A Representação da Comissão Europeia em Espanha vai visitar, esta semana, alguns dos percursos do projeto Território Museu, uma iniciativa de valorização e musealização do património dos municípios de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António.
Segundo a Eurocidade do Guadiana, “os projetos museológico e museográficos foram financiados pelo projeto EuroGuadiana 2020, integrado no Programa de Cooperação Interreg Espanha-Portugal”.
O Território Museu é descrito como “um espaço museístico com mais de 500 quilómetros quadrados onde podemos encontrar percursos com castelos e fortalezas, património religioso, percursos etnográficos, percursos pedestres e cicláveis e zonas de observação de aves”.
Esta iniciativa transforma o território transfronteiriço “num destino turístico consolidado e partilhado, promovendo o fluxo de visitantes entre municípios e destacando a sua identidade e recursos partilhados, construídos ao longo de séculos de intercâmbios na fronteira mais antiga da Europa”.
A visita contará com a presença de Nikos Isaris, diretor da Representação da Comissão Europeia em Espanha, acompanhado por Ana Delgado, deputada para o Turismo de Huelva, e Álvaro Araújo, presidente da Eurocidade do Guadiana e da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.
De Ayamonte, a comitiva seguirá de ferry até Vila Real de Santo António, onde realizará um passeio pelo centro histórico — ponto de convergência de vários percursos do projeto. Durante a visita, os representantes europeus irão observar a sinalética multilingue, a informação adaptada a pessoas cegas e a forma como o projeto atua como ponte cultural e territorial.
De acordo com a Eurocidade, “o projeto Território Museu prevê um museu vivo e aberto, ainda em fase de implementação nas três cidades, mas que já inclui folhetos para todos os percursos, um website e sinalética diversa ao longo dos itinerários”.
A entidade adianta ainda que “já existem novos projetos aprovados para dar continuidade à sinalização e melhorar a visibilidade desta iniciativa”, reforçando o papel do Território Museu como símbolo de cooperação e identidade partilhada entre Portugal e Espanha.
Leia também: Temporal a caminho de Portugal: chuvas ‘torrenciais’ e ondas até 7 metros vão afetar estas regiões
















