Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Margem da barragem do Caia
Nacional

Alterações climáticas: “Vamos assistir a migrações de sul para norte” de Portugal, diz Carlos Taibo

O escritor e antigo professor universitário sustenta que também há um ‘Portugal esvaziado’

10:02 31 Julho, 2022 10:02 31 Julho, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O escritor e antigo professor universitário Carlos Taibo, autor do livro “Ibéria Esvaziada”, antecipou, em entrevista à Lusa, um movimento migratório de sul para norte de Portugal, decorrente do despovoamento, das alterações climáticas, e da teoria do colapso.

“Vamos assistir a migrações de sul para norte. O norte, em termos climatológicos, vai resistir melhor do que o sul. Isto é evidente. Este é o anúncio, também, dentro de Portugal, de migrações para o norte”, disse o escritor em entrevista à Lusa, no Porto.

Carlos Taibo esteve na cidade para duas conferências no dia 22 de julho, a primeira na Faculdade de Letras (denominada Rússia e Ucrânia: impérios, povos, energia) e a segunda no Espaço Musas, sobre o tema do Decrescimento.

O antigo académico, que lecionou mais de 30 anos na Universidade Autónoma de Madrid, afirma que, “segundo a teoria”, na Galiza e no Norte de Portugal, “na sua versão litoral, as mudanças climáticas não vão gerar uma temperatura mais alta”.

“Mas esse não é o cenário de Ourense nem de Trás-os-Montes”, aponta, fazendo referência à recolha estatística que fez acerca do interior daquela província galega, que, paradoxalmente, perde população para o sul da Península Ibérica.

Segundo Carlos Taibo, a Espanha que se desertifica (em termos climáticos), no sudeste “ganha população”, mas a “Galiza, Astúrias, Leão, o norte de Portugal, perdem população”, num processo “muito significativo”.

“Haverá que ativar um procedimento de correção. E entendo que a correção vai ser traumática”, disse à Lusa o também autor de “Colapso” (2019), “Decrescimento, crise, capitalismo” (2010), “Parecia não pisar o chão. Treze ensaios sobre as vidas de Fernando Pessoa” (2010) e “Galego, português, galego-português?”, com Arturo de Nieves (2013).

Dentro da “Ibéria Esvaziada” do “Despovoamento, Decrescimento, Colapso” que dão título ao seu livro, Carlos Taibo sustenta que também há um ‘Portugal esvaziado’, numa área que vai desde o Baixo Alentejo a Trás-os-Montes, e mesmo um ‘Portugal hiperesvaziado’, próximo à província de Ourense, na Galiza.

O antigo professor universitário aventa que o panorama nos territórios portugueses contíguos àquela província espanhola será “semelhante ao da Galiza do interior”, uma área “de despovoamento evidente, com um crescimento notável da população idosa”, algo que “obviamente tem relação com este processo geral de abandono do mundo rural”.

Junto a Ourense, “num primeiro olhar, não são terras pobres”, afirma.

“São terras com muita vegetação, que permitiriam o crescimento de uma atividade, mas vivemos em modelos políticos muito marcados pelas cidades”, refere ainda, pois “os partidos políticos são formações urbanas” e “os dirigentes políticos são gente que mora nas cidades”, o que “não pode gerar outro cenário que este do abandono completo”.

O escritor parte também da “certeza de que há uma biorregião da Galiza e Norte de Portugal”, antecipando que “no cenário das mudanças climáticas, é a parte da Península Ibérica que vai padecer de menos problemas”.

O mesmo sucederá num cenário de colapso: “as regiões esquecidas, deprimidas, vão levar o colapso de melhor maneira do que as regiões não esquecidas”, afirma Carlos Taibo.

No seu entender, isso acontecerá “porque dependem menos de energias e de tecnologias que, por definição, têm de chegar de nós”, considerando que “o colapso vai ser um golpe muito mais forte nas cidades do que no mundo rural”.

“A minha tese é de que estamos nos inícios de um colapso geral”, afirma, dizendo que hoje “é muito mais fácil” de convencer alguém deste cenário “do que era há três anos”.

“A pandemia colocou dentro da nossa cabeça a ideia de que as coisas não iam muito bem”, cenário a que se juntam, segundo o autor, os “problemas de abastecimento de matérias-primas energéticas, do encarecimento dos custos de transporte de todas as mercadorias, curto-circuitos em processos económicos e financeiros”, e agora “as consequências da guerra da Ucrânia”.

Para Carlos Taibo, “a causa é estrutural”, e “a combinação é tal entre mudanças climáticas e esgotamento das matérias-primas energéticas, que [o colapso] é dificilmente negável, no momento presente”.

O colapso, segundo descreve em “Ibéria Esvaziada”, é “um processo ou um momento” com “várias consequências delicadas” para a sociedade, como “mudanças substanciais e irreversíveis”, “profundas alterações no que se refere à satisfação de necessidades básicas”, “reduções significativas no tamanho de população humana”, “perda de complexidade” e “crescente fragmentação” social ou o “desaparecimento das instituições previamente existentes”.

“Por fim, a falência das ideologias legitimadoras, e de muitos dos mecanismos de comunicação, da ordem anterior”, teoriza Carlos Taibo no livro.

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Algarve Cultura Nacional Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e rajadas fortes: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 14:04 17 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um dia marcado por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Algarve Cultura

Tavira convida a descobrir histórias para além do seu célebre vaso islâmico

16:30 17 Agosto, 2026 16:19 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Vaso de Tavira já esteve exposto em vários países, mas o museu quer agora dar visibilidade a outras peças da coleção islâmica

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Controlo de segurança no aeroporto. Crédito: Freepik
Europa

Estes aeroportos europeus já deixam levar bem mais de 100 ml de líquidos na bagagem de mão: conheça o novo limite

15:00 17 Agosto, 2026 14:35 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Regra dos 100 ml mudou em alguns aeroportos europeus, onde novos scanners permitem transportar recipientes maiores na bagagem de mão

Praia Dona Ana, Algarve.
Algarve Economia

Estas são as 10 ruas mais caras de Portugal para viver e 3 ficam no Algarve

14:30 17 Agosto, 2026 14:15 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Algarve aparece entre as zonas mais caras de Portugal para comprar casa, com três urbanizações no top 10 nacional

Jardim do Morro.
Nacional

Fim da entrada livre? Este jardim que enche todos os dias para se ver o pôr do sol vai passar a ter uma vedação e as entradas serão controladas

16:20 17 Agosto, 2026 15:59 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Jardim famoso vai mudar de funcionamento em 2027, com entradas controladas, horário definido, videovigilância e um investimento de 700.000€

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 13:17 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Avião estacionado no aeroporto.
Economia Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Praia fluvial Mega Fundeira. Crédito: CM Pedrogão
Nacional

‘Um tesouro escondido’: esta praia fluvial fica debaixo duma ponte na estrada mais mítica de Portugal

16:00 17 Agosto, 2026 14:41 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta praia fluvial escondida sob uma ponte destaca-se pelas águas cristalinas e pelo ambiente tranquilo, sendo um refúgio ideal para quem procura natureza e sossego

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Algarve, Cultura, Nacional, Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e rajadas fortes: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 14:04 17 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um dia marcado por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Algarve, Cultura

Tavira convida a descobrir histórias para além do seu célebre vaso islâmico

16:30 17 Agosto, 2026 16:19 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Vaso de Tavira já esteve exposto em vários países, mas o museu quer agora dar visibilidade a outras peças da coleção islâmica

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Controlo de segurança no aeroporto. Crédito: Freepik
Europa

Estes aeroportos europeus já deixam levar bem mais de 100 ml de líquidos na bagagem de mão: conheça o novo limite

15:00 17 Agosto, 2026 14:35 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Regra dos 100 ml mudou em alguns aeroportos europeus, onde novos scanners permitem transportar recipientes maiores na bagagem de mão

Praia Dona Ana, Algarve.
Algarve, Economia

Estas são as 10 ruas mais caras de Portugal para viver e 3 ficam no Algarve

14:30 17 Agosto, 2026 14:15 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Algarve aparece entre as zonas mais caras de Portugal para comprar casa, com três urbanizações no top 10 nacional

Jardim do Morro.
Nacional

Fim da entrada livre? Este jardim que enche todos os dias para se ver o pôr do sol vai passar a ter uma vedação e as entradas serão controladas

16:20 17 Agosto, 2026 15:59 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Jardim famoso vai mudar de funcionamento em 2027, com entradas controladas, horário definido, videovigilância e um investimento de 700.000€

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 13:17 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Avião estacionado no aeroporto.
Economia, Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Praia fluvial Mega Fundeira. Crédito: CM Pedrogão
Nacional

‘Um tesouro escondido’: esta praia fluvial fica debaixo duma ponte na estrada mais mítica de Portugal

16:00 17 Agosto, 2026 14:41 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta praia fluvial escondida sob uma ponte destaca-se pelas águas cristalinas e pelo ambiente tranquilo, sendo um refúgio ideal para quem procura natureza e sossego

Últimas Notícias

  • Procissão marítima de Nossa Senhora da Orada voltou a unir comunidade de Albufeira
    Procissão marítima de Nossa Senhora da Orada voltou a unir comunidade de Albufeira
  • Tavira convida a descobrir histórias para além do seu célebre vaso islâmico
    Tavira convida a descobrir histórias para além do seu célebre vaso islâmico
  • Fim da entrada livre? Este jardim que enche todos os dias para se ver o pôr do sol vai passar a ter uma vedação e as entradas serão controladas
    Fim da entrada livre? Este jardim que enche todos os dias para se ver o pôr do sol vai passar a ter uma vedação e as entradas serão controladas
  • Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€
    Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€
  • ‘Um tesouro escondido’: esta praia fluvial fica debaixo duma ponte na estrada mais mítica de Portugal
    ‘Um tesouro escondido’: esta praia fluvial fica debaixo duma ponte na estrada mais mítica de Portugal

Opinião

  • Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende
    Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende
  • O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
    O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
  • A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
    A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
    Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento