Skip to content
Postal

Postal

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
    • Europa
    • Mundo
    • Economia
    • Política
    • Europe Direct Algarve
    • Opinião
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
      • Cultura.Sul
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Insólito
      • Pensamentos
      • Gastronomia
    • Video
    • Desporto
    • Saúde
    • Auto
    • Tech
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
  • ANUNCIAR
Menu
Ouvir
Cultura, Edição Papel, Opinião

O Jardim sem Limites, de Lídia Jorge

LETRAS & LEITURAS: Artigo de Paulo Serra publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de março

09:00 4 Março, 2022 08:59 16 Agosto, 2022 | Cristina Mendonça
Paulo Serra, doutorado em Literatura na UAlg
e Investigador do CLEPUL

O Jardim sem Limites, de Lídia Jorge, conhece agora a 5.ª Edição, pelas Publicações Dom Quixote. Romance de matriz urbana, cuja acção parte de um caso real e decorre em espaços reconhecíveis de Lisboa, este romance, publicado pela primeira vez em 1995, consolidou a carreira da autora algarvia, representa um dos seus mais ambiciosos trabalhos e concedeu-lhe o Prémio Bordallo Pinheiro de Literatura da Casa da Imprensa.

O romance como corpo e casa

A narrativa é feita na primeira pessoa, como se percebe pela entrada de rompante no romance que inicia com “Ou por outras palavras” (p. 7), em que a narradora dá conta de como em Fevereiro de 1988 chega à casa da Arara onde passará a ocupar um quarto, pois sente, de forma premonitória (não sabe nem pretende explicar), que ali terá a reclusão e a privacidade necessárias para poder escrever. A narradora, de quem nunca se conhecerá o nome, tem uma intenção clara: “eu tinha um projecto mais amplo do que o meu próprio alcance, e caminhava na escrita com o passo bruto do cavalo.” (p. 8) Para tal, bastar-lhe-á uma tábua sobre duas mesas de cabeceira, onde instala a sua máquina de escrever, e “as teclas da Remington, repercutindo-se em duplo, transformavam as palavras que escrevia num ruído poderoso e triunfal.” (p. 7)

O Jardim sem Limites consolidou a carreira de Lídia – Jorge Foto Frank Ferville

Não se sabe qual era o projecto inicial da narradora mas ao longo do romance parece claro que este se dissipa face à narrativa que se impõe dos projectos dos restantes hóspedes da Casa. É curiosa a relação que se estabelece entre a narradora e a sua máquina de escrever, pois dela nunca nada é dito, sendo que a sua existência na casa parece reduzida à Remington. Objecto esse que por vezes parece humanizado, como se se fundisse com o corpo da narradora que escreve incessantemente enquanto vai sendo visitada pelos vários ocupantes da Casa da Arara, rodeada do seu esquema de escrita, um desenho arborescente que cresce pelas paredes: “As teclas da Remington tinham-se tornado na Casa da Arara a sede da acção e do saber, como uma outra cabeça. Uma nova cabeça. Por vezes ela doía-me.” (p. 13)

A própria palavra corpo será aplicada múltiplas vezes no romance, o que se pode associar à reflexão metanarrativa de como se arquitecta a corporização do romance, como construção artística: “as teclas que soltavam imaginariamente o clap, clap escreviam as letras que compunham o corpo da ideia, de forma semelhante ao som” (p. 13). E é também no corpo de Leonardo – homem-estátua numa das principais praças lisboetas durante períodos cada vez mais longos, na tentativa de bater o recorde de imobilidade – que se pode ler a escrita de um sonho e de um projecto artístico, ao procurar a imobilidade.

Outro aspecto que se destaca na narrativa é esta recorrência. O performer recorre à música minimalista de Philip Glass para se deixar evadir, superando os limites do corpo e da consciência, da mesma forma que as suas performances são um acto repetitivo descrito com muito poucas modificações: “o performer pegava no espírito disperso em volta do seu corpo, preso ao mundo pelo limite dos sentidos, recolhendo-o a si como um lençol que se dobra, para em seguida o comprimir, de modo a formar um pequeno novelo colocado entre a língua e a testa.” (p. 37)

A própria narradora insiste no som recorrente do clap clap clap das teclas da máquina de escrever, cujo som chega a ser descrito e confundido com a música de Einstein on the beach: “comecei a ouvir um ruído semelhante ao que sempre havia dado suporte ao vapor das minhas mãos. O som aparecia no corredor como uma ondulação na mecânica significante da Remington – clap, clap, clap, clap…” (p. 19).

A esta ópera minimalista de Glass, com 4 horas de duração, subjaz, resumidamente, uma intenção de quebrar as convenções tradicionais, o que parece ser também uma intenção subliminar deste romance.

A narradora, na sua quase inexistência, assemelha-se a uma entidade que se limita a filtrar, como um “olho de vidro” (p. 172). Sobre ela saber-se-á muito pouco e a sua fala nunca é transcrita no corpo do romance. O leitor pode apenas presumir que ela se identifica em diversos aspectos com os outros membros da “geração rasca” retratada na narrativa. Advoga-se um princípio de isenção, “eu apenas me limitava a registar” (p. 173), como se o seu papel fosse apenas o de narrar, sem emitir opinião: “O meu papel era branco como o duma fina mortalha, não pesava, não ocupava espaço nas suas vidas, e eles sabiam-no.” (p. 170); “eu apenas queria ver. Não tinha de intervir.” (p. 342)

Mas nesse seu olho de vidro e nesse seu papel branco a própria narradora acusa uma sombra.

A Casa da Arara

A Casa da Arara assemelha-se a um palco em que diversas personagens entram e saem de cena, ou interagem em simultaneidade. Estas personagens são de uma forma geral jovens com cerca de 20 anos, oriundos de famílias com posses, que decidiram romper com o passado, isto é, com os seus progenitores, com a sua herança genética, e cultural (mas não com o legado financeiro), na busca do seu próprio sentido de vida. É curioso quando se alude na narrativa – num assomo intencional da voz narratorial – à palavra mãe, por intermédio de uma cena em que Falcão filma as vítimas do serial killer, com essa palavra escrita nas costas das mulheres mortas: “Afinal, muito mais gente, além deles, detestava essa palavra. Eles tinham rasgado esse mundo, abandonado essa prisão armadilhada pelo tempo, e por isso nem se lhe referiam.” (p. 185) Esta associação parece transmitir como é essencial a esta geração matar aquela que os precede, libertando-se dessa imagem e partir do zero… No caso de Leonardo, a arte estática é inclusivamente uma contestação ao modelo parental: “escolhi há muito tempo não querer nem deus e nem pai. Aliás, se quiseres saber, comecei a fazer performance estática exactamente contra meu pai, e depois, acabou por ser contra tudo para me fundir com o nada que é o tudo” (p. 220).

As artes em diálogo

No corpo de Leonardo pode-se ler uma linguagem artística. Ele é um “auto-escultor de si mesmo” (p. 78) e “a estátua do seu corpo não era um embuste, era uma apurada construção” (p. 41). Paradoxalmente, o seu trabalho como homem-estático, que exige a preparação de um atleta, tem mais de metafísico do que de físico. Leonardo procura o limite da imobilidade, algo que executa “só para se conhecer” (p. 334), que serve como meio de “se encontrar com o seu Eu espelhável pelo Universo” (p. 346), de modo a “se fundir com o nada que é tudo” (p. 232)”, “concentrado sobre si mesmo, como confluência do mundo” (p. 275). A imobilidade praticada por Leonardo pode ainda ser lida como o ilimite da vida, e da arte, como se pode confirmar na conversa que o poeta tem com o jovem, quando lhe afirma que “em arte, nunca se fez nada enquanto não se tentou o ilimite” (p. 330). Sendo esse ilimite o desfecho trágico da acção, perto do final do livro…

O próprio acto de escrita da narradora na sua Remington é elevado ao acto de criação divina: “Enfeitar desse modo as paredes em volta é como criar uma abóbada celeste. Como reproduzir, a modo do bicho-de-conta, a criação de um firmamento. Deleita a alma e entretém a vista, mais nada, absolutamente mais nada. De manhã uma pessoa acorda e entretém-se a olhar para a sua obra.” (p. 39)

Parece seguro afirmar que O Jardim sem Limites é uma das obras mais complexas da autora e assinalou então a sua maturidade literária, tendo demorado três anos a escrever, até ser publicada em 1995.

Neste jardim labiríntico pode-se aceder por diversas entradas, como é próprio da natureza de um bom romance. Compete ao leitor desmontar a narrativa, num processo de sentido inverso ao do autor que foi compondo a narrativa camada sobre camada.

Romance valeu-lhe o Prémio Bordallo Pinheiro de Literatura da Casa da Imprensa

O Jardim sem Limites é um ensaio sobre o fazer da arte, dispersando-se numa multiplicidade de escritas do real, como o cinema, a fotografia, a pintura, a música. A arte é tomada na sua capacidade de representação do real mas numa linguagem cifrada, que nem sempre tem de coincidir com o verdadeiro, procurando antes o ilimite, superando o verosímil e transfigurando a realidade envolvente.

A temática do trabalho implícito à construção de uma obra literária, como um bolo que se reveste de camada após camada, recuperada ao som do martelar monótono e palpitante das teclas, lembra o minimalismo da composição de Philip Glass, Einstein on the beach, e serve de banda sonora à personagem-narradora. Uma leitura que deve ser feita em diversas vagas, como ondas a rebentar numa praia, revolteando o areal, enquanto escavam e simultaneamente depositam mais areia, como uma história desvelada a cada nova leitura e reciprocamente coberta de novo significado.

“Os Memoráveis” de Lídia Jorge traduzido para chinês e publicado na China

×
Publicidade
Lifestyle, Nacional

“Movem-se de forma arrogante pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

20:15 11 Outubro, 2025 19:19 11 Outubro, 2025 | Gonçalo Viegas

Aumenta a tensão com a presença 'excessiva' de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que consideram mesmo abandonar a mesma por não se sentirem bem-vindos

Algarve, Economia

Esta é uma das cidades mais baratas do Algarve para comprar casa e está perto do mar e do rio

19:30 11 Outubro, 2025 15:14 7 Outubro, 2025 | Miguel Frazão

Se pretende comprar casa ao pé na praia no Algarve, saiba que há uma cidade onde o preço médio do metro quadrado não chega aos 3.000€

Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: os ‘okupas’ têm novos alvos e recuperá-los não é tarefa fácil

20:00 11 Outubro, 2025 16:35 11 Outubro, 2025 | Tiago Alcobia

Um fenómeno em crescimento está a mudar o rumo das ocupações ilegais e a expor falhas na lei que protegem a propriedade privada

Desporto, Mundo, Nacional

Neves quebrou a ‘resistência’ irlandesa e Portugal fica mais perto do Mundial2026

22:33 11 Outubro, 2025 22:35 11 Outubro, 2025 | Henrique Dias Freire

Ao cair do pano, Neves, que herdou a camisola ‘21’ de Diogo Jota, marcou de cabeça, aproveitando um centro de Francisco Trincão

Auto, Economia

Especialistas avisam: este erro ao abastecer o carro pode estar a custar 500€ por ano

16:30 11 Outubro, 2025 18:08 11 Outubro, 2025 | João Luís

Parece inofensivo, mas há um detalhe ao abastecer que pode estar a esvaziar a sua carteira, e a prejudicar o carro sem que se aperceba

Europe Direct Algarve

Depois das tampas: conheça as novas regras da UE que vão ‘transformar’ as garrafas de plástico

19:10 11 Outubro, 2025 18:58 11 Outubro, 2025 | Rubén Gonçalves

A União Europeia prepara novas regras que vão transformar as embalagens de bebidas e garrafas de plástico

Algarve, Pub

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

02:12 18 Novembro, 2024 16:28 28 Março, 2025 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Economia

E quando se dispensa a pessoa ‘errada’? Empresa despede trabalhador por estar perto da reforma e colegas demitem-se por ‘solidariedade’

18:50 11 Outubro, 2025 18:37 11 Outubro, 2025 | Rubén Gonçalves

Esta empresa despediu um trabalhador e viu toda a equipa abandonar o trabalho em solidariedade. Meses depois, tentou recuperá-lo, mas já era tarde demais

Algarve, Economia, Nacional

Grupo Hoti com hotéis em Monte Gordo e Lisboa travados há anos por disputas legais

10:10 11 Outubro, 2025 10:10 11 Outubro, 2025 | Henrique Dias Freire

No Algarve, o início do projeto deu-se quando o Grupo Hoti venceu em 2016 um concurso público internacional promovido pela autarquia pombalina

Algarve, Cultura

Música e emoção: Lena D’Água traz a Portimão o espetáculo que celebra o seu percurso e novo álbum

07:15 11 Outubro, 2025 07:56 8 Outubro, 2025 | Cristina Mendonça

O concerto de Lena D’Água em Portimão celebra quatro décadas de carreira e o sucesso do álbum 'Tropical Glaciar'

Auto, Nacional

Tem isto no carro? Este é o documento que as autoridades podem pedir e quase ninguém leva (não é a carta nem o cartão de cidadão)

19:30 10 Outubro, 2025 20:20 10 Outubro, 2025 | João Luís

Quase ninguém o leva no carro, mas as autoridades podem exigí-lo numa fiscalização: saiba qual é o documento e como evitar uma multa

Europa, Lifestyle

“Estava com dificuldades”: avião da Ryanair fez aterragem de emergência e este foi o motivo

10:30 10 Outubro, 2025 10:22 10 Outubro, 2025 | Miguel Frazão

Após várias tentativas falhadas, um avião da Ryanair teve de aterrar de emergência noutro aeroporto e o motivo só foi revelado mais tarde

Algarve, Opinião

Pontes em vez de Muros | Por José Pinto

11:56 10 Outubro, 2025 12:15 10 Outubro, 2025 | Cristina Mendonça

"A maioria do povo de Cabanas, espera que o próximo executivo autárquico se resolva finalmente pela construção de um equipamento pedonal para a Ilha de Cabanas e não se fique apenas pela promessa"

Lifestyle, Tech

Adeus tomadas ‘tradicionais’: conheça a solução moderna (e sem obras) que se instala em minutos e acaba com os furos nas paredes

19:30 9 Outubro, 2025 18:16 9 Outubro, 2025 | Rubén Gonçalves

As novas tomadas modulares prometem acabar com as obras, o pó e as extensões espalhadas pela casa

Auto, Economia

Multas até 600€ nas passadeiras: o simples pormenor que muitos ignoram (ou desconhecem)

12:30 10 Outubro, 2025 11:55 11 Outubro, 2025 | Tiago Alcobia

Descubra o detalhe que pode custar caro aos peões e condutores e saiba como cumprir a lei sem riscos de multas nas passadeiras

Mundo

Detido em Espanha o brasileiro que liderava rede de ‘phishing’ internacional

12:21 9 Outubro, 2025 12:29 9 Outubro, 2025 | Cristina Mendonça

Autoridades espanholas desmantelaram uma das redes de ‘phishing’ mais ativas, liderada por um jovem brasileiro

Lifestyle, Nacional

“Movem-se de forma arrogante pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

20:15 11 Outubro, 2025 19:19 11 Outubro, 2025 | Gonçalo Viegas

Aumenta a tensão com a presença 'excessiva' de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que consideram mesmo abandonar a mesma por não se sentirem bem-vindos

Algarve, Economia

Esta é uma das cidades mais baratas do Algarve para comprar casa e está perto do mar e do rio

19:30 11 Outubro, 2025 15:14 7 Outubro, 2025 | Miguel Frazão

Se pretende comprar casa ao pé na praia no Algarve, saiba que há uma cidade onde o preço médio do metro quadrado não chega aos 3.000€

Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: os ‘okupas’ têm novos alvos e recuperá-los não é tarefa fácil

20:00 11 Outubro, 2025 16:35 11 Outubro, 2025 | Tiago Alcobia

Um fenómeno em crescimento está a mudar o rumo das ocupações ilegais e a expor falhas na lei que protegem a propriedade privada

Desporto, Mundo, Nacional

Neves quebrou a ‘resistência’ irlandesa e Portugal fica mais perto do Mundial2026

22:33 11 Outubro, 2025 22:35 11 Outubro, 2025 | Henrique Dias Freire

Ao cair do pano, Neves, que herdou a camisola ‘21’ de Diogo Jota, marcou de cabeça, aproveitando um centro de Francisco Trincão

Auto, Economia

Especialistas avisam: este erro ao abastecer o carro pode estar a custar 500€ por ano

16:30 11 Outubro, 2025 18:08 11 Outubro, 2025 | João Luís

Parece inofensivo, mas há um detalhe ao abastecer que pode estar a esvaziar a sua carteira, e a prejudicar o carro sem que se aperceba

Europe Direct Algarve

Depois das tampas: conheça as novas regras da UE que vão ‘transformar’ as garrafas de plástico

19:10 11 Outubro, 2025 18:58 11 Outubro, 2025 | Rubén Gonçalves

A União Europeia prepara novas regras que vão transformar as embalagens de bebidas e garrafas de plástico

Algarve, Pub

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

02:12 18 Novembro, 2024 16:28 28 Março, 2025 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Economia

E quando se dispensa a pessoa ‘errada’? Empresa despede trabalhador por estar perto da reforma e colegas demitem-se por ‘solidariedade’

18:50 11 Outubro, 2025 18:37 11 Outubro, 2025 | Rubén Gonçalves

Esta empresa despediu um trabalhador e viu toda a equipa abandonar o trabalho em solidariedade. Meses depois, tentou recuperá-lo, mas já era tarde demais

Algarve, Economia, Nacional

Grupo Hoti com hotéis em Monte Gordo e Lisboa travados há anos por disputas legais

10:10 11 Outubro, 2025 10:10 11 Outubro, 2025 | Henrique Dias Freire

No Algarve, o início do projeto deu-se quando o Grupo Hoti venceu em 2016 um concurso público internacional promovido pela autarquia pombalina

Algarve, Cultura

Música e emoção: Lena D’Água traz a Portimão o espetáculo que celebra o seu percurso e novo álbum

07:15 11 Outubro, 2025 07:56 8 Outubro, 2025 | Cristina Mendonça

O concerto de Lena D’Água em Portimão celebra quatro décadas de carreira e o sucesso do álbum 'Tropical Glaciar'

Auto, Nacional

Tem isto no carro? Este é o documento que as autoridades podem pedir e quase ninguém leva (não é a carta nem o cartão de cidadão)

19:30 10 Outubro, 2025 20:20 10 Outubro, 2025 | João Luís

Quase ninguém o leva no carro, mas as autoridades podem exigí-lo numa fiscalização: saiba qual é o documento e como evitar uma multa

Europa, Lifestyle

“Estava com dificuldades”: avião da Ryanair fez aterragem de emergência e este foi o motivo

10:30 10 Outubro, 2025 10:22 10 Outubro, 2025 | Miguel Frazão

Após várias tentativas falhadas, um avião da Ryanair teve de aterrar de emergência noutro aeroporto e o motivo só foi revelado mais tarde

Algarve, Opinião

Pontes em vez de Muros | Por José Pinto

11:56 10 Outubro, 2025 12:15 10 Outubro, 2025 | Cristina Mendonça

"A maioria do povo de Cabanas, espera que o próximo executivo autárquico se resolva finalmente pela construção de um equipamento pedonal para a Ilha de Cabanas e não se fique apenas pela promessa"

Lifestyle, Tech

Adeus tomadas ‘tradicionais’: conheça a solução moderna (e sem obras) que se instala em minutos e acaba com os furos nas paredes

19:30 9 Outubro, 2025 18:16 9 Outubro, 2025 | Rubén Gonçalves

As novas tomadas modulares prometem acabar com as obras, o pó e as extensões espalhadas pela casa

Auto, Economia

Multas até 600€ nas passadeiras: o simples pormenor que muitos ignoram (ou desconhecem)

12:30 10 Outubro, 2025 11:55 11 Outubro, 2025 | Tiago Alcobia

Descubra o detalhe que pode custar caro aos peões e condutores e saiba como cumprir a lei sem riscos de multas nas passadeiras

Mundo

Detido em Espanha o brasileiro que liderava rede de ‘phishing’ internacional

12:21 9 Outubro, 2025 12:29 9 Outubro, 2025 | Cristina Mendonça

Autoridades espanholas desmantelaram uma das redes de ‘phishing’ mais ativas, liderada por um jovem brasileiro

Últimas

  • Neves quebrou a ‘resistência’ irlandesa e Portugal fica mais perto do Mundial2026
    Neves quebrou a ‘resistência’ irlandesa e Portugal fica mais perto do Mundial2026
  • Portugal na lista? Estes países foram considerados os destinos mais vantajosos para reformados
    Portugal na lista? Estes países foram considerados os destinos mais vantajosos para reformados
  • Quer eliminar a humidade? Estes são os cinco sítios onde nunca deve ter o desumidificador em casa
    Quer eliminar a humidade? Estes são os cinco sítios onde nunca deve ter o desumidificador em casa
  • “Movem-se de forma arrogante pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa
    “Movem-se de forma arrogante pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa
  • Nem casas, nem prédios: os ‘okupas’ têm novos alvos e recuperá-los não é tarefa fácil
    Nem casas, nem prédios: os ‘okupas’ têm novos alvos e recuperá-los não é tarefa fácil

Opinião

  • Investigação quer melhorar as condições de jovens NEET | Por Pedro Simão Mendes
    Investigação quer melhorar as condições de jovens NEET | Por Pedro Simão Mendes
  • Declaração de Timisoara, cidades apelam a um papel central no alargamento da UE
    Declaração de Timisoara, cidades apelam a um papel central no alargamento da UE
  • As redes sociais | Por Luís Ganhão
    As redes sociais | Por Luís Ganhão
  • Pontes em vez de Muros | Por José Pinto
    Pontes em vez de Muros | Por José Pinto
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Depois das tampas: conheça as novas regras da UE que vão ‘transformar’ as garrafas de plástico
    Depois das tampas: conheça as novas regras da UE que vão ‘transformar’ as garrafas de plástico
  • Declaração de Timisoara, cidades apelam a um papel central no alargamento da UE
    Declaração de Timisoara, cidades apelam a um papel central no alargamento da UE
  • Quem é o verdadeiro dono do arroz basmati? A resposta divide dois países e a União Europeia
    Quem é o verdadeiro dono do arroz basmati? A resposta divide dois países e a União Europeia
Seguir
  • Política de Privacidade, Termos e Condições, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
Ficha Técnica e Contactos do Postal
©2025 Postal