Chegada do verão coincide com maior atividade de vespas e de abelhas, mas há uma solução natural e de fácil aplicação que promete resultados eficazes.
Com a subida das temperaturas, aumentam também as probabilidades de encontrar vespas em redor de esplanadas, varandas e quintais. Estes insetos, atraídos por alimentos e odores doces, tornam-se especialmente ativos durante os meses mais quentes, criando desconforto para quem pretende desfrutar de momentos ao ar livre.
Uma presença útil, mas nem sempre pacífica
Apesar do seu contributo para o equilíbrio ecológico, nomeadamente através da polinização e do controlo de outras pragas as vespas são frequentemente temidas pelo seu comportamento mais agressivo, especialmente quando se sentem ameaçadas. Ao contrário das abelhas, podem picar mais do que uma vez, o que aumenta o risco de incidentes.
Hortelã: o cheiro que afasta
Segundo a Clancy Bros Pest Control, uma forma simples e eficaz de evitar a presença destes insetos passa pela plantação de hortelã. “Hortelã é uma ótima forma de manter vespas e vespões longe. Pode plantá-la no jardim ou em vasos à volta da casa. O cheiro forte é a razão pela qual não gostam dela e isso manterá os insetos afastados”, pode ler-se no site da empresa.
Além de vespas, a hortelã ajuda a repelir ratos e formigas. A sua aplicação é recomendada em locais estratégicos do espaço exterior, como junto de entradas, cantos sombreados ou áreas onde haja restos alimentares.
Recomendamos: Conheça a ilha portuguesa que tem uma fortaleza em estrela, foi refúgio de monges e guarda um segredo ‘único’ debaixo da terra
Óleo essencial como alternativa concentrada
Para quem procura uma solução mais imediata, o óleo de hortelã-pimenta surge como alternativa eficaz. Embebendo bolas de algodão com este óleo e colocando-as nas zonas mais afetadas, é possível intensificar o efeito repelente, sem recurso a pesticidas.
Curiosamente, também especiarias como canela ou cravinho-da-índia apresentam resultados semelhantes. São opções naturais, inócuas para o ambiente e facilmente acessíveis em supermercados.
Custos baixos e fácil aplicação
Estas soluções não exigem conhecimentos técnicos nem investimentos significativos. São acessíveis à maioria dos consumidores e permitem lidar com o problema de forma segura.
Ainda assim, quando se verifica a presença de um ninho ou sinais de infestação prolongada, o cenário muda de figura.
Casos mais graves exigem intervenção profissional
“Nestas situações, o ideal é contactar empresas especializadas. Os técnicos possuem o equipamento certo e sabem avaliar o grau de risco. Além disso, poderão aconselhar medidas preventivas para evitar recorrências”, acrescenta a Clancy Bros Pest Control.
Leia também: Esta praia fluvial ‘de ouro’ longe das multidões tem fama termal e a lenda diz que estas águas já curaram um rei