Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Praia em Peniche.
Praia em Peniche. Crédito: Magnific
Nacional, Vida & Lazer

Ingleses ‘adoram’ o Algarve mas dizem que estas praias portuguesas são ainda melhores

Britânicos destacam destinos costeiros portugueses fora do Algarve e dizem que há praias menos conhecidas que estão a atrair mais visitantes

18:20 30 Maio, 2026 10:41 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Portugal continua a afirmar-se como um dos destinos balneares mais procurados da Europa, sobretudo durante os meses de verão. Apesar da popularidade consolidada do Algarve entre turistas estrangeiros, especialmente ingleses, começam a ganhar destaque outras zonas costeiras do país, apontadas como alternativas para quem procura praias menos concorridas e paisagens diferentes das habituais imagens promocionais do sul português.

De acordo com o portal de notícias britânico Which?, vários destinos portugueses fora do Algarve estão a despertar cada vez mais interesse entre visitantes britânicos. A publicação britânica destaca regiões costeiras, como Setúbal, Comporta, Sintra, Cascais e Peniche como opções para férias de praia longe das zonas mais pressionadas pelo turismo internacional.

Alternativa ao Algarve mais turístico

A publicação refere que o Algarve continua a ser uma escolha habitual entre turistas britânicos devido às extensas praias, às formações rochosas e ao clima quente. Ainda assim, a crescente procura pela região torna mais difícil encontrar espaços tranquilos durante a época alta.

Entre as alternativas mencionadas surge a Baía de Setúbal. Segundo a mesma fonte, praias como a dos Galapinhos e a dos Galápos destacam-se pela água transparente, pela areia clara e pela proximidade ao Parque Natural da Arrábida.

Praias entre falésias e natureza

O mesmo portal refere ainda que a Praia dos Galápos oferece acessos mais simples, enquanto a dos Galapinhos exige um percurso mais longo até ao areal. Em ambos os casos, explica o site, o enquadramento natural e o mar calmo são alguns dos elementos mais valorizados pelos visitantes.

A região de Setúbal é também apresentada como um destino associado à gastronomia e às atividades marítimas. Conforme a mesma fonte, os passeios para observação de golfinhos e os restaurantes de peixe e marisco junto à frente ribeirinha continuam entre as principais atrações locais.

A zona costeira que atrai famosos

Outro dos locais destacados é a Comporta. Escreve a publicação que a região tem vindo a ganhar notoriedade internacional e já foi apelidada informalmente de “Hamptons portuguesa”, devido à presença de figuras públicas e compradores estrangeiros.

Apesar desse crescimento, a mesma fonte considera que a zona continua relativamente discreta face a outros destinos turísticos europeus. As praias extensas, os bares de praia e as pequenas tabernas continuam a marcar a identidade da região.

Entre arrozais, dunas e pinhais

De salientar ainda que a Comporta oferece vários quilómetros de areia contínua, além de zonas de pinhal e áreas propícias à observação de aves. Acrescenta a publicação que os visitantes encontram também pequenos cafés e restaurantes afastados dos circuitos turísticos mais massificados.

Mais a norte, a costa entre Sintra e Cascais surge igualmente entre os destaques. A mesma fonte sublinha a diversidade de praias existentes naquela faixa litoral, desde enseadas urbanas a zonas mais selvagens rodeadas por arribas.

Uma costa ligada a Lisboa

A proximidade a Lisboa é apontada como uma das vantagens da região. Segundo o portal Which?, ficar alojado entre Cascais e Sintra permite combinar dias de praia com visitas aos palácios e monumentos históricos da serra de Sintra.

A publicação menciona ainda o Estoril e a Praia de São Pedro do Estoril, descrevendo a zona como um local de águas mais calmas e protegido por falésias calcárias. Conforme a mesma fonte, a vegetação costeira ajuda a criar um ambiente diferente daquele que normalmente é associado ao litoral mais turístico.

Peniche entra na lista

Por fim, Peniche é outro dos destinos destacados pela publicação britânica. Apesar das comparações frequentes com as formações rochosas do Algarve, a mesma fonte considera que esta zona da costa oeste oferece uma experiência distinta e mais ligada à cultura marítima.

Note que Peniche mantém uma forte identidade piscatória e continua muito associada ao surf e às atividades ligadas ao mar. A proximidade do arquipélago das Berlengas é apresentada como uma das grandes atrações da região.

Leia também: Leva guarda-sol para a praia? Estes são os sítios onde o podem mandar retirar (e só estas pessoas têm autoridade para o fazer)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Praia em Peniche.
Nacional Vida & Lazer

Ingleses ‘adoram’ o Algarve mas dizem que estas praias portuguesas são ainda melhores

18:20 30 Maio, 2026 10:41 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Britânicos destacam destinos costeiros portugueses fora do Algarve e dizem que há praias menos conhecidas que estão a atrair mais visitantes

Marina de Faro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Nem Porto, nem Lisboa: foi esta cidade do Algarve que ‘conquistou’ os espanhóis como destino ideal de verão

14:00 30 Maio, 2026 12:40 30 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Cidade algarvia 'encantou' os espanhóis e é considerada pelos mesmos destino ideal de verão pelo património cultural e paisagens dignas de visita

Ventos fortes e mar agitado. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí vento forte, chuva e nevoeiro: IPMA prevê mudança no tempo nestas regiões

06:00 30 Maio, 2026 12:58 29 Maio, 2026 | João Luís

IPMA prevê vento forte, nevoeiro matinal e mudanças no tempo em algumas regiões: saiba onde se vai sentir diferenças

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Afinal, que apoios vão entrar na nova prestação social? Veja os 13 subsídios que serão substituídos

17:10 30 Maio, 2026 10:58 30 Maio, 2026 | João Luís

Nova Prestação Social Única vai substituir 13 apoios sociais: saiba quais entram na lista e que obrigações podem surgir

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Em junho “águas mil”? Novo mês vai trazer chuva e descida das temperaturas a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

18:00 30 Maio, 2026 13:46 30 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Início do mês de junho pode trazer alterações no estado do tempo em Portugal, com chuva e descida de temperaturas a afetar estas regiões

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Nem Lagos nem Tavira: conheça a cidade algarvia que se tornou moda entre os espanhóis

20:00 29 Maio, 2026 12:28 30 Maio, 2026 | João Luís

“Não é o Porto nem é Lisboa”. Saiba qual é a cidade do Algarve que está na moda entre os espanhóis e por que motivos

Mulher de pernas cruzadas. Crédito: Magnific
Saúde

Senta-se de pernas cruzadas? Médicos explicam por que o deve fazer (ou não) e qual o impacto na sua saúde

16:50 30 Maio, 2026 16:25 30 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

É um gesto automático e quase instintivo, mas há um pormenor que os médicos destacam e que pode mudar a forma como se senta diariamente

Praia da Fábrica.
Algarve Vida & Lazer

“Truque de expert”: espanhóis destacam atividade para fazer no Algarve perto de Tavira que custa 2€

11:40 30 Maio, 2026 14:28 25 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Rota pelo Algarve inclui um acesso marítimo por cerca de dois euros que está a ser destacado em Espanha como um “truque de expert”

Idosa em casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Estou cansada disto”: mulher que descontou durante 44 anos foi forçada a reformar-se e teve pensão penalizada

13:40 30 Maio, 2026 13:36 30 Maio, 2026 | Luís Santos

Uma mulher espanhola que descontou durante 44 anos viu a pensão ser penalizada após ter sido forçada a reformar-se antes da idade legal

Marina de Albufeira.
Algarve Vida & Lazer

Nesta cidade no Algarve há uma adega no fundo do mar com quase 3.000 garrafas e tem ainda uma barrica com 225 litros de vinho

16:40 30 Maio, 2026 12:50 25 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Milhares de garrafas de vinho estão submersas numa adega no fundo do mar no Algarve e há uma barrica com 225 litros de vinho

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões

20:50 29 Maio, 2026 19:06 29 Maio, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Rosa Alexandra. Foto DR
Algarve

Grávida de Castro Marim morre em acidente entre mota e carro

13:29 28 Maio, 2026 16:33 28 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

Rosa Alexandra, de 27 anos, estava grávida de quatro meses e deixa um filho com cerca de 10 anos. A colisão ocorreu na EN122, entre Vila Real de Santo António e Castro Marim. As causas do acidente continuam sob investigação da GNR

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia

Há uma nova ferramenta na Segurança Social que pode mudar a sua reforma (e quase ninguém deu por isso)

14:40 27 Maio, 2026 14:40 27 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma atualização recente promete mexer com o planeamento da reforma, mas o que mudou exatamente pode surpreender mais do que parece

Praia deserta. Crédito: Magnific
Algarve Vida & Lazer

Longe da confusão, conheça a praia do Algarve que está deserta até no verão

16:00 30 Maio, 2026 13:06 30 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Além da água transparente e da areia fina e dourada, e da vista, esta praia deserta do Algarve possui uma flora rica, com variadas espécies de aves

Praia em Peniche.
Nacional, Vida & Lazer

Ingleses ‘adoram’ o Algarve mas dizem que estas praias portuguesas são ainda melhores

18:20 30 Maio, 2026 10:41 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Britânicos destacam destinos costeiros portugueses fora do Algarve e dizem que há praias menos conhecidas que estão a atrair mais visitantes

Marina de Faro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Nem Porto, nem Lisboa: foi esta cidade do Algarve que ‘conquistou’ os espanhóis como destino ideal de verão

14:00 30 Maio, 2026 12:40 30 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Cidade algarvia 'encantou' os espanhóis e é considerada pelos mesmos destino ideal de verão pelo património cultural e paisagens dignas de visita

Ventos fortes e mar agitado. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí vento forte, chuva e nevoeiro: IPMA prevê mudança no tempo nestas regiões

06:00 30 Maio, 2026 12:58 29 Maio, 2026 | João Luís

IPMA prevê vento forte, nevoeiro matinal e mudanças no tempo em algumas regiões: saiba onde se vai sentir diferenças

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve, Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Afinal, que apoios vão entrar na nova prestação social? Veja os 13 subsídios que serão substituídos

17:10 30 Maio, 2026 10:58 30 Maio, 2026 | João Luís

Nova Prestação Social Única vai substituir 13 apoios sociais: saiba quais entram na lista e que obrigações podem surgir

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Em junho “águas mil”? Novo mês vai trazer chuva e descida das temperaturas a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

18:00 30 Maio, 2026 13:46 30 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Início do mês de junho pode trazer alterações no estado do tempo em Portugal, com chuva e descida de temperaturas a afetar estas regiões

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Nem Lagos nem Tavira: conheça a cidade algarvia que se tornou moda entre os espanhóis

20:00 29 Maio, 2026 12:28 30 Maio, 2026 | João Luís

“Não é o Porto nem é Lisboa”. Saiba qual é a cidade do Algarve que está na moda entre os espanhóis e por que motivos

Mulher de pernas cruzadas. Crédito: Magnific
Saúde

Senta-se de pernas cruzadas? Médicos explicam por que o deve fazer (ou não) e qual o impacto na sua saúde

16:50 30 Maio, 2026 16:25 30 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

É um gesto automático e quase instintivo, mas há um pormenor que os médicos destacam e que pode mudar a forma como se senta diariamente

Praia da Fábrica.
Algarve, Vida & Lazer

“Truque de expert”: espanhóis destacam atividade para fazer no Algarve perto de Tavira que custa 2€

11:40 30 Maio, 2026 14:28 25 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Rota pelo Algarve inclui um acesso marítimo por cerca de dois euros que está a ser destacado em Espanha como um “truque de expert”

Idosa em casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Estou cansada disto”: mulher que descontou durante 44 anos foi forçada a reformar-se e teve pensão penalizada

13:40 30 Maio, 2026 13:36 30 Maio, 2026 | Luís Santos

Uma mulher espanhola que descontou durante 44 anos viu a pensão ser penalizada após ter sido forçada a reformar-se antes da idade legal

Marina de Albufeira.
Algarve, Vida & Lazer

Nesta cidade no Algarve há uma adega no fundo do mar com quase 3.000 garrafas e tem ainda uma barrica com 225 litros de vinho

16:40 30 Maio, 2026 12:50 25 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Milhares de garrafas de vinho estão submersas numa adega no fundo do mar no Algarve e há uma barrica com 225 litros de vinho

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões

20:50 29 Maio, 2026 19:06 29 Maio, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Rosa Alexandra. Foto DR
Algarve

Grávida de Castro Marim morre em acidente entre mota e carro

13:29 28 Maio, 2026 16:33 28 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

Rosa Alexandra, de 27 anos, estava grávida de quatro meses e deixa um filho com cerca de 10 anos. A colisão ocorreu na EN122, entre Vila Real de Santo António e Castro Marim. As causas do acidente continuam sob investigação da GNR

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia

Há uma nova ferramenta na Segurança Social que pode mudar a sua reforma (e quase ninguém deu por isso)

14:40 27 Maio, 2026 14:40 27 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma atualização recente promete mexer com o planeamento da reforma, mas o que mudou exatamente pode surpreender mais do que parece

Praia deserta. Crédito: Magnific
Algarve, Vida & Lazer

Longe da confusão, conheça a praia do Algarve que está deserta até no verão

16:00 30 Maio, 2026 13:06 30 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Além da água transparente e da areia fina e dourada, e da vista, esta praia deserta do Algarve possui uma flora rica, com variadas espécies de aves

Últimas Notícias

  • Ingleses ‘adoram’ o Algarve mas dizem que estas praias portuguesas são ainda melhores
    Ingleses ‘adoram’ o Algarve mas dizem que estas praias portuguesas são ainda melhores
  • Em junho “águas mil”? Novo mês vai trazer chuva e descida das temperaturas a partir desta data e estas serão as regiões afetadas
    Em junho “águas mil”? Novo mês vai trazer chuva e descida das temperaturas a partir desta data e estas serão as regiões afetadas
  • Afinal, que apoios vão entrar na nova prestação social? Veja os 13 subsídios que serão substituídos
    Afinal, que apoios vão entrar na nova prestação social? Veja os 13 subsídios que serão substituídos
  • Senta-se de pernas cruzadas? Médicos explicam por que o deve fazer (ou não) e qual o impacto na sua saúde
    Senta-se de pernas cruzadas? Médicos explicam por que o deve fazer (ou não) e qual o impacto na sua saúde
  • Nesta cidade no Algarve há uma adega no fundo do mar com quase 3.000 garrafas e tem ainda uma barrica com 225 litros de vinho
    Nesta cidade no Algarve há uma adega no fundo do mar com quase 3.000 garrafas e tem ainda uma barrica com 225 litros de vinho
  • Longe da confusão, conheça a praia do Algarve que está deserta até no verão
    Longe da confusão, conheça a praia do Algarve que está deserta até no verão

Opinião

  • Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes
    Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes
  • Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
    Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
  • Bilhete Postal: “Aqui sentimo-nos em casa” | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: “Aqui sentimo-nos em casa” | Por Eduardo Costa
  • Portugal habituou-se ao cansaço e isso deve preocupar-nos | Por Paula Freitas
    Portugal habituou-se ao cansaço e isso deve preocupar-nos | Por Paula Freitas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
  • Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
    Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
  • Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
    Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal