“O maior poder da criatividade, mais do que criar coisas, é mudar o nosso olhar sobre o mundo e sobre nós mesmos” Inês Férin.
Sabemos também que a Arte e a Cultura não podem ser impostas e por isso, em vez de tentar provocar uma inundação, preferimos deixar que a chuva caia, que se infiltre aos poucos na terra fértil e faça nascer…
Esta história está a ser escrita a muitas mãos. Com muita sensibilidade à mistura… Assenta em compromissos sérios e necessários, definidos a partir da observação da nossa realidade: entrelaça projetos, ideias, pessoas… O PCE, o Eco-Escolas, o Projeto de Educação para a Saúde, o Clube Ciência Viva na Escola… e permitem um novo olhar sobre o que já existe… numa perspetiva de renovação… de (re)construção… Destacam-se os projetos/atividades: Pronto a vestir – Roupas usadas, não estão acabadas…; O lixo e a problemática dos microplásticos; Oficina de costura criativa; Impressões de rua (dar nova vida aos objetos do dia a dia); Artivismo (recolha de lixo e construção de objetos artísticos de forma colaborativa).
As atividades que temos vindo a desenvolver visam reforçar as aprendizagens essenciais, a interdisciplinaridade, o estabelecimento de parcerias internas e externas, a participação artística, a fruição e criação cultural. Estas fazem parte de uma estratégia concertada de valorização das artes e cultura, nas diversas formas de expressão artística, permitindo o desenvolvimento das competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, enquadradas no Projeto Educativo, no Plano 21/23 Escola+ e na Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola. E POR ISSO, a par de todas estas ações, semeámos a ideia de que se, em algum momento, os professores sentirem uma vontade enorme de experimentar uma qualquer ideia, conceito, perspetiva, se quiserem pensar em conjunto outras formas, outras abordagens, se sentirem que precisam de outros verbos na sua ação como reinventar, provocar, arriscar, questionar, alargar, interferir, transformar, desequilibrar para reequilibrar… Podem aparecer…”
E foi o que fizemos com o Lix’Arte… aparecemos na Sala R!
Abraçámos este DESAFIO desde o primeiro instante! Estamos na década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas e o tema dos projetos interdisciplinares das turmas do nosso Agrupamento é a Sustentabilidade. Por isso, estamos apostados em recolher resíduos tanto na praia, como na escola ou em casa. O lixo recolhido será alvo de uma triagem de modo a possibilitar a construção da nossa tapeçaria para expor no dia 8 de junho, dia Mundial dos Oceanos, no âmbito do projeto Lix’Arte (transformar lixo em Arte). Este projeto é coordenado pela Europe Direct Algarve em conjunto com outros parceiros ligado ao Voluntariado Ambiental para a Água (Agência Portuguesa do Ambiente-APA) ao qual nos associámos em 2021, na sequência de uma ação de limpeza no Porto Novo em Faro, com as turmas dos Cursos Profissionais de Técnico Auxiliar de Saúde e Técnico de Proteção Civil do 2.º ano, por ocasião da visita da Caravela Vera Cruz. Estas turmas iniciaram os trabalhos uma vez que o seu projeto interdisciplinar está relacionado com o voluntariado ambiental.
A apoiar este nosso trabalho está também a professora Ana Bela Conceição, Coordenadora Intermunicipal do Plano Nacional das Artes.
Durante a SEIVA 2021 (Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental), participámos e desenvolvemos diversas ações, que procuraram levar os jovens a refletir criticamente e a encontrar soluções, em conjunto com decisores políticos, para a problemática dos resíduos na nossa cidade. Uma mudança individual, em prol do ambiente, será suficiente?
A propósito do Dia Mundial do Não Fumador (17 de novembro), desencadeámos uma verdadeira Caça à Beata, nas imediações da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, recolhendo, numa hora, cerca de 10000 beatas. E colocámos no nosso jardim a escultura de Carlos de Oliveira “Homem de Ferro com Pulmões de Vidro” (propriedade da APA) Seremos todos Homens de Ferro com Pulmões de Vidro?
Mais uma vez obrigada a todos os nossos parceiros pelo apoio e entusiasmo contagiante. APA, Europe Direct Algarve, CMF, União de Freguesias de Faro, FAGAR, ALGAR, UAlg,…
Partilhamos algumas fotos e um vídeo que testemunham que estamos a #Fazeranossaparte!
RELACIONADOS:
LIXARTE – A conscientização do lixo marinho: de acordos internacionais a tapeçarias regionais
LIXARTE celebra o Dia dos oceanos (Estaremos ainda a tempo de salvar o planeta?)
LIXARTE: Parcerias ao serviço da juventude, pela MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão
LIXARTE: “Agir Localmente, Pensar Globalmente”, pela Escola EB 2/3 Dr Alberto Iria – Olhão [vídeo]
LIXARTE – Transformar o lixo em Arte [vídeo]
LIXARTE – Transformar o lixo em Arte
DetektivePT, detetives para a sustentabilidade
O projeto LIXARTE – Transformar o Lixo em Arte é um projeto-piloto de diversos parceiros da região do Algarve, com a mentoria de Ana Sousa, professora da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Diversas escolas, algumas inseridas no Plano Nacional das Artes e na rede Escola Azul, estão a trabalhar para construir uma tapeçaria a partir de lixo (sobretudo marinho), a apresentar publicamente, em cada escola, no dia 8 de junho – Dia dos Oceanos – promovendo assim a mensagem do EU Climate Pact, o cumprimento dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e a missão do Ano Europeu da Juventude.
Participam como parceiros no projeto: o Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa e o Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, em Faro, o Agrupamento de Escolas João da Rosa e o Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria , em Olhão, e ainda a Faro2027 – candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura, a APA-ArH Algarve, a SCIAENA, a MOJU, o Centro Ciência Viva do Algarve e o Europe Direct Algarve.
Mais informações sobre o LIXARTE, podem ser obtidas através do Europe Direct Algarve, das redes sociais, ou de qualquer um dos parceiros apresentados nesta rubrica.
#EMD #WORLDOCEANDAY #GD4Y (GREENDEAL4YOUTH) #PLANONACIONALARTES
O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve. CONSULTE! INFORME-SE! PARTICIPE! Somos a A Europa na sua região!
Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram (em breve no Linkedin e Youtube)