Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

África com pico da pandemia dentro de quatro a seis semanas

Olhando para a evolução da pandemia de covid-19 e, especialmente, agora que estamos a olhar para a propagação comunitária em alguns países, a OMS estima que a doença atingirá o seu pico dentro de quatro a seis semanas

14:45 7 Maio, 2020 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Moeti começou por esclarecer que não pretende ignorar “a severidade e gravidade da situação”

A diretora regional da OMS para a África, Matshidiso Moeti, afirmou hoje que o pico da covid-19 no continente africano deverá acontecer dentro de quatro a seis semanas, mostrando-se esperançosa na recuperação da região após a pandemia.

Matshidiso Moeti falava durante a conferência de imprensa on-line sobre a evolução da covid-19 no continente africano, que contou com vários.

“Olhando para a evolução da pandemia de covid-19 e especialmente agora que estamos a olhar para a propagação comunitária em alguns países, estimamos que a doença atingirá o seu pico dentro de quatro a seis semanas, se nada for feito”.

O número de mortos devido à covid-19 em África ultrapassou hoje os dois mil (2.012), com mais de 51 mil casos da doença registados em 53 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

“Existem agora cerca de 50.000 casos confirmados e 2.000 perderam a vida em todo o continente africano e é incrivelmente importante que os países utilizem abordagens baseadas em dados e em evidências na resposta”, defendeu.

Sobre o alívio de algumas medidas de confinamento que se registam em vários países, Matshidiso Moeti aconselhou prudência: “Não é uma questão em que simplesmente se passe de uma situação em que hoje tudo está fechado para amanhã estar tudo aberto”.

O desconfinamento “tem de ser gradual, com as partes mais essenciais da economia a serem abertas primeiro”.

Questionada sobre África pós covid-19, Moeti começou por esclarecer que não pretende ignorar “a severidade e gravidade da situação”.

“Se nada for feito vai ser grave. O impacto económico já começa a sentir-se. Mas também vejo muitos países a tomarem medidas e a fazerem grandes investimentos para que o impacto não seja tão devastador”, disse.

E sublinhou: “Tenho uma grande fé na resiliência do povo africano e confio na generosidade e solidariedade internacionais para ajudar” o continente.

Outro participante neste encontro online com a comunicação social, o presidente da Federação de Cuidados de Saúde Africanos, Amit Thakker, disse prever um período de até três anos para a recuperação desta pandemia em África.

Esta recuperação contará com várias fases e englobará a reparação da doença, que passará pelo tempo de espera de uma vacina, a sua administração e a retoma da economia.

Depois, os sistemas deverão mostrar “onde África vai chegar”, para o que será fundamental uma liderança forte nestes países.

“Acredito que vamos ter um continente mais forte pós-covid-19”, disse Amit Thakker, que desenvolve a sua atividade no Quénia.

Por seu lado, Stephen Karingi, da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UN-ECA), alertou que tudo está ainda em aberto e que esta é a altura para os riscos serem minimizados.

Contudo, é preciso “começar a pensar na retoma”, o que passa por “salvar pessoas e salvar os negócios”.

“Se não salvamos os negócios, não salvamos os empregos, e se não salvamos os empregos as pessoas ficam sem meios”, referiu.

E advertiu: “O futuro do continente [africano] vai depender do que fizermos hoje”.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 263 mil mortos e infetou cerca de 3,7 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de um 1,1 milhões de doentes foram considerados curados.

Carro elétrico a carregar.
Auto Nacional

Já há um carro elétrico novo por cerca de 17 mil euros em Portugal e faz 250 km com uma carga

21:00 24 Setembro, 2026 14:56 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Este elétrico é um dos mais acessíveis à venda em Portugal, com um preço de cerca de 17 mil euros e uma autonomia anunciada de 250 quilómetros

Algarve

Tavira de luto pela morte de David Pereira aos 21 anos

17:35 24 Setembro, 2026 17:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Família, amigos e comunidade lamentam a morte precoce de David Pereira. O jovem tinha 21 anos e integrava o Rancho de Santo Estêvão

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia

Mercadona ‘acelera’ expansão no Algarve e depois de Portimão já há destino para a segunda loja: conheça a localização

19:10 24 Setembro, 2026 15:15 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber a segunda superfície da Mercadona no Algarve, com abertura prevista para novembro

Algarve

Recluso espancado durante dois dias e violado com pau de vassoura na cadeia de Faro: relatório denuncia alegada omissão de auxílio

14:10 24 Setembro, 2026 13:57 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O recluso recém-chegado à cadeia de Faro foi alvo de agressões físicas e sexuais durante dois dias

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode regressar em força a Portugal neste período: mau tempo a caminho

09:00 24 Setembro, 2026 04:27 24 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode ganhar força em Portugal neste período, com maior instabilidade e precipitação acima do normal

Trânsito. Crédito: Freepik
Auto Economia Nacional

Tem carro com matrícula de setembro? Tem até esta data para pagar o IUC

15:00 24 Setembro, 2026 13:46 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se tem um veículo com matrícula de setembro, atenção ao prazo do IUC: a Autoridade Tributária confirma que o imposto deve ser pago até ao final deste mês

Assembleia da República.
Opinião Política

Bilhete Postal: A beleza do sistema democrático | Por Eduardo Costa

18:50 24 Setembro, 2026 18:53 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

“Parece-nos que o sistema democrático está bem pensado […]. Por que são tantos os desiludidos do sistema democrático. Por que será?”

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Europa

“Obrigado por me arruinarem as férias”: turistas chegam ao Coliseu e encontram portas fechadas após morte de trabalhador de 22 anos

18:00 24 Setembro, 2026 18:01 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O encerramento inesperado do Coliseu apanhou vários visitantes de surpresa, incluindo um turista norte-americano que lamentou: “Obrigado por me arruinarem as férias”

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Roda gigante.
Algarve

Está a chegar a esta cidade no Algarve uma feira popular histórica de entrada gratuita com mais de 270 anos

12:00 24 Setembro, 2026 11:44 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Carrinhos de choque, roda-gigante, artesanato e restauração voltam a ocupar o Largo da Feira, em Olhão, durante cinco dias

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma “ciclogénese explosiva”: depressão chega a Portugal com chuva forte e rajadas até 75 km/h e esta vai ser a região afetada

21:30 22 Setembro, 2026 19:23 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão vai aprofundar-se rapidamente no Atlântico Norte e levar uma frente fria aos Açores, de acordo com a Meteored

Ensino Europe Direct Algarve

Centros Qualifica do Algarve reúnem-se em Loulé para debater educação e formação de adultos

16:00 22 Setembro, 2026 16:13 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Programa Regional Algarve 2030 promove encontro dedicado à partilha de práticas e à reflexão sobre qualificação de adultos

Europe Direct Algarve Opinião

SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo

09:27 22 Setembro, 2026 09:37 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A ideia europeia reafirma-se ao 'abrir horizontes' e procurar novas alianças globais com parceiros que partilham do mesmo ideário democrático — como demonstra a aproximação histórica ao Canadá"

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Gregorio descontou durante 47 anos mas teve de pedir a reforma antecipada: “A Segurança Social retirou-me 6,5% da pensão depois de sofrer um acidente e ficar sem poder trabalhar”

19:30 24 Setembro, 2026 16:21 24 Setembro, 2026 | João Luís

Pensionista espanhol afirma que ficou 14 meses de baixa após acidente de trabalho e passou a receber pensão reduzida por antecipar a reforma

Sardinhas na grelha.
Saúde Vida & Lazer

Nem salmão nem atum: este peixe tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

11:30 24 Setembro, 2026 04:54 24 Setembro, 2026 | João Luís

Este peixe comum pode surpreendê-lo: tem mais cálcio do que o leite e ainda ajuda a proteger os ossos, os dentes e a saúde muscular

Carro elétrico a carregar.
Auto, Nacional

Já há um carro elétrico novo por cerca de 17 mil euros em Portugal e faz 250 km com uma carga

21:00 24 Setembro, 2026 14:56 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Este elétrico é um dos mais acessíveis à venda em Portugal, com um preço de cerca de 17 mil euros e uma autonomia anunciada de 250 quilómetros

Algarve

Tavira de luto pela morte de David Pereira aos 21 anos

17:35 24 Setembro, 2026 17:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Família, amigos e comunidade lamentam a morte precoce de David Pereira. O jovem tinha 21 anos e integrava o Rancho de Santo Estêvão

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia

Mercadona ‘acelera’ expansão no Algarve e depois de Portimão já há destino para a segunda loja: conheça a localização

19:10 24 Setembro, 2026 15:15 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber a segunda superfície da Mercadona no Algarve, com abertura prevista para novembro

Algarve

Recluso espancado durante dois dias e violado com pau de vassoura na cadeia de Faro: relatório denuncia alegada omissão de auxílio

14:10 24 Setembro, 2026 13:57 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O recluso recém-chegado à cadeia de Faro foi alvo de agressões físicas e sexuais durante dois dias

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode regressar em força a Portugal neste período: mau tempo a caminho

09:00 24 Setembro, 2026 04:27 24 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode ganhar força em Portugal neste período, com maior instabilidade e precipitação acima do normal

Trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Economia, Nacional

Tem carro com matrícula de setembro? Tem até esta data para pagar o IUC

15:00 24 Setembro, 2026 13:46 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se tem um veículo com matrícula de setembro, atenção ao prazo do IUC: a Autoridade Tributária confirma que o imposto deve ser pago até ao final deste mês

Assembleia da República.
Opinião, Política

Bilhete Postal: A beleza do sistema democrático | Por Eduardo Costa

18:50 24 Setembro, 2026 18:53 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

“Parece-nos que o sistema democrático está bem pensado […]. Por que são tantos os desiludidos do sistema democrático. Por que será?”

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Europa

“Obrigado por me arruinarem as férias”: turistas chegam ao Coliseu e encontram portas fechadas após morte de trabalhador de 22 anos

18:00 24 Setembro, 2026 18:01 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O encerramento inesperado do Coliseu apanhou vários visitantes de surpresa, incluindo um turista norte-americano que lamentou: “Obrigado por me arruinarem as férias”

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Roda gigante.
Algarve

Está a chegar a esta cidade no Algarve uma feira popular histórica de entrada gratuita com mais de 270 anos

12:00 24 Setembro, 2026 11:44 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Carrinhos de choque, roda-gigante, artesanato e restauração voltam a ocupar o Largo da Feira, em Olhão, durante cinco dias

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma “ciclogénese explosiva”: depressão chega a Portugal com chuva forte e rajadas até 75 km/h e esta vai ser a região afetada

21:30 22 Setembro, 2026 19:23 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão vai aprofundar-se rapidamente no Atlântico Norte e levar uma frente fria aos Açores, de acordo com a Meteored

Ensino, Europe Direct Algarve

Centros Qualifica do Algarve reúnem-se em Loulé para debater educação e formação de adultos

16:00 22 Setembro, 2026 16:13 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Programa Regional Algarve 2030 promove encontro dedicado à partilha de práticas e à reflexão sobre qualificação de adultos

Europe Direct Algarve, Opinião

SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo

09:27 22 Setembro, 2026 09:37 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A ideia europeia reafirma-se ao 'abrir horizontes' e procurar novas alianças globais com parceiros que partilham do mesmo ideário democrático — como demonstra a aproximação histórica ao Canadá"

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Gregorio descontou durante 47 anos mas teve de pedir a reforma antecipada: “A Segurança Social retirou-me 6,5% da pensão depois de sofrer um acidente e ficar sem poder trabalhar”

19:30 24 Setembro, 2026 16:21 24 Setembro, 2026 | João Luís

Pensionista espanhol afirma que ficou 14 meses de baixa após acidente de trabalho e passou a receber pensão reduzida por antecipar a reforma

Sardinhas na grelha.
Saúde, Vida & Lazer

Nem salmão nem atum: este peixe tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

11:30 24 Setembro, 2026 04:54 24 Setembro, 2026 | João Luís

Este peixe comum pode surpreendê-lo: tem mais cálcio do que o leite e ainda ajuda a proteger os ossos, os dentes e a saúde muscular

Últimas Notícias

  • Já há um carro elétrico novo por cerca de 17 mil euros em Portugal e faz 250 km com uma carga
    Já há um carro elétrico novo por cerca de 17 mil euros em Portugal e faz 250 km com uma carga
  • Gregorio descontou durante 47 anos mas teve de pedir a reforma antecipada: “A Segurança Social retirou-me 6,5% da pensão depois de sofrer um acidente e ficar sem poder trabalhar”
    Gregorio descontou durante 47 anos mas teve de pedir a reforma antecipada: “A Segurança Social retirou-me 6,5% da pensão depois de sofrer um acidente e ficar sem poder trabalhar”
  • Mercadona ‘acelera’ expansão no Algarve e depois de Portimão já há destino para a segunda loja: conheça a localização
    Mercadona ‘acelera’ expansão no Algarve e depois de Portimão já há destino para a segunda loja: conheça a localização
  • Tribunal aplica apresentações semanais a homem que atropelou dois polícias em Portimão
    Tribunal aplica apresentações semanais a homem que atropelou dois polícias em Portimão
  • Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis
    Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

Opinião

  • Bilhete Postal: A beleza do sistema democrático | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: A beleza do sistema democrático | Por Eduardo Costa
  • A política e os cidadãos | Por Afonso de Lousada
    A política e os cidadãos | Por Afonso de Lousada
  • Não íamos depressa. Eles é que iam devagar | Por Ana Alexandra Resende
    Não íamos depressa. Eles é que iam devagar | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa
    Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa
  • Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
    Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento