






O jornal Postal do Algarve e a Biblioteca da Escola Secundária de Tavira Dr. Jorge Augusto Correia (ESJAC) iniciaram uma pareceria que estimula e reforça a literacia e a inclusão para a comunicação social dos alunos.
Nesse sentido, o diretor do jornal POSTAL, Henrique Dias Freire, conduziu cinco sessões de formação, sensibilizando os alunos de nove turmas, do 10.º ao 12.º ano (10.º TGPSI, E, C1 e C2 – 11.º C1 e C2 – 12.º A1, A2 e A3), para a importância dos meios de comunicação social e o papel que o cidadão comum pode ter com a sua intervenção implicada.
As sessões decorreram na escola nos dias 10 e 19 de fevereiro, com a imprescindível colaboração dos professores Antonieta Couto, António Alves, Georgina Giroto, Lina Correia, Ângela Vale, Sónia Gomes, Luís Gonçalves e Ana Paula Mana, e com a especial coordenação da professora responsável pela Biblioteca da ESJAC, Ana Cristina Matias.
O jornal POSTAL irá ainda receber uma visita de estudo da escola à redação do jornal em contexto de trabalho.
Da parceria que conta com o apoio da CCDR Algarve, consta, igualmente, a disponibilização de uma diretoria digital para publicação de conteúdos produzidos pela comunidade escolar com integração no site do Postal do Algarve e a disponibilização de cinco assinaturas anuais do jornal.
Os objetivos da parceria são criar “engagement” entre jovens leitores, dando-lhes maiores competências digitais e de língua portuguesa.
Trata-se de um projeto pioneiro e inovador que vem permitir uma maior interação com a comunidade escolar, com a possibilidade de agregar conteúdos personalizados referentes à escola.
De salientar que a Biblioteca da ESJAC, do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Agosto Correia de Tavira, já edita regularmente o jornal escolar “Eco Estudantil”, uma das publicações de referência no panorama dos agrupamentos de escolas em Portugal, cuja chefe de redação é a professora bibliotecária Ana Cristina Matias.