Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Europe Direct Algarve, Lifestyle

Há novas regras para turistas em Espanha: saiba o que muda e como afetará os portugueses

Os turistas portugueses (e não só) que desejarem visitar Espanha no futuro terão de ter atenção a este conjunto de novas regras bastante rígidas

21:20 12 Março, 2025 20:19 12 Março, 2025 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Espanha continua a ser um dos destinos mais procurados pelos turistas de todo o mundo, atraídos pelo clima quente, as praias deslumbrantes e a rica gastronomia. Em 2024, o país recebeu um recorde de 94 milhões de visitantes, um aumento de 10% em relação ao ano anterior, com um impacto económico significativo, representando cerca de 13% do PIB nacional.

Contudo, o crescente número de turistas trouxe desafios, levando as autoridades espanholas a implementarem novas regras em 2025. Estas medidas procuram equilibrar o bem-estar dos residentes locais com o impacto do turismo, sobretudo após protestos contra o turismo em massa, que se fizeram ouvir em várias cidades espanholas no último ano.

Para quem planeia visitar Espanha, é essencial conhecer estas novas regulamentações, que abrangem desde a entrada no país até ao comportamento nas ruas e praias, com multas que podem atingir valores elevados.

Regras de entrada mais apertadas

Os requisitos de entrada de turistas em Espanha variam consoante o país de origem e a duração da estadia. Para cidadãos da União Europeia, a entrada continua a ser simples, bastando um cartão de cidadão ou passaporte, sem limite de tempo para permanência, refere a Euronews. No entanto, para turistas de países fora da UE — como o Reino Unido, Estados Unidos ou Canadá — as regras tornaram-se mais rigorosas.

Agora, além do passaporte válido por pelo menos três meses após a data de saída, será obrigatório apresentar seguro de viagem, comprovativo de alojamento e bilhete de regresso. Também se poderá exigir a demonstração de meios financeiros suficientes para a estadia. A partir de meados de 2025, entrará em vigor o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS), que custará 7 euros e será válido por três anos.

Alojamento com regras mais restritivas

O governo espanhol implementou novas medidas para os alojamentos de curta duração, nomeadamente o famoso Airbnb. Desde janeiro de 2025, qualquer proprietário que deseje arrendar a sua casa a turistas tem de estar registado numa base de dados nacional e obter uma licença.

Além disso, os prestadores de alojamento têm de recolher informações pessoais dos hóspedes, incluindo dados bancários. Para os turistas, isto significa que as opções de alojamento poderão diminuir, com a possibilidade de os preços aumentarem nos próximos anos.

Airbnb e limitações locais

Os Airbnbs não estão proibidos em toda a Espanha, mas certas cidades impuseram restrições rigorosas. Em Barcelona, a autarquia decidiu não renovar as licenças para os 10.000 apartamentos atualmente dedicados a este tipo de arrendamento, planeando eliminar todos os alojamentos de curta duração até 2028. Em Málaga, 43 bairros atingiram o limite de 8% do parque habitacional dedicado ao arrendamento turístico, e novas licenças nesses locais estão proibidas.

Recomendamos: Ingleses dizem que muitos turistas passam por esta cidade do Algarve mas ‘esquecem-se’ de a visitar

Taxas turísticas mais altas

Outra alteração importante diz respeito às taxas turísticas, que aumentaram significativamente em algumas regiões. Em Barcelona, a taxa para hotéis de luxo duplicou, passando de 3,50 euros para 7 euros por noite. Já os passageiros de cruzeiros pagarão 6 euros, mesmo que fiquem apenas um dia.

Nas Ilhas Baleares, a taxa de dormida subiu de 4 para 6 euros por pessoa, enquanto Santiago de Compostela e Toledo também introduziram novas taxas entre 1 e 2,50 euros por noite. As Ilhas Canárias estão a ponderar adotar uma medida semelhante.

Bebidas alcoólicas e comportamento nas ruas

O comportamento dos turistas em Espanha também passará a ser alvo de maior controlo. Em Barcelona, a partir de junho, ficam proibidos os “pub crawls” (rotas de bares) em alguns bairros, e nas Baleares, o consumo de álcool na via pública foi restringido. As lojas nessas zonas não podem vender bebidas alcoólicas entre as 21h30 e as 8h00, e as multas por incumprimento destas regras variam entre 750 e 3.000 euros.

Conduzir pode não ser uma opção

Alugar um carro também se tornou mais complicado. Os turistas têm agora de fornecer informações pessoais detalhadas às empresas de aluguer e, em algumas cidades, como Soller, em Maiorca, os turistas estão proibidos de conduzir no centro da cidade.

Regras nas praias

Nas praias, as autoridades apertaram o controlo sobre comportamentos considerados inadequados. Em Torrox, na Costa del Sol, estão proibidas tendas e estruturas semelhantes, que bloqueiam a visão dos nadadores-salvadores e dificultam o acesso das equipas de emergência. Fumar também se tornou mais difícil. Em Barcelona, já é proibido fumar em todas as praias, e mais de 100 praias em toda a Espanha adotaram medidas semelhantes.

Entre as novas medidas, algumas são bastante curiosas. Por exemplo, urinar no mar pode resultar numa multa que pode chegar aos 750 euros. A cidade de Málaga foi a última a adotar esta regra, juntando-se a Vigo, no norte do país.

Como evitar problemas

Para os turistas, a melhor forma de evitar multas é informar-se bem antes de viajar. As taxas turísticas são cobradas diretamente pelos alojamentos, pelo que o visitante não precisa de se preocupar com a sua declaração. Manter um comportamento respeitador e cumprir as regras locais é geralmente suficiente para evitar problemas. No entanto, vale a pena confirmar com o seu hotel ou agente de viagens se existem regulamentações específicas no seu destino.

Com estas mudanças, Espanha procura gerir melhor o fluxo de turistas, garantindo que a experiência de quem visita o país continua a ser positiva, sem comprometer a qualidade de vida dos habitantes locais. Para os turistas, o mais importante é planear com antecedência, respeitar as normas e desfrutar do que o país tem de melhor para oferecer.

Leia também: Adeus Cartão de Cidadão: União Europeia vai implementar uma nova forma de identificação

Colaboradora Mercadona.
Nacional

Finalmente numa das zonas mais procuradas do país: Mercadona abre novo espaço nesta data

10:50 26 Janeiro, 2026 10:49 26 Janeiro, 2026 | Francisco Nascimento

Será a 70.ª loja da multinacional espanhola em Portugal. Saiba onde fica o novo espaço e os detalhes sobre os 90 postos de trabalho criados pela Mercadona

Algarve Cultura

Abertas candidaturas ao Grande Prémio de Poesia António Ramos Rosa | Município de Faro

11:00 26 Janeiro, 2026 10:56 26 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Livros de poesia em língua portuguesa podem concorrer ao prémio António Ramos Rosa até ao próximo dia 13 de fevereiro

Pessoas a andar numa rua inundada. Crédito: Foto AI
Tempo

Portugal vai ficar ‘debaixo de água’: vem aí uma ‘tromba’ de água nestes dias com risco de inundações e estas serão as regiões afetadas

10:02 26 Janeiro, 2026 10:16 26 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Continua o mau tempo em Portugal, com uma nova tempestade a trazer chuva intensa e ventos fortes, com algumas regiões em risco de inundações

Algarve Política

João Rocha e Silva critica apoio do CDS e PSD a António José Seguro

07:37 26 Janeiro, 2026 09:38 26 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Algarvio ex-dirigente da Juventude Popular e atualmente independente acusa líderes do CDS e PSD de romperem com o eleitorado de direita ao apoiar Seguro

Opinião Política

Quando a convicção fala mais alto do que a fidelidade partidária – A escolha do Presidente da República | Por João Gaspar

09:37 26 Janeiro, 2026 09:45 26 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

"Sou socialista nos valores. Continuarei a sê-lo. Mas quando a fidelidade partidária entra em conflito com a convicção, escolho a convicção. Sempre"

Economia Nacional Tech

Governo lança Carteira Digital da Empresa

10:15 26 Janeiro, 2026 10:08 26 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

A Carteira Digital da Empresa entra hoje em funcionamento e reúne documentos fiscais e contributivos num único espaço digital

Economia Europe Direct Algarve

Importações de gás russo estão formalmente proibidas na UE

11:14 26 Janeiro, 2026 11:23 26 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

A UE aprovou o fim gradual das importações de gás russo, com sanções para infratores e aplicação faseada até 2027

Algarve

Despiste com capotamento provoca ferido grave na A22

08:40 26 Janeiro, 2026 08:50 26 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Uma mulher inglesa, de cerca de 70 anos, ficou gravemente ferida após o despiste e capotamento de um veículo na A22, em Olhão

Opinião Política

Presidenciais: os riscos da escolha | Por Miguel Freitas

08:00 26 Janeiro, 2026 10:27 26 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

"A pergunta não é se o Presidente pode fazer tudo o que quer. Não pode. É se pode fazer o suficiente para mudar o tom, as regras informais e o equilíbrio entre poderes. A resposta é desconfortável: Sim, pode!"

Agricultor no campo. Crédito: Freepik AI
Europa

Agricultor arrisca multa de 288 mil euros e pena de prisão por cultivar variedade desta fruta sem pagar ‘direitos de autor’

18:30 25 Janeiro, 2026 14:16 23 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

O agricultor de Lleida está a ser investigado por cultivar e comercializar uma variedade protegida de fruta sem pagar os direitos ao detentor

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Milhares de portugueses vão ser ‘barrados’: Segurança Social lança novo alerta para fraude e palavra-passe já não vai ser suficiente para entrar no portal

09:00 24 Janeiro, 2026 17:03 25 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Perante mais uma fraude com SMS em nome da Segurança Social, o organismo anunciou novas medidas de segurança para proteção dos cidadãos

Homem a conduzir com óculos de sol. Crédito: Freepik
Auto

Usa óculos de sol a conduzir? Pode estar a arriscar 300€ de multa por este simples detalhe

12:30 23 Janeiro, 2026 12:21 23 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

São usados todos os dias por milhares de condutores, mas nem todos são legais. Há óculos de sol que podem dar multa em Portugal e poucos sabem a razão

Algarve Economia

Quarteira acolhe mais uma edição da feira Emprega+

08:10 25 Janeiro, 2026 18:43 23 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

A feira Emprega+ realiza-se a 29 de janeiro, em Quarteira, reunindo empresas, ofertas de emprego, estágios e ações de formação

Homem a conduzir relaxado. Crédito: Freepik
Auto

Adeus carta de condução? Saiba tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 25 Janeiro, 2026 15:26 23 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Confira os cuidados legais ao emprestar o carro. Conheça as responsabilidades do proprietário, seguro, infrações e riscos em caso de uso indevido

Várias pessoas com guarda-chuvas numa rua. Crédito: Freepik AI
Tempo

Nova tempestade vai ‘castigar’ Portugal: chuva a potes e vento intenso chegam neste dia e prometem ‘não perdoar’

20:50 24 Janeiro, 2026 18:19 24 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

A próxima segunda-feira promete mudar o registo do Inverno em Portugal. Chuva intensa, vento forte e mar agitado marcam o arranque de um período meteorológico exigente

Homem a comer no avião.
Mundo Vídeo

Passageira da Emirates encontra ingrediente na refeição que está a levantar dúvidas: companhia aérea esclarece tudo

19:30 25 Janeiro, 2026 19:52 18 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Detalhe numa refeição da Emirates está a gerar várias dúvidas, mas a companhia aérea já esclareceu todas as questões

Colaboradora Mercadona.
Nacional

Finalmente numa das zonas mais procuradas do país: Mercadona abre novo espaço nesta data

10:50 26 Janeiro, 2026 10:49 26 Janeiro, 2026 | Francisco Nascimento

Será a 70.ª loja da multinacional espanhola em Portugal. Saiba onde fica o novo espaço e os detalhes sobre os 90 postos de trabalho criados pela Mercadona

Algarve, Cultura

Abertas candidaturas ao Grande Prémio de Poesia António Ramos Rosa | Município de Faro

11:00 26 Janeiro, 2026 10:56 26 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Livros de poesia em língua portuguesa podem concorrer ao prémio António Ramos Rosa até ao próximo dia 13 de fevereiro

Pessoas a andar numa rua inundada. Crédito: Foto AI
Tempo

Portugal vai ficar ‘debaixo de água’: vem aí uma ‘tromba’ de água nestes dias com risco de inundações e estas serão as regiões afetadas

10:02 26 Janeiro, 2026 10:16 26 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Continua o mau tempo em Portugal, com uma nova tempestade a trazer chuva intensa e ventos fortes, com algumas regiões em risco de inundações

Algarve, Política

João Rocha e Silva critica apoio do CDS e PSD a António José Seguro

07:37 26 Janeiro, 2026 09:38 26 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Algarvio ex-dirigente da Juventude Popular e atualmente independente acusa líderes do CDS e PSD de romperem com o eleitorado de direita ao apoiar Seguro

Opinião, Política

Quando a convicção fala mais alto do que a fidelidade partidária – A escolha do Presidente da República | Por João Gaspar

09:37 26 Janeiro, 2026 09:45 26 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

"Sou socialista nos valores. Continuarei a sê-lo. Mas quando a fidelidade partidária entra em conflito com a convicção, escolho a convicção. Sempre"

Economia, Nacional, Tech

Governo lança Carteira Digital da Empresa

10:15 26 Janeiro, 2026 10:08 26 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

A Carteira Digital da Empresa entra hoje em funcionamento e reúne documentos fiscais e contributivos num único espaço digital

Economia, Europe Direct Algarve

Importações de gás russo estão formalmente proibidas na UE

11:14 26 Janeiro, 2026 11:23 26 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

A UE aprovou o fim gradual das importações de gás russo, com sanções para infratores e aplicação faseada até 2027

Algarve

Despiste com capotamento provoca ferido grave na A22

08:40 26 Janeiro, 2026 08:50 26 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Uma mulher inglesa, de cerca de 70 anos, ficou gravemente ferida após o despiste e capotamento de um veículo na A22, em Olhão

Opinião, Política

Presidenciais: os riscos da escolha | Por Miguel Freitas

08:00 26 Janeiro, 2026 10:27 26 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

"A pergunta não é se o Presidente pode fazer tudo o que quer. Não pode. É se pode fazer o suficiente para mudar o tom, as regras informais e o equilíbrio entre poderes. A resposta é desconfortável: Sim, pode!"

Agricultor no campo. Crédito: Freepik AI
Europa

Agricultor arrisca multa de 288 mil euros e pena de prisão por cultivar variedade desta fruta sem pagar ‘direitos de autor’

18:30 25 Janeiro, 2026 14:16 23 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

O agricultor de Lleida está a ser investigado por cultivar e comercializar uma variedade protegida de fruta sem pagar os direitos ao detentor

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Milhares de portugueses vão ser ‘barrados’: Segurança Social lança novo alerta para fraude e palavra-passe já não vai ser suficiente para entrar no portal

09:00 24 Janeiro, 2026 17:03 25 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Perante mais uma fraude com SMS em nome da Segurança Social, o organismo anunciou novas medidas de segurança para proteção dos cidadãos

Homem a conduzir com óculos de sol. Crédito: Freepik
Auto

Usa óculos de sol a conduzir? Pode estar a arriscar 300€ de multa por este simples detalhe

12:30 23 Janeiro, 2026 12:21 23 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

São usados todos os dias por milhares de condutores, mas nem todos são legais. Há óculos de sol que podem dar multa em Portugal e poucos sabem a razão

Algarve, Economia

Quarteira acolhe mais uma edição da feira Emprega+

08:10 25 Janeiro, 2026 18:43 23 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

A feira Emprega+ realiza-se a 29 de janeiro, em Quarteira, reunindo empresas, ofertas de emprego, estágios e ações de formação

Homem a conduzir relaxado. Crédito: Freepik
Auto

Adeus carta de condução? Saiba tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 25 Janeiro, 2026 15:26 23 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Confira os cuidados legais ao emprestar o carro. Conheça as responsabilidades do proprietário, seguro, infrações e riscos em caso de uso indevido

Várias pessoas com guarda-chuvas numa rua. Crédito: Freepik AI
Tempo

Nova tempestade vai ‘castigar’ Portugal: chuva a potes e vento intenso chegam neste dia e prometem ‘não perdoar’

20:50 24 Janeiro, 2026 18:19 24 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

A próxima segunda-feira promete mudar o registo do Inverno em Portugal. Chuva intensa, vento forte e mar agitado marcam o arranque de um período meteorológico exigente

Homem a comer no avião.
Mundo, Vídeo

Passageira da Emirates encontra ingrediente na refeição que está a levantar dúvidas: companhia aérea esclarece tudo

19:30 25 Janeiro, 2026 19:52 18 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Detalhe numa refeição da Emirates está a gerar várias dúvidas, mas a companhia aérea já esclareceu todas as questões

Últimas Notícias

  • André Ventura pode continuar a ser líder do Chega se for eleito Presidente da República? Saiba o que diz a lei (e os especialistas)
    André Ventura pode continuar a ser líder do Chega se for eleito Presidente da República? Saiba o que diz a lei (e os especialistas)
  • Importações de gás russo estão formalmente proibidas na UE
    Importações de gás russo estão formalmente proibidas na UE
  • Abertas candidaturas ao Grande Prémio de Poesia António Ramos Rosa | Município de Faro
    Abertas candidaturas ao Grande Prémio de Poesia António Ramos Rosa | Município de Faro
  • Finalmente numa das zonas mais procuradas do país: Mercadona abre novo espaço nesta data
    Finalmente numa das zonas mais procuradas do país: Mercadona abre novo espaço nesta data
  • Governo lança Carteira Digital da Empresa
    Governo lança Carteira Digital da Empresa
  • Portugal vai ficar ‘debaixo de água’: vem aí uma ‘tromba’ de água nestes dias com risco de inundações e estas serão as regiões afetadas
    Portugal vai ficar ‘debaixo de água’: vem aí uma ‘tromba’ de água nestes dias com risco de inundações e estas serão as regiões afetadas

Opinião

  • Quando a convicção fala mais alto do que a fidelidade partidária – A escolha do Presidente da República | Por João Gaspar
    Quando a convicção fala mais alto do que a fidelidade partidária – A escolha do Presidente da República | Por João Gaspar
  • Presidenciais: os riscos da escolha | Por Miguel Freitas
    Presidenciais: os riscos da escolha | Por Miguel Freitas
  • “Viver dentro da mentira”: discurso do primeiro-ministro do Canadá sobre a rutura na ordem mundial torna-se viral
    “Viver dentro da mentira”: discurso do primeiro-ministro do Canadá sobre a rutura na ordem mundial torna-se viral
  • Quando os neandertais caminharam à beira-mar do Algarve | Por Paulo Freitas do Amaral
    Quando os neandertais caminharam à beira-mar do Algarve | Por Paulo Freitas do Amaral
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Importações de gás russo estão formalmente proibidas na UE
    Importações de gás russo estão formalmente proibidas na UE
  • CCDR Algarve destaca reconhecimento internacional da Dieta Mediterrânica
    CCDR Algarve destaca reconhecimento internacional da Dieta Mediterrânica
  • Parlamento Europeu aprova com “maioria esmagadora” posição para alteração destas regras para passageiros da UE: ministros têm palavra a dizer
    Parlamento Europeu aprova com “maioria esmagadora” posição para alteração destas regras para passageiros da UE: ministros têm palavra a dizer
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal