Skip to content

Postal

Postal

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Insólito
      • Pensamentos
      • Gastronomia
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
      • Cultura.Sul
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Europe Direct Algarve

Quando descobrimos que tudo à nossa volta pode ser Arte … até o lixo!

Esta história está a ser escrita a muitas mãos. Com muita sensibilidade à mistura… Assenta em compromissos sérios e necessários, definidos a partir da observação da nossa realidade: entrelaça projetos, ideias, pessoas…

09:23 9 Fevereiro, 2022 10:04 1 Agosto, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

“O maior poder da criatividade, mais do que criar coisas, é mudar o nosso olhar sobre o mundo e sobre nós mesmos” Inês Férin.

Sabemos também que a Arte e a Cultura não podem ser impostas e por isso, em vez de tentar provocar uma inundação, preferimos deixar que a chuva caia, que se infiltre aos poucos na terra fértil e faça nascer…

Esta história está a ser escrita a muitas mãos. Com muita sensibilidade à mistura… Assenta em compromissos sérios e necessários, definidos a partir da observação da nossa realidade: entrelaça projetos, ideias, pessoas… O PCE, o Eco-Escolas, o Projeto de Educação para a Saúde, o Clube Ciência Viva na Escola… e permitem um novo olhar sobre o que já existe… numa perspetiva de renovação… de (re)construção… Destacam-se os projetos/atividades: Pronto a vestir – Roupas usadas, não estão acabadas…; O lixo e a problemática dos microplásticos; Oficina de costura criativa; Impressões de rua (dar nova vida aos objetos do dia a dia); Artivismo (recolha de lixo e construção de objetos artísticos de forma colaborativa).

As atividades que temos vindo a desenvolver visam reforçar as aprendizagens essenciais, a interdisciplinaridade, o estabelecimento de parcerias internas e externas, a participação artística, a fruição e criação cultural. Estas fazem parte de uma estratégia concertada de valorização das artes e cultura, nas diversas formas de expressão artística, permitindo o desenvolvimento das competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, enquadradas no Projeto Educativo, no Plano 21/23 Escola+ e na Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola. E POR ISSO, a par de todas estas ações, semeámos a ideia de que se, em algum momento, os professores sentirem uma vontade enorme de experimentar uma qualquer ideia, conceito, perspetiva, se quiserem pensar em conjunto outras formas, outras abordagens, se sentirem que precisam de outros verbos na sua ação como reinventar, provocar, arriscar, questionar, alargar, interferir, transformar, desequilibrar para reequilibrar… Podem aparecer…”

E foi o que fizemos com o Lix’Arte… aparecemos na Sala R!

Abraçámos este DESAFIO desde o primeiro instante! Estamos na década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas e o tema dos projetos interdisciplinares das turmas do nosso Agrupamento é a Sustentabilidade. Por isso, estamos apostados em recolher resíduos tanto na praia, como na escola ou em casa. O lixo recolhido será alvo de uma triagem de modo a possibilitar a construção da nossa tapeçaria para expor no dia 8 de junho, dia Mundial dos Oceanos, no âmbito do projeto Lix’Arte (transformar lixo em Arte). Este projeto é coordenado pela Europe Direct Algarve em conjunto com outros parceiros ligado ao Voluntariado Ambiental para a Água (Agência Portuguesa do Ambiente-APA) ao qual nos associámos em 2021, na sequência de uma ação de limpeza no Porto Novo em Faro, com as turmas dos Cursos Profissionais de Técnico Auxiliar de Saúde e Técnico de Proteção Civil do 2.º ano, por ocasião da visita da Caravela Vera Cruz. Estas turmas iniciaram os trabalhos uma vez que o seu projeto interdisciplinar está relacionado com o voluntariado ambiental.

A apoiar este nosso trabalho está também a professora Ana Bela Conceição, Coordenadora Intermunicipal do Plano Nacional das Artes.

Durante a SEIVA 2021 (Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental), participámos e desenvolvemos diversas ações, que procuraram levar os jovens a refletir criticamente e a encontrar soluções, em conjunto com decisores políticos, para a problemática dos resíduos na nossa cidade. Uma mudança individual, em prol do ambiente, será suficiente?

A propósito do Dia Mundial do Não Fumador (17 de novembro), desencadeámos uma verdadeira Caça à Beata, nas imediações da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, recolhendo, numa hora, cerca de 10000 beatas. E colocámos no nosso jardim a escultura de Carlos de Oliveira  “Homem de Ferro com Pulmões de Vidro” (propriedade da APA) Seremos todos Homens de Ferro com Pulmões de Vidro?

Mais uma vez obrigada a todos os nossos parceiros pelo apoio e entusiasmo contagiante. APA, Europe Direct Algarve, CMF, União de Freguesias de Faro, FAGAR, ALGAR, UAlg,…

Partilhamos algumas fotos e um vídeo que testemunham que estamos a #Fazeranossaparte! 

RELACIONADOS:

LIXARTE – A conscientização do lixo marinho: de acordos internacionais a tapeçarias regionais

LIXARTE: In Loco apoia a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas no Algarve, com projeto Accionad-ODS

LIXARTE celebra o Dia dos oceanos (Estaremos ainda a tempo de salvar o planeta?)

LIXARTE: Parcerias ao serviço da juventude, pela MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão

LIXARTE: “Agir Localmente, Pensar Globalmente”, pela Escola EB 2/3 Dr Alberto Iria – Olhão [vídeo]

LIXARTE – Transformar o lixo em Arte [vídeo]

LIXARTE – Transformar o lixo em Arte

DetektivePT, detetives para a sustentabilidade

O projeto LIXARTE – Transformar o Lixo em Arte é um projeto-piloto de diversos parceiros da região do Algarve,  com a mentoria de Ana Sousa, professora da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Diversas escolas, algumas inseridas no Plano Nacional das Artes e na rede Escola Azul,  estão a trabalhar para construir uma tapeçaria a partir de lixo (sobretudo marinho), a apresentar publicamente, em cada escola,  no dia 8 de junho – Dia dos Oceanos – promovendo assim a mensagem do EU Climate Pact, o cumprimento dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e a missão do Ano Europeu da Juventude.
Participam como parceiros no projeto: o Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa e o Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, em Faro, o Agrupamento de Escolas João da Rosa e o Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria , em Olhão, e ainda a  Faro2027 – candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura, a  APA-ArH Algarve, a SCIAENA, a MOJU, o Centro Ciência Viva do Algarve e o Europe Direct Algarve.
Mais informações sobre o LIXARTE, podem ser obtidas através do Europe Direct Algarve, das redes sociais, ou de qualquer um dos parceiros apresentados nesta rubrica.
#EMD #WORLDOCEANDAY #GD4Y (GREENDEAL4YOUTH) #PLANONACIONALARTES

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve. CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região!  

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram (em breve no Linkedin e Youtube)

×
Publicidade
Europa, Nacional

“Nunca vi isto em Espanha”: jovem espanhola a viver em Portugal revela as maiores surpresas e um grande mal-entendido

18:40 24 Novembro, 2025 18:16 24 Novembro, 2025 | Rubén Gonçalves

A jovem espanhola partilhou as maiores surpresas que encontrou ao viver em Portugal, desde diferenças linguísticas a costumes locais inesperados

Algarve, Política

Rita Figueiredo eleita por unanimidade para a Comissão Política do PS Loulé

07:43 25 Novembro, 2025 07:47 25 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Eleições internas da JS Loulé renovam órgãos e levam a eleição unânime de Rita Figueiredo para a Comissão Política Concelhia do PS Loulé

Economia, Opinião, Política

O inverno do nosso descontentamento: como as novas leis laborais abandonaram o Sul | Por Maria Manuela Trindade

08:06 25 Novembro, 2025 08:16 25 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

"O inverno já é difícil por natureza. Não precisamos de um Governo que, em nome da liberdade económica, venha legislar para que a nossa precariedade se torne eterna"

Europa

Mercadona oficializa: esta é a origem das laranjas que serão vendidas este inverno (e não são do Algarve)

19:00 24 Novembro, 2025 18:26 24 Novembro, 2025 | Gonçalo Viegas

De acordo com a Mercadona, as laranjas que serão vendidas este verão são desta origem, não sendo certo se serão também comercializadas em Portugal

Algarve

Aeroporto de Faro recebe 10 agentes da Frontex no reforço nacional das fronteiras aéreas em 2026

06:48 25 Novembro, 2025 06:50 25 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Aumento das filas no controlo de passaportes motiva reforço da Frontex, com 10 agentes destacados para Faro

Algarve, Desporto

Selo Ecoevento distingue Monte Gordo Sand Race e ações de proteção do sistema dunar

08:27 25 Novembro, 2025 08:29 25 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Organização implementa dezenas de medidas ambientais para garantir que a corrida mundial em Monte Gordo deixa impacto mínimo

Auto, Nacional

Condutores a partir desta idade não podem conduzir estes veículos em Portugal

17:50 24 Novembro, 2025 07:46 25 Novembro, 2025 | Luís Santos

A relação entre condutores e idade está definida na legislação portuguesa, que estabelece limites para diferentes tipos de veículos

Mundo

NASA descobriu acidentalmente o que estava a ser escondido há mais de meio século

10:30 24 Novembro, 2025 11:58 23 Novembro, 2025 | Luís Santos

Uma descoberta feita pela NASA está a levantar novas questões sobre o que permaneceu oculto durante décadas

Economia, Europa

Reformado ‘obrigado’ a pagar 105.000€ às Finanças por mudar de país enquanto mantinha rendimentos noutro: tribunal ‘concorda’

22:59 24 Novembro, 2025 22:22 24 Novembro, 2025 | Gonçalo Viegas

Este reformado espanhol foi condenado a pagar mais de 104.138€ às Finanças por se declarar não residente enquanto mantinha família, património e rendimentos em Espanha

Europa

“Projeto mais complexo da história”: túnel submarino com 400 m de profundidade estará pronto nesta data e fica na Europa

17:30 24 Novembro, 2025 14:17 23 Novembro, 2025 | Luís Santos

Um novo túnel submarino em construção está a gerar atenção internacional pela dimensão inédita e pelos desafios de engenharia que envolve

Economia, Nacional

Bónus para estas pensões avança: estes pensionistas vão receber mais dinheiro todos os meses em 2026

08:00 24 Novembro, 2025 21:40 23 Novembro, 2025 | João Luís

Um bónus vai reforçar estas pensões já em 2026: a medida foi aprovada no Parlamento e traz aumentos mensais para milhares de beneficiários

Economia, Europa

Trabalhador do Lidl despedido por ter sido apanhado a levar produtos escondidos para o carro: tribunal teve a última palavra

18:00 22 Novembro, 2025 13:25 23 Novembro, 2025 | João Luís

O trabalhador foi despedido por alegado furto no armazém do Lidl e tentou impugnar a decisão: tribunal espanhol confirmou que foi isto que pesou na decisão

Tech

Adeus chamadas spam: especialistas revelam o que tem de dizer para nunca mais voltarem a ligar

06:30 23 Novembro, 2025 18:49 22 Novembro, 2025 | João Luís

Recebe chamadas spam? Os especialistas garantem que há uma frase simples que faz com que desliguem de imediato. Saiba qual é e como evitar que voltem a ligar

Economia, Mundo, Tech

Sem toque nem PIN: especialistas alertam para nova fraude que afeta quem faz pagamentos contactless (sem PIN)

08:00 23 Novembro, 2025 14:04 21 Novembro, 2025 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam para uma fraude contactless que está a crescer e pode retirar dinheiro sem toque nem PIN

Auto

Adeus carta de condução? O que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

08:30 23 Novembro, 2025 17:30 24 Novembro, 2025 | Tiago Alcobia

Emprestar o carro pode trazer responsabilidades inesperadas. Saiba quando o proprietário pode perder pontos ou enfrentar consequências por infrações de terceiros

Algarve, Cultura

Casal de Castro Marim cria presépio de croché com centenas de figuras artesanais

09:42 24 Novembro, 2025 09:44 24 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Obra artesanal com centenas de figuras em croché pode ser visitada em Castro Marim numa mostra que celebra tradição e devoção

Europa, Nacional

“Nunca vi isto em Espanha”: jovem espanhola a viver em Portugal revela as maiores surpresas e um grande mal-entendido

18:40 24 Novembro, 2025 18:16 24 Novembro, 2025 | Rubén Gonçalves

A jovem espanhola partilhou as maiores surpresas que encontrou ao viver em Portugal, desde diferenças linguísticas a costumes locais inesperados

Algarve, Política

Rita Figueiredo eleita por unanimidade para a Comissão Política do PS Loulé

07:43 25 Novembro, 2025 07:47 25 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Eleições internas da JS Loulé renovam órgãos e levam a eleição unânime de Rita Figueiredo para a Comissão Política Concelhia do PS Loulé

Economia, Opinião, Política

O inverno do nosso descontentamento: como as novas leis laborais abandonaram o Sul | Por Maria Manuela Trindade

08:06 25 Novembro, 2025 08:16 25 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

"O inverno já é difícil por natureza. Não precisamos de um Governo que, em nome da liberdade económica, venha legislar para que a nossa precariedade se torne eterna"

Europa

Mercadona oficializa: esta é a origem das laranjas que serão vendidas este inverno (e não são do Algarve)

19:00 24 Novembro, 2025 18:26 24 Novembro, 2025 | Gonçalo Viegas

De acordo com a Mercadona, as laranjas que serão vendidas este verão são desta origem, não sendo certo se serão também comercializadas em Portugal

Algarve

Aeroporto de Faro recebe 10 agentes da Frontex no reforço nacional das fronteiras aéreas em 2026

06:48 25 Novembro, 2025 06:50 25 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Aumento das filas no controlo de passaportes motiva reforço da Frontex, com 10 agentes destacados para Faro

Algarve, Desporto

Selo Ecoevento distingue Monte Gordo Sand Race e ações de proteção do sistema dunar

08:27 25 Novembro, 2025 08:29 25 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Organização implementa dezenas de medidas ambientais para garantir que a corrida mundial em Monte Gordo deixa impacto mínimo

Auto, Nacional

Condutores a partir desta idade não podem conduzir estes veículos em Portugal

17:50 24 Novembro, 2025 07:46 25 Novembro, 2025 | Luís Santos

A relação entre condutores e idade está definida na legislação portuguesa, que estabelece limites para diferentes tipos de veículos

Mundo

NASA descobriu acidentalmente o que estava a ser escondido há mais de meio século

10:30 24 Novembro, 2025 11:58 23 Novembro, 2025 | Luís Santos

Uma descoberta feita pela NASA está a levantar novas questões sobre o que permaneceu oculto durante décadas

Economia, Europa

Reformado ‘obrigado’ a pagar 105.000€ às Finanças por mudar de país enquanto mantinha rendimentos noutro: tribunal ‘concorda’

22:59 24 Novembro, 2025 22:22 24 Novembro, 2025 | Gonçalo Viegas

Este reformado espanhol foi condenado a pagar mais de 104.138€ às Finanças por se declarar não residente enquanto mantinha família, património e rendimentos em Espanha

Europa

“Projeto mais complexo da história”: túnel submarino com 400 m de profundidade estará pronto nesta data e fica na Europa

17:30 24 Novembro, 2025 14:17 23 Novembro, 2025 | Luís Santos

Um novo túnel submarino em construção está a gerar atenção internacional pela dimensão inédita e pelos desafios de engenharia que envolve

Economia, Nacional

Bónus para estas pensões avança: estes pensionistas vão receber mais dinheiro todos os meses em 2026

08:00 24 Novembro, 2025 21:40 23 Novembro, 2025 | João Luís

Um bónus vai reforçar estas pensões já em 2026: a medida foi aprovada no Parlamento e traz aumentos mensais para milhares de beneficiários

Economia, Europa

Trabalhador do Lidl despedido por ter sido apanhado a levar produtos escondidos para o carro: tribunal teve a última palavra

18:00 22 Novembro, 2025 13:25 23 Novembro, 2025 | João Luís

O trabalhador foi despedido por alegado furto no armazém do Lidl e tentou impugnar a decisão: tribunal espanhol confirmou que foi isto que pesou na decisão

Tech

Adeus chamadas spam: especialistas revelam o que tem de dizer para nunca mais voltarem a ligar

06:30 23 Novembro, 2025 18:49 22 Novembro, 2025 | João Luís

Recebe chamadas spam? Os especialistas garantem que há uma frase simples que faz com que desliguem de imediato. Saiba qual é e como evitar que voltem a ligar

Economia, Mundo, Tech

Sem toque nem PIN: especialistas alertam para nova fraude que afeta quem faz pagamentos contactless (sem PIN)

08:00 23 Novembro, 2025 14:04 21 Novembro, 2025 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam para uma fraude contactless que está a crescer e pode retirar dinheiro sem toque nem PIN

Auto

Adeus carta de condução? O que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

08:30 23 Novembro, 2025 17:30 24 Novembro, 2025 | Tiago Alcobia

Emprestar o carro pode trazer responsabilidades inesperadas. Saiba quando o proprietário pode perder pontos ou enfrentar consequências por infrações de terceiros

Algarve, Cultura

Casal de Castro Marim cria presépio de croché com centenas de figuras artesanais

09:42 24 Novembro, 2025 09:44 24 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Obra artesanal com centenas de figuras em croché pode ser visitada em Castro Marim numa mostra que celebra tradição e devoção

Últimas

  • Selo Ecoevento distingue Monte Gordo Sand Race e ações de proteção do sistema dunar
    Selo Ecoevento distingue Monte Gordo Sand Race e ações de proteção do sistema dunar
  • Rita Figueiredo eleita por unanimidade para a Comissão Política do PS Loulé
    Rita Figueiredo eleita por unanimidade para a Comissão Política do PS Loulé
  • São Brás de Alportel reforça compromisso ambiental com Plano de Ação Climática
    São Brás de Alportel reforça compromisso ambiental com Plano de Ação Climática
  • Matthias Havinga encerra Festival Internacional de Órgão do Algarve com dois concertos
    Matthias Havinga encerra Festival Internacional de Órgão do Algarve com dois concertos
  • Aeroporto de Faro recebe 10 agentes da Frontex no reforço nacional das fronteiras aéreas em 2026
    Aeroporto de Faro recebe 10 agentes da Frontex no reforço nacional das fronteiras aéreas em 2026
  • Reformado ‘obrigado’ a pagar 105.000€ às Finanças por mudar de país enquanto mantinha rendimentos noutro: tribunal ‘concorda’
    Reformado ‘obrigado’ a pagar 105.000€ às Finanças por mudar de país enquanto mantinha rendimentos noutro: tribunal ‘concorda’

Opinião

  • O inverno do nosso descontentamento: como as novas leis laborais abandonaram o Sul | Por Maria Manuela Trindade
    O inverno do nosso descontentamento: como as novas leis laborais abandonaram o Sul | Por Maria Manuela Trindade
  • Évora 2027: O “Vagar” do Alentejo e a cultura como bem público global | Por João Palmeiro
    Évora 2027: O “Vagar” do Alentejo e a cultura como bem público global | Por João Palmeiro
  • A operação Mar Verde, à luz das mais recentes investigações | Por Mário Beja Santos
    A operação Mar Verde, à luz das mais recentes investigações | Por Mário Beja Santos
  • Quando o Estado parte do princípio de que tem razão: A perversão silenciosa da relação administração – cidadão | Por Luís Ganhão
    Quando o Estado parte do princípio de que tem razão: A perversão silenciosa da relação administração – cidadão | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Évora 2027: O “Vagar” do Alentejo e a cultura como bem público global | Por João Palmeiro
    Évora 2027: O “Vagar” do Alentejo e a cultura como bem público global | Por João Palmeiro
  • Adeus avisos ‘incómodos’ na Internet: nova regra da União Europeia vai facilitar a vida a milhões de pessoas
    Adeus avisos ‘incómodos’ na Internet: nova regra da União Europeia vai facilitar a vida a milhões de pessoas
  • Arriscar o dinheiro da reforma? Eis como a comissária europeia portuguesa quer dar aos pensionistas um “rendimento extra”
    Arriscar o dinheiro da reforma? Eis como a comissária europeia portuguesa quer dar aos pensionistas um “rendimento extra”
Seguir
Configurações de privacidade
©2025 Postal