Numa era em que o uso de cartões e apps de pagamento digital domina o dia a dia, é fácil esquecer a importância das moedas físicas e, em particular, do valor que algumas podem ter. Algumas destas moedas comuns, que muitas vezes passam despercebidas na nossa carteira, podem ser verdadeiras preciosidades, valendo muito mais do que o seu valor nominal.
Um exemplo disso são as moedas de 2 euros francesas, emitidas em 2001, que atualmente podem valer centenas de euros.
Qual é a moeda valiosa?
De acordo com o site espanhol La Información, trata-se de uma moeda de 2 euros com um erro de cunhagem que a torna especialmente valiosa entre colecionadores de numismática. No anverso da moeda, figura a “árvore da vida”, símbolo da República Francesa, acompanhada do lema nacional “Liberté, Egalité, Fraternité”. No entanto, o que distingue esta moeda de outras são os erros de cunhagem que a tornam única.
Quais são os erros?
Os peritos destacam que, nesta série em particular, os dois números “0” do ano 2001 sobressaem ligeiramente do bordo prateado da moeda. Além disso, algumas das estrelas que envolvem o desenho também apresentam irregularidades, o que contribui para o seu elevado valor no mercado de colecionadores.
Quanto vale?
Essas moedas raras estão a ser vendidas em plataformas de compra e venda de itens únicos, como o Etsy, por valores que ultrapassam os 700 euros. O seu valor pode variar consoante o estado de conservação e a raridade específica do erro de cunhagem.
O que fazer se encontrar uma destas moedas?
Se, por acaso, encontrar uma moeda com estas características na sua carteira, vale a pena investigar o seu valor. Pode consultar especialistas em numismática ou até explorar plataformas online onde estas moedas são negociadas. Mas atenção: a autenticidade da moeda é fundamental para assegurar o seu valor real, pelo que um exame por um especialista é recomendado antes de qualquer venda.
As moedas que levamos diariamente no bolso podem esconder um valor surpreendente. Por isso, da próxima vez que for mexer nas suas moedas, verifique bem: pode estar a segurar numa verdadeira preciosidade, valiosa não apenas pelo seu valor nominal, mas pela raridade que a transforma num tesouro numismático.
Leia também: Esta frigideira do Lidl pode ir ao forno e custa menos de 5€