Fomos conhecer em Albufeira Javier Alejandro López Ruiz, um mexicano guia Montessori com uma década de experiência, que trabalhou com diversas faixas etárias em todo o mundo. Ex-engenheiro biomédico, Javier encontrou a sua vocação no desenvolvimento humano e no sistema educacional Montessori.
A sua dedicação à educação e ao método Montessori sensibilizou muitas pessoas. Através do seu trabalho, Javier desperta o amor pela aprendizagem e cultiva um ambiente que estimula a curiosidade e o crescimento.
Em Albufeira conheceu uma comunidade dinâmica próspera, enriquecida por imigrantes, nómadas digitais e expatriados.
A vida como imigrante é uma viagem de descoberta, adaptação e apreciação pela rica história do país, pelas pessoas calorosas e pelo forte sentido de comunidade.
A comunidade de Albufeira, segundo ele, é caracterizada pelos seus valores familiares, uma pedra angular da cultura portuguesa, que ressoa fortemente na comunidade Montessori.
A importância da família, o respeito pelos mais velhos e o cultivo de fortes laços familiares são valores que transcendem fronteiras e culturas. Curiosamente, Javier afirma que “tem havido um interesse crescente no sistema educacional Montessori.
Este interesse é motivado pelo desejo de uma abordagem educacional que alimente a criança como um todo e promova o amor pela aprendizagem”.
Javier também sublinha que “o método Montessori, com ênfase na aprendizagem autodirigida, no respeito pela criança e em ambientes preparados, alinha-se bem com os valores familiares e o espírito comunitário de Albufeira”.Analisando o setor no Algarve ele pensa que “o papel dos professores públicos locais não pode ser sobrecarregado.
Esses profissionais dedicados trabalham incansavelmente para oferecer educação de qualidade a todos os alunos. Os seus esforços vão além da sala de aula, envolvendo muitas vezes negociações com o governo para garantir melhores condições e recursos para as suas escolas”.
Para concluir, Javier sugere que no Algarve: “é importante reconhecer a necessidade de mais apoio na oferta de oportunidades iguais em diferentes sistemas educativos. A diversidade destes sistemas, incluindo Montessori, escolas públicas, privadas e internacionais, contribui para um rico panorama educacional. No entanto, garantir que cada criança, independentemente da sua origem, tenha acesso ao percurso educativo que melhor se adapta às suas necessidades é um desafio que exige empenho e recursos contínuos”.
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