Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik
Europa

Imigrante ilegal conseguiu autorização de residência após denunciar o senhorio por viver em “condições indignas”

Vivendo entre ratos e sem água, um imigrante costa-marfinense conseguiu legalizar-se em França após denunciar o senhorio por condições indignas

21:40 8 Novembro, 2025 20:28 8 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Encontrar uma casa para arrendar em boas condições tornou‑se uma missão quase impossível em várias cidades europeias, agravando‑se ainda mais para quem vive em situação irregular. A precariedade habitacional, associada ao medo e à vulnerabilidade, leva muitos imigrantes a aceitar condições de vida indignas. Neste caso concreto, a denúncia foi decisiva.

Em França, um imigrante costa‑marfinense sem documentos legais obteve recentemente um feito invulgar: conseguiu uma autorização de residência depois de denunciar o senhorio que o alojava em condições insalubres, em Marselha.

O caso foi revelado pelo jornal digital espanhol Noticias Trabajo e ilustra a aplicação de uma lei de 2024 que permite conceder um título de residência temporário a estrangeiros que apresentem queixa por alojamento incompatível com a dignidade humana.

A narrativa é clara: vivia num edifício degradado, com humidade, pragas e cortes de água, pagando 300 euros em numerário por um quarto sem contrato. Trabalhava com contrato sem termo (CDI) num restaurante e, por vezes, tinha de viajar cerca de 45 minutos para se poder lavar em casa de conhecidos. A situação mudou após a emissão de um “arrêté de péril imminent” (ordem municipal a declarar o prédio perigoso) e a subsequente denúncia. O proprietário foi colocado em detenção preventiva e o inquilino mudou‑se para um estúdio condigno.

Lei francesa abriu caminho à regularização

A Lei n.º 2024‑42, de 26 de janeiro, publicada a 27‑01‑2024, introduziu no CESEDA o artigo L.425‑11: o estrangeiro que apresenta queixa pela infração do artigo 225‑14 do Código Penal (“alojamento incompatível com a dignidade humana”) tem direito a um cartão de residência temporária “vie privée et familiale” de 1 ano, renovável enquanto decorrer o processo penal. O dispositivo resultou do artigo 55 da lei e entrou em vigor a 28 de janeiro de 2024.

Segundo a mesma fonte, a aplicação é difícil, mas crescente. Apesar de estar em vigor, o mecanismo é pouco aplicado: associações relatam medo de denunciar e práticas intimidatórias. Ainda assim, o Ministério do Interior afirma ter promovido formações junto das “préfectures” (autoridades regionais) para uniformizar procedimentos.

Em Marselha, juristas como Margot Bonis (Réseau hospitalité à Marseille) e ativistas como Cyrille Guiraudou confirmam a persistência de obstáculos, mas sublinham que já existem casos concretos com títulos (ou, pelo menos, comprovativo provisório de residência) concedidos.

Governo promete reforçar aplicação da lei

Face às críticas, o Ministério do Interior francês garantiu que já lançou programas de formação dirigidos à administração pública, com o objetivo de assegurar a correta aplicação da legislação e proteger as vítimas destas situações.

De acordo com o Noticias Trabajo, a história deste imigrante é, para já, uma das poucas exceções que confirmam a regra: a de que a regularização pela via da denúncia continua a ser uma oportunidade que quase ninguém se atreve a usar.

E se acontecesse em Portugal?

Em Portugal, o direito a uma habitação condigna está consagrado na Constituição da República, que impõe ao Estado a garantia de condições de higiene, conforto e dignidade, e foi densificado pela Lei de Bases da Habitação de 2019, a qual obriga os poderes públicos a fiscalizar as condições de habitabilidade e a assegurar resposta quando estas falham. Essa fiscalização e a garantia de alternativa habitacional em certos casos foram regulamentadas pelo Decreto-Lei n.º 89/2021.

Perante sinais de insalubridade ou risco estrutural numa habitação, o caminho imediato passa pela denúncia aos serviços municipais, que devem realizar uma vistoria e podem impor obras de correção ao proprietário, determinando prazos.

Em caso de incumprimento, a câmara tem poder para executar as obras por substituição, cobrando depois os custos ao dono do imóvel, como decorre do Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação, designadamente dos artigos 90.º, 90.º-A e 91.º, solução afirmada também pela jurisprudência administrativa.

Se o senhorio recorrer a cortes de água ou de luz, ou a outras práticas para forçar a desocupação, a lei qualifica isso como assédio no arrendamento e proíbe-o de forma expressa. Segundo o artigo 13º-B, o Novo Regime do Arrendamento Urbano prevê ainda a “intimação para tomar providências”, permitindo ao inquilino pedir ao tribunal que obrigue o senhorio a repor as condições e fixar sanções pecuniárias diárias em caso de incumprimento.

Quanto à formalização do arrendamento, o Código Civil impõe a forma escrita. Se não existir contrato escrito por facto não imputável ao inquilino, este pode provar a existência do arrendamento por outros meios, como recibos de renda durante pelo menos seis meses e a utilização pacífica do imóvel.

Regularização e proteção dos imigrantes

No plano migratório, não existe em Portugal um mecanismo automático que conceda autorização de residência apenas por denunciar condições de alojamento indignas. A competência em matéria de imigração pertence hoje à Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), que sucedeu ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) em 2023.

A lei portuguesa permite, contudo, conceder autorização de residência temporária em situações excecionais por razões humanitárias ou de interesse público, ao abrigo do artigo 123.º da Lei n.º 23/2007, decisão tomada caso a caso e instruída de forma oficiosa com prova das circunstâncias invocadas.

Existem ainda autorizações específicas para vítimas de tráfico de pessoas ou de auxílio à imigração ilegal, mediante colaboração com as autoridades. Paralelamente, quem disponha de contrato de trabalho e cumpra os requisitos pode requerer autorização para atividade profissional subordinada ao abrigo do artigo 88.º da mesma lei, hoje gerida pela AIMA, tendo sido revogado em 3 de junho de 2024 o mecanismo de “manifestação de interesse”.

Em síntese prática: uma pessoa em Portugal que viva em condições indignas deve comunicar a situação à câmara para vistoria e obras coercivas se necessário, pode pedir em tribunal a cessação do assédio e a reposição de serviços essenciais, e acionar as entidades fiscalizadoras quando se trate de alojamento local.

Se estiver em situação irregular, deve procurar apoio jurídico e contactar a AIMA ou organizações especializadas para avaliar vias de regularização ao abrigo do regime excecional por razões humanitárias ou, quando aplicável, como vítima de tráfico ou de auxílio à imigração ilegal. Paralelamente, a existência de contrato de trabalho e inscrição na Segurança Social pode permitir um pedido de autorização de residência para atividade profissional, nos termos da Lei dos Estrangeiros.

Leia também: “Trabalhei desde os 14 anos e com 46 anos de descontos tiraram‑me 18% da pensão”: homem foi despedido aos 60 e forçado a reformar‑se aos 62

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Trabalhador. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Junho vem ‘recheado’ de feriados: se trabalhar nesses dias, tem direito a compensação?

09:00 31 Maio, 2026 12:44 27 Maio, 2026 | João Luís

Mês de junho traz feriados e há trabalhadores que podem ser chamados a trabalhar nesses dias. Saiba quando há direito a compensação

Algarve Cultura

Luís Guilherme, Al Mouraria, Bandidos do Cante e Os Quatro e Meia animam Festas da Cidade de Olhão

10:00 31 Maio, 2026 18:08 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Jardim Pescador Olhanense recebe quatro noites de animação musical com concertos gratuitos durante as Festas da Cidade de Olhão

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma viragem no tempo em Portugal: jato polar pode trazer chuva, vento e descida da temperatura nesta data

06:00 31 Maio, 2026 10:39 30 Maio, 2026 | João Luís

Junho pode trazer uma mudança no tempo em Portugal: corrente de jato polar pode trazer chuva, vento e temperaturas mais amenas

Ventos fortes e mar agitado. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí vento forte, chuva e nevoeiro: IPMA prevê mudança no tempo nestas regiões

06:00 30 Maio, 2026 12:58 29 Maio, 2026 | João Luís

IPMA prevê vento forte, nevoeiro matinal e mudanças no tempo em algumas regiões: saiba onde se vai sentir diferenças

Algarve Economia

Boat Show volta a transformar Vilamoura em palco da náutica

10:30 31 Maio, 2026 15:10 27 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Vilamoura recebe mais de 100 mil visitantes no International Boat Show, um dos maiores eventos náuticos realizados no sul da Europa

Azulejos Ovar. Crédito: Turismo do Centro | DR
Cultura Europa Nacional

Britânicos lançam “aviso urgente” para todos o que viajam para Portugal: património português está em risco e este é o motivo

08:30 31 Maio, 2026 17:23 27 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Turistas britânicos que visitam Portugal estão a ser alertados para a venda de azulejos antigos sem origem comprovada, um negócio ilegal

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Opinião Saúde

Movimento. O melhor remédio para as suas costas | Por Hugo Aleixo

07:30 31 Maio, 2026 15:45 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Aproveite o bom tempo. Saia de casa. Caminhe, ande de bicicleta, vá à praia, brinque com os filhos no parque"

Algarve Cultura

Boliqueime promove noite solidária para apoiar tratamentos de Martim

08:00 31 Maio, 2026 15:59 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

DJ Canhoto anima evento solidário a 9 de junho, em Boliqueime, que pretende apoiar tratamentos intensivos de Martim

Palmares Signature Residences, Lagos
Algarve Economia

Novas casas de luxo chegam a esta cidade no Algarve: conheça o valor do investimento

20:20 30 Maio, 2026 15:26 28 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Resort Palmares Ocean Living & Golf, em Lagos, lançou novas residências de luxo com valores milionários de investimento

Praia em Peniche.
Nacional Vida & Lazer

Ingleses ‘adoram’ o Algarve mas dizem que estas praias portuguesas são ainda melhores

18:20 30 Maio, 2026 10:41 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Britânicos destacam destinos costeiros portugueses fora do Algarve e dizem que há praias menos conhecidas que estão a atrair mais visitantes

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Autoridade Tributária esclarece: estes condutores não terão de pagar selo do carro este ano

21:00 30 Maio, 2026 18:54 29 Maio, 2026 | João Luís

Há situações em que o IUC não é devido em 2026: Autoridade Tributária explica quem pode beneficiar de isenção do selo do carro

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Afinal, que apoios vão entrar na nova prestação social? Veja os 13 subsídios que serão substituídos

17:10 30 Maio, 2026 10:58 30 Maio, 2026 | João Luís

Nova Prestação Social Única vai substituir 13 apoios sociais: saiba quais entram na lista e que obrigações podem surgir

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia

Há uma nova ferramenta na Segurança Social que pode mudar a sua reforma (e quase ninguém deu por isso)

14:40 27 Maio, 2026 14:40 27 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma atualização recente promete mexer com o planeamento da reforma, mas o que mudou exatamente pode surpreender mais do que parece

Toulouse. Crédito: Magnific
Europa Vida & Lazer

“Somos o autêntico sul, não somos um destino de luxo”: esta cidade rosa quer cada vez mais turistas portugueses

16:00 29 Maio, 2026 13:58 29 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A região quer conquistar mais turistas portugueses com voos diretos, gastronomia, património, city breaks e uma alternativa menos massificada no sul de França

Trabalhador. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Junho vem ‘recheado’ de feriados: se trabalhar nesses dias, tem direito a compensação?

09:00 31 Maio, 2026 12:44 27 Maio, 2026 | João Luís

Mês de junho traz feriados e há trabalhadores que podem ser chamados a trabalhar nesses dias. Saiba quando há direito a compensação

Algarve, Cultura

Luís Guilherme, Al Mouraria, Bandidos do Cante e Os Quatro e Meia animam Festas da Cidade de Olhão

10:00 31 Maio, 2026 18:08 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Jardim Pescador Olhanense recebe quatro noites de animação musical com concertos gratuitos durante as Festas da Cidade de Olhão

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma viragem no tempo em Portugal: jato polar pode trazer chuva, vento e descida da temperatura nesta data

06:00 31 Maio, 2026 10:39 30 Maio, 2026 | João Luís

Junho pode trazer uma mudança no tempo em Portugal: corrente de jato polar pode trazer chuva, vento e temperaturas mais amenas

Ventos fortes e mar agitado. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí vento forte, chuva e nevoeiro: IPMA prevê mudança no tempo nestas regiões

06:00 30 Maio, 2026 12:58 29 Maio, 2026 | João Luís

IPMA prevê vento forte, nevoeiro matinal e mudanças no tempo em algumas regiões: saiba onde se vai sentir diferenças

Algarve, Economia

Boat Show volta a transformar Vilamoura em palco da náutica

10:30 31 Maio, 2026 15:10 27 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Vilamoura recebe mais de 100 mil visitantes no International Boat Show, um dos maiores eventos náuticos realizados no sul da Europa

Azulejos Ovar. Crédito: Turismo do Centro | DR
Cultura, Europa, Nacional

Britânicos lançam “aviso urgente” para todos o que viajam para Portugal: património português está em risco e este é o motivo

08:30 31 Maio, 2026 17:23 27 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Turistas britânicos que visitam Portugal estão a ser alertados para a venda de azulejos antigos sem origem comprovada, um negócio ilegal

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve, Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Opinião, Saúde

Movimento. O melhor remédio para as suas costas | Por Hugo Aleixo

07:30 31 Maio, 2026 15:45 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Aproveite o bom tempo. Saia de casa. Caminhe, ande de bicicleta, vá à praia, brinque com os filhos no parque"

Algarve, Cultura

Boliqueime promove noite solidária para apoiar tratamentos de Martim

08:00 31 Maio, 2026 15:59 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

DJ Canhoto anima evento solidário a 9 de junho, em Boliqueime, que pretende apoiar tratamentos intensivos de Martim

Palmares Signature Residences, Lagos
Algarve, Economia

Novas casas de luxo chegam a esta cidade no Algarve: conheça o valor do investimento

20:20 30 Maio, 2026 15:26 28 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Resort Palmares Ocean Living & Golf, em Lagos, lançou novas residências de luxo com valores milionários de investimento

Praia em Peniche.
Nacional, Vida & Lazer

Ingleses ‘adoram’ o Algarve mas dizem que estas praias portuguesas são ainda melhores

18:20 30 Maio, 2026 10:41 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Britânicos destacam destinos costeiros portugueses fora do Algarve e dizem que há praias menos conhecidas que estão a atrair mais visitantes

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Autoridade Tributária esclarece: estes condutores não terão de pagar selo do carro este ano

21:00 30 Maio, 2026 18:54 29 Maio, 2026 | João Luís

Há situações em que o IUC não é devido em 2026: Autoridade Tributária explica quem pode beneficiar de isenção do selo do carro

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Afinal, que apoios vão entrar na nova prestação social? Veja os 13 subsídios que serão substituídos

17:10 30 Maio, 2026 10:58 30 Maio, 2026 | João Luís

Nova Prestação Social Única vai substituir 13 apoios sociais: saiba quais entram na lista e que obrigações podem surgir

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia

Há uma nova ferramenta na Segurança Social que pode mudar a sua reforma (e quase ninguém deu por isso)

14:40 27 Maio, 2026 14:40 27 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma atualização recente promete mexer com o planeamento da reforma, mas o que mudou exatamente pode surpreender mais do que parece

Toulouse. Crédito: Magnific
Europa, Vida & Lazer

“Somos o autêntico sul, não somos um destino de luxo”: esta cidade rosa quer cada vez mais turistas portugueses

16:00 29 Maio, 2026 13:58 29 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A região quer conquistar mais turistas portugueses com voos diretos, gastronomia, património, city breaks e uma alternativa menos massificada no sul de França

Últimas Notícias

  • Tempo vai dar nova ‘reviravolta’? Chuva, frio e calor podem marcar os próximos dias e estas serão as regiões afetadas
    Tempo vai dar nova ‘reviravolta’? Chuva, frio e calor podem marcar os próximos dias e estas serão as regiões afetadas
  • Boat Show volta a transformar Vilamoura em palco da náutica
    Boat Show volta a transformar Vilamoura em palco da náutica
  • Luís Guilherme, Al Mouraria, Bandidos do Cante e Os Quatro e Meia animam Festas da Cidade de Olhão
    Luís Guilherme, Al Mouraria, Bandidos do Cante e Os Quatro e Meia animam Festas da Cidade de Olhão
  • Junho vem ‘recheado’ de feriados: se trabalhar nesses dias, tem direito a compensação?
    Junho vem ‘recheado’ de feriados: se trabalhar nesses dias, tem direito a compensação?
  • Britânicos lançam “aviso urgente” para todos o que viajam para Portugal: património português está em risco e este é o motivo
    Britânicos lançam “aviso urgente” para todos o que viajam para Portugal: património português está em risco e este é o motivo
  • Boliqueime promove noite solidária para apoiar tratamentos de Martim
    Boliqueime promove noite solidária para apoiar tratamentos de Martim

Opinião

  • Movimento. O melhor remédio para as suas costas | Por Hugo Aleixo
    Movimento. O melhor remédio para as suas costas | Por Hugo Aleixo
  • Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes
    Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes
  • Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
    Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
  • Bilhete Postal: “Aqui sentimo-nos em casa” | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: “Aqui sentimo-nos em casa” | Por Eduardo Costa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
  • Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
    Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
  • Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
    Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal