O Clube do Autor anunciou o lançamento do livro “Viagem pela integração europeia”, de Vítor Martins, uma reflexão sobre os 75 anos da construção europeia e o papel decisivo de Portugal neste percurso. A sessão de apresentação está marcada para 30 de outubro, às 18:30, no Grémio Literário, em Lisboa, e contará com a participação do especialista em assuntos europeus Paulo Almeida Sande.
Segundo refere a editora, “a integração europeia, lançada há 75 anos, foi a mais bela iniciativa da História da Europa. Reergueu-a dos escombros de uma guerra hedionda. Garantiu-lhe paz e prosperidade como nunca antes conhecera.”
O autor recorda que “Portugal começou por ser membro fundador da Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), em 1960. Depois, conquistada a democracia, na sequência do 25 de Abril, tomou a iniciativa de integrar as Comunidades Europeias (CE)”.
A assinatura do Tratado de Adesão, há 40 anos, “foi um passo de grande alcance estratégico para o país. Consolidou a democracia. Estabilizou um modelo económico e social assente na livre iniciativa e na proteção social. Promoveu o desenvolvimento e a modernização.”
Na obra, Vítor Martins revisita ainda o período de intensa aceleração europeia sob a liderança de Jacques Delors, destacando a criação do mercado único europeu, a livre circulação de pessoas e o surgimento do euro como “marcos históricos da integração europeia”.
Mas o autor também aponta as fragilidades atuais: “Confrontada com colossais desafios e sérias ameaças que põem em causa a sua segurança, prosperidade e valores civilizacionais, a Europa tem ainda na integração europeia o seu principal trunfo para os enfrentar com êxito. Aprofundar o rumo estratégico e reforçar a unidade da Europa é um inadiável imperativo para evitar o seu declínio e irrelevância.”

Vítor Martins nasceu em Lisboa, em 1947. Economista pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, onde foi assistente.
Foi diretor do Gabinete de Planeamento e do Gabinete de Integração Europeia do Ministério da Indústria, tendo representado esse Ministério na Comissão da Integração Europeia durante as negociações de adesão de Portugal à CEE. Entre 1985 e 1995, foi secretário de Estado da Integração Europeia nos três Governos liderados por Cavaco Silva.
Integrou o Conselho de Orientação Estratégica da Associação Notre Europe, fundada por Jacques Delors e foi colaborador do Center for European Policies Studies. Presidiu à Assembleia Municipal do Fundão, concelho das suas raízes, entre 2002 e 2021.
É autor do livro Encontros com a Europa e de múltiplos artigos e comunicações sobre temas europeus. Atualmente, é administrador não executivo da Fundação Bissaya Barreto.
Leia também: TAP faz aviso: se lhe pedirem para colocar a mala de mão no porão deve fazer isto de imediato
















