Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Almargem sensibiliza para a boa gestão da água com “#AÚltimaGota_Algarve”

A campanha tem “o objetivo de informar e sensibilizar o público geral para uma mudança de atitudes e comportamentos na gestão da água”

11:46 24 Setembro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Será ainda desenvolvida uma ação de capacitação

A Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve viu recentemente aprovada a candidatura “#AÚltimaGota_Algarve”, submetida ao Fundo Ambiental, no âmbito do programa “ENEA 2020 – Produção e consumo sustentáveis”.

A campanha “#AÚltimaGota_Algarve” tem vindo a ser desenvolvida pela Almargem desde fevereiro deste ano, “com o objetivo de informar e sensibilizar o público geral para uma mudança de atitudes e comportamentos na gestão da água, recurso precioso e esgotável”, avança a associação em comunicado.

A Almargem formou, em janeiro de 2020, um grupo de trabalho composto por sócios, voluntários de diferentes áreas, com interesse e conhecimento nas temáticas do uso de água, agricultura, reutilização de águas residuais e intervenção ambiental e cívica. A ação da asssociação foi desenvolvida devido a um “conjunto de vulnerabilidades climáticas que potenciam a atual crise hidrológica”.

A aprovação desta candidatura irá permitir levar esta campanha a uma nova dimensão, baseada numa estratégia regional de Educação Ambiental que irá abranger os 16 municípios do Algarve.

Serão promovidas para um público geral várias ações de informação, como a realização de dois webinars, com oradores convidados de áreas especializadas, um deles com o objetivo de desmistificar o uso das águas residuais e de aumentar a confiança na utilização deste recurso, e outro em que se propõe um debate sobre o passado, o presente e o futuro da água e da paisagem Mediterrânica no Algarve.

Será ainda desenvolvida uma ação de capacitação, composta por vários módulos, sob a temática “Cada gota conta”, com o objetivo de contribuir para a implementação do Decreto-lei nº 119/2019 de 21 de agosto que regulamenta a Água para Reutilização (ApR). Pretende-se que os participantes possam ficar capacitados para proceder ao licenciamento de uma ApR e conhecer os vários modelos de tratamento de águas residuais.

Em comunicado a Almargem defende que “a sensibilização para uma mudança comportamental, perante o consumo desenfreado de água a que assistimos atualmente, será também disseminada através de uma curta-metragem de animação e de uma exposição itinerante”. Deste modo, esta exposição irá proporcionar ao visitante uma experiência interativa, levando-o a conhecer informações sobre o consumo de água no mundo, em Portugal e no Algarve, afunilando esta abordagem para áreas diversas como o setor doméstico, a agricultura, os campos de golfe e o turismo.

Um jogo online em formato de Quiz ficará agregado ao website já existente da Almargem e irá testar os conhecimentos dos participantes. Este quiz será também divulgado junto do público-escolar, fomentando o seu uso como uma ferramenta para os alunos e professores do 1º ciclo de escolaridade, na temática da água, procurando informar e sensibilizar de uma forma “leve”, lúdica e didática.

Será elaborado ainda um “Guia Digital – Dicas de poupança de água e descodificador de políticas ambientais”, que pretende incentivar a adoção e alteração de comportamentos que levem ao uso eficiente e à poupança de água, despertando ou aumentando a sua consciência ambiental. Serão utilizadas, para o efeito, muitas das dicas já divulgadas pela Almargem ao longo deste ano, sob a forma de “Desafios”, na página de Facebook da associação.

As ações previstas na candidatura “#AÚltimaGota_Algarve” serão desenvolvidas até ao próximo dia 30 de novembro. A Associação pretende dar continuidade ao trabalho nesta temática, aproveitando os recursos que serão criados neste âmbito para a disseminação de informação, chegando a um maior número de pessoas, e prosseguindo também com os esforços que tem vindo a desenvolver para reunir com as diferentes entidades com poder de decisão e gestão da água na região.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Grupo agride funcionário de restaurante e ameaça-o com arma após recusa de uso da esplanada

15:20 21 Junho, 2026 15:05 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Seis pessoas agrediram um funcionário de um restaurante no Parque das Nações, em Lisboa, depois de lhe ter sido recusada a utilização da esplanada

Hard Rock International.
Algarve Economia Vida & Lazer

Está a chegar a Portimão o primeiro hotel da cadeia Hard Rock

17:50 21 Junho, 2026 22:06 19 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Primeiro hotel Hard Rock em Portugal está a nascer em Portimão, junto à Praia do Vau, e conta com 275 quartos

Miguel Esteves Cardoso
Algarve Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 20:28 21 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: condomínio tem de pagar?

18:00 21 Junho, 2026 15:29 20 Junho, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação

Mulher na tempestade. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoadas, chuva e uma mudança de última hora: as previsões mudaram e há regiões que podem ser surpreendidas neste São João

14:30 21 Junho, 2026 12:36 21 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de dias de previsões apontarem noutra direção, os mapas mostram agora um cenário diferente para Portugal. Há um fenómeno que pode alterar os planos de quem conta celebrar o São João ao ar livre

Economia Europa

Adeus esplanadas? Espanhóis multam até 50.000€ quem fizer isto durante uma onda de calor

17:00 21 Junho, 2026 14:02 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Espanha, os bares e restaurantes passam a ter novas obrigações para proteger trabalhadores durante episódios de calor extremo

Algarve

“20 toneladas nas últimas semanas”: furtos de laranjas preocupam produtores no Algarve

16:50 21 Junho, 2026 14:22 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Parte das laranjas poderão estar a ser vendidas ilegalmente junto à EN125

Crianças na piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Ainda espera horas para ir ao banho depois de comer? Há um detalhe que quase ninguém conhece

17:50 21 Junho, 2026 12:46 21 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Durante gerações repetiu-se o mesmo aviso à beira-mar e na piscina. Mas a ciência tem uma resposta muito diferente daquela que muitos portugueses ouviram desde crianças

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vai estar uma ‘brasa’: calor não dá tréguas e temperaturas podem chegar a valores históricos nestas regiões

17:30 21 Junho, 2026 13:34 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O episódio de calor deverá atingir o pico entre até terça-feira, com noites tropicais, poeiras do Saara e risco de trovoadas localizadas

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Algarve Vida & Lazer

“Mykonos portuguesa”: espanhóis rendidos a vila piscatória algarvia com “ruas de postal e longe do turismo massivo”

21:00 20 Junho, 2026 14:16 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vila algarvia mantém a tradição piscatória e tem sido comparada a uma “Mykonos portuguesa”

Mulher escolhe frutas e vegetais no supermercado.
Gastronomia Saúde

Diga ‘adeus’ ao colesterol: cientistas recomendam comer esta fruta duas vezes por dia para acabar com o problema

20:20 19 Junho, 2026 18:22 19 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Está presente em quase todas as cozinhas, mas um estudo revela que consumir esta fruta diariamente pode trazer benefícios inesperados para o colesterol e para a saúde cardiovascular

Crocodilo. Crédito: magnific
Animais Europa

Criança de 3 anos gravemente ferida após ser atirada aos crocodilos em Inglaterra: suspeito foi detido

19:50 19 Junho, 2026 16:25 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A criança de três anos ficou gravemente ferida depois de ter sido atirada para o recinto dos crocodilos num jardim zoológico em Inglaterra

Bola de Berlim com creme.
Gastronomia

Bola de Berlim na praia: já se sabe qual a diferença de calorias entre a opção sem creme e com creme

10:30 19 Junho, 2026 12:49 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Entre a versão simples e a recheada, a diferença vai além do sabor e pode pesar mais do que muitos imaginam nos dias de verão

Opinião Saúde

Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho

07:30 21 Junho, 2026 20:00 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os principais sinais de alerta são os ombros a alturas diferentes, um lado da anca mais levantado do que o outro, inclinação do corpo para um dos lados e proeminência da grelha costal ao fletir a coluna para a frente"

Escolher mel no supermercado. Crédito: Foto AI
Europe Direct Algarve Nacional

Já é oficial: diretiva da UE entrou em vigor e vêm aí novas regras para estes alimentos muito consumidos pelos portugueses

19:20 21 Junho, 2026 18:47 21 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Rotulagem de alguns alimentos consumidos pelos portugueses vai mudar com a nova diretiva da UE, que entrou em vigor no passado dia 14 de junho

Nacional

Grupo agride funcionário de restaurante e ameaça-o com arma após recusa de uso da esplanada

15:20 21 Junho, 2026 15:05 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Seis pessoas agrediram um funcionário de um restaurante no Parque das Nações, em Lisboa, depois de lhe ter sido recusada a utilização da esplanada

Hard Rock International.
Algarve, Economia, Vida & Lazer

Está a chegar a Portimão o primeiro hotel da cadeia Hard Rock

17:50 21 Junho, 2026 22:06 19 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Primeiro hotel Hard Rock em Portugal está a nascer em Portimão, junto à Praia do Vau, e conta com 275 quartos

Miguel Esteves Cardoso
Algarve, Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 20:28 21 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: condomínio tem de pagar?

18:00 21 Junho, 2026 15:29 20 Junho, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação

Mulher na tempestade. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoadas, chuva e uma mudança de última hora: as previsões mudaram e há regiões que podem ser surpreendidas neste São João

14:30 21 Junho, 2026 12:36 21 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de dias de previsões apontarem noutra direção, os mapas mostram agora um cenário diferente para Portugal. Há um fenómeno que pode alterar os planos de quem conta celebrar o São João ao ar livre

Economia, Europa

Adeus esplanadas? Espanhóis multam até 50.000€ quem fizer isto durante uma onda de calor

17:00 21 Junho, 2026 14:02 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Espanha, os bares e restaurantes passam a ter novas obrigações para proteger trabalhadores durante episódios de calor extremo

Algarve

“20 toneladas nas últimas semanas”: furtos de laranjas preocupam produtores no Algarve

16:50 21 Junho, 2026 14:22 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Parte das laranjas poderão estar a ser vendidas ilegalmente junto à EN125

Crianças na piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Ainda espera horas para ir ao banho depois de comer? Há um detalhe que quase ninguém conhece

17:50 21 Junho, 2026 12:46 21 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Durante gerações repetiu-se o mesmo aviso à beira-mar e na piscina. Mas a ciência tem uma resposta muito diferente daquela que muitos portugueses ouviram desde crianças

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vai estar uma ‘brasa’: calor não dá tréguas e temperaturas podem chegar a valores históricos nestas regiões

17:30 21 Junho, 2026 13:34 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O episódio de calor deverá atingir o pico entre até terça-feira, com noites tropicais, poeiras do Saara e risco de trovoadas localizadas

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Algarve, Vida & Lazer

“Mykonos portuguesa”: espanhóis rendidos a vila piscatória algarvia com “ruas de postal e longe do turismo massivo”

21:00 20 Junho, 2026 14:16 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vila algarvia mantém a tradição piscatória e tem sido comparada a uma “Mykonos portuguesa”

Mulher escolhe frutas e vegetais no supermercado.
Gastronomia, Saúde

Diga ‘adeus’ ao colesterol: cientistas recomendam comer esta fruta duas vezes por dia para acabar com o problema

20:20 19 Junho, 2026 18:22 19 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Está presente em quase todas as cozinhas, mas um estudo revela que consumir esta fruta diariamente pode trazer benefícios inesperados para o colesterol e para a saúde cardiovascular

Crocodilo. Crédito: magnific
Animais, Europa

Criança de 3 anos gravemente ferida após ser atirada aos crocodilos em Inglaterra: suspeito foi detido

19:50 19 Junho, 2026 16:25 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A criança de três anos ficou gravemente ferida depois de ter sido atirada para o recinto dos crocodilos num jardim zoológico em Inglaterra

Bola de Berlim com creme.
Gastronomia

Bola de Berlim na praia: já se sabe qual a diferença de calorias entre a opção sem creme e com creme

10:30 19 Junho, 2026 12:49 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Entre a versão simples e a recheada, a diferença vai além do sabor e pode pesar mais do que muitos imaginam nos dias de verão

Opinião, Saúde

Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho

07:30 21 Junho, 2026 20:00 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os principais sinais de alerta são os ombros a alturas diferentes, um lado da anca mais levantado do que o outro, inclinação do corpo para um dos lados e proeminência da grelha costal ao fletir a coluna para a frente"

Escolher mel no supermercado. Crédito: Foto AI
Europe Direct Algarve, Nacional

Já é oficial: diretiva da UE entrou em vigor e vêm aí novas regras para estes alimentos muito consumidos pelos portugueses

19:20 21 Junho, 2026 18:47 21 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Rotulagem de alguns alimentos consumidos pelos portugueses vai mudar com a nova diretiva da UE, que entrou em vigor no passado dia 14 de junho

Últimas Notícias

  • Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”
    Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”
  • Já é oficial: diretiva da UE entrou em vigor e vêm aí novas regras para estes alimentos muito consumidos pelos portugueses
    Já é oficial: diretiva da UE entrou em vigor e vêm aí novas regras para estes alimentos muito consumidos pelos portugueses
  • Esta ilha portuguesa onde todos são bem-vindos fica no coração do Atlântico e é a mais isolada da Europa, não tem semáforos e tem mais vacas que habitantes
    Esta ilha portuguesa onde todos são bem-vindos fica no coração do Atlântico e é a mais isolada da Europa, não tem semáforos e tem mais vacas que habitantes
  • Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: condomínio tem de pagar?
    Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: condomínio tem de pagar?
  • Ainda espera horas para ir ao banho depois de comer? Há um detalhe que quase ninguém conhece
    Ainda espera horas para ir ao banho depois de comer? Há um detalhe que quase ninguém conhece

Opinião

  • Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho
    Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho
  • Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves
    Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves
  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Já é oficial: diretiva da UE entrou em vigor e vêm aí novas regras para estes alimentos muito consumidos pelos portugueses
    Já é oficial: diretiva da UE entrou em vigor e vêm aí novas regras para estes alimentos muito consumidos pelos portugueses
  • Comissão Europeia avisa: fenómeno El Niño pode atingir dimensões de “cocktail explosivo” e aumentar risco de incêndios em Portugal
    Comissão Europeia avisa: fenómeno El Niño pode atingir dimensões de “cocktail explosivo” e aumentar risco de incêndios em Portugal
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal