Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

43% dos encarregados de educação mostram preferência pelo regresso às aulas presencial

Segundo o Observador Cetelem Regresso às Aulas, 89% consideram que para o regresso são essenciais turmas mais pequenas

11:28 25 Agosto, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Metade dos encarregados de educação estão satisfeitos com o calendário escolar do novo ano letivo

As férias estão a chegar ao fim e é altura de preparar um novo ano escolar. O Observador Cetelem Regresso às Aulas 2020 apurou as expetativas dos encarregados de educação para um regresso marcado por uma crise de saúde pública.

Com as aulas prestes a começar e com mudanças nos períodos de férias, “metade dos encarregados de educação estão satisfeitos com o calendário escolar do novo ano lectivo”,.

Ainda que o desenvolvimento da crise sanitária seja desconhecido e o novo ano tenha desafios acrescidos, “43% dos encarregados concordam que o regresso às aulas, marcado para o início de setembro, deve ser feito de forma presencial”, revela o Observador Cetelem.

“Já 28% preferiam um sistema misto – com aulas presenciais e à distância. Os restantes defendem um formato não presencial, através de aulas online e com recurso à telescola (27% para cada)”, acrescenta.

Numa análise mais detalhada, “os inquiridos com alunos a seu cargo no pré-escolar são os que mais defendem o regresso totalmente presencial (64%). Esta é também a principal opção dos restantes encarregados: do 1º ciclo até ao ensino superior. O ensino secundário (70%) e o ensino superior (64%), são, no entanto, os que geram maior concordância entre todos os inquiridos para a retoma de aulas presenciais”.

Segundo dados do Cetelem “um sistema misto tem mais peso para o ensino superior (41%). Já no 1º ciclo os encarregados de educação colocam na segunda posição a preferência pela continuação da telescola (34%). As aulas presenciais geram também maior concordância entre a maioria dos encarregados com alunos no ensino privado”.

Novas condições nas escolas

O novo ano letivo representa também alterações na lista de condições nas escolas. 42% consideram que “estão reunidas as condições necessárias para o regresso às aulas presenciais, enquanto 35% tem a opinião contrária”.

“89% dos encarregados concordam que são precisas turmas mais pequenas. 65% dos portugueses inquiridos reforçam ainda serem essenciais a necessidade de equipamentos de proteção individual (como álcool gel e máscaras); a utilização de espaços alternativos maiores (61%); e horários desfasados entre turmas (41%)”, conclui o Observador Cetelem Regresso às Aulas 2020.

Metodologia

O inquérito quantitativo do Observador Cetelem Regresso às Aulas 2020 foi realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen. Este teve por base uma amostra representativa de 503 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos de idade e com estudantes a seu cargo.

Para obter as 503 entrevistas a pessoas com estudantes a cargo, foram realizados 1303 contactos representativos da população. A amostra total é representativa da população e está estratificada por distrito, sexo, idade e níveis socioeconómicos e conta com um erro máximo associado de +/- 4.4 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas telefonicamente (CATI), com informação recolhida por intermédio de um questionário estruturado de perguntas fechadas. O trabalho de campo foi realizado entre 20 a 30 de julho de 2020.

A maioria dos inquiridos pelo Observador Cetelem Regresso às Aulas (68%) tem apenas um estudante a seu cargo, 28% tem dois e 4% tem três ou mais. 89% dos inquiridos indicam que os seus dependentes frequentam o ensino público, com os restantes a referir o ensino privado. A grande maioria (75%) tem a seu cargo estudantes do ensino básico – 38% no 3º ciclo; 29% no 2º ciclo e 28% no 1º ciclo. 21% têm estudantes a seu cargo a frequentar o ensino secundário, 11% o ensino pré-escolar e 8% estudantes universitários.

Sobre o Cetelem

Cetelem é a marca do Banco BNP Paribas Personal Finance, presente em Portugal desde 1993. Líderes europeus, estamos presentes em mais de 30 países de 4 continentes, empregando mais de 20 mil pessoas.

Em Portugal contam com mais de 740 colaboradores e serve anualmente mais de 1,37 milhões de clientes e está presentes em mais de 4000 estabelecimentos de parceiros de negócio.

Agentes da PSP a remover 'okupas'. Crédito: Foto AI
Nacional

Pode um arrendatário tornar-se proprietário por ter contas em seu nome por mais de 5 anos? Saiba o que diz a lei

12:49 5 Maio, 2026 12:49 5 Maio, 2026 | João Luís

Viver na mesma casa durante anos e ter tudo em seu nome pode levantar uma questão inesperada. Há um ponto na lei que poucos conhecem

Vista aérea da Praia de Quarteira, no Algarve.
Algarve Cultura

Cidade de Quarteira celebra 27 anos com programa diversificado

17:20 5 Maio, 2026 17:39 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Programa do Dia da Cidade de Quarteira assinala 27 anos com inaugurações, cultura e novos projetos para a população

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: chuva forte e trovoada deixam esta região em alerta laranja

09:00 5 Maio, 2026 14:54 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As autoridades meteorológicas já emitiram um aviso laranja para a região, num período que exige atenção redobrada devido à chuva forte

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

‘Um mal nunca vem só’: chuva alcança Portugal nesta data e vem acompanhada de vento e trovoada para deixar estas regiões a ‘sofrer’

06:00 5 Maio, 2026 23:44 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Previsão meteorológica para esta terça-feira, 5 de maio, indica chuva, vento e até trovoada em várias regiões do país

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto Economia Nacional

Vem aí carta de condução gratuita e mais 439€? Conheça a nova proposta que deu entrada no Parlamento

09:50 5 Maio, 2026 08:35 5 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A medida prevê uma retribuição única de 439 euros e a possibilidade de tirar a carta de condução gratuitamente

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Está a chegar um ‘mega’ armazém da Mercadona onde a forma de comprar é diferente: conheça a localização e a data de abertura

17:10 5 Maio, 2026 08:21 5 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Há um novo tipo de armazém da Mercadona a caminho de Espanha e não funciona como os supermercados tradicionais

Mercado de fruta. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem laranja, nem banana: é esta a fruta que uma médica coloca em destaque quando o objetivo é envelhecer bem

12:20 5 Maio, 2026 09:20 5 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma médica em longevidade analisou várias frutas e explica porque algumas protegem mais as células e o cérebro quando o objetivo é envelhecer bem hoje

Algarve Economia Opinião

Lagos: um exemplo vivo do equilíbrio entre valorização e identidade | Por Félix Bach

11:50 5 Maio, 2026 11:47 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Lagos destaca-se por ter seguido um percurso diferente: aprendeu com o que correu menos bem noutras zonas do Algarve e soube preservar aquilo que a torna única"

Algarve Saúde

Castro Marim promove rastreios gratuitos ao cancro da pele

17:00 5 Maio, 2026 17:08 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Rastreios de pele regressam a Castro Marim com diagnóstico precoce e passam por várias localidades entre 20 e 22 de maio

Casal observa obras na casa vizinha a partir da janela. Crédito: Foto AI
Nacional

Casal obrigado a permitir andaimes no seu terreno para vizinha construir casa: tribunal confirma a decisão

17:40 4 Maio, 2026 17:30 4 Maio, 2026 | Luís Santos

Conflito entre vizinhos termina com decisão que obriga casal a permitir uso do terreno para obras da vizinha

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Europa

“Forçaram-me a assinar um papel”: reformado português com pensão de 1.680€ foi obrigado a sair de casa e não tem para onde ir

10:50 2 Maio, 2026 15:12 29 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Reformado português enfrenta um despejo no Luxemburgo, mas há detalhes legais e sociais que levantam mais perguntas do que respostas

Avião da Ryanair. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Adeus atrasos: Ryanair anuncia nova regra que entra em vigor nesta data e os mais distraídos não vão ‘achar piada’

09:30 3 Maio, 2026 20:34 1 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Ryanair anunciou recentemente uma nova regra que entrará em vigor em todos os aeroportos onde a companhia opera em novembro deste ano

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Bandeira da União Europeia. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

Parlamento Europeu revela: este é o país que está ‘à porta’ para aderir à União Europeia

16:50 5 Maio, 2026 16:16 5 Maio, 2026 | João Luís

Este país europeu está mais perto do que nunca de entrar na União Europeia. Veja quem lidera a corrida e o que pode travar a adesão

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve Vida & Lazer

Adeus banhistas? Esta praia no Algarve muito procurada todo o ano acaba de perder a Bandeira Azul e pode ficar ‘deserta’

11:59 1 Maio, 2026 11:59 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia dos Pescadores, em Albufeira, perdeu a Bandeira Azul em 2026, num ano em que Portugal regista 438 distinções

Agentes da PSP a remover 'okupas'. Crédito: Foto AI
Nacional

Pode um arrendatário tornar-se proprietário por ter contas em seu nome por mais de 5 anos? Saiba o que diz a lei

12:49 5 Maio, 2026 12:49 5 Maio, 2026 | João Luís

Viver na mesma casa durante anos e ter tudo em seu nome pode levantar uma questão inesperada. Há um ponto na lei que poucos conhecem

Vista aérea da Praia de Quarteira, no Algarve.
Algarve, Cultura

Cidade de Quarteira celebra 27 anos com programa diversificado

17:20 5 Maio, 2026 17:39 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Programa do Dia da Cidade de Quarteira assinala 27 anos com inaugurações, cultura e novos projetos para a população

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: chuva forte e trovoada deixam esta região em alerta laranja

09:00 5 Maio, 2026 14:54 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As autoridades meteorológicas já emitiram um aviso laranja para a região, num período que exige atenção redobrada devido à chuva forte

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

‘Um mal nunca vem só’: chuva alcança Portugal nesta data e vem acompanhada de vento e trovoada para deixar estas regiões a ‘sofrer’

06:00 5 Maio, 2026 23:44 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Previsão meteorológica para esta terça-feira, 5 de maio, indica chuva, vento e até trovoada em várias regiões do país

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto, Economia, Nacional

Vem aí carta de condução gratuita e mais 439€? Conheça a nova proposta que deu entrada no Parlamento

09:50 5 Maio, 2026 08:35 5 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A medida prevê uma retribuição única de 439 euros e a possibilidade de tirar a carta de condução gratuitamente

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Está a chegar um ‘mega’ armazém da Mercadona onde a forma de comprar é diferente: conheça a localização e a data de abertura

17:10 5 Maio, 2026 08:21 5 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Há um novo tipo de armazém da Mercadona a caminho de Espanha e não funciona como os supermercados tradicionais

Mercado de fruta. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem laranja, nem banana: é esta a fruta que uma médica coloca em destaque quando o objetivo é envelhecer bem

12:20 5 Maio, 2026 09:20 5 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma médica em longevidade analisou várias frutas e explica porque algumas protegem mais as células e o cérebro quando o objetivo é envelhecer bem hoje

Algarve, Economia, Opinião

Lagos: um exemplo vivo do equilíbrio entre valorização e identidade | Por Félix Bach

11:50 5 Maio, 2026 11:47 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Lagos destaca-se por ter seguido um percurso diferente: aprendeu com o que correu menos bem noutras zonas do Algarve e soube preservar aquilo que a torna única"

Algarve, Saúde

Castro Marim promove rastreios gratuitos ao cancro da pele

17:00 5 Maio, 2026 17:08 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Rastreios de pele regressam a Castro Marim com diagnóstico precoce e passam por várias localidades entre 20 e 22 de maio

Casal observa obras na casa vizinha a partir da janela. Crédito: Foto AI
Nacional

Casal obrigado a permitir andaimes no seu terreno para vizinha construir casa: tribunal confirma a decisão

17:40 4 Maio, 2026 17:30 4 Maio, 2026 | Luís Santos

Conflito entre vizinhos termina com decisão que obriga casal a permitir uso do terreno para obras da vizinha

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Europa

“Forçaram-me a assinar um papel”: reformado português com pensão de 1.680€ foi obrigado a sair de casa e não tem para onde ir

10:50 2 Maio, 2026 15:12 29 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Reformado português enfrenta um despejo no Luxemburgo, mas há detalhes legais e sociais que levantam mais perguntas do que respostas

Avião da Ryanair. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Adeus atrasos: Ryanair anuncia nova regra que entra em vigor nesta data e os mais distraídos não vão ‘achar piada’

09:30 3 Maio, 2026 20:34 1 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Ryanair anunciou recentemente uma nova regra que entrará em vigor em todos os aeroportos onde a companhia opera em novembro deste ano

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Bandeira da União Europeia. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

Parlamento Europeu revela: este é o país que está ‘à porta’ para aderir à União Europeia

16:50 5 Maio, 2026 16:16 5 Maio, 2026 | João Luís

Este país europeu está mais perto do que nunca de entrar na União Europeia. Veja quem lidera a corrida e o que pode travar a adesão

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve, Vida & Lazer

Adeus banhistas? Esta praia no Algarve muito procurada todo o ano acaba de perder a Bandeira Azul e pode ficar ‘deserta’

11:59 1 Maio, 2026 11:59 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia dos Pescadores, em Albufeira, perdeu a Bandeira Azul em 2026, num ano em que Portugal regista 438 distinções

Últimas Notícias

  • Jovens do GD Alcoutim brilham e conquistam título regional
    Jovens do GD Alcoutim brilham e conquistam título regional
  • Cidade de Quarteira celebra 27 anos com programa diversificado
    Cidade de Quarteira celebra 27 anos com programa diversificado
  • Está a chegar um ‘mega’ armazém da Mercadona onde a forma de comprar é diferente: conheça a localização e a data de abertura
    Está a chegar um ‘mega’ armazém da Mercadona onde a forma de comprar é diferente: conheça a localização e a data de abertura
  • Castro Marim promove rastreios gratuitos ao cancro da pele
    Castro Marim promove rastreios gratuitos ao cancro da pele
  • Parlamento Europeu revela: este é o país que está ‘à porta’ para aderir à União Europeia
    Parlamento Europeu revela: este é o país que está ‘à porta’ para aderir à União Europeia
  • Faro aprova saudação ao 25 de Abril e 1.º de Maio
    Faro aprova saudação ao 25 de Abril e 1.º de Maio

Opinião

  • Lagos: um exemplo vivo do equilíbrio entre valorização e identidade | Por Félix Bach
    Lagos: um exemplo vivo do equilíbrio entre valorização e identidade | Por Félix Bach
  • Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
    Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
  • O eco do infinito: somos o universo a contemplar-se a si mesmo | Por António Piedade
    O eco do infinito: somos o universo a contemplar-se a si mesmo | Por António Piedade
  • Quando o microscópico pode salvar vidas: novas microagulhas contra o cancro da pele | Por Luís Monteiro
    Quando o microscópico pode salvar vidas: novas microagulhas contra o cancro da pele | Por Luís Monteiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Parlamento Europeu revela: este é o país que está ‘à porta’ para aderir à União Europeia
    Parlamento Europeu revela: este é o país que está ‘à porta’ para aderir à União Europeia
  • Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
    Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
  • Novas regras da UE para estes cidadãos provocam caos nos aeroportos europeus e Portugal ‘prepara-se’ para uma mudança
    Novas regras da UE para estes cidadãos provocam caos nos aeroportos europeus e Portugal ‘prepara-se’ para uma mudança
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal