Numa parceria entre a CCDR Algarve, a Universidade do Algarve (UAlg-ISE & CINTURS) e a Região de Turismo do Algarve (RTA), vai ter lugar a sessão “Cocriação de uma Rota Acessível da Dieta Mediterrânica”, esta terça-feira, dia 11 de fevereiro, às 14 horas, na CCDR Algarve – Sala G, com entrada pela Rua Pinheiro Chagas. O evento, de entrada livre, requer inscrição prévia por e-mail ([email protected]).
O programa inicia-se às 14 horas com a receção dos participantes, seguida da sessão de abertura, que contará com intervenções de José Apolinário, presidente da CCDR Algarve, Ana de Freitas, vice-reitora da Universidade do Algarve, Fátima Catarina, vice-presidente da RTA, e Manuela Guerreiro, coordenadora do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar (CINTURS).
O primeiro painel, moderado por Lurdes Serpa Carvalho, da CCDR Algarve, inicia-se às 15 horas com a apresentação do Plano de Ação para a Sustentabilidade da Dieta Mediterrânica 2023-2027 (PASDM), por Catarina Cruz, chefe de Divisão da Cooperação Externa e Transfronteiriça da CCDR Algarve. Segue-se, às 15h15, a sessão “Uma visão integrada do turismo acessível: da dimensão física à digital”, apresentada por Manuela Rosa, professora coordenadora no Instituto Superior de Engenharia da UAlg, e Caterina Orlando, bolseira Erasmus+ da Universidade de Florença.
Após um coffee break às 15h45, o segundo painel inicia-se às 16 horas, com moderação de Joana Afonso, técnica de reabilitação na delegação do Algarve da ACAPO. O primeiro tema, “Acessibilidade na cultura. O caso do Museu José Formosinho em Lagos”, será abordado por Elena Morán, chefe de divisão de Museus e Bens Culturais da Câmara Municipal de Lagos. Segue-se, às 16h15, a apresentação de Anabela Santos, coordenadora do Projeto Via Algarviana, da Associação Almargem, sobre o tema “Via Algarviana: nos passos da acessibilidade”.
Às 16h30, Henrique Freire, diretor do Postal do Algarve, abordará a “Acessibilidade na comunicação social”, seguindo-se um debate aberto às 16h45. A sessão encerra às 17h00 com a intervenção de Paulo Santos, diretor do Instituto Superior de Engenharia da UAlg.
O evento pretende promover a inclusão e a acessibilidade no turismo algarvio, alinhando-se com os princípios da Dieta Mediterrânica e do turismo sustentável, e reforçando a importância da acessibilidade na cultura, na comunicação e no ambiente natural da região.
Leia também: Este café vendido em supermercados contém ingrediente proibido na Europa