão do aeroporto de Faro, uma situação que poderá aumentar as filas, José Luís Arnaut explicou que, de acordo com o contrato de concessão, para aumentar o espaço de circulação é necessário existirem 2.100 passageiros por hora, mas o máximo registado em agosto foi 1.029.

“O acionamento do circuito de verão está previsto verificar-se quando há 2.100 passageiros por hora. Infelizmente, nos dias de maior pico em agosto, o máximo que tivemos foi 1.029 e, se em fevereiro, no circuito de inverno, tivemos 140 mil passageiros e [o aeroporto] funcionava, naturalmente que em agosto, com 120 mil, também poderá funcionar, se o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tiver funcionários nas ‘boxes’ e estas não estiverem vazias”, sublinhou o responsável pela ANA.

José Luís Arnaut acentuou ter sido “com algum espanto e até com alguma indignação institucional” que ouviu o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, ter responsabilizado hoje a ANA – Aeroportos de Portugal pelas filas no aeroporto de Faro, acusando-a de “reiteradamente violar as obrigações de serviço público” e “prejudicar o país”.

“Dos responsáveis políticos esperam-se juízos fundamentados e ponderados. Conhecendo como conheço o senhor ministro Eduardo Cabrita, só pode ter feito estas declarações por estar mal informado ou por ter desconhecimento da situação”, reagiu José Luís Arnaut, em declarações à agência Lusa.

O presidente do Conselho de Administração disse que “em nenhum momento do contrato de concessão da ANA com o Governo da República houve qualquer falha de cumprimento de serviços mínimos contratuais”.

Arnaut salientou que, se assim fosse, o Ministério das Infraestruturas e da Habitação “já teria atuado”, por ter mecanismos legais para o fazer.

Na opinião do responsável da ANA – Aeroportos de Portugal, “o senhor ministro está a justificar o injustificável” e salienta ser “falso” que as falhas no aeroporto de Faro sejam responsabilidade da entidade que gere os aeroportos.

“É do conhecimento público o mau funcionamento do SEF nos Aeroportos de Portugal, as deficiências e, infelizmente, até outras atitudes por parte do SEF”, acrescenta José Luís Arnaut.

O presidente do Conselho de Administração da ANA menciona ainda “as e-gates” instaladas (equipamentos que fazem a autenticação automática do documento de viagem através de um sistema de reconhecimento facial), mas que levaram “semanas e semanas” até terem ficado operacionais.

“A tudo isto acresce que a ANA, em devido tempo, alertou o SEF do fluxo que ia haver naquela altura. Não é por acaso que o SEF desde 2006 recusa assinar com a ANA um acordo de níveis de serviço que está estabelecido no contrato de concessão aprovado pelo Governo”, realça José Luís Arnaut.

No final da reunião da Estrutura de Monitorização da Situação de Alerta e de Contingência devido á pandemia de covid-19, Eduardo Cabrita foi questionado se o aeroporto de Faro vai ser reforçado com inspetores do SEF após a decisão do Governo britânico de excluir Portugal continental do chamado corredor aéreo.

“O SEF tem pleno recursos de meios, mas temos um problema grave que é a ANA, que tem reiteradamente violado as suas obrigações de serviço público e mantém fechada a sala de verão do aeroporto de Faro. Isto pode determinar a criação de filas que não tem a ver com o SEF, que tem os meios necessários, mas tem a ver com a ANA, que provavelmente por razões económicos considera que estamos no inverno”, disse o ministro.

Eduardo Cabrita sublinhou que os meios do Serviço de Estrangeiro e Fronteira são mais do que suficientes.

RELACIONADO:

MAI acusa ANA de “violar obrigações de serviço público” no Aerporto de Faro

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Grupo agride funcionário de restaurante e ameaça-o com arma após recusa de uso da esplanada

15:20 21 Junho, 2026 15:05 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Seis pessoas agrediram um funcionário de um restaurante no Parque das Nações, em Lisboa, depois de lhe ter sido recusada a utilização da esplanada

Hard Rock International.
Algarve Economia Vida & Lazer

Está a chegar a Portimão o primeiro hotel da cadeia Hard Rock

17:50 21 Junho, 2026 22:06 19 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Primeiro hotel Hard Rock em Portugal está a nascer em Portimão, junto à Praia do Vau, e conta com 275 quartos

Economia Europa

Adeus esplanadas? Espanhóis multam até 50.000€ quem fizer isto durante uma onda de calor

17:00 21 Junho, 2026 14:02 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Espanha, os bares e restaurantes passam a ter novas obrigações para proteger trabalhadores durante episódios de calor extremo

Algarve Vida & Lazer

“Mykonos portuguesa”: espanhóis rendidos a vila piscatória algarvia com “ruas de postal e longe do turismo massivo”

21:00 20 Junho, 2026 14:16 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vila algarvia mantém a tradição piscatória e tem sido comparada a uma “Mykonos portuguesa”

Mulher na tempestade. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoadas, chuva e uma mudança de última hora: as previsões mudaram e há regiões que podem ser surpreendidas neste São João

14:30 21 Junho, 2026 12:36 21 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de dias de previsões apontarem noutra direção, os mapas mostram agora um cenário diferente para Portugal. Há um fenómeno que pode alterar os planos de quem conta celebrar o São João ao ar livre

Algarve

Choque frontal em Castro Marim provoca cinco feridos

15:40 21 Junho, 2026 15:37 21 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Três vítimas, de nacionalidade espanhola, foram transportadas para o Hospital de Faro. Um pai e um filho portugueses recusaram transporte hospitalar

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: condomínio tem de pagar?

18:00 21 Junho, 2026 15:29 20 Junho, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação

Algarve

Seis suspeitos apanhados na Fuzeta com combustível e material naval

09:33 21 Junho, 2026 09:34 21 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

As autoridades detiveram seis homens por contrabando de combustível, encontrando jerricans e materiais na embarcação suspeita

Eulália Silva. Crédito: DR
Nacional

Pai de Lara fala pela primeira vez: “Dei o pequeno-almoço à minha filha antes de ela ir para a morte”

15:00 20 Junho, 2026 14:52 20 Junho, 2026 | João Luís

Menina de oito anos morta: pai falou pela primeira vez após o crime e disse que a madrasta da criança “não tem perdão”

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vai estar uma ‘brasa’: calor não dá tréguas e temperaturas podem chegar a valores históricos nestas regiões

17:30 21 Junho, 2026 13:34 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O episódio de calor deverá atingir o pico entre até terça-feira, com noites tropicais, poeiras do Saara e risco de trovoadas localizadas

Crianças na piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Ainda espera horas para ir ao banho depois de comer? Há um detalhe que quase ninguém conhece

17:50 21 Junho, 2026 12:46 21 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Durante gerações repetiu-se o mesmo aviso à beira-mar e na piscina. Mas a ciência tem uma resposta muito diferente daquela que muitos portugueses ouviram desde crianças

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Para quem um tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras

20:30 20 Junho, 2026 15:27 20 Junho, 2026 | João Luís

União Europeia discutiu novas regras para a inspeção de carros: em Portugal, há uma data ainda mais importante para quem tem veículo antigo

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Portugal vai ter cortes de luz prolongados nestas datas: veja as zonas afetadas

18:00 19 Junho, 2026 13:59 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estão previstos cortes de luz programados em várias zonas do país durante os dias 21 e 28 de junho. Algumas interrupções poderão prolongar-se durante várias horas

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 18:26 19 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Limites de velocidade podem baixar em Portugal: nova proposta quer reduzir de 90km/h para 70km/h nestas estradas

14:40 20 Junho, 2026 14:21 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária propõe reduzir o limite de velocidade fora das localidades, dos atuais 90 km/h para 70 km/h

Nacional

Grupo agride funcionário de restaurante e ameaça-o com arma após recusa de uso da esplanada

15:20 21 Junho, 2026 15:05 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Seis pessoas agrediram um funcionário de um restaurante no Parque das Nações, em Lisboa, depois de lhe ter sido recusada a utilização da esplanada

Hard Rock International.
Algarve, Economia, Vida & Lazer

Está a chegar a Portimão o primeiro hotel da cadeia Hard Rock

17:50 21 Junho, 2026 22:06 19 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Primeiro hotel Hard Rock em Portugal está a nascer em Portimão, junto à Praia do Vau, e conta com 275 quartos

Economia, Europa

Adeus esplanadas? Espanhóis multam até 50.000€ quem fizer isto durante uma onda de calor

17:00 21 Junho, 2026 14:02 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Espanha, os bares e restaurantes passam a ter novas obrigações para proteger trabalhadores durante episódios de calor extremo

Algarve, Vida & Lazer

“Mykonos portuguesa”: espanhóis rendidos a vila piscatória algarvia com “ruas de postal e longe do turismo massivo”

21:00 20 Junho, 2026 14:16 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vila algarvia mantém a tradição piscatória e tem sido comparada a uma “Mykonos portuguesa”

Mulher na tempestade. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoadas, chuva e uma mudança de última hora: as previsões mudaram e há regiões que podem ser surpreendidas neste São João

14:30 21 Junho, 2026 12:36 21 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de dias de previsões apontarem noutra direção, os mapas mostram agora um cenário diferente para Portugal. Há um fenómeno que pode alterar os planos de quem conta celebrar o São João ao ar livre

Algarve

Choque frontal em Castro Marim provoca cinco feridos

15:40 21 Junho, 2026 15:37 21 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Três vítimas, de nacionalidade espanhola, foram transportadas para o Hospital de Faro. Um pai e um filho portugueses recusaram transporte hospitalar

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: condomínio tem de pagar?

18:00 21 Junho, 2026 15:29 20 Junho, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação

Algarve

Seis suspeitos apanhados na Fuzeta com combustível e material naval

09:33 21 Junho, 2026 09:34 21 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

As autoridades detiveram seis homens por contrabando de combustível, encontrando jerricans e materiais na embarcação suspeita

Eulália Silva. Crédito: DR
Nacional

Pai de Lara fala pela primeira vez: “Dei o pequeno-almoço à minha filha antes de ela ir para a morte”

15:00 20 Junho, 2026 14:52 20 Junho, 2026 | João Luís

Menina de oito anos morta: pai falou pela primeira vez após o crime e disse que a madrasta da criança “não tem perdão”

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vai estar uma ‘brasa’: calor não dá tréguas e temperaturas podem chegar a valores históricos nestas regiões

17:30 21 Junho, 2026 13:34 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O episódio de calor deverá atingir o pico entre até terça-feira, com noites tropicais, poeiras do Saara e risco de trovoadas localizadas

Crianças na piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Ainda espera horas para ir ao banho depois de comer? Há um detalhe que quase ninguém conhece

17:50 21 Junho, 2026 12:46 21 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Durante gerações repetiu-se o mesmo aviso à beira-mar e na piscina. Mas a ciência tem uma resposta muito diferente daquela que muitos portugueses ouviram desde crianças

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Para quem um tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras

20:30 20 Junho, 2026 15:27 20 Junho, 2026 | João Luís

União Europeia discutiu novas regras para a inspeção de carros: em Portugal, há uma data ainda mais importante para quem tem veículo antigo

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Portugal vai ter cortes de luz prolongados nestas datas: veja as zonas afetadas

18:00 19 Junho, 2026 13:59 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estão previstos cortes de luz programados em várias zonas do país durante os dias 21 e 28 de junho. Algumas interrupções poderão prolongar-se durante várias horas

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 18:26 19 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Limites de velocidade podem baixar em Portugal: nova proposta quer reduzir de 90km/h para 70km/h nestas estradas

14:40 20 Junho, 2026 14:21 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária propõe reduzir o limite de velocidade fora das localidades, dos atuais 90 km/h para 70 km/h

Últimas Notícias

  • Esta ilha portuguesa onde todos são bem-vindos fica no coração do Atlântico e é a mais isolada da Europa, não tem semáforos e tem mais vacas que habitantes
    Esta ilha portuguesa onde todos são bem-vindos fica no coração do Atlântico e é a mais isolada da Europa, não tem semáforos e tem mais vacas que habitantes
  • Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: condomínio tem de pagar?
    Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: condomínio tem de pagar?
  • Ainda espera horas para ir ao banho depois de comer? Há um detalhe que quase ninguém conhece
    Ainda espera horas para ir ao banho depois de comer? Há um detalhe que quase ninguém conhece
  • Está a chegar a Portimão o primeiro hotel da cadeia Hard Rock
    Está a chegar a Portimão o primeiro hotel da cadeia Hard Rock
  • Vai estar uma ‘brasa’: calor não dá tréguas e temperaturas podem chegar a valores históricos nestas regiões
    Vai estar uma ‘brasa’: calor não dá tréguas e temperaturas podem chegar a valores históricos nestas regiões

Opinião

  • Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho
    Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho
  • Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves
    Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves
  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia avisa: fenómeno El Niño pode atingir dimensões de “cocktail explosivo” e aumentar risco de incêndios em Portugal
    Comissão Europeia avisa: fenómeno El Niño pode atingir dimensões de “cocktail explosivo” e aumentar risco de incêndios em Portugal
  • 10 anos depois: UE avança com novas regras sobre direitos dos passageiros aéreos
    10 anos depois: UE avança com novas regras sobre direitos dos passageiros aéreos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal