Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Expansão marítima e colonização, a história sem complexos | Por Jorge Queiroz

OS DIAS CLAROS: Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

15:00 7 Novembro, 2025 15:57 7 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O percurso da humanidade foi de mobilidades decorrentes da luta pela sobrevivência dos grupos nómadas, conquistas de territórios vizinhos, conflitos étnicos, esclavagismos e genocídios, ascensão e queda de impérios, colonizações e descolonizações, instabilidades geopolíticas. Se visualizarmos o mapa cronológico dos fluxos migratórios entre continentes, verificaremos os itinerários humanos e as alterações de fronteiras ao longo dos séculos.

Houve também a evolução de realizações artísticas, científicas, tecnológicas e nos direitos sociais.

A colonização portuguesa, 50 anos após as independências, a maioria destas realizadas em 1975, é ainda tema controverso. Porquê? As explicações são várias, tempo, distanciamento, estudo, …

JORGE QUEIROZ
Sociólogo
A expansão marítima, para diversos autores, foi a tentativa de criação de circuitos comerciais alternativos ao Suez e à antiquíssima rota da seda

A história de Portugal está contaminada por discursos ideológicos bipolares, o da gesta heróica da elite política visionária e dos navegadores corajosos, que proporcionaram um Império Ultramarino, em contraponto à culpabilização colectiva por comportamentos passados, ocupações de territórios, exploração de recursos noutros continentes, tráfico de seres humanos…

A referida bipolaridade tem origem na visão romantizada da História, análise dos acontecimentos à luz de valores éticos actuais, sem investigação partilhada com as ex-colónias. O regime anterior militarizou uma solução política justa e adequada, não descolonizou a tempo, de forma pacífica e negociada como era pretensão dos movimentos nacionalistas e da oposição democrática.

São diversas as questões colocadas ao estudo e compreensão das origens, causas e consequências da expansão marítima e da colonização portuguesa, processos que atravessam épocas históricas e diferentes regimes políticos.

Fernand Braudel (1902-1985) mostrou como a geografia, clima, população, sociologia, direito, determinam a organização social, o estabelecimento de civilizações de longa duração.

Para a compreensão dos processos coloniais será necessário recorrer à demografia portuguesa, história cultural e económica, das tecnologias de navegação e transportes, geografia humana e recursos naturais, a análise do surgimento do capitalismo bancário-financeiro detonador dos conflitos religiosos do século XVI, do protestantismo e calvinismo, génese dos modelos ideológicos divisivos de ocidente/oriente e norte/sul.

Em relação a Portugal constata-se que a expansão marítima integrou a estratégia nacional dois seculos antes do período designado por “descobertas portuguesas” dos séculos XV-XVI.

No século XII o almirante D. Fuas Roupinho, foi o primeiro comandante naval português, D. Dinis em 1314 contratou o almirante genovês Manuel Pessagno e vinte marinheiros, para reorganizarem a armada do reino.

O posicionamento geográfico e isolamento de Portugal não explicam por si só a expansão marítima. A presença de populações autóctones com origens étnicas, contactos mercantis e raízes culturais no Mediterrâneo, Europa do Sul, Médio Oriente e Norte África poderá ajudar a perceber as opções do final da Idade Média, tal como a influência da guerra dos Cem Anos e a peste negra que agravaram problemas demográficos e de subsistência alimentar.

Que motivações levaram um pequeno Reino, nos séculos XV-XVI com cerca de um milhão de habitantes, a lançar-se na exploração dos oceanos e terras distantes celebrando um tratado com Castela que, em Tordesilhas, dividiu o planeta entre ambos?

A expansão marítima, para diversos autores, foi a tentativa de criação de circuitos comerciais alternativos ao Suez e à antiquíssima rota da seda com 21.000 quilómetros que ligavam a China aos mercados europeus, protegida pela Grande Muralha.

Antagonismos surgiram na dinastia de Avis, entre a visão mercantil das burguesias de Lisboa e Porto defensoras de prioridade aos contactos com a África, Ásia e Brasil e o desejo da nobreza de conquista de praças e terras na Berberia, controlo do Estreito e das caravanas do Sahara. Esta teve como desfecho Alcácer Quibir em Agosto de 1578, o maior desastre militar da História portuguesa.

O estudo da expansão marítima portuguesa conta hoje com extensa bibliografia, dezenas de autores que em várias épocas abordaram as diversas temáticas.

O “Tratado dos Descobrimentos”, de António Galvão escrito em 1563, foi antecedido de obras de Zurara, Rui de Pina, João de Barros e outros. A partir do século XIX, com os romantismos históricos e expedições científicas, surgiram obras descritivas e analíticas de Alexandre Herculano, Oliveira Martins, Serpa Pinto, Capelo e Ivens, …

No século XX de referência as obras de Armando Cortesão e Teixeira da Mota na cartografia, Vitorino de Magalhães Godinho na economia, Luís Albuquerque na história náutica, Raquel Soeiro de Brito, Orlando Ribeiro, Jorge Dias na geografia humana e etnografia ultramarinas, entre outros. De apologia e crítica do colonialismo, estão disponíveis obras de Norton de Matos, Mendes Correia, Silva Rego, Gilberto Freire, Adriano Moreira, José Capela, surgiram estudos recentes sobre o esclavagismo e as guerras coloniais. As instituições universitárias possuem hoje centros de estudos especializados nas áreas referidas que deram actualidade e impulso inovador.

Não foi ainda possível realizar o balanço de cinco séculos, nem concretizar o adiado museu síntese da expansão e colonização portuguesas. Preferível, em nossa opinião, um Museu da Língua e das Culturas de Origem Portuguesa, multinacional, evolutivo e pedagógico.

A língua portuguesa está em evolução e expansão, haverá novos “portugueses”, existe a história comum, que no futuro incluirá decerto a visão de colonizadores e colonizados.

História descomplexada, sem glórias e estigmas, será necessariamente partilhada e científica.

O autor escreve de acordo com a antiga ortografia

Leia também: Cipango na História Cultural Portuguesa | Por Jorge Queiroz

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Militar da GNR apanhado pela PSP com cocaína e MDMA continuou ao serviço após ser detido

16:40 24 Julho, 2026 14:57 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

GNR foi intercetado num parque de estacionamento público, em Almada, e acabou libertado depois de ser presente a tribunal

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Bliss Vilamoura.
Algarve Vida & Lazer

Discoteca muito conhecida em Vilamoura acaba de reabrir pela última vez no espaço habitual: para o ano muda a localização

14:20 24 Julho, 2026 13:36 24 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Bliss Vilamoura reabriu para a época de verão e prepara-se para a última temporada no espaço atual antes da mudança prevista para 2027

W Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Hotel algarvio tem uma piscina onde qualquer um pode entrar por 40€ e com espreguiçadeira e toalha incluída

17:50 23 Julho, 2026 15:01 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um hotel de luxo lançou passes diários que permitem utilizar a piscina, o spa ou ambos, mesmo sem reservar alojamento

Meia Praia, Lagos.
Algarve Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Notas de Euro. Crédito. Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro

20:30 24 Julho, 2026 12:55 24 Julho, 2026 | João Luís

Banco Central Europeu apresentou dez propostas para a próxima série de notas e abriu um inquérito público para recolher opiniões

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Melides.
Nacional Vida & Lazer

Príncipe Harry e Meghan fizeram férias secretas em Portugal e ficaram rendidos a esta zona

13:50 24 Julho, 2026 12:48 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os duques de Sussex, Harry e Meghan, aproveitaram a passagem pela Europa para descansar com os filhos numa das zonas mais tranquilas da costa portuguesa

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus

13:40 24 Julho, 2026 12:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco Central Europeu apresentou os desenhos finalistas para a próxima série de notas de euro

Europe Direct Algarve Opinião

Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro

19:30 24 Julho, 2026 17:20 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de Malta, Cáceres 2031 voltou a reforçar a cooperação internacional com uma participação académica de referência em Cracóvia

Praia de La Pelosa, Sardenha.
Europa Vida & Lazer

Praia em Itália onde se paga 3,50€ para entrar tem lotação esgotada até 15 de setembro

18:30 24 Julho, 2026 16:43 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Uma das praias mais procuradas de Itália já está esgotada até setembro e para entrar é preciso pagar e reservar com antecedência

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve Gastronomia

Festa da Ria Formosa decorre em Faro entre 30 de julho e 9 de agosto com entrada gratuita e marisco acabado de apanhar

19:50 23 Julho, 2026 07:32 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber mais uma edição da Festa da Ria Formosa, com entrada gratuita, marisco acabado de apanhar e música ao vivo

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Nacional

Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade

22:10 23 Julho, 2026 21:46 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento redefine a estratégia com foco na inclusão e participação, mantendo seis milhões de euros em avisos e programas já em curso

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Algarve

Jovem morre numa zona não vigiada da Praia do Cabeço em Castro Marim

22:41 23 Julho, 2026 22:43 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Vítima foi retirada da água por populares, com o auxílio dos nadadores-salvadores da concessão balnear mais próxima

Nacional

Militar da GNR apanhado pela PSP com cocaína e MDMA continuou ao serviço após ser detido

16:40 24 Julho, 2026 14:57 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

GNR foi intercetado num parque de estacionamento público, em Almada, e acabou libertado depois de ser presente a tribunal

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia, Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Bliss Vilamoura.
Algarve, Vida & Lazer

Discoteca muito conhecida em Vilamoura acaba de reabrir pela última vez no espaço habitual: para o ano muda a localização

14:20 24 Julho, 2026 13:36 24 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Bliss Vilamoura reabriu para a época de verão e prepara-se para a última temporada no espaço atual antes da mudança prevista para 2027

W Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Hotel algarvio tem uma piscina onde qualquer um pode entrar por 40€ e com espreguiçadeira e toalha incluída

17:50 23 Julho, 2026 15:01 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um hotel de luxo lançou passes diários que permitem utilizar a piscina, o spa ou ambos, mesmo sem reservar alojamento

Meia Praia, Lagos.
Algarve, Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Notas de Euro. Crédito. Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro

20:30 24 Julho, 2026 12:55 24 Julho, 2026 | João Luís

Banco Central Europeu apresentou dez propostas para a próxima série de notas e abriu um inquérito público para recolher opiniões

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Melides.
Nacional, Vida & Lazer

Príncipe Harry e Meghan fizeram férias secretas em Portugal e ficaram rendidos a esta zona

13:50 24 Julho, 2026 12:48 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os duques de Sussex, Harry e Meghan, aproveitaram a passagem pela Europa para descansar com os filhos numa das zonas mais tranquilas da costa portuguesa

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus

13:40 24 Julho, 2026 12:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco Central Europeu apresentou os desenhos finalistas para a próxima série de notas de euro

Europe Direct Algarve, Opinião

Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro

19:30 24 Julho, 2026 17:20 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de Malta, Cáceres 2031 voltou a reforçar a cooperação internacional com uma participação académica de referência em Cracóvia

Praia de La Pelosa, Sardenha.
Europa, Vida & Lazer

Praia em Itália onde se paga 3,50€ para entrar tem lotação esgotada até 15 de setembro

18:30 24 Julho, 2026 16:43 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Uma das praias mais procuradas de Itália já está esgotada até setembro e para entrar é preciso pagar e reservar com antecedência

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve, Gastronomia

Festa da Ria Formosa decorre em Faro entre 30 de julho e 9 de agosto com entrada gratuita e marisco acabado de apanhar

19:50 23 Julho, 2026 07:32 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber mais uma edição da Festa da Ria Formosa, com entrada gratuita, marisco acabado de apanhar e música ao vivo

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Nacional

Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade

22:10 23 Julho, 2026 21:46 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento redefine a estratégia com foco na inclusão e participação, mantendo seis milhões de euros em avisos e programas já em curso

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Algarve

Jovem morre numa zona não vigiada da Praia do Cabeço em Castro Marim

22:41 23 Julho, 2026 22:43 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Vítima foi retirada da água por populares, com o auxílio dos nadadores-salvadores da concessão balnear mais próxima

Últimas Notícias

  • Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
    Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
  • Turismo em Portugal procura profissionais: as competências que podem abrir portas no mercado de trabalho
    Turismo em Portugal procura profissionais: as competências que podem abrir portas no mercado de trabalho
  • Praia em Itália onde se paga 3,50€ para entrar tem lotação esgotada até 15 de setembro
    Praia em Itália onde se paga 3,50€ para entrar tem lotação esgotada até 15 de setembro
  • À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo
    À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo
  • Militar da GNR apanhado pela PSP com cocaína e MDMA continuou ao serviço após ser detido
    Militar da GNR apanhado pela PSP com cocaína e MDMA continuou ao serviço após ser detido

Opinião

  • Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
    Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
  • A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos
    A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos
  • Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
    Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
    Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
  • Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
    Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento