Normalmente o aviso surge num papel colado logo à porta do estabelecimento. “Pagamentos com Multibanco a partir de 5 euros”. A realidade pode ser difícil de aceitar, mas há uma razão para alguns comerciantes adotarem esta medida. A Taxa de Serviço do Comerciante é a grande responsável.
Ter um Terminal de Pagamento Automático num estabelecimento exige dois tipos de despesas. Uma primeira relacionada com a requisição e manutenção do equipamento e uma segunda que diz respeito às comissões por cada transação feita através desse mesmo terminal.
Como são feitos os cálculos das comissões que os comerciantes têm de pagar?
De acordo com o site Doutor Finanças, estas comissões são definidas pelos bancos e traduzem-se numa percentagem fixa sobre o valor transacionado. Mas se a percentagem é fixa, porque é que só se aceitam pagamentos com Multibanco a partir dos 5 euros? O que acontece é que apesar de esta percentagem ser fixa, há um valor mínimo em euros, que terá de ser pago independentemente do valor que for transacionado.
Consideremos este exemplo: o comerciante tem de pagar uma taxa fixa de comissão ao banco de 1%. No entanto, o pagamento em euros ao banco terá de ser sempre no mínimo 0,50 euros. Se um cliente efetuar um pagamento de 1 euro através do Multibanco, supostamente a comissão seria de 0,01 euros (1%). Contudo, como o pagamento mínimo de comissão é 0,50 euros, o comerciante já estava a pagar uma comissão de 50% do valor transacionado.
Assim, muitos estabelecimentos sobem o valor mínimo de pagamento com Multibanco para os 5 euros para que não saiam penalizados.
Leia também: Uma loja tem de aceitar pagamentos com multibanco?