A chegada do novo McDonald’s de Quarteira marca um passo importante na expansão da marca no Algarve. O restaurante, que abriu portas a 7 de novembro, destaca-se pela modernidade, sustentabilidade e aposta em tecnologia, refletindo a estratégia de proximidade e inovação que tem pautado a atuação do franquiado responsável por oito unidades na região. Na entrevista, Joaquim Jorge partilha detalhes sobre este novo espaço, as medidas ambientais implementadas e a visão para o futuro da marca no sul do país.

Abertura em Quarteira: um novo marco para a marca no Algarve
P – Quantas unidades da marca já detém no Algarve e quais as principais características deste novo espaço em termos de capacidade, serviços disponíveis e tecnologia incorporada?
R – Sou franquiado da McDonald’s desde 1999 e também responsável por mais 7 restaurantes no Algarve: Faro Docas, Forum Algarve, Loulé, Loulé Mar Shopping, Vilamoura, Olhão e Vila Real de Santo António. No conjunto dos 8 restaurantes contamos com uma equipa de cerca de 400 pessoas.
Com uma decoração moderna, o McDonald’s Quarteira apresenta áreas amplas e modulares, tanto no interior como também no exterior, garantindo um ambiente acolhedor e adaptável a diferentes ocasiões. Tem capacidade para 119 lugares sentados na sala e 100 na esplanada, o que demonstra que estamos mais do que preparados para receber todos com o maior conforto.
O espaço inclui ainda as mais recentes tecnologias disponíveis ao serviço dos clientes, como os quiosques multimédia, que permitem realizar e pagar o pedido autonomamente, levantando-o numa área específica para o efeito ou usufruindo do serviço à mesa, tomadas USB e carregadores wireless. Apresenta ainda o serviço McDrive com duas posições de atendimento, permitindo um serviço ainda mais rápido e uma maior conveniência aos nossos clientes.
O restaurante McDonald’s Quarteira conta com um parque de estacionamento subterrâneo com 75 lugares, incluindo lugares especificamente dedicados a famílias (2 lugares), a pessoas com mobilidade condicionada (3 lugares) e a veículos elétricos (4 lugares com ponto de carregamento rápido) e Pedidos Mobile (2 lugares) – o serviço da McDonald’s que permite fazer pedidos na App e recolher junto à pista de saída do McDrive.
Sustentabilidade: eficiência e responsabilidade ambiental
P – Uma das grandes preocupações atuais passa pela sustentabilidade. Que medidas foram implementadas nesta nova unidade para reduzir o impacto ambiental e tornar o funcionamento mais eficiente e responsável?
R – O restaurante McDonald’s Quarteira reforça o compromisso da marca com a transição energética, dispondo de painéis fotovoltaicos para a produção de energia renovável, colocados na cobertura do restaurante. Para além disso, contamos também com equipamentos mais eficientes na cozinha e sala, que têm como objetivo contribuir para a redução do consumo de energia.
Queremos também ser facilitadores de boas práticas, como por exemplo, de condutores de veículos elétricos. Para isso disponibilizamos pontos de carregamento rápido no nosso restaurante.
Outro grande compromisso da McDonald’s prende-se com a gestão responsável dos seus resíduos e, paralelamente, com a sensibilização dos nossos consumidores. Neste sentido, o McDonald’s Quarteira conta com os mais recentes ecopontos da marca que promovem a separação mais seletiva de resíduos, incorporando seis frações: orgânicos, líquidos, papel/cartão, plástico/metal e indiferenciados. Este movimento em prol da reciclagem é dos nossos grandes focos também na formação das equipas, no sentido de garantir que todos, em conjunto, fazemos esta transição de comportamentos.

O percurso do franquiado e a filosofia da marca
P – O que esteve na origem da sua escolha pela marca McDonald’s? Diria que a filosofia da marca é insubstituível, intemporal? A postura da marca é igual de país para país, de região para região ou exige das chefias e dos colaboradores em geral, formação e elasticidade?
R – Após um percurso no mercado da banca quis lançar-me num negócio próprio. Depois de muita pesquisa e reflexão, vi na McDonald’s o único parceiro ideal para esta nova jornada: um parceiro com uma estrutura consolidada e com valores com os quais me identificava. 27 anos depois, vejo que, em conjunto com as minhas equipas, temos feito um caminho que superou qualquer expetativa.
O franchising na McDonald’s é uma forma de empreender, com o apoio de um modelo de negócio mundialmente reconhecido e sustentado por uma gestão nacional. A McDonald’s dá aos franquiados todo o apoio diário na gestão e desenvolvimento do nosso negócio, mas em simultâneo, temos a liberdade de dar um cunho próprio na nossa gestão, já que o sucesso do restaurante depende do franquiado e da forma como gere a sua equipa, como gere o seu marketing local e como se envolve com as comunidades locais. Significa operar um negócio local assente na forte notoriedade da McDonald’s, e beneficiar de uma estrutura desenvolvida a partir dos mais elevados padrões de qualidade, em todas as vertentes do negócio.
A proximidade que nós franquiados temos de cada localidade é essencial para que consigamos encontrar oportunidades para ir ainda mais ao encontro do gosto local e estarmos mais próximos das pessoas – comunidades, clientes e equipas – oportunidades essas que nos apoiam a desenvolver na nossa gestão local, como também na estratégia da marca nacional.
Futuro e inovação: o que vem a seguir
P – Olhando para o futuro, tem planos para abrir novas unidades do McDonald’s aqui no Algarve? Com a introdução constante de novas tecnologias, o que poderemos esperar da marca no futuro, para melhorar a experiência dos clientes?
R – É a McDonald’s que realiza todo o processo de avaliação e seleção dos locais onde irá instalar um restaurante, estando naturalmente atenta às oportunidades do mercado.
No que respeita a inovação, sabemos que é essencial para mantermos uma ligação relevante com os nossos consumidores, a par de um serviço agradável, simples, eficiente e conveniente. Os nossos restaurantes e pontos de contacto com os consumidores (como por exemplo a App McDonald’s) já refletem esta aposta de longa data da marca na inovação. Os próximos tempos serão certamente marcados por um investimento continuado no sentido do progresso e evolução do serviço que oferecemos em linha com as expectativas e necessidades de quem nos visita.

Endereço: Avª Francisco Sá Carneiro – Quarteira
Horário de funcionamento: 08h00 às 02h00 sem encerramento semanal
Capacidade: 119 lugares (sala) + 100 lugares (esplanada)
Estacionamento: 75 lugares (subterrâneo)
















