Três alunas do Agrupamento de Escolas Rio Arade (AERA) representaram o concelho de Lagoa numa semana de mobilidade Erasmus+ realizada entre 6 e 10 de outubro, na cidade de Balikesir, Turquia. A participação integrou o projeto europeu D.E.C.I.D.E. (Developing an Effective Culture of Inclusion and Diversity in Education), dedicado à promoção da inclusão, diversidade e cooperação intercultural.
As estudantes Akira Uamusse, Lais Baltazar e Sophia Souza integraram a comitiva lagoense acompanhadas pela educadora social Filipa Ferreira, pela diretora do agrupamento, Eunice Reis, e pela professora Cristina Jesus. Segundo o agrupamento, “a equipa foi calorosamente acolhida na escola parceira, a Mehmet Azman Çavus Ortaokulu”.

O projeto D.E.C.I.D.E., financiado pelo programa Erasmus+, reúne escolas de Portugal, Polónia, Turquia e Itália, fomentando a troca de experiências e a criação de práticas educativas inclusivas.
Durante cinco dias, as jovens lagoenses participaram em workshops e atividades interativas, entre as quais a pintura de um mural coletivo que representa as quatro cidades envolvidas no projeto, e visitas a instituições de educação especial, consideradas um “pilar central da missão de inclusão do projeto”, segundo a organização.
A mobilidade incluiu também momentos culturais e institucionais. A comitiva portuguesa visitou locais emblemáticos como Éfeso, Istambul e o estreito do Bósforo, e foi recebida oficialmente pelo diretor regional da Educação de Balikesir, num encontro que, segundo o AERA, “reforçou os laços institucionais e o compromisso partilhado com a educação europeia de qualidade”.
Lagoa será anfitriã em 2026
O Agrupamento de Escolas Rio Arade prepara agora o próximo passo do projeto. Em fevereiro de 2026, o concelho de Lagoa receberá as escolas parceiras da Turquia, Itália e Polónia, numa mobilidade que promete “mostrar o que de melhor o Algarve tem para oferecer” e será um dos pontos altos do projeto D.E.C.I.D.E..
O agrupamento deixou ainda um agradecimento à Câmara Municipal de Lagoa pelo apoio logístico prestado, nomeadamente “no transporte de ida e volta para o aeroporto de Lisboa, facilitando a concretização desta importante experiência europeia para as alunas”.
Leia também: Esta cidade fica a 1:30 h de avião desde Portugal e é a melhor do mundo para viver a reforma


















