Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Economia

Turismo quer Páscoa desconfinada

Plano de desconfinamento que o Governo vai apresentar é aguardado com expectativa máxima. Confederação do Turismo de Portugal adverte que “vai ser mais um duro golpe perder a Páscoa”. Hotéis estão em situação SOS. Restaurantes e cafés também vivem situação catastrófica

21:37 9 Março, 2021 12:25 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O plano de desconfinamento que o Governo vai apresentar aos parceiros sociais esta quarta-feira é aguardado com expectativa máxima pelo sector do turismo, um dos mais afetados pela pandemia de covid-19.

“O que vamos pedir ao Governo é que as medidas que vai tomar sejam claras, transparentes e atempadas, porque as atividades turísticas, sejam de hotéis, restaurantes ou agências de viagens, precisam de tempo para se preparar, como stocks, etc, é é preciso que haja aqui previsibilidade para se organizar a operação”, adianta Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP).

“Estamos à espera de ver o que o Governo quer fazer e o plano de desconfinamento que está a preparar. Não nos compete a nós, confederações patronais, pronunciarmo-nos sobre as opções que são tomadas por segurança sanitária, o que nos compete é alertar o Governo para as consequências económicas, em particular no turismo, se queremos manter a oferta instalada no país”, frisa o presidente da CTP.

Francisco Calheiros sublinha que “tudo o que seja restritivo às deslocações das pessoas penaliza as empresas de turismo”, pelo que tudo o que contemplar o plano do desconfinamento a anunciar pelo Governo é aguardado com expectativa pelo sector.

O responsável da confederação do turismo destaca, ainda, que “a Páscoa é normalmente o arranque da época turística, e se vier a comprovar-se, como é provável, que a Páscoa está perdida, este é mais um duro golpe na eventual recuperação e rentabilidade das empresas”.

“Ao fim de um ano, e se a situação de confinamento se prolongar por mais tempo, temos de alertar que são precisas novas medidas e novos apoios para o turismo”, salienta o presidente da CTP, que espera “dentro em breve, ainda esta semana, ver aprovadas as medidas que pediu ao Ministério da Economia, e que incluem apoios às rendas, prolongar até setembro o prazo das medidas de apoio à retoma, que terminam em junho, e nova dotação para o programa Apoiar, que ficou esgotado. “Vamos ver primeiro o que o Governo vai anunciar com o desconfinamento”, refere Francisco Calheiros.


RESTAURANTES CONTESTAM NÃO PODEREM VENDER BEBIDAS E CAFÉS EM TAKE AWAY


A proposta de desconfinamento que foi esta segunda-feira apresentada no Infarmed por peritos contactados pelo Governo aponta que o país pode estar em condições de reabrir a economia a partir de 15 de março, de forma gradual, e sob revisão a cada quinze dias de acordo com o evoluir da situação epidemiológica.

Numa primeira fase, segundo as indicações destes peritos, o comércio poderia reabrir a venda ao postigo (a par da reabertura de creches e do ensino pré-escolar) e quinze dias depois ter os espaços abertos ao público com limites em número de pessoas e de horários. A partir do nível 2, pelo menos um mês após o início do desconfinamento a 15 de março, as lojas já estão em situação de poder funcionar sem restrição de horário, de acordo com esta proposta apresentada no Infarmed.

No caso dos restaurantes e cafés, o que a proposta indica é que a reabertura seja feita mantendo a situação atual, com vendas em take away ou entregas ao domicílio, e duas semanas a seguir ao início do desconfinamento poderem voltar a funcionar as esplanadas, com as mesas restritas a quatro pessoas, distanciamento e uso obrigatório de máscara quando não estão a comer.

Passado um mês e meio, e no melhor dos cenários (se não houver aumentos de casos), os restaurantes e cafés poderão estar a funcionar com seis pessoas por mesa, no máximo, e no exterior, em esplanadas, com limite de dez pessoas por mesa, entre outras restrições.

Para os restaurantes, é incompreensível a situação que atualmente vigora e os impede de vender bebidas em take away durante o confinamento, e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) insiste que esta proibição tem de ser revogada, “uma vez que o objetivo é o de prevenir o consumo de produtos à porta do estabelecimento ou nas suas imediações, o que já é proibido, e não a venda, que apenas prejudica a já difícil situação das nossas empresas”.

“Não se entende a proibição dos estabelecimentos de restauração e bebidas venderem qualquer tipo de bebida no âmbito do take-away, incluindo o café, o que é absolutamente incompreensível. A venda de bebidas não representa qualquer risco acrescido”, sublinha a AHRESP.


HOTÉIS PEDEM APOIOS DE SOS: “A SITUAÇÃO ESTÁ CATASTRÓFICA”


A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) defende “um plano de desconfinamento claro, objetivo e com o qual as empresas possam trabalhar a médio prazo”. A associação frisa que “o planeamento atempado da abertura, a antecipação e a previsibilidade são fatores críticos para a retoma da atividade e não podemos abrir os hotéis hoje e fechá-los amanhã, nem abrir em dias alternados ou só aos fins-de-semana”.

“O sector hoteleiro está paralisado, com a maioria dos seus trabalhadores em lay off, e a reabertura da atividade depende da aplicação de várias medidas que são fundamentais, como a possibilidade de mobilidade interna, as deslocações entre concelhos e a abertura de fronteiras”, salienta Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP, reiterando “a urgência de uma reabertura integral dos serviços de hotelaria, que não limitada ao alojamento, falamos de um conjunto de serviços como a restauração, o spa, etc, que integram a oferta hoteleira e são fundamentais para os hóspedes”.

Cristina Siza Vieira adverte, ainda, que “o plano de desconfinamento deveria ter em conta as diferenças entre as regiões do país, consoante o seu nível de risco”. Para os hotéis, “a situação está catastrófica, a hotelaria vive um momento dramático, como nunca viveu”, como frisa Raul Martins, presidente da AHP.

“Neste novo confinamento, as fronteiras foram encerradas e a deslocação entre concelhos está proibida, o que impossibilita qualquer atividade. Os hotéis não estão fechados por decreto, mas não têm condições para se manterem abertos”, faz notar o responsável.

A AHP apresentou ao Governo o plano ‘SOS Hotelaria’, com “medidas urgentes para assegurar a sobrevivência da hotelaria portuguesa, atividade do turismo que apresentou a maior quebra de receitas”, reclamando, à cabeça, a isenção de pagamento da Taxa Social Única (TSU), a criação de linhas crédito específicas para o sector.

“Já há vários hotéis que têm salários em atraso porque não têm dinheiro para pagar a TSU. E se não conseguem pagar a TSU, a Segurança Social não paga os ordenados e no mês seguinte já não têm apoios, porque existe a obrigação de ter os impostos em dia. É um círculo vicioso porque, se as grandes empresas não têm receitas, não têm forma de honrar os seus compromissos”, sublinha Raul Martins.

Segundo a AHP, as medidas e programas de apoio do Governo até agora “não têm sido suficientes para acudir a perdas de 70% no alojamento, bem como o encerramento de cerca de 80% dos estabelecimentos”.

O Plano ‘SOS Hotelaria’ que foi apresentado ao Governo propõe “dois eixos imprescindíveis à sobrevivência das empresas hoteleiras: fiscal e financeiro”. Na área fiscal, a associação reclama isenção da TSU aos hotéis que têm todos os trabalhadores em lay-off e quebras de faturação até 75%, e suspensão deste pagamento durante um ano para os que venham a contratar trabalhadores a partir de 1 de julho de 2021. A associação também quer que o IVA com despesas em hotéis e turismo em 2021 e 2022 possa ser liquidado em IRS.

Na área financeira, a associação frisa que são necessárias linhas de crédito específicas para a hotelaria para suportar custos fixos, além de outros apoios.

“Numa terceira vaga devastadora para a já instável situação financeira das nossas empresas, a situação é ainda mais crítica e muito próxima de uma rutura total”, destaca Raul Martins, lembrando que, “sem medidas de fôlego, as empresas hoteleiras serão sufocadas por reembolsos de empréstimos assim que se iniciar a retoma do turismo”.


Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Militares da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Casal levanta cinco mil euros nos CTT e acaba furtado com esquema das moedas

18:20 8 Julho, 2026 17:21 8 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O casal foi seguido após levantar cerca de cinco mil euros numa estação dos CTT, em Fafe

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Algarve Cultura Gastronomia

Festival de comida de rua volta a juntar residentes e visitantes em Boliqueime

14:35 8 Julho, 2026 14:35 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Largo da Feira de Boliqueime recebe a 7.ª edição do BFF, com três noites de sabores, concertos, DJs e animação

Algarve Cultura

Almancil celebra verão e comunidades com música, gastronomia e artesanato

16:40 8 Julho, 2026 16:27 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Maninho, Soraia Ramos e Marisa Liz são os cabeças de cartaz da Festa de Verão e das Comunidades de Almancil

Acidente com autocarro no Cacém, Crédito: Facebook
Nacional

Motorista do autocarro que provocou duas mortes no Cacém poderá ter confundido acelerador com travão

13:00 8 Julho, 2026 12:35 8 Julho, 2026 | João Luís

Investigação ao acidente em Agualva-Cacém aponta para a possibilidade de a motorista ter confundido os pedais. Duas mulheres morreram e 16 pessoas ficaram feridas

Dois homens a pescar.
Europa

Pescadores no sul de Espanha atiraram-se à água para apanhar peixe de 8 kg e tiveram de ser resgatados

16:30 8 Julho, 2026 15:25 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tentativa de recuperar um peixe de oito quilos terminou com dois pescadores à deriva e uma operação de resgate no sul de Espanha

Javali.
Europa

Javali invade lar de idosos em Espanha e uma funcionária de limpeza ficou ferida

14:00 8 Julho, 2026 13:24 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Foi pela porta do ginásio que um javali entrou num lar de idosos em Espanha, tendo ferido uma funcionária numa perna e na anca

Saúde

Tocou nestas 3 coisas? Especialistas dizem que deve lavar logo as mãos

08:00 8 Julho, 2026 20:02 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que lavar as mãos após o contacto pode reduzir o risco de infeções

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Algarve Cultura Gastronomia

Castro Marim celebra caracóis, cultura mediterrânica e animação no Revelim

11:10 7 Julho, 2026 11:10 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Gastronomia, cultura mediterrânica e animação juntam-se em Castro Marim para mais uma edição do Festival do Caracol

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Mundo

“Bebé milagre” declarado morto foi encontrado vivo na morgue horas depois: pais tinham consumido marijuana

08:00 7 Julho, 2026 17:33 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um bebé de 18 meses, no Arizona, foi declarado morto após quase se afogar numa piscina

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Casal levanta cinco mil euros nos CTT e acaba furtado com esquema das moedas

18:20 8 Julho, 2026 17:21 8 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O casal foi seguido após levantar cerca de cinco mil euros numa estação dos CTT, em Fafe

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festival de comida de rua volta a juntar residentes e visitantes em Boliqueime

14:35 8 Julho, 2026 14:35 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Largo da Feira de Boliqueime recebe a 7.ª edição do BFF, com três noites de sabores, concertos, DJs e animação

Algarve, Cultura

Almancil celebra verão e comunidades com música, gastronomia e artesanato

16:40 8 Julho, 2026 16:27 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Maninho, Soraia Ramos e Marisa Liz são os cabeças de cartaz da Festa de Verão e das Comunidades de Almancil

Acidente com autocarro no Cacém, Crédito: Facebook
Nacional

Motorista do autocarro que provocou duas mortes no Cacém poderá ter confundido acelerador com travão

13:00 8 Julho, 2026 12:35 8 Julho, 2026 | João Luís

Investigação ao acidente em Agualva-Cacém aponta para a possibilidade de a motorista ter confundido os pedais. Duas mulheres morreram e 16 pessoas ficaram feridas

Dois homens a pescar.
Europa

Pescadores no sul de Espanha atiraram-se à água para apanhar peixe de 8 kg e tiveram de ser resgatados

16:30 8 Julho, 2026 15:25 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tentativa de recuperar um peixe de oito quilos terminou com dois pescadores à deriva e uma operação de resgate no sul de Espanha

Javali.
Europa

Javali invade lar de idosos em Espanha e uma funcionária de limpeza ficou ferida

14:00 8 Julho, 2026 13:24 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Foi pela porta do ginásio que um javali entrou num lar de idosos em Espanha, tendo ferido uma funcionária numa perna e na anca

Saúde

Tocou nestas 3 coisas? Especialistas dizem que deve lavar logo as mãos

08:00 8 Julho, 2026 20:02 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que lavar as mãos após o contacto pode reduzir o risco de infeções

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Algarve, Cultura, Gastronomia

Castro Marim celebra caracóis, cultura mediterrânica e animação no Revelim

11:10 7 Julho, 2026 11:10 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Gastronomia, cultura mediterrânica e animação juntam-se em Castro Marim para mais uma edição do Festival do Caracol

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Mundo

“Bebé milagre” declarado morto foi encontrado vivo na morgue horas depois: pais tinham consumido marijuana

08:00 7 Julho, 2026 17:33 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um bebé de 18 meses, no Arizona, foi declarado morto após quase se afogar numa piscina

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Garrafas no ponto Volta: é preciso lavar as embalagens para receber o reembolso?
    Garrafas no ponto Volta: é preciso lavar as embalagens para receber o reembolso?
  • Espanhóis não têm dúvidas sobre o Algarve: “É como a Andaluzia, mas com mais bacalhau”
    Espanhóis não têm dúvidas sobre o Algarve: “É como a Andaluzia, mas com mais bacalhau”
  • Recibos verdes têm declaração para entregar este mês: Segurança Social deixa aviso
    Recibos verdes têm declaração para entregar este mês: Segurança Social deixa aviso
  • Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo
    Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo
  • Imortal Desportivo Clube homenageado após época marcada pela conquista da Liga 1 Algarve
    Imortal Desportivo Clube homenageado após época marcada pela conquista da Liga 1 Algarve

Opinião

  • Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
    Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho

Europe Direct Algarve

  • Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
    Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
  • Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
    Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal