Tendo como ponto de partida a ideia de que as alterações climáticas, a crise pandémica e os conflitos geopolíticos aumentaram a perceção de que vivemos em tempos de incerteza e agitação com claros impactos na atividade turística, o projeto SuSTowns apresenta agora, os resultados obtidos na investigação.
Que fatores afetam, atualmente, um destino turístico? Que medidas se devem tomar para potenciar as cidades e o setor? Para responder a algumas destas questões o projeto promoverá, no próximo dia 27 de abril, no Hotel Tivoli Lagos, um seminário onde apresentará um plano de ação para o turismo sustentável a nível local, linhas estratégicas para uma promoção verde e novas ideias para produtos turísticos sustentáveis e inclusivos.
Lançando um desafio às cidades e às comunidades, com especial enfoque no sector turístico e nas principais atividades económicas, aos agentes culturais e educativos, aos políticos locais, às autarquias e organizações não governamentais, os investigadores procuram uma participação ativa da sociedade, propondo uma reflexão em torno da sustentabilidade, inclusão e resiliência.
O programa do evento está disponível aqui.
Sobre a Universidade do Algarve:
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.
Com 42 anos de existência, aparece pela quinta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2022, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.
O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2021 selecionou a Universidade do Algarve em seis áreas científicas: Gestão Turística e Hospitalidade (posição 76-100); Oceanografia (posição 151-200); Ecologia (posição 301-400); Ciências Agrárias, Ciências da Terra e Ciências Farmacêuticas (posições 401-500).
Em 2020 integrou pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 Instituições de Ensino Superior, de 85 países, que cumpriram os requisitos de inclusão.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.